Consulte as apresentações de eventos anteriores aqui

Encontro “Sistemas de Gestão de Energia: Benefícios e Impactos”

A implementação de um Sistema de Gestão de Energia, permite que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo de energia, que conduzirá a uma redução nas emissões de gases com efeito de estufa e de outros impactes ambientais relacionados, e dos próprios  custos de energia, através de uma gestão sistemática.

O IPQ e a CT 184 – Gestão de Energia, vão realizar no próximo dia 10  de outubro, um seminário subordinado ao tema “Sistemas de Gestão de Energia – Benefícios e Impactos”.

Neste seminário irá ouvir falar da legislação nacional em matéria de utilização racional de energia, das Normas da família 50001 de Gestão  de Energia, certificação, incentivos à certificação, apresentação de um guia de apoio à implementação de um SGE e apresentação de cinco

casos práticos de empresas que já implementaram um sistema de gestão de energia. Finalmente, se for um dos participantes, poderá usufruir de um grande desconto na aquisição das normas série 50001.

A participação neste evento é gratuita, mas carece de inscrição. Consulte o programa aqui inscreva-se no formulário aqui.​

Standards and Measurements for Clean Air
CCQM-GAWG Workshop - 14 de outubro

No dia 14 de outubro, terá lugar, no Instituto Português da Qualidade (IPQ), Caparica, o CCQM-GAWG Workshop 2016 - Standards and Measurements for Clean Air.
 O CCQM- GAWG é o Grupo de Trabalho na área da Análise de Gases do Comité Consultivo de Quantidade de Matéria, do BIPM. Este grupo tem como principais objetivos estabelecer a comparabilidade global dos resultados de medição promovendo rastreabilidade ao SI; contribuir para o estabelecimento de um sistema mundialmente reconhecido de padrões nacionais de medição; dar parecer sobre as atividades do programa científico do BIPM; contribuir para a implementação e manutenção do CIPM MRA (Comité Internacional de Pesos e Medidas – Acordo de Reconhecimento Mútuo) no que respeita às medições químicas e biológicas.

Este Workshop irá contar com participantes de todas as áreas da metrologia química, nomeadamente, Laboratórios Nacionais de Metrologia, de vários países, dos vários continentes; Universidades; Institutos; Laboratórios Acreditados; Industria e Utilizadores finais. Irão ser realizadas dez comunicações dentro do tema Padrões e Medições para um Ar mais Limpo. As apresentações irão focar as atividades do IPQ na área da metrologia de gases, bem como as mesmas a nível global; a influência da acreditação EN ISO IEC 17025 no bom desempenho dos laboratórios; os padrões para a monitorização dos gases de efeito de estufa; os padrões para a medição de partículas e aerossóis; o controlo da qualidade nas redes das estações da qualidade do ar, em Portugal; os avanços nos métodos espetroscópicos na medição dos gases; a melhoria da exatidão na medição do ozono.

A participação neste Workshop permite dar resposta a uma das áreas emergentes da nossa sociedade, o ambiente, e permite também a divulgação de novos desenvolvimentos e necessidades na área da Metrologia Química ligada à poluição do ar, a nível mundial. Consulte aqui o programa.

As Inscrições deverão ser realizadas, até ao dia 11 de outubro de 2016, inclusive, através do preenchimento do formulário aqui

Encontro “Responsabilidade Social no Ensino Superior, Educação e Formação" - CS/11 – Coimbra - 19 de outubro

A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) de acordo com o objetivo  de promover e dinamizar as várias componentes que influenciam a qualidade nas Instituições de Ensino e de Formação Profissional e preparar recomendações para a respetiva melhoria vai realizar no dia 19 de outubro de 2016, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), em Coimbra, um Encontro subordinado ao tema “Responsabilidade Social no Ensino Superior, Educação e Formação”, cujo programa se anexa.

O Encontro terá lugar em Coimbra, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que está a comemorar os 135 anos com a realização do congresso internacional “Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino” nos dias 20 e 21 de outubro.
Este Encontro terá como objetivo refletir e aprofundar a centralidade de sistemas de avaliação institucional, sustentados numa cultura de autorregulação, de autonomia, de prestação de contas e de responsabilidade. A aproximação e a cooperação entre instituições de ensino superior e não superior possibilitará um reforço das redes colaborativas que permitirá a partilha de conhecimentos e a troca de experiências (nacionais e internacionais) para o aperfeiçoamento dos respetivos sistemas de avaliação da qualidade.

Tem como destinatários Docentes e Formadores; Dirigentes e Quadros Técnicos ou com atividade relacionada com o Ensino Superior, Educação, Formação e Responsabilidade Social; Empregadores; Sindicatos; Associações Profissionais; Associações de Estudantes; Representantes dos diversos setores da sociedade que interagem com o Ensino Superior, Educação e Formação.

As Inscrições deverão ser realizadas, até ao dia 14 de outubro de 2016, inclusive, através do preenchimento do formulário no site www.esenfc.pt/event/dqie ou para o email dqie@esenfc.pt​

Loja Online
Atualização 2016-09-30