IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
GUIAS DE APOIO
 
Tendo por base a necessidade de apoiar os quadros técnicos das empresas, técnicos de segurança no trabalho e técnicos superiores de segurança no trabalho, na implementação e cumprimento de disposições legais e no conhecimento dos documentos normativos que visam a segurança e saúde dos trabalhadores, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) a Associação Portuguesa de Segurança (APSEI) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) juntaram-se num projeto conjunto, de elaboração de documentação de apoio à seleção dos referidos equipamentos de proteção.
 
Este projeto pretende ainda ir ao encontro das recomendações resultantes da avaliação da implementação da Diretiva EPI (2007-2012), que apontou a necessidade de elaboração de Guias de seleção e utilização de EPI, direcionados às PME, bem como contribuir para a implementação da Estratégia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (2015-2020), que identifica como essencial a disponibilização de instrumentos às Pequenas e Médias Empresas (PME) que as ajudem a integrar a prevenção nas suas organizações e deste modo contribuir para controlar os riscos associados a acidentes de trabalho e doenças profissionais.
 
Nesta primeira fase do projeto, foram elaborados quatro guias, que poderá consultar aqui, ficando disponíveis, para consulta e download, no site de cada uma das três entidades que participaram no projeto.
 
 

 
Guia geral para a seleção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI):
Este Guia faz o enquadramento dos guias elaborados no âmbito do projeto, abordando questões gerais e transversais a todas as tipologias de EPI, desde a fase de seleção, passando pela distribuição, e utilização até à fase de manutenção dos  EPI. 
 
 
 
 
 
 

Guia geral para o Controlo da Exposição a Agentes Químicos:
Ajuda na implementação dos métodos de avaliação de riscos associados a agentes químicos, por forma a serem consolidadas as prescrições mínimas em matéria de proteção dos trabalhadores, de acordo com os Regulamentos REACH e CLP.
 

  

 


 
 
Guia de seleção de aparelhos de proteção respiratória filtrantes:
Ajuda na escolha do aparelho de proteção respiratória adequado, tendo por base a identificação de perigos e a avaliação de riscos presentes nos locais de trabalho.
 
 
 
 


Guia de seleção de luvas de proteção (Riscos Químicos):
Ajuda  na seleção de equipamentos para proteção das mãos.

 

 

 

 

Cada Guia contém, no final, árvores de apoio à decisão para, de forma rápida, dar a perceber as etapas do processo de seleção sem serem esquecidas as especificidades associadas.

 

CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
  @ Serviços
   Loja Online
Atualização 2017-03-24 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN