IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

Dia Mundial da Normalização - "Prémios Normalização"

11/10/2013

Logotipo do prémio normalizaçãoTodos os anos, no dia 14 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Normalização, iniciativa das Organizações Internacionais de Normalização – ISO (Organização Internacional de Normalização), IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) e ITU (União Internacional de Telecomunicações). Este ano, a Comissão Organizadora escolheu como tema “As normas internacionais asseguram mudanças positivas”.
 
De facto, as normas internacionais são ferramentas poderosas, capazes de ajudar as cidades a desenvolver infraestruturas mais inteligentes e sustentáveis tornando-as melhores lugares para viver, ao mesmo tempo que contribuem para um mais rápido crescimento económico dos países em desenvolvimento, através do conhecimento e inovação que elas preconizam.
 
As Normas representam também a visão de consenso dos principais especialistas do mundo em setores da indústria que vão desde a distribuição de energia e eficácia energética, aos transportes, aos sistemas de gestão, às mudanças climáticas, à saúde, até à segurança e à tecnologia da informação e comunicação (TIC).
 
De forma voluntária, estes especialistas colocam o seu conhecimento ao serviço do interesse público, juntando-se para criar Normas que partilham inovação com todos os países do mundo e dessa forma proporcionam uma plataforma sólida para uma mudança positiva.
 
Em Portugal, a atividade de normalização nacional é um desafio partilhado com cerca de 3500 Peritos, numa busca constante pelo progresso, assente nas melhores práticas, visando proporcionar uma resposta sustentada a todo um vasto conjunto de preocupações nos domínios, não apenas da qualidade, da segurança e da saúde, mas também do ambiente, da ética e da responsabilidade social em Portugal.
 
Todos estes Peritos unem-se num compromisso e numa partilha de conhecimento que resulta num valor intemporal ao serviço do presente e do futuro, centrado na inovação e na construção de um mundo mais seguro e mais responsável.
 
O IPQ unindo-se às celebrações do Dia Mundial da Normalização, que um pouco por todo o mundo se realizam neste dia, decidiu lançar o “PRÉMIO NORMALIZAÇÃO”, com o intuito de reconhecer o mérito do contributo das Comissões Técnicas (CT), destacando aquelas cujo desempenho se destaque pelo especial contributo dos seus Peritos para o desenvolvimento e promoção da Normalização Portuguesa, evidenciando o cumprimento das Regras e Procedimentos da Normalização Portuguesa, associado a um exemplo de Boas Práticas.
 
Conferindo ainda maior prestígio às celebrações o IPQ, enquanto representante da IEC – International Electrotechnical Commission em Portugal, fará a entrega do “1906 AWARD”, à Engª Maria Augusta Martins, pelo reconhecimento da sua ativa contribuição quer ao nível dos Grupos de Trabalho, em que participa e como elemento de ligação entre Comités Técnicos, quer, ainda, no desenvolvimento de Normas no âmbito da “Evaluation and Qualification of Electrical Insulating Materials and Systems”.
 
O “1906 AWARD” foi criado em 2004 com o intuito de comemorar o ano da fundação da IEC e homenageia todos os especialistas que provenientes de todo o mundo colaboram no seu trabalho normativo.
 
Veja o Cartaz Comemorativo do Dia da Normalização.

FAQ | Questionar | Reclamações
   Loja Online
Atualização 2014-07-22 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN