As reformas metrológicas foram objeto de legislação Medidas de líquidos de D. Sebastião Medidas de secos de diferentes épocas As especiarias que chegavam por mar eram pesadas na Casa da Índia e vendidas pelos mercadores Pesos de diferentes épocas e materiais
bandeira britânica

Medidas medievais de massa

Exemplar de peso medievalNo Portugal medieval, usavam-se diversos sistemas de pesos, baseados, principalmente, em duas medidas: o arrátel (do árabe ritl) e a libra. ​

De acordo com a Lei da Almotaçaria de 1253, o arrátel teria de 12,5 onças: «Et carrega de cera ualeat nonaginta libras portugalenses; et arroua de cera ualeat septem libras et dimidam portugalenses; et arratal de cera de duodecim unciis et media ualeat quator sólidos et octo denários».

Uma arroba teria 32 arráteis e 12 arrobas seriam equivalentes a 1 carga.

A arroba de 32 arráteis de 12,5 onças equivalia a uma arroba de 25 libras de 16 onças, usada em Castela, pelo que a arroba portuguesa deveria ser semelhante à arroba castelhana.

No séc. XIV, encontramos o arrátel "legal" com 14 onças (continuou  a ser usado na Casa da Índia até ao séc XIX). O quintal (4 arrobas de 32 arráteis) era de 128 arráteis de 14 onças.

Usavam-se outros sistemas:

  • arrátel mourisco  (citado em documentos de D. Dinis, D. Fernando e até D. Manuel I), usado, por exemplo, para pesar carne. Existe informação contraditória, mas há autores que defendem que teria 16 onças;
  • arrátel folforinho – (citado em documentação do tempo de D. Pedro – cortes de Elvas de 1361, e de D. Fernando), também usado para pesar carne, seria ¾ do arrátel mourisco;
  • arrátel de carniçaria – seria superior a 48 onças;
  • pedra  (feita de pedra)– teoricamente equivaleria a 8 arráteis, usada para pesar lã e linho. O peso variava (em função da dagredação do material).

Nos finais do séc. XIV encontram-se referências, em Portugal, à utilização de 2 medidas com o mesmo nome, mas de origem diferente: o marco de Tria (de Troyes) e o marco de Colonha (de Colónia), os quais eram também usados em grande parte da Europa, nomeadamente no resto da península, em França e na Inglaterra.

Embora os elementos disponíveis não sejam todos concordantes, aparentemente o marco de Colónia seria equivalente a 15/16 do marco de Troyes.



Política de privacidade Responsabilidade (disclaimer) Contactos