As reformas metrológicas foram objeto de legislação Medidas de líquidos de D. Sebastião Medidas de secos de diferentes épocas As especiarias que chegavam por mar eram pesadas na Casa da Índia e vendidas pelos mercadores Pesos de diferentes épocas e materiais
bandeira britânica

O Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade

INFORMAÇÃO RELEVANTE

Todas as visitas ao Museu de Metrologia carecem de marcação prévia e autorização.

Poderá marcar a sua visita através do seguinte endereço: museu.metrologia@ipq.pt, indicando o número de pessoas, idades e a data/hora pretendida.

Para grupos de crianças (normalmente provenientes de escolas), o número máximo de visitantes, em simultâneo, é de 9 pessoas, incluindo o adulto que as acompanha.

Os grupos constituídos por pessoas com 12 anos ou mais não podem exceder 5 pessoas.

Todos os visitantes deverão cumprir as regras do distanciamento físico, utilização obrigatória de máscara e higienização de mãos, bem como deverão cumprir todas as indicações dos colaboradores do IPQ.

Não é permitida a circulação fora da área reservada ao Museu.

A utilização das instalações sanitárias deverá ser feita de forma individual, exceto no caso de crianças menores, que poderão ser acompanhadas por um adulto.

Visite o Museu

O Museu de Metrologia do IPQ pretende ser uma referência nacional na divulgação do património metrológico com interesse histórico e da história da metrologia em Portugal e tem por missão promover a recolha, preservação, estudo e divulgação deste património. ​

O Instituto Português da Qualidade possui um vasto espólio patrimonial de pesos e medidas, provenientes de todo o país.

Merecem destaque as colecções de padrões nacionais das várias unidades de medida, utilizadas em diferentes épocas históricas, que permitem classificar a metrologia nacional em três períodos fundamentais, anteriores ao Sistema Internacional de Unidades (SI):

  • A Idade Média, caracterizada pela diversidade de padrões e respectivos valores;
  • A Formação do Estado Moderno, com início na Reforma Manuelina: tentativa de criação de um sistema uniforme;
  • O Sistema Métrico Decimal, divulgado e promovido a partir de meados do séc. XIX.












Política de privacidade Responsabilidade (disclaimer) Contactos