IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)



Os resultados obtidos nas participações em projetos internacionais capacitaram novas abordagens e metodologias na ciência da medição, bem como em transferência de conhecimento generalizado entre os Laboratórios Nacionais de Metrologia a nível europeu e mundial.

 Projetos em fase de conclusão: 

  • Pres2vac (2018)
  • Infusion Uptake (2019) 
 

 
 

ACQ-PRO Towards the propagation of AC Quantum Voltage Standards.

Este projeto, com a duração de 36 meses e concluído em 2018, tinha como objetivo o desenvolvimento da capacidade de investigação e medição Europeia, fornecendo aos LNM e Institutos Designados europeus o acesso a referências quânticas de tensão alternada, contribuindo para disseminar a capacidade de países ou regiões da Europa onde o acesso a estas infraestruturas é atualmente limitada.

(publishable summary)
 

 


 
Concluído em fevereiro de 2017, este projeto no âmbito do 7º Quadro Comunitário, contou com o Laboratório de Comprimento do IPQ, através do consórcio – PToNANO – constituído pelo Instituto de Soldadura e Qualidade, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o Instituto Português da Qualidade e a Direção Geral da Saúde.
A rápida inovação tecnológica e a crescente disponibilidade de novos produtos contendo nanomateriais no mercado e o ainda insuficiente conhecimento acerca dos efeitos que estes podem exercer sobre a saúde humana e sobre o ambiente ao longo do seu ciclo de vida, constituíram o grande desafio deste projeto.
A nível nacional e do IPQ destaca-se:
- a participação em audiência na Assembleia da República pela Comissão de Educação, Ciência e Cultura e pela Comissão de Saúde, em janeiro de 2014, para sensibilização sobre a importância para a necessidade de definição de prioridades em termos de futura legislação em nanomateriais.
- a realização, em abril de 2014, do encontro “Nanotecnologia: Legislar para competir”, onde se debateu a importância da legislação/regulamentação no desenvolvimento responsável das nanociências, nanotecnologias e nanomateriais e o seu impacto no progresso económico e social, tendo o IPQ apresentado a palestra: “Metrology and Standardization as nanotechnology legislation suport”.
- a criação da comissão técnica de Normalização, a CT 194 - Nanotecnologias, para a área das nanotecnologias incluindo: estudo, caraterização, manipulação e controlo dos materiais e processos à escala manométrica.
 
Portal do Consócio Nacional do Projeto:
www.ptonano.pt
 
  

JRP-SIB58: ANGLES - Angle Metrology

Concluído em setembro de 2016 permitiu melhorar a rastreabilidade no domínio de ângulo plano e reduziu a incerteza da realização da mensuranda «radiano». Este JRP desenvolveu novos métodos, instrumentos e guias e forneceu as bases para uma maior exatidão na metrologia angular dando resposta aos requisitos do utilizador final.

A nível do IPQ os testes de medição para a produção do novo dispositivo de centragem do eixo óptico dos autocolimadores com uma abertura até 0,1 mm e a implementação do método de separação de erros usado para separar os erros dos sistemas de medição utilizados na avaliação do desempenho dos autocolimadores (mesas indexadas ou codificadores angulares) permitiram o melhoramento dos serviços prestados na calibração de padrões de medição de ângulo. Em colaboração com a FCT-UNL foi ainda concluída a dissertação de mestrado: “Desenvolvimento e implementação de técnicas avançadas usando desvios com aplicação a calibrações no domínio de metrologia angular _ Error-separating shearing techniques”.

O consócio do projeto contou com a participação de 10 laboratórios nacionais de metrologia no âmbito da EURAMET: CEM (Espanha); CMI (Republica Checa); GUM (Polónia); INRIM (Itália); IPQ (Portugal); LNE (França); MIKES (Finlândia); PTB (Alemanha); SMD (Bélgica); UME (Turquia) e de 7 instituições mundiais: Fagor Automation S Coop Ltda (Espanha); Fundacion Tekniker (Espanha); Korea Research Institute of Standards and Science (Republica da Coreia); Möller-Wedel Optical GmbH (Alemanha); National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (Japão).
 
 

Concluído em junho de 2016, o projeto melhorou a rastreabilidade em geodesia e ciências da terra.

O consócio do projeto contou com a participação de 8 laboratórios nacionais de metrologia no âmbito da EURAMET: FGI-GG (Finlândia); INRIM (Italia); IPQ (Portugal); LNE-INM (França); MIKES (Finlândia); PTB (Alemanha); RISE (Suécia); VSL (Holanda) e com o National Scientific Centre Institute of Metrology (Ucrânia).
A nível do IPQ destacou-se a participação na disseminação da informação científica produzida, nomeadamente através da realização no IPQ do workshop internacional: “Metrology for Long Distance Surveying”, que contou com a participação de 50 peritos e utilizadores finais e onde se apresentaram as palestras sobre o estado de arte, cujos resumos são divulgados no ABSTRACT BOOK.
 

   
 
Concluído em junho de 2015 permitiu o desenvolvimento de padrões primários de medição de caudal entre 600 ml/h e 2 µl/h;  a validação dos diferentes padrões através de uma comparação laboratorial; a realização do projeto EURAMET 1291 com bons resultados para todos os participantes; a caracterização de bombas perfusoras relativamente ao erro de doseamento, influência da pressão, temperatura e viscosidade, análise da influência dos acessórios no atraso do doseamento; a publicação de um guia de boas práticas e a publicação de todos os resultados do projeto na revista Biomedical Engineering publicado em 2015, numero 60 (4).

A nível do IPQ permitiu o desenvolvimento padrões gravimétricos primários para medição de caudal entre 600 ml/h e 0,12 ml/h, com incertezas entre 0,3 % e 2,5 % que resultou na publicação de novas CMCs na base de dados do BIPM, no âmbito da determinação de caudal  - calibração de seringas e bombas perfusoras, caudalimetros e instrumentos analisadores de caudal. Foi ainda possível a realização do seminário Metrologia para administração de fármacos - Apresentação de Resultados do Projeto EMRP-MeDD, realizado a 2 de outubro de 2015 em colaboração com a BBraun e HGO. Foram publicados 4 artigos em revistas, Biomedical Eng., AMCTM 2014, Revista Medições e Ensaios, tendo o IPQ realizado 12 apresentações orais e 2 posters em congressos nacionais e internacionais no âmbito deste tema.
 
O consócio do projeto contou com a participação de 7 laboratórios nacionais de metrologia no âmbito da EURAMET: IPQ (Portugal); CMI (Republica Checa); CETIAT (França); VSL (Holanda); DTI (Dinamarca); METAS (Suiça); UME (Turquia) e de 2 Universidades: UMC Utrecht e  FH Lubeck.
 
Portal do Projeto:
http://www.drugmetrology.com
 
 
 
(Os resultados dos projetos em que o IPQ esteve envolvido podem ser consultados nos respetivos sítios de divulgação)

  

CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
  @ Serviços
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2019-09-17 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN