ORGANISMO NACIONAL DE NORMALIZAÇÃO
Desde 1948 que Portugal desenvolve uma atividade normativa estruturada.
O IPQ é o Organismo Nacional de Normalização (ONN) em Portugal. Assegura a coordenação do Subsistema da Normalização. É seu objetivo gerir eficazmente o processo normativo, tendo em vista a edição de documentos normativos, promoção das condições adequadas à participação das partes interessadas no desenvolvimento, manutenção, divulgação, distribuição e gestão do acervo normativo nacional.
Proporciona a todas as entidades portuguesas, que manifestem interesse num envolvimento ativo nos trabalhos normativos em curso no seio das Organizações Europeias ou Internacionais de Normalização, as condições para o fazerem com plena participação.
O IPQ coordena Organismos de Normalização Setorial (ONS) e Comissões Técnicas de Normalização (CT), estando envolvidos na atividade normativa nacional cerca de 3 600 Peritos.
Compete ao IPQ, enquanto ONN, qualificar os ONS, criar as CT, promover a elaboração, a aprovação e a homologação dos documentos normativos portugueses, a adoção dos documentos normativos europeus.
Saiba como as normas contribuem para a concretização dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de forma efetiva, eficiente e eficaz.
Desde maio de 2019, o IPQ, com a assinatura da "
Declaration on Gender Responsive Standards Development" da UNECE, assumiu o compromisso de desenvolver normas que tenham em consideração os aspetos da transversalidade de género.