IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal

No âmbito do Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019, que o Governo lançou no final de 2018, e que tem como objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida, o Instituto Português da Qualidade implementou um Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, de acordo com a norma NP 4552:2016.

 O Programa 3 em Linha estrutura-se em 4 eixos contendo na totalidade 33 medidas:
 
- O Eixo 1 - (Im)Pacto para a conciliação: que agrega medidas que mobilizam diferentes tipos de entidades empregadoras para o desenvolvimento de práticas promotoras da conciliação e para sua difusão.
 

- O Eixo 2 - Conciliar na Administração Pública: que agrega medidas que representam o compromisso da Administração Pública central e local com a promoção da conciliação.

- O Eixo 3 - Equipamentos, serviços e incentivos para a conciliação: que agrega instrumentos que favorecem a conciliação, nomeadamente, no domínio do cuidado, da educação, dos transportes e da saúde.

- O Eixo 4 - Conhecer para conciliar: que agrega medidas que conduzem à produção de conhecimento e à sua divulgação, suscetíveis de apoiar o desenvolvimento de novas ações.
 
 
No Eixo 1, consta a Medida 1 “Pacto para a Conciliação” que visa desenvolver um projeto piloto para a adoção de medidas promotoras da conciliação em organizações da administração pública central, empresas públicas, câmaras municipais e empresas privadas. As entidades participantes neste projeto assumem a conciliação como critério de gestão e comprometem-se a implementar e certificar um sistema de gestão com base na norma NP 4552:2016.
 
O IPQ foi uma das 52 entidades que no dia 6 de fevereiro de 2019, assinou o Pacto para Conciliação através do qual assumiu o compromisso de adotar práticas laborais que possibilitem e facilitem a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal de todos/as os/as que trabalham no IPQ, e de implementar e certificar um Sistema de Gestão da Conciliação, de acordo com a norma NP 4552:2016 “Sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. Requisitos”.
 

Visando concretizar este objetivo estratégico, que integrou o QUAR do Instituto para 2019, o IPQ procedeu à implementação dos requisitos da norma NP 4552:2016, integrando-os no Sistema de Gestão da Qualidade já certificado pela norma NP EN ISO 9001:2015.

A Política da Qualidade e da Conciliação, que pode ser consultada aqui 

O Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019 pode ser encontrado aqui: https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=2b472cb7-980b-4d69-b744-366020d7e873

O IPQ disponibiliza às suas partes interessadas um canal de comunicação através do qual é possível identificar as suas necessidades e expectativas e envolvê-las nas atividades que desenvolve. Qualquer sugestão em matéria de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal pode ser enviada para o email sugestoes@ipq.pt 

 

CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2020-04-01 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN