Oficinas à medida - 16 de abril de 2019 - Instituto Português da Qualidade

A Metrologia é a ciência da medição e suas aplicações. Inclui as unidades de medida, os seus padrões e os instrumentos de medição, bem como todas as questões teóricas e práticas relacionadas com as medições. Embora nem sempre de forma visível, a Metrologia está presente em inúmeras atividades do nosso dia-a-dia.No sentido de envolver e sensibilizar a comunidade docente para a importância da Metrologia, o Instituto Português da Qualidade vai realizar no dia 16 de abril de 2019, as “Oficinas à medida 2019” subordinadas ao tema “Metrologia e Ensino”.

Estas Oficinas têm o objetivo, para além da divulgação da Metrologia, a interação com outras organizações ligadas à educação ao nível do ensino básico, do ensino secundário e do ensino superior.
A iniciativa está orientada para as aulas de laboratórios específicas, com temáticas ligadas à instrumentação e à metrologia  onde serão apresentados, para além de alguns conceitos básicos de Metrologia, exemplos de experiências didáticas e recursos para a sala de aula, promovendo também o diálogo entre metrologistas e a comunidade docente.

Poderá consultar o programa aqui.

A participação é gratuita, não dispensando a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do preenchimento do formulário, até ao dia 11 de abril de 2019 ou através do email eventos@ipq.pt

Apoio

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Prevenção e controlo de Legionella nos Sistemas de Água - 3 de abril de 2019 - Auditório Carlos Ribeiro - LNEG - Polo de Alfragide (ESGOTADO)

No próximo dia 3 de abril de 2019, vai realizar-se um Workshop sobre a “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água” no Auditório Carlos Ribeiro - LNEG - Polo de Alfragide. Promovida pelo Comissão Setorial para a Água (CS/04) e pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), esta iniciativa vem na sequência do sucesso dos Workshops sobre esta temática.

A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário - uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências, em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo.

Os estabelecimentos públicos, nos quais se incluem unidades hoteleiras, termais, espaços comerciais, hospitais, piscinas, etc., mais do que os privados, devem ter um programa de controlo efetivo do crescimento da Legionella, para que o risco da doença seja minimizado.

Este evento tem como destinatários Profissionais de Ambiente e Saúde Pública, Autarcas, Técnicos de unidades hoteleiras, termais, piscinas e spa´s, Técnicos de Administração Pública Central e Regional, Entidades e Empresas ligadas ao uso da Água, Docentes, Investigadores e Estudantes.

Poderá consultar o programa aqui

Apoio

Venda de Normas e Publicações