Museu levou Metrologia à Escola

19/2/2015

No passado dia 19 de Fevereiro, o Dr. António Neves, curador do Museu de Metrologia do IPQ, deslocou-se ao Externato Frei Luís de Sousa onde fez uma palestra sobre a História da Metrologia.

Esta iniciativa integrou-se no conjunto de atividades lúdico-didáticas que ocorrem nesta Escola nos dias que se seguem à interrupção do Carnaval e que se designa por "Dias da Cultura" e teve uma assistência de dezenas de alunos de idades compreendidas entre os 12 e 16 anos e alguns professores de diversas áreas de ensino.

A palestra foi acompanhada por uma pequena exposição de peças do Museu de diversas épocas históricas, que permitiram ilustrar a evolução dos sistemas de medição que foram sendo usados ao longo da História de Portugal.

Além da vertente histórica, esta evento permitiu também sensibilizar para a importância das medições nos dias de hoje, em todas as áreas e, particularmente, na defesa dos direitos dos cidadãos.

Na sequência desta visita, no dia 24 de fevereiro deslocaram-se ao IPQ duas turmas do 7º ano desta escola, que tiveram a oportunidade de visitar o Museu e alguns laboratórios de Metrologia.

Venda de Normas e Publicações
Atualização 2019-07-17