O valor médio de um grupo de padrões de elevada exatidão é o meio através do qual é mantida e definida a unidade nacional de resistência DC.
Os padrões primários utilizados no LME são resistências padrão com valores nominais de 1 Ohm e 10 kOhm, periodicamente comparados com os do BIPM.
As medições de elevada exatidão são efetuadas através de um Comparador de Corrente, que permite efetuar a medição de resistências na gama 0,1 Ω a 10 MΩ, utilizando uma configuração a dois ou quatro fios.
O valor da resistência que se pretende calibar, Rx, é dado pela relação: Rx = Y * Rs, sendo Rs o valor da resistência padrão e Y a relação dada pelo comparador de corrente. Para valores de resistências da ordem dos TΩ recorre-se a um Teraohmímetro digital.
A implementação do efeito Hall quântico possibilita a materialização da unidade de resistência através de um padrão intrínseco, permitindo determinar a instabilidade e a deriva com o tempo de padrões convencionais e o valor da unidade no SI e a obtenção da rastreabilidade a Padrões Nacionais através da utilização do valor adotado para a constante de von Klitzing,
RK = h/e2 = 25 812,807 459 304 5 W.