Dia Mundial da Metrologia 2013

14/5/2013

No Dia Mundial da Metrologia, no próximo 20 de maio, celebra-se a assinatura em Paris da Convenção do Metro em 1875, por dezassete países nos quais se inclui Portugal. É um evento anual planeado em conjunto pelo BIPM e pela OIML e celebrado por mais de 80 países, dando visibilidade ao impacto, muitas vezes não apercebido, da medição no nosso quotidiano. Este tratado estabeleceu as bases para um sistema de medição coerente em todo o mundo, o Sistema Internacional de unidades (SI). Estabeleceu também o quadro para a colaboração global na ciência da medição e na sua aplicação industrial, comercial e social.

Este ano o Dia Mundial da Metrologia é dedicado ao tema "Medições na vida quotidiana”. Este tema tem como objetivo alertar e consciencializar a sociedade e todos os cidadãos para o importante papel que a metrologia desempenha na vida quotidiana.

Se por alguns momentos pensarmos quantas vezes se fez algo que exigiu uma medição, por exemplo durante o dia anterior, vamos ficar surpreendidos pelas inúmeras atividades que envolveram algum tipo de medição, como quando se olha para o relógio (medição de tempo), se comprou comida (medição de massa), se abasteceu o carro com combustível (medição de volume) ou se controlou a pressão arterial (medição de pressão). Quando travamos o carro por estar a uma velocidade excessiva ou quando reduzimos os alimentos doces, por o nível de açúcar no sangue estar elevado estamos a atuar de forma simples e automática com base em resultados que conhecemos. O preço de serviços e de muitos produtos que compramos é calculado a partir de medições como é o caso da energia, da água, dos alimentos, entre outros.

Nestas e em muitas outras atividades diárias não nos apercebemos de quanto é importante que essas medições sejam fiáveis e que, para tal, é necessária uma infraestrutura nacional e internacional que assegure o rigor e a exatidão dessas medições. Surpreendentemente, a maioria das pessoas não sabe que existe uma comunidade mundial especializada em metrologia, a ciência da medição, construtora da confiança nas medições necessárias à indústria, ao comércio, à saúde, ao ambiente e à sociedade em geral.

Enquanto Instituição Nacional de Metrologia, o Instituto Português da Qualidade assegura o rigor e a rastreabilidade das medições e é responsável pelo controlo metrológico dos instrumentos de medição no território nacional, participando a nível internacional na realização, manutenção e desenvolvimento dos padrões das unidades de medida e nos trabalhos das Organizações Internacionais de Metrologia Científica e Legal.

Este ano o IPQ comemora o Dia Mundial da Metrologia na próxima segunda-feira dia 20 de Maio, com a realização na parte da manhã do Seminário "Medições na vida quotidiana”. Na parte da tarde poderão ser visitados os laboratórios do Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ, assistir a experiências de medição comentadas e ainda visitar o Museu de Metrologia do IPQ.

Veja o poster comemorativo.

Consulte o programa e inscreva-se

Loja Online
Atualização 2017-10-17