As reformas metrológicas foram objeto de legislação Medidas de líquidos de D. Sebastião Medidas de secos de diferentes épocas As especiarias que chegavam por mar eram pesadas na Casa da Índia e vendidas pelos mercadores Pesos de diferentes épocas e materiais
bandeira britânica

O Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade

INFORMAÇÃO RELEVANTE

O Museu de Metrologia está aberto a visitas de pessoas ou grupos de pessoas, podendo ser efetuadas visitas guiadas, as quais devem ser solicitadas atempadamente, através do endereço: museu.metrologia@ipq.pt, indicando o número de pessoas, idades e a data/hora pretendida.

O número máximo de visitantes com idade superior a 10 anos, é de 10 pessoas, em simultâneo.

No caso de crianças do 1.º ciclo de Ensino Básico, poderemos receber, em cada visita, uma turma.

Em cada dia apenas se pode realizar uma visita guiada.

Os visitantes deverão cumprir todas as indicações dos colaboradores do IPQ, sendo recomendado que mantenham o distanciamento físico adequado e a correta higienização das mãos.

Não é permitida a circulação fora da área reservada ao Museu.

A utilização das instalações sanitárias deverá ser feita de forma individual, exceto no caso de crianças menores, que poderão ser acompanhadas por um adulto.

Visite o Museu

O Museu de Metrologia do IPQ pretende ser uma referência nacional na divulgação do património metrológico com interesse histórico e da história da metrologia em Portugal e tem por missão promover a recolha, preservação, estudo e divulgação deste património. ​

O Instituto Português da Qualidade possui um vasto espólio patrimonial de pesos e medidas, provenientes de todo o país.

Merecem destaque as colecções de padrões nacionais das várias unidades de medida, utilizadas em diferentes épocas históricas, que permitem classificar a metrologia nacional em três períodos fundamentais, anteriores ao Sistema Internacional de Unidades (SI):

  • A Idade Média, caracterizada pela diversidade de padrões e respectivos valores;
  • A Formação do Estado Moderno, com início na Reforma Manuelina: tentativa de criação de um sistema uniforme;
  • O Sistema Métrico Decimal, divulgado e promovido a partir de meados do séc. XIX.












Política de privacidade Responsabilidade (disclaimer) Contactos