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Área de trabalho
(acesso reservado)

Certificação NP EN ISO 9001:2015

 
 
Detentor da primeira experiência em Portugal na formação de um sistema nacional da qualidade, integrando os três subsistemas – da normalização, da metrologia e da qualificação – segundo os princípios e metodologias universalmente aceites, ao Instituto Português da Qualidade (IPQ) incumbe criar e disponibilizar a infraestrutura indispensável para potenciar a prática de melhores processos e métodos de gestão da qualidade.  
 
 
Visão  
Afirmar o Sistema Português da Qualidade (SPQ) como suporte ao desenvolvimento da Qualidade em todos os setores de atividade, em Portugal, contribuindo para o incremento da produtividade e da competitividade nacionais, para a melhoria da Qualidade de Vida dos/as cidadãos/ãs e para uma cultura da Qualidade. 
 
 
Missão  
Coordenação do Sistema Português da Qualidade e de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe forem conferidos por lei, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades inerentes às suas funções de Instituição Nacional de Metrologia e de Organismo Nacional de Normalização.  
 
 
  
O IPQ viu o Sistema de Gestão da Qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008, certificado pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, em março de 2011.  
 
Em fevereiro de 2014 teve lugar a 1.ª auditoria de renovação da certificação do SGQ e em março de 2017 a 2.ª auditoria de renovação da certificação, altura em que se confirmou a transição do SGQ para o novo referencial normativo, NP EN ISO 9001:2015.   
 
 
Durante o primeiro semestre de 2020 o IPQ viu a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade ser renovada pela 3.ª vez, ao mesmo tempo que obteve a certificação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal de acordo com a norma NP 4552:2016.  
 
  

Política da Qualidade e da Conciliação do IPQ

 

 
 
Desde 2007, e anualmente, o IPQ promove um Estudo para avaliar o nível de  satisfação dos seus clientes e entidades parceiras relativamente aos serviços prestados. Este Estudo é realizado pela NOVA IMS - Nova Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, com base no Modelo ECSI Portugal.
O Índice de Satisfação alcançado e os resultados principais do Estudo são divulgados no Relatório Anual de Atividades do IPQ.
Os comentários e sugestões de melhoria são analisados e tratados no âmbito do sistema de gestão da qualidade certificado.
Consulte aqui a sequência dada aos comentários e sugestões mais frequentes.
 
 
 
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Atualização 2021-09-20 
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