As reformas metrológicas foram objeto de legislação Medidas de líquidos de D. Sebastião Medidas de secos de diferentes épocas As especiarias que chegavam por mar eram pesadas na Casa da Índia e vendidas pelos mercadores Pesos de diferentes épocas e materiais
bandeira britânica

A época filipina

Canada da época de Filipe ICom a morte de D. Sebastião sem deixar descendentes, e, posteriormente, do Cardeal D. Henrique, a coroa veio a ser assumida por Filipe II de Espanha, neto de D. Manuel I.

O monarca espanhol prometeu cumprir e fazer cumprir, em Portugal, as leis portuguesas, as quais estavam compiladas nas Ordenações Manuelinas.

No sentido de cumprir essa promessa, este rei que, em Portugal reinou com o nome de Filipe I, mandou fazer uma nova compilação das ordenações, com algumas atualizações. Essa compilação só ficou pronta no reinado do seu filho, Filipe II.

Meia canada da época de Filipe IAs Ordenações Filipinas foram promulgadas no dia 11 de janeiro de 1603 e, após a restauração, foram confirmadas por D. João IV, por Lei de 29 de janeiro de 1643.

Esta compilação constiuíu a base do direito português durante séculos, sendo a peça legislativa que esteve mais tempo em vigor, em toda a história de Portugal. No nosso país estiveram em vigor até à aprovação do código civil, em 1867 e muitas provisões mantiveram-se vigentes no Brasil até 1916.

No que respeita à metrologia, ou seja, aos pesos e medidas, as Ordenações Filipinas mantêm o disposto nas Manuelinas, nomeadamente no Título respeitante ao Almotacé-Mor.​​ De acordo com as Ordenações Filipinas, o azeite voltou a ser medido em alqueires, meios de alqueire e quartas de alqueire, em vez do almude e meio almude que tinham side estabelecidos por D. Sebastião. Assim, durante os 60 anos em que o império português esteve sob o domínio de reis espanhóis (1580-1640), os pesos e medidas utilizados em Portugal mantiveram-se tal como tinham sido definidos nas Ordenações Manuelinas (tamanhos como os da cidade de Lisboa, e não sejam maiores, nem menores...), sendo diferentes dos que eram utilizados no império espanhol.

 











Política de privacidade Responsabilidade (disclaimer) Contactos