IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

Rugosidade de superfícies - rastreabilidade à escala micrométrica

13/3/2014

O Laboratório de Comprimento do IPQ é o único laboratório nacional de calibração de padrões de rugosidade reconhecido. Tem implementado um sistema da qualidade de acordo com os requisitos da NP EN ISO/IEC 17 025:2005, tendo sido apresentado e aceite no 6º Quality System Forum da EUROMET e cuja última reavaliação foi concluída na 8ª reunião do TC-Quality da EURAMET em 2013. As medições são rastreáveis aos padrões nacionais e consequentemente rastreados ao SI, sendo os Certificados de Calibração emitidos validados através do Reconhecimento Mútuo dos Padrões Metrológicos Nacionais (CIPM-MRA).

A participação em comparações internacionais de medições de padrões de rugosidade, pelo método de perfil, permite estimar o grau de equivalência dos padrões metrológicos ou grau de conformidade dos padrões com o valor de referência da comparação. A participação na comparação chave EURAMET #600-Comparison of Surface Roughness Standards e os resultados obtidos pelo Laboratório de Comprimento permitiram implementar capacidades metrológicas de calibração (CMC) na base de dados gerida pelo BIPM (www.bipm.org). Nesta comparação as medições de rugosidade foram realizadas segundo a ISO 5436-1:2000, para os padrões de rugosidade Tipo C e Tipo D, tendo sido avaliados os parâmetros de rugosidade mais significativos: Ra, Rz, Rp, Rv, Rt.

Como forma de reavaliação do processo de calibração de padrões de rugosidade o Laboratório de Comprimento encontra-se a participar na nova comparação chave, a EURAMET #1245.
 
Encontra mais informação sobre o serviço de calibração de padrões de rugosidade no campo Metrologia do site do IPQ.
 
Consulte o folheto.

CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
   Loja Online
Atualização 2014-08-26 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN