IPQ colabora com o programa PIPP da FCT/UNL

12/3/2015

Logotipo da FCT/UNLO Programa de Introdução à Prática Profissional (PIPP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) faz parte do “Perfil Curricular FCT” e tem como objetivo complementar a formação dos estudantes através do contacto com o ambiente empresarial e/ou centros de investigação científica próximos da área do curso.

Dada a formação de base destes estudantes que inclui matemática, electrónica, física moderna e programação e considerando a duração do estágio (5 semanas a tempo inteiro), as tarefas desempenhadas pelos estudantes visam essencialmente a realização de trabalhos complementares na área de metrologia aplicada, nomeadamente ensaios de repetibilidade e reprodutibilidade, para a avaliação das especificações metrológicas de sistema de medição a utilizar em calibrações. Na área da metrologia legal a atuação destes estagiários permite a atualização ou criação de documentos de trabalho, tendo como base a evolução das recomendações internacionais da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) e legislação nacional, aplicáveis ao controlo metrológico legal de instrumentos de medição.

Durante o último mês de fevereiro, o Departamento de Metrologia do IPQ contou com quatro estagiários ao abrigo deste programa, três do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, cuja atividade decorreu na vertente metrologia legal e um do Departamento de Física, que realizou medições na área de velocidade. Na vertente da metrologia legal, para além da sensibilização dos alunos para a importância da ciência da medição no âmbito da engenharia industrial, foi proporcionado o acesso a informação e conhecimento específico através de conteúdos disponibilizados pela OIML e European Cooperation in Legal Metrology (WELMEC), que foram transpostos para a prática corrente. Neste contexto foram desenvolvidos casos de estudo aplicados a instrumentos de medição utilizados no setor da saúde.

Com o apoio dos estagiários concluiu-se a atualização do referencial de trabalho utilizado para o controlo metrológico legal de Medidas Materializadas de Comprimento e Sondas, tendo sido criado um folheto sobre este serviço, a divulgar pelo IPQ de modo a levar a outros públicos esta atividade do LNM. Na área da velocidade, o estagiário tomou conhecimento da importância da estatística e da automatização na metrologia. Com esse intuito foi desenvolvido um programa, em linguagem de programação gráfica LabVIEWâ, de controlo, aquisição e tratamento de dados.

Este tipo de estágios permite, aos estagiários, a integração em ambiente de prestação de serviços, a sensibilização para a importância da Metrologia na sociedade, criando paralelamente um olhar crítico sobre a utilização dos instrumentos de medição, quer na sua vertente profissional, quer na vertente utilizador final.

Venda de Normas e Publicações
Atualização 2019-07-17