IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

 

 ​​​​

EVENTOS

Consulte as apresentações de eventos anteriores aqui

 
 
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________



No próximo dia 11 de maio de 2017, vai realizar-se um Workshop sobre a “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”, Teatro Bernadim Ribeiro, em Estremoz. Promovido pelo Comissão Setorial para a Água (CS/04) e pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), esta iniciativa vem na sequência do sucesso dos Workshops sobre esta temática já realizados nos últimos anos. 

A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário - uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências, em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo. Os estabelecimentos públicos, nos quais se incluem unidades hoteleiras, termais, espaços comerciais, hospitais, piscinas, etc., mais do que os privados, devem ter um programa de controlo efetivo do crescimento da Legionella, para que o risco da doença seja minimizado. 

Tendo como destinatários Profissionais de Ambiente e Saúde Pública, Autarcas, Técnicos de unidades hoteleiras, termais, piscinas e spa´s, Técnicos de Administração Pública Central e Regional, Entidades e Empresas ligadas ao uso da Água, Docentes, Investigadores e Estudantes.

A participação é gratuita e limitada à capacidade da sala.

Solicita-se a inscrição prévia, através do formulário​, até ao dia 8 de maio.

Consulte o aqui​ o programa.

Agradecendo desde já a divulgação deste evento por potenciais interessados.


_________________________________________________________________________________________________________________________________________



Dia Mundial da Metrologia 2017

 
As Medições para os transportes
 
O dia 20 de maio é o Dia Mundial da Metrologia que comemora o aniversário da assinatura da Convenção do Metro, em Paris, realizada a 20 de maio de 1875, por representantes de 17 nações, entre os quais Portugal.
 
A Convenção do Metro permitiu criar as bases de um sistema mundial de medições coerente, essencial para a ciência, a inovação, a produção industrial, o comércio internacional, bem como para a melhoria da qualidade de vida e a proteção do ambiente.
 
O tema escolhido para 2017 é “As Medições para os Transportes”. Os transportes desempenham um papel de relevo no mundo moderno, não somente porque nos deslocamos mas também porque transportamos alimentos, vestuário, mercadorias e matérias-primas. Realizar todas estas tarefas com segurança, eficácia e impacto mínimo sobre o meio ambiente mobiliza um conjunto alargado de medições.
 
No planeta inteiro, os Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) fazem evoluir em permanência a ciência da medição, desenvolvendo e validando novas técnicas de medição qualquer que seja o nível de sofisticação requerido. Esses avanços desempenham um papel crucial porque permitem fornecer novas soluções ao setor dos transportes, com inovações associadas, por exemplo, a pilhas de hidrogénio, o desenvolvimento de veículos elétricos ou a nova geração de aviões, com baixo consumo de combustível. Por outro lado, a intervenção da metrologia na construção de aviões (metrologia de grandes volumes), tem permitido diminuir o peso dos mesmos através do cumprimento de requisitos dimensionais mais exigentes. Os LNM participam também em comparações coordenadas pelo Bureau Internacional dos Pesos e Medidas (BIPM) a fim de garantir a fiabilidade mundial dos resultados de medição. A Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) elabora Recomendações Internacionais cujo objetivo é alinhar e harmonizar as exigências nos vários domínios, incluindo o dos transportes.
 
O Dia Mundial da Metrologia é uma manifestação anual, em que mais de 80 países comemoram o impacto das medições na nossa vida quotidiana. Cada ano, o Dia Mundial da Metrologia é organizado e celebrado, em conjunto pelo BIPM e pela OIML, com a participação de organizações nacionais envolvidas na Ciência da Medição.
 
No sentido de envolver os cidadãos para a importância da Metrologia nesta temática, o Instituto Português da Qualidade vai realizar no próximo dia 22 de maio, nas suas instalações na Caparica, um “Dia Aberto” subordinado ao tema, seguido por visitas ao Museu de Metrologia e aos Laboratórios, para o qual apelamos à sua participação.
 
Poderá fazer a inscrição no evento através deste Formulário.
 
O programa do evento estará em breve disponível.

Os cartazes do DMM 2017 estão disponíveis, em português, no sítio internet do BIPM, em:

 

_____________________________________________________________________________________________________

 

ENCONTRO

Gestão de Ativos

 

Auditório IPQ, Caparica  | 25 de maio 2017

 

 
O Instituto Português da Qualidade (IPQ) e a Comissão Técnica Portuguesa de Normalização n.º 204 – Gestão de Ativos, vão realizar no próximo dia 25 de maio, em parceria com a Associação Portuguesa de Manutenção Industrial (APMI), um Encontro sobre “Gestão de Ativos” em Caparica, no auditório do IPQ. 
 

Neste Encontro será apresentada a nova Comissão Técnica de Gestão de Ativos - CT204 dedicada à normalização no domínio da gestão de ativos.

Será também realizada a apresentação e divulgação das normas da série NP ISO 55000 e debate sobre a sua utilização na implementação de Sistemas de Gestão de Ativos em organizações de diversos setores.

Os destinatários são entidades interessadas na gestão de ativos, legisladores, reguladores, seguradoras, bancos e investidores, organismos de normalização, associações profissionais, prestadores de serviços. Profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, economia, gestão, finanças, e outros interessados na gestão de ativos. 
 

Poderá consultar aqui o programa.

A participação é gratuita, não dispensando a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do preenchimento do formulário, até ao dia 23 de maio de 2017 ou através do email eventos@ipq.pt (com nome, entidade e contacto de email).

 

APOIO 

 

             
 

 

 

CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
   Loja Online
Atualização 2017-04-26 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN