Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui

Edição 85, fevereiro, 2013 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Logotipo do SPQ EXPOO Instituto Português da Qualidade, a Associação Portuguesa para a Qualidade e Associação Empresarial de Portugal/EXPONOR – Feira Internacional do Porto, vão realizar nos dias 26 e 27 de setembro de 2013, a 1ª Edição do SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação.

Pretende-se que o “SPQ-EXPO” seja um evento de referência e um espaço de partilha e debate de ideias sobre a Qualidade em Portugal, com a presença dos parceiros do SPQ mostrando os seus produtos, serviços e soluções e as palestras diversificadas cobrindo os três pilares - Normalização, Metrologia e Qualificação – constituindo uma oportunidade para que as empresas e organizações das mais diversas áreas, universidades e entidades governamentais, se diferenciem pela qualidade e inovação de produtos e serviços, tirando partido do benchmarking resultante da comparação com as melhores práticas e do reforço das estratégias baseadas na qualidade, inovação e excelência, bem como um acesso privilegiado a destacados conferencistas.

O SPQ EXPO, para além de um conjunto de palestras específicas de cada subsistema e de um espaço de exposição composto por stands de organizações, integrará uma exposição de algumas peças do Museu de Metrologia do IPQ, que contará a trajetória e momentos históricos da Metrologia em Portugal.

Ler mais...

   
  Publicações
   
 
ISO Focus+
   
Revista ISO Focus+ julho agosto de 2013

ISO Focus+ julho/agosto de 2013.

A água é o nosso bem mais precioso e vital para a nossa sobrevivência. De acordo com o World Economic Forum’s Global Risks 2013, os peritos classificam a crise de fornecimento de água como um dos grandes riscos do planeta.

A edição de maio/junho da ISO Focus+ salienta as soluções da ISO nesta área para boas práticas comerciais, gestão de recursos, avaliação do resico, métricas e infraestruturas. No contexto do "2013 International Year on Water Cooperation" em curso, também mostra como as normas ISO sobre a água podem facilitar uma gestão sustentável da água, ajudando a combater a escassez deste recurso e atingir as metas de desenvolvimento do milénio.

Consulte esta publicação...


IAF e ILAC - Recommended guide for engaging with Government & Regulators
   
IAF e ILAC - Recommended guide for engaging with Government & Regulators

IAF e ILAC , agosto de 2013.

A IAF (International Accreditation Forum), a ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation) e os organismos de acreditação que fazem parte destas organizações têm como objetivo apoiar as necessidades de governos e entidades reguladoras.

Este documento agora publicado fornece diversas formas de ajudar os membros da IAF e ILAC a desenvolver, manter e fortalecer as relações com os reguladores a todos os níveis.

Consulte esta publicação (pdf) ...


Metrologia
   
Revista Medições e Ensaios, vol 1, nº 5, outubro 2013

Metrologia, Vol. 50, 2013, nº 5 - outubro.

Metrologia é uma publicação do BIPM, editada pelo IOP PUblishing.

As edições anteriores estão acessíveis para consulta a partir do sítio web da IOP PUblishing.

Consulte esta publicação ...


 
     
     
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Secretário Geral da ISO visitou IPQ

Secretário Geral da ISO e Presidente do CD do IPQNo passado dia 9 de setembro, o IPQ teve a honra de receber a visita do Sr. Rob Steele, Secretário Geral da Organização Internacional de Normalização (ISO).

Durante a manhã, o Sr. Rob Steele reuniu com o Conselho Diretivo do IPQ e com o Departamento de Normalização, criando-se uma ocasião única de partilha com todos os colaboradores, sobre a relação IPQ, enquanto Organismo Nacional de Normalização e a ISO, discutindo-se estratégias, cooperação, projetos etc.

Secretário Geral da ISO visitando o Museu de Metrologia do IPQÀ tarde, depois de visitar os laboratórios e o Museu de Metrologia, o Secretário Geral da ISO fez uma excelente apresentação no Auditório do IPQ, perante uma plateia de convidados constituída pelos nossos parceiros e partes interessadas na normalização e na qualidade em geral, tornando-se num espaço de diálogo muito oportuno e enriquecedor.


Regresso às aulas

Folheto DGC sobre regresso às aulasAproximando-se o início do ano letivo, a Direção-Geral do Consumidor recomenda os cuidados a ter na escolha e aquisição do material escolar de forma a garantir a segurança e bem estar de crianças e jovens.

Estas "boas práticas" abrangem as mais diversas áreas, desde a escolha de mochilas, do material escolar, de computador ou máquina de calcular, de vestuário, na utilização da internet, e nos cuidados a ter para uma alimentação saudável.

Consulte o folheto...

Publicação do Decreto-Lei n.º130/2013, de 10 de setembro

Marca CEAinda que o Regulamento (UE) n.º 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março, que estabelece condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção e que revoga a Diretiva 89/106/CEE do Conselho, de 21 de dezembro de 1988, seja obrigatório e diretamente aplicável, torna -se necessário assegurar a efetiva execução na ordem jurídica interna das disposições necessárias para a concretização das exigências específicas cometidas aos Estados-Membros.

Assim sendo, foi publicado o Decreto-Lei n.º 130/2013, de 10 de setembro, o qual entrou em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, isto é a 11 de setembro de 2013.

Ler mais...


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos, pela sua relevância, os seguintes:

NP 4519:2013 Gestão de projetos. Vocabulário
A presente Norma contém 173 termos, listados por ordem alfabética e referenciados por um código numérico. A finalidade da presente Norma é definir os principais termos usados no domínio da gestão de projetos, fornecendo o vocabulário de base para o desenvolvimento de uma compreensão dos seus conceitos e termos, e servindo de suporte à aplicação das linhas de orientação da gestão de projetos de acordo com a NP ISO 21500.

NP 4520:2013 Turismo de Ar Livre. Atividades de Turismo de Natureza
A presente Norma tem por objetivo promover práticas ambientais de excelência, melhorar a qualidade da oferta e a segurança das atividades de turismo de ar livre. Esta Norma destina-se a ser aplicada pelos agentes de animação turística que exerçam atividades de turismo de ar livre reconhecidas como turismo de natureza, nos termos da legislação em vigor.

NP EN ISO 7010:2013 Símbolos Gráficos. Cores de segurança e sinais de segurança. Sinais de segurança registados
O crescimento contínuo do mercado internacional, viagens e mobilidade do trabalho, requerem um método comum na comunicação da informação de segurança. A falta de uniformização pode conduzir à confusão e ao risco de acidentes. Os sinais de segurança têm como finalidade ser utilizados apenas quando existe risco para as pessoas. Eles poderão aparecer em sinalização de segurança nos locais de trabalho e áreas públicas, manuais e instruções de segurança, etiquetas de produto e planos de evacuação, conforme adequado. A presente Norma destina-se a ser utilizada por todas as Comissões Técnicas mandatadas para o desenvolvimento de sinais de segurança específicos para as suas indústrias, de modo a assegurar que existe um único sinal para cada informação de segurança. A presente Norma prescreve sinais de segurança tendo como objetivos a prevenção de acidentes, proteção contra incêndio, informação de perigos para a saúde e evacuação de emergência.


Divulgação dos resultados do ECSI Portugal 2012 - água e seguros

Logotipo do ECSINo passado dia 16 de julho decorreu, no Auditório do IPQ, em Caparica, o Seminário de divulgação dos resultados na edição de 2012 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente e entrega dos troféus às empresas vencedoras nos setores dos Seguros e da Distribuição de Água.

Ler mais...


Programa de trabalho anual da União no domínio da normalização europeia

O objetivo da Europa é criar crescimento e emprego de um modo inteligente, sustentável e inclusivo através da estratégia Europa 2020 e das suas iniciativas emblemáticas. Da investigação à produção, do produtor ao consumidor, da escala europeia ao resto do mundo, as normas europeias suprimem barreiras, protegem os utilizadores, protegem o ambiente, garantem a interoperabilidade, reduzem os custos e estimulam a concorrência.

Para garantir que o sistema de normalização europeia pode fazer face aos desafios atuais que são a rápida inovação, a sustentabilidade, a convergência das tecnologias e uma concorrência mundial feroz, a Comissão propôs um conjunto de reformas em 2011 (COM 311-2011), nomeadamente um novo regulamento que produziu efeitos a partir de 1 de janeiro de 2013 (Reg.CE 1025/2012). Esta reforma visava consolidar o caráter inclusivo, a capacidade de resposta, a transparência, a flexibilidade e o âmbito de aplicação do sistema de normalização.

Ler mais...


Associação Portuguesa da Gestão das Pessoas vai participar na Normalização

Logotipo da Associação Portuguesa da Gestão das PessoasNo âmbito da normalização nacional, a APG - Associação Portuguesa da Gestão das Pessoas, entregou ao IPQ o processo de candidatura tendo em vista a sua qualificação como Organismo Gestor de Comissão Técnica (OGCT), para a área de Gestão de Recursos Humanos.

Com esta candidatura, a APG reforça o seu contributo para a coordenação e geração de políticas, processos e práticas inerentes à função “Gestão das Pessoas” nas organizações, consolidando as suas iniciativas para uma sólida e contínua profissionalização na área.

Com base numa Comissão Técnica (CT152) reestruturada, para a qual serão convidados como membros Instituições relevantes no panorama nacional, a APG coordenará a revisão da Norma NP 4427:2004 “Sistemas de Gestão de Recursos Humanos”, tornando-a mais adequada às atuais exigências da Gestão das Pessoas nas organizações, num ano em que a Associação comemorará os seus 50 anos de atividade.


Logotipo do Projeto Juventude

Mesa da sessão de atribuição dos prémiosNo passado dia 18 de julho, realizou-se mais uma edição da Sessão Oficial de entrega dos Prémios do Projeto Juventude 2013.

Esta sessão, teve lugar no auditório do IPQ e teve como oradores o Presidente do IPQ - Jorge Marques dos Santos, representante da Direção Geral de Educação – Drª Rosália Silva, Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP – Dr. Miguel Baião dos Santos e o Vereador do Desenvolvimento Social, Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Almada – Engº António José de Sousa Matos e contou mais uma vez com o patrocínio do Instituto Eletrotécnico Português.

Vencedores do projecto Juventude 2013 Este ano o projeto contou com a participação de 6 escolas, que concorreram com 14 trabalhos, num total de 87 alunos tendo sido atribuído o Primeiro Prémio à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

O Projeto Juventude irá continuar no ano letivo 2013/2014 e contará como habitualmente com o apoio da Direção Geral de Educação e com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Consulte a lista dos premiados

Veja os trabalhos vencedores no facebook


Participação do IPQ em diversas comparações interlaboratoriais

São publicados no Technical Supplement 2013 da revista Metrologia, os relatórios de comparações interlaboratoriais no âmbito do Acordo de Reconhecimento Mutuo (MRA) finalizados no decurso deste ano.

Esta publicação conta com a participação dos diversos domínios metrológicos do IPQ nomeadamente no que respeita às comparações chave: EUROMET.EM-S24: Supplementary comparison of small current sources, EURAMET.L-K6: CMM 2-D artifact: ball plate; CCM.FF-K4.2.2011: Volume comparison at 100 µL- Calibration of micropipettes (piston pipettes), CCQM-K73: Amount content of H+ in hydrochloric acid (0,1 mol kg−1), e EURAMET.M.FF-S6: Comparison of methods and results for the calibration of a 1000 L proving tank.

Consulte esta publicação


Seminário Marcação CE e o Regulamento 305/2011 Produtos da Construção (RPC)

Mesa do SeminárioDecorreu no passado dia 17 de julho de 2013, um Seminário de sobre Marcação CE e o novo Regulamento (EU) n.º 305/2011, organizado pela Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA), em Águeda.

Estiveram presentes neste seminário cerca de 50 participantes, que dinamizaram o período de debate com questões relacionadas com a nova regulamentação, no domínio dos produtos de construção.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

World Smart Grid Forum
24 e 25 de setembro

Logotipo do World Smart Grid

Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, realizar-se-á em Berlim uma Conferência subordinada ao tema "World Smart Grid". Sabemos que hoje em dia inúmeros projetos de rede inteligente de implementação a larga escala falham não por incapacidade tecnológica mas pela complexidade da tomada de decisão. Esta Conferência pretende tornar-se num fórum de discussão alargada, com apresentação de fatores de sucesso e desenvolver uma matriz de decisão para facilitar a aprovação e implementação deste tipo de projetos.

Consulte o Programa e inscreva-se

Conferência “Evolução da Gestão de Serviços: o caminho já percorrido e os próximos desafios”
1 e 2 de outubro

itSMF Portugal

Nos próximos dias 1 e 2 de outubro, realizar-se-á a 10ª Conferência Anual promovida pela itSMF Portugal (IT Service Management Forum), que na sua vertente normativa é o Organismo de Normalização Setorial, qualificado pelo IPQ, no âmbito das Tecnologias de Informação.

Desde a sua criação que a itSMF Portugal tem vindo a promover uma Conferência Anual com o objetivo de ser um ponto de encontro dos profissionais da área (clientes/utilizadores e fornecedores) e de ser um espaço de partilha de experiências. Esta Conferência pretende ainda contribuir para uma reflexão sobre o que vem sendo feito nestes últimos anos em matéria de Gestão de Serviços e como as boas práticas têm vindo a evoluir e a melhor se adaptarem às necessidades dos clientes/utilizadores.

O IPQ será um dos oradores do primeiro dia da Conferência.

Consulte aqui o programa.


EFQM Forum 2013
23 e 24 de outubro

EFQM Forum

Decorrerá nos próximos dias 23 e 24 de outubro, em Viena, Áustria, o EFQM Forum 2013.

O tema deste ano será "Atingir a Excelência". O programa focar-se-á na forma como as organizações de topo na Europa mantêm o seu sucesso.

Durante este evento serão distinguidos os vencedores do prémio de Excelência EFQM, atribuído a organizações que evidenciem um registo da sustentabilidade da sua excelência.

Consulte o sítio web do evento.


Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água"
24 de outubro

A Comissão Setorial para a Água (CS/04) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), com o apoio do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada, promovem no dia 24 de outubro de 2013, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, um Workshop subordinado ao tema “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”.

A participação é gratuita, devendo a inscrição ser efetuada até ao dia 21 de outubro de 2013 inclusive, para o endereço eletrónico eventos@ipq.pt.


38º Colóquio da Qualidade
14 e 15 de novembro

Logotipo do 38º Colóquio da QualidadeVai realizar-se nos próximos dias 14 e 15 de novembro, em Lisboa, o 38º Colóquio da Qualidade. Tendo como tema principal “A Qualidade para um Futuro Sustentável”, este evento contará com vários painéis onde serão abordados diversos temas relativos à aplicação transversal das ferramentas da Qualidade na sociedade.

O Instituto Português da Qualidade, IP (IPQ) vai participar através de uma intervenção sobre o Contributo Metrológico para a Qualidade nos Serviços de Saúde, enquadrada no painel relativo à Qualidade na Saúde.

Mais informações disponíveis em: Programa 38º Coloquio da Qualidade


17º Congresso Ibero-americano de Manutenção
21 e 22 de novembro

Logotipo da APMIA Associação Portuguesa de Manutenção Industrial – A.P.M.I., no exercício da presidência da Federação Ibero-americana de Manutenção – F.I.M., realiza o 17.º Congresso Ibero-americano e 12.º Congresso Nacional de Manutenção nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, no Hotel Miragem em Cascais, Portugal. Simultaneamente organiza o 1.º Encontro de Manutenção dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

O IPQ associa-se a este evento, nomeadamente com uma intervenção na sessão de abertura a cargo do Eng. Ricardo Fernandes, vogal do Conselho Diretivo.

Consulte o sítio web do evento


Efeitos da Normalização na Economia Global
25 e 26 de novembro

Está aberta a primeira "Call for Papers" tendo em vista a participação no importante Simpósium sobre o tema "Effects of Standardization on Global Economy", que se realizará nos dias 25 e 26 de novembro, em Istambul - Turquia, sob o auspício do Presidente da República Turco. Esperam-se contributos da esfera académica, política, administração pública, ONGs, setores industriais, provenientes da Europa, Médio Oriente e Países Africanos. O objetivo deste Simpósium é aumentar a consciência da importância da Normalização a nível de todos os setores, contribuindo para o reforço competitivo e qualitativo dos países e ainda como fator de eliminação das barreiras técnicas entre países e regiões.

Consulte o Programa


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Formação em IDI "Implementação de Sistemas de Gestão da IDI"
12 e 13 de novembro - Lisboa
19 e 20 de novembro - Porto

Logotipos de APQ, COTEC, Ministério da Economia e IPQ

Integrado no plano de formação calendarizado para o ano de 2013, está agendada a realização de 2 edições do curso de “Implementação de Sistemas de Gestão da IDI”, organizado pelo IPQ em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal).

A primeira edição irá realizar-se nas instalações do IPQ, na Caparica a 12 e 13 de novembro , a segunda edição irá ter lugar no Porto, nas instalações da Cotec a 19 e 20 de novembro.

Descontos de 10 % para correspondentes IPQ, sócios APQ e/ou COTEC
Inscrições até 1 de outubro: desconto de 10%
Inscrições de 1 de novembro: desconto de 5%

O programa pode ser consultado aqui.

Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.


Formação sobre Sistemas de Gestão de Energia

Logo do IPQ e do CEDINTEC

O IPQ e o CEDINTEC estão a realizar mais uma edição desta ação de formação, após o sucesso da primeira edição de 2013.

Esta edição realiza-se em 3 locais:

- Coimbra, 8 e 9 de outubro (instalações da APICER)
- Faro, 24 e 25 de outubro (instalações da Direção Regional da Economia do Algarve
- Lisboa, 6 e 7 de novembro (instalações do IPQ, Caparica)

O formador convidado para ministrar as 14 horas de curso, dirigido a gestores de energia, gestores de empresas e técnicos superiores que pretendam potenciar as suas competências e conhecimentos nesta área, continuará a ser o Eng. Orlando Paraíba, Diretor da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Através de métodos pedagógicos expositivo e ativo, pretende-se que, no final da ação, os formandos fiquem aptos a identificar os princípios de um sistema de gestão de energia, os requisitos da NP EN ISO 50001:2012 e adquiram as competências necessárias para implementar os princípios daquela norma em contexto real.

No final da formação os participantes obterão um Certificado de Frequência da Formação Profissional, observando as regras estabelecidas.

Quem se inscrever com antecedência poderá usufruir de descontos que podem ir até aos 25%.

Consulte o programa e inscreva-se.


Formação em Ferramentas da Qualidade

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Resultado de várias solicitações para formação em Ferramentas da Qualidade, o IPQ no decorrer da sua parceria com o CEDINTEC vai realizar no 3º trimestre deste ano alguns cursos de formação nesta área com o objetivo de dotar os participantes de conhecimentos e competências para aplicação das técnicas e ferramentas da qualidade e melhoria / resolução de problemas.

Assim, brevemente serão divulgado no sítio web do IPQ os programas de algumas formações:

- Análise do Valor/Análise Funcional
- FMEA
- QFD
- 5 S
­ Poka Yoke


 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

A importância da Metrologia na saúde

Diariamente, e de uma forma ininterrupta, as medições acontecem e tomam-se decisões baseadas nos seus resultados.

No setor da saúde, por razões inerentes, as medições e os instrumentos de medição desempenham um papel fundamental no quotidiano dos cidadãos, pois variadíssimas decisões são fundamentadas por resultados de medições permitindo que a decisão clínica seja suportada por evidência. Por razões de diversa índole, os resultados obtidos a partir de sistemas de medição podem apresentar variabilidade que conduzem a erros de diagnóstico e de tratamento, comprometendo a segurança do doente e os recursos disponíveis.

Assim, a adoção de medidas que promovam o rigor e a confiança nas medições em saúde, poderão constituir um contributo decisivo para a otimização dos recursos e para a inovação das estruturas organizacionais.

Ler mais (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Lei Orgânica do Governo

Decreto-Lei n.º 119/2013, de 21 de agosto
Procede à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 86-A/2011, de 12 de julho, que aprova a Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional

Remunerações, suplementos e outras componentes remuneratórias dos trabalhadores

Lei n.º 59/2013, de 23 de agosto
Estabelece um regime de prestação de informação sobre remunerações, suplementos e outras componentes remuneratórias dos trabalhadores de entidades públicas, com vista à sua análise, caracterização e determinação de medidas adequadas de política remuneratória

Combate à utilização indevida do contrato de prestação de serviços

Lei n.º 63/2013, de 27 de agosto
Instituição de mecanismos de combate à utilização indevida do contrato de prestação de serviços em relações de trabalho subordinado - primeira alteração à Lei n.º 107/2009, de 14 de setembro, e quarta alteração ao Código de Processo do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 480/99, de 9 de novembro.

Período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas

Lei n.º 68/2013, de 29 de agosto
Estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas e procede à quinta alteração à Lei n.º 59/2008, de 11 de setembro, à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 259/98, de 18 de agosto, e à quinta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro.

Código do Trabalho

Lei n.º 69/2013, de 30 de agosto
Quinta alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, ajustando o valor da compensação devida pela cessação do contrato de trabalho.

Cálculo das pensões de invalidez e velhice

Portaria nº 281/2013 de 28 de agosto
Determina os valores dos coeficientes de revalorização das remunerações de referência que servem de base de cálculo das pensões de invalidez e velhice do regime geral de segurança social e do regime do seguro social voluntário e revoga a Portaria n.º 241/2012, de 10 de agosto.

Entidades qualificadas para o controlo metrológico

Despacho n.º 9630/2013, de 23 de julho
Qualificação de serviço concelhio de metrologia como organismo de verificação metrológica de METROLAB

Despachon.º 9710/2013, de 24 de julho
Qualificação de Serviço Concelhio de Metrologia como Organismo de Verificação Metrológica de METROQUALIBEIRAS

Despachon.º 10415/2013, de 9 de agosto
Qualificação de Serviço Concelhio de Metrologia como Organismo de Verificação Metrológica do ISQ - Algarve

Regimes jurídicos do fundo de compensação do trabalho

Lei n.º 70/2013, de 30 de agosto
Estabelece os regimes jurídicos do fundo de compensação do trabalho, do mecanismo equivalente e do fundo de garantia de compensação do trabalho

Subsistemas de proteção social no âmbito dos cuidados de saúde

Decreto-Lei n.º 105/2013, de 30 de julho
Altera o Decreto-Lei n.º 118/83, de 25 de fevereiro, o Decreto-Lei n.º 158/2005, de 20 de setembro, e o Decreto-Lei n.º 167/2005, de 23 de setembro, revendo os descontos a efetuar para os subsistemas de proteção social no âmbito dos cuidados de saúde, concretamente da ADSE, da ADM e da SAD.

APCER - Organismo de controlo para MPB e PRODI

Aviso (extrato) n.º 10427/2013, de 21 de agosto
Reconhecimento da APCER como organismo de controlo para MPB e PRODI

Requisitos dos contadores inteligentes

Portaria n.º 231/2013, de 22 de julho
Aprova os requisitos técnicos e funcionais dos contadores inteligentes

Produtos de construção

Decreto-Lei n.º 130/2013, de 10 de setembro
Assegura a execução na ordem jurídica interna das obrigações decorrentes do Regulamento (UE) n.º 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 2011, que estabelece condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção e que revoga a Diretiva 89/106/CEE do Conselho, de 21 de dezembro de 1988.

Padrões gerais de afetação de veículos

Despacho n.º 9807/2013, de 25 de julho
Estabelece os padrões gerais de afetação de veículos e a respetiva tipificação, com vista a uma racionalização do PVE dos gabinetes do Ministério da Economia e do Emprego (MEE) e, bem assim, dos serviços e organismos integrados na administração direta e indireta do Estado

Inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques

Decreto-Lei n.º 100/2013, de 25 de julho
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, que aprova o regime de inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques, e transpôs a Diretiva n.º 2010/48/UE, da Comissão, de 5 de julho, que adapta ao progresso técnico a Diretiva n.º 2009/40/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho

Voluntariado

Portaria n.º 242/2013, de 2 de agosto
Cria o Programa Agora Nós, com os objetivos de promover e estimular a prática de voluntariado, como meio de aquisição de competências e aprova o respetivo Regulamento.

Estágios profissionais

Portaria n.º 252/2013, de 7 de agosto
Estabelece o Contingente de estágios profissionais para a 2ª fase da 2ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC) e respetiva calendarização.

Rescisões por Mútuo Acordo

Despacho n.º 10284-A/2013, de 5 de agosto
Programa de Rescisões por Mútuo Acordo.

IVA

Portaria n.º 255/2013, de 12 de agosto
Aprova os novos modelos de impressos anexos aos campos 40 e 41 da declaração periódica do IVA.

Aprovação de modelo

Despacho n.º 9299/2013, de 16 de julho
Aprovação de modelo n.º 501.91.13.3.07 da ELIWELL.

Despacho n.º 11044/2013, de 27 de agosto
Aprovação de modelo complementar n.º 245.30.13.3.08 de PCL.

Despacho n.º 11494/2013, de 4 de setembro
Aprovação de n.º 501.91.13.3.09 de NEWSHIFT, Lda.

Legislação Europeia

Embarcações de Recreio

Comunicação 2013/C 197/6-13, JO C 197, de 10 de julho
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/25/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à aproximação das disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes às embarcações de recreio.

Ecodesign e rotulagem energética

Retificação da Comunicação 2013/C 206/24, JO C 206, de 20 de julho
Retificação da Comunicação da Comissão no âmbito da execução do Regulamento (UE) n. o 1016/2010, de 10 de novembro de 2010 , que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para as máquinas de lavar louça e do Regulamento Delegado (UE) n. o 1059/2010 que complementa a Diretiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita à rotulagem energética das máquinas de lavar louça para uso doméstico.

Equipamento elétrico de baixa tensão

Comunicação 2013/C 255/1-103, JO C 255, de 4 de setembro
Comunicação da Comissão no âmbito da aplicação da Diretiva 2006/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro de 2006 , relativa à harmonização das legislações dos Estados-Membros no domínio do material elétrico destinado a ser utilizado dentro de certos limites de tensão.

Aparelhos e sistemas de proteção para uso em atmosferas potencialmente explosivas

Comunicação 2013/C 259/1-10, JO C 259, de 7 de setembro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/9/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de março de 1994 , relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros sobre aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas.

 
     
  Sabia que...
 
 
 

O formato e as dimensões da taça ou copo afetam a perceção da qualidade do vinho?

O Organismo Internacional de Normalização – ISO, publicou a Norma ISO 3591 – “Sensory analysis. Apparatus . Wine-tasting glass”, que define as caraterísticas e dimensões das taças, baseadas em estudos de vários anos efetuados por enólogos e provadores.

A temperatura afeta diretamente o sabor do vinho. Isso ocorre pela influência que a temperatura causa nas sensações olfato-gustativas e táteis. Além disso, o oxigénio no ar regula a qualidade dos aromas na taça, bem como a sensação de prazer olfato-gustativo. Uma vez dentro da taça, o vinho liberta moléculas aromáticas que se difundem no espaço até á boca da taça. A velocidade desse movimento depende da dimensão da taça, o nível de enchimento (altura do espaço até à boca da taça), a temperatura e o álcool.
Quais são, então, os segredos da taça referida na Norma?

  • Amplifica a intensidade do vinho (concentra as moléculas aromáticas no espaço até à boca da taça;
  • Destaca a qualidade do vinho “ressaltando” possíveis defeitos (muitos destes defeitos encontram-se em “aromas subtis” concentrados no espaço superior do corpo até à boca, o que permite, assim, rápida identificação);
  • Revela a intensidade do sabor do vinho (e o impacto resultante sobre os nossos sistemas sensoriais , nomeadamente a nível do sabor, tato e olfato).

 

  Ir para o topo  
     



tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
setembro
17 e 18|World Standards Day - sessões informativas,
Brixelas, Bélgica
 
22 a 25| Joint IMEKO TC8, TC23, TC24 – Symposium on Traceability in Chemical, Food and Nutrition Measurements,
Lisboa (INSA), Portugal
 
24 a 26| 16th International Flow Measurement Conference – FLOMEKO 2013, no âmbito do TC9 - Flow Measurement da IMEKO,
Paris, França
 
24 e 25| World Smart Grid Forum
Berlin, Alemanha
 
26 e 27| SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação,
Porto (Exponor), Portugal
 
outubro
1 e 2|itSMF - Conferência Anual itSMF Portugal,
Portugal
 
7 a 10|Congresso Internacional de Metrologia,
Paris, França
 
14|World Standards Day  
14 a 18|Symposium on Temperature and Thermal Measurements in Industry and Science
Funchal, Madeira, Portugal
 
23 e 24|EFQM Forum 2013
Viena, Áustria
 
24|CS04/IPQ - Workshop "Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água"
Porto, Portugal
 
novembro
2 a 9|Reunião ISO TC 176,
Porto, Portugal
 
14 e 15|APQ - 38º Colóquio da Qualidade,
Lisboa, Portugal
 
21 e 22|APMI - 17º Congresso Ibero-americano de Manutenção,
Cascais, Portugal
 
25 e 26|Effects of Standardization on Global Economy,
Istambul, Turquia
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

setembro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM SETEMBRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
   
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Coletânea de Normas
Gestão ambiental.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Gestão Ambiental

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de Normas
Qualidade do ar. Emissões de fontes fixas.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de Normas
Qualidade do ar ambiente.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Normas portuguesa
Sistemas de gestão florestal sustentável. Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Normas portuguesa
Gestão do risco. Princípios e linhas de orientação

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas Equipamentos e Superfícies para Espaços de Jogo e Recreio

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea de normas sobre Responsabilidade Social

capa do DVD COLECTÂNEA DE         NORMAS sobre Responsabilidade Social

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Desenhos Técnicos

capa do DVD COLETÂNEA DE NORMAS
			Desenho Técnico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Segurança contra Incêndio

capa do DVD COLECTÂNEA DE              NORMAS Segurança contra incêndio em edifícios: protecção passiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Proteção Anticorrosiva de Estruturas de Aço por Esquemas de Pintura

Normas sobre pintura anti-corrosiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea – Sistemas de Tubagens de Plástico (PVC-U)

Promoção de normas             sobre sistemas de tubagem de plástico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

 
   
   
 
   
   
   
   

Clientes IPQ
 
   

NP ISO 21500: 2012 Linhas de orientação sobre a gestão de projetos

Imagem alusiva a promoção de normas sobre Gestão de Projetos

Nota de encomenda ...


 

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 90 | julho de 2013
Nº 89 | junho de 2013
Nº 88 | maio de 2013
Nº 87 | abril de 2013

Consulte todas ...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição