As reformas metrológicas foram objeto de legislação Medidas de líquidos de D. Sebastião Medidas de secos de diferentes épocas As especiarias que chegavam por mar eram pesadas na Casa da Índia e vendidas pelos mercadores Pesos de diferentes épocas e materiais
bandeira britânica

A reforma de D. Sebastião

Medida de liquidos da época de D. SebastiãoQuando D. João II faleceu, em 1557, todos os seus filhos tinham já morrido, pelo que o trono veio a ser herdado pelo neto Sebastião, que tinha 3 anos. Até à maioridade do novo rei (14 anos), o país foi regido pela sua avó Catarina de Áustria e pelo Cardeal D. Henrique.

Estava então em vigor a reforma metrológica de D. Manuel, expressa nas Ordenações Manuelinas. Se, no caso dos pesos, se notava algum sucesso, em virtude da distribuição de novos padrões pelo país, a reforma das medidas de volume praticamente não saíra do papel, pois mantinha-se o uso generalizado das medidas antigas.

Medida de secos da época de D. SebastiãoAssim, em 1575, o novo rei emitiu uma lei no sentido de reforçar as medidas tomadas pelo seu bisavô, mandando igualar todas as medidas de cereais, vinho e azeite pelas de Lisboa. Para que esta medida tivesse sucesso, ordenou a distribuição pelo país de padrões das medidas de volume, tanto para os secos, baseadas no alqueire, como para os líquidos, cuja unidade principal era o almude. A lei confirmava os submúltiplos destas medidas que tinham sido estabelecidos por D. Manuel, e, no caso dos secos, indicava um múltiplo do alqueire: a fanga, que media 4 alqueires. De acordo com esta lei (Carta de Almeirim), os volumes de secos deveriam passar a ser medidos obrigatoriamente por rasa (usando uma rasoura) e não por cogulho, tornando assim a medição mais rigorosa.

Relativamente ao disposto nas Ordenações, D. Sebastião introduziu uma alteração: o azeite, em vez de ser medido por alqueire e respetivos submúltiplos, devia ser medido por almudes de 12 canadas e meios almudes. Quanto ao resto, aplicavam-se as Ordenações, tal como anteriormente.









Política de privacidade Responsabilidade (disclaimer) Contactos