Edição 103, outubro 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do ME
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Dia Mundial da Normalização - 14 de outubro de 2014
“As Normas Permitem Competir em Igualdade de Circunstâncias”

Logotipo do Dia Mundial da Normalização 2014Todos os anos a Organização Internacional de Normalização (ISO), a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) e a União Internacional de telecomunicações (ITU), associam-se com o objetivo de celebrar o “Dia Mundial da Normalização”, que ocorre no dia 14 de outubro.

O IPQ vem celebrando este Dia com a realização de uma Conferência que pretende ser uma oportunidade de partilha de experiências e opiniões sobre os benefícios da normalização não só no quotidiano das empresas, mas também da economia de mercado e na gestão pública.

O tema do Dia Mundial da Normalização 2014, realça a importância da Normalização enquanto fator promotor de uma maior equidade e transparência no que respeita às condições de acesso aos mercados, facilitando as exportações e a internacionalização das empresas e contribuindo para a diminuição das barreiras técnicas ao comércio mundial.

Aproveitando o significado deste dia de celebração, o IPQ, na sua qualidade de Organismo Nacional de Normalização, pretende também homenagear os cerca de 3700 peritos, Mulheres e Homens, que, de forma voluntária e graciosa, contribuem para o desenvolvimento da atividade normativa nacional, colaborando em mais de 170 comissões técnicas de normalização, partilhando saber e conhecimento e criando as sinergias necessárias ao desenvolvimento consensual do acervo normativo nacional, europeu e internacional – um desafio enorme, complexo e permanente que exige diálogo, equilíbrio e bom senso em prol de uma causa comum, essencial à sustentabilidade do desenvolvimento, em prol das organizações mas, sobretudo, da Sociedade em geral.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 

Revista Medições e Ensaios - SPMET

Revista Medições e Ensaios Medições e Ensaios, 8 e 9, maio-setembro 2014

A publicação eletrónica do oitavo e nono números da Revista "Medições e Ensaios" da SPMet integra 4 comunicações apresentadas na Conferência Nacional “CONFMET2014 - Domínios Emergentes da Metrologia”, realizada nos dias 26 e 27 de junho, no LNEC em Lisboa, e uma comunicação convidada, intitulada “Metrologia Espacial – Sistemas Distribuídos no Espaço”.

A secção de “Notícias e Eventos da Metrologia” inclui pequenas notas sobre os próximos eventos e a publicação de documentos de interesse para a comunidade metrológica.

Consulte esta publicação ...


FCT Newsletter

FCT Newsletter

 

FCT Newsletter, julho 2014, nº10.

A FCT newsletter é uma publicação eletrónica, produzida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As edições anteriores estão acessíveis para consulta a partir do sítio web da FCT Newsletter

Consulte esta publicação.


CalLab Magazine - The International Journal of Metrology

CalLab Magazine vol 21 n.3 CalLab Magazine vol 21 n.3

Foi publicada no último trimestre a mais recente edição da revista CalLab Magazine The International Journal of Metrology.

Esta publicação trimestral trata assuntos relacionados com a metrologia e calibração, dando informação sobre inúmeros eventos relacionados com estas atividades. Está associada a um blog que disponibiliza um fórum para discussão de assuntos relacionados com estes tópicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma comunidade online de calibração.

Os números anteriores da revista podem ser consultados no sítio web da revista.

Leia todo o conteúdo, clicando aqui.


PTB news Scientific newsletter

PTB News 2 2014 PTB news 2 2014

Está já disponível a edição nº 2 de 2014 da PTB News Scientific newsletter.

Esta publicação do PTB é editada três vezes por ano e disponibiliza notícias e informações sobre as atividades do Physikalisch- Technische Bundesanstalt (PTB), nos domínios da investigação metrológica fundamental, da metrologia aplicada e legal, e das suas atividades em geral.Boletim OIML é uma publicação trimestral da Organização Internacional de Metrologia Legal.

Consulte esta publicação (pdf) ...


Arquivo de Ciência e Tecnologia

Logotipo do Arquivo de Ciência e TecnologiaFoi recentemente criada a plataforma digital do Arquivo de Ciência e Tecnologia, que disponibiliza conteúdos de história da ciência e tecnologia, bem como da organização da ciência em Portugal, facultando um acesso direto ao inventário do património documental disponível no Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT).

Todos os processos de iniciativas científicas apoiadas pelo Fundo de Apoio à Comunidade Científica, a partir de 1980, estão reunidos e disponíveis para consulta neste Arquivo.

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Portugal Sou Eu

Fotografia da ação ação de divulgação da iniciativa Portugal SOU EUCom a presença do Senhor Presidente da República, do Ministro da Economia e outras individualidades nacionais decorreu, no Palácio de Belém, no âmbito das comemorações do dia 5 de outubro, uma ação de divulgação da iniciativa Portugal SOU EU.

Nesta sessão, em que se realizou uma mostra de produtos nacionais que já têm o selo Portugal SOU EU e que já são para cima de 2000, foi ainda dado a conhecer os embaixadores da iniciativa, dando especial destaque à grande atleta nacional Rosa Mota.


Ler mais...


Gestão de Serviços e Governação de TI

Realizou-se no dia 26 de setembro no IPQ a Reunião Preparatória da nova Comissão Técnica "Gestão de Serviços e Governação de TI” coordenada pelo Organismo de Normalização Setorial para as Tecnologias de Informação e Comunicação (ONS-TIC, itSMF Portugal).

Ler mais...


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

prNP 4510:2014 – Atividades de enriquecimento curricular e de apoio à família
O presente documento tem por objetivo definir os requisitos de conformidade relativamente aos serviços de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico; atividades de animação e de apoio à família na educação pré-escolar; componente de apoio à família no 1.º ciclo do ensino básico, nos termos definidos no Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho.

São objeto de certificação no âmbito desta Norma os serviços prestados diretamente ao cliente por organizações públicas e privadas com ou sem fins lucrativos.

Este Projeto de Norma encontra-se em Inquérito Público até dia 15 de novembro. O conteúdo do projeto e o template de comentários encontram-se disponíveis no sítio web do IPQ.

Pode consultá-lo ou enviar comentários.

NP EN12385-8:2014 – Cabos de aço. Segurança. Parte 8: Cabos de cordões de tração e transportadores de tração para instalações destinadas ao transporte de pessoas
A presente Parte da Norma especifica os materiais específicos, fabricação e requisitos de ensaio para cabos de aço de cordões de tração e transportadores de tração para instalações por cabo concebidos para transporte de pessoas.

NP ISO 10454:2014 – Pneus para camiões e autocarros. Verificação das capacidades do pneu. Métodos de ensaio laboratoriais
Esta Norma especifica os métodos de ensaio para verificação das capacidades de pneus para camiões e autocarros. Dos métodos de ensaio apresentados, poderão ser requeridos apenas alguns dependendo do tipo de pneus a ser ensaiado.

Os ensaios são efetuados num laboratório em condições controladas.

Isso inclui um ensaio de penetração para verificar a capacidade da estrutura, relativamente à energia de rotura, na área do piso.

Um segundo ensaio, ensaio de resistência, verifica a resistência do pneu relativamente a serviço com a carga total e a velocidade moderada em longas distâncias.

Workshop Internacional da EUROLAB em Lisboa

Logotipo da EUROLAB

No dia 8 de outubro realizou-se no auditório do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Workshop Internacional da EUROLAB com o tema “The Role of Laboratories in the Global Economy”, organizado pela RELACRE, membro de pleno direito EUROLAB. Este evento teve uma relevância significativa, no contexto atual onde há inúmeros desafios emergentes e oportunidades para os laboratórios europeus.

A Workshop Internacional da EUROLAB foi organizado em 4 sessões, nomeadamente “European Challenges for the Laboratories”, coordenada por José Roseiro (RELACRE/LNEG ); “Accreditation and Quality Management”, coordenada por Odete Fernandes (LNEC), “Global Markets and Competitiviness”, coordenada por Eduarda Filipe (IPQ) e ”European Views on the Future of the Laboratory Activity”, mesa redonda coordenada por Álvaro Silva Ribeiro (RELACRE/EUROLAB Portugal).


Educational Organizations Management Systems

Realizou-se nos dias 2 e 3 de Setembro, nas instalações do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), Campus do Lumiar, a primeira reunião do ISO/PC288/WG1 “Educational Organizations Management Systems”. Este grupo de trabalho, liderado pela Dr.ª Sandra Feliciano, Presidente da CT 187 “Aprendizagem formal, não formal e informal”, é responsável por desenvolver a futura norma ISO 21001, de requisitos para sistemas de gestão (da qualidade) nas organizações educativas.

Ler mais...


III Encontro Metrologia na Saúde

Foto do III Encontro Metrologia na SaúdeO Instituto Português da Qualidade (IPQ) e a Comissão Setorial para a Saúde, CS/09 realizaram no dia 9 outubro de 2014, no Auditório do IPQ, o III Encontro Metrologia na Saúde.

Este evento, que teve como objetivo dinamizar a discussão e estimular a divulgação técnico-científica no domínio das medições em saúde, constituiu uma oportunidade para a partilha multidisciplinar de conhecimentos, demonstrada através da interdisciplinaridade das palestras proferidas.

Ler mais...


8th Workshop Low flows in Medical Technology

Logotipo do EMRP /  EURAMETDecorreu em Lubeck, na Alemanha a 24 de setembro a “ 8th Workshop Low flows in Medical Technology”, organizado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Lubeck e que se realiza anualmente. Este ano uma das sessões foi dedicada inteiramente ao projeto EMRP MeDD – “Metrology for drug delivery” e contou com uma apresentação do IPQ intitulada “Avaliação de sistemas doseadores de fármacos”. Estiveram presentes neste evento cerca de 60 participantes de várias nacionalidades pertencentes à área da medicina e biotecnologia. O programa poderá ser consultado no sítio web da universidade.


Iniciativas relativas à Qualidade no domínio da Saúde

Logotipo da DGSNuma iniciativa levada a cabo pela Direção-Geral da Saúde, e que contou na sua abertura com uma intervenção do Ministro da Saúde, Paulo Moita Macedo, realizou-se no passado dia 26 de setembro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, uma conferência intitulada “Reconhecimento da Qualidade no Serviço Nacional de Saúde”.

Logotipo da ERSA Acreditação e a Certificação em Saúde constituíram as temáticas que, sob a égide e organização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), reuniram no passado dia 3 do corrente mês de outubro, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM), no Porto, um painel de oradores repleto de nomes de referência nas áreas da Saúde e da Qualidade, numa sessão que contou, no seu encerramento, com a presença do Ministro da Saúde, Paulo Moita Macedo.

Ler mais...


IPQ reúne com IGQPI de Cabo Verde e IANORQ de Angola

Foto do encontro com IGQPISublinhando as excelentes relações de cooperação existentes entre o IPQ e as entidades responsáveis pela área da Qualidade em Cabo Verde e em Angola, tiveram lugar no passado mês de setembro duas reuniões de trabalho, respetivamente com o Presidente do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) de Cabo Verde, em 23 de setembro, e com o Diretor do Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ), em 25 do mesmo mês.

Ler mais...


Espaço Pelo Rim conta com o contributo da Metrologia

Recentemente, foi disponibilizada uma nova plataforma on-line para divulgação de assuntos relacionados com a patologia renal, e que conta com a participação de diversos profissionais que, de uma forma voluntária, colocam o seu conhecimento científico e a sua experiência à disposição de todos os que consultam este sítio web, em que a Metrologia também está presente. Tratando-se de um espaço dinâmico, encontra-se aberto a novos conteúdos de informação, sugerindo-se a consulta em URL: http://pelorim.pt/category/nefrologia/qualidade/.


Direito a Serviços de Qualidade

Foto do SeminárioNo passado dia 18 de setembro, no Hotel Fénix em Lisboa, decorreu o Seminário intitulado “Direito a Serviços de Qualidade”, organizado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Este Seminário, muito participado e que contou com a presença de especialistas a nível nacional e internacional, esteve organizado em sessões plenárias e workshops que decorriam em paralelo.

Ler mais...


Encontro "Interface Ensino Superior/Mercado de Trabalho: Estratégias e Exigências"

Logotipo da CS11A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11 – GT2) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) realizaram no dia 8 de outubro de 2014, no Instituto PIAGET, em Almada, um Encontro subordinado ao tema “Interface Ensino Superior/Mercado de Trabalho: Estratégias e Exigências”.

Ler mais...


Aniversário do protótipo internacional do kilograma

Protótipo internacional do kilogramaA definição da unidade de massa diz que o kilograma é igual à massa do protótipo internacional do kilograma. O protótipo internacional encontra-se guardado em Sévres no BIPM e é conhecido como IPK sendo um cilindro de 39 mm de altura e de diâmetro que é constituído por uma liga formada com 90 % de platina e 10 % de irídio.

O IPK foi aprovado como protótipo internacional em setembro de 1889, tendo feito por isso 125 anos em 2014!

A unidade de massa é a única que utiliza um artefacto na sua definição e presentemente estão a ser realizadas diversas experiências que permitam a redefinição do kilograma.
No entanto tal ainda não foi conseguido, mostrando que o IPK apesar de ter 125 anos continua a ser atualmente o mais adequado para a definição de kilograma.


Calçado Português – Designed by the future

Calçado portuguêsPortugal exporta, por ano, cerca de 75 milhões de pares de sapatos, no valor de 1.800 milhões de euros. O calçado português tem o segundo preço mais alto do mundo, logo depois da Itália, e exporta mais de 95% da produção para cerca de 150 países.

É por isso importante participar na elaboração das normas, a nível europeu e internacional. E nessa área Portugal tem um papel ativo, através da participação do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), como Organismo de Normalização Setorial (ONS) no domínio do Calçado, no âmbito de um Protocolo de Cooperação, estabelecido com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) em 2003.

Ler mais...


Palestra The Importance of probability distributions in the revised GUM

Palestra de Maurice Cox sobre The Importance of probability distributions in the revised GUMRealizou-se no DMET, no passado dia 10 de outubro de 2014, uma palestra proferida pelo Prof. Maurice G. Cox do NPL (National Physical Laboratory), intitulada The Importance of probability distributions in the revised GUM!

O Prof. Maurice G. Cox tem desenvolvido uma extensa atividade, de reconhecido mérito internacional, no domínio da matemática e da estatística aplicada à Metrologia, nomeadamente, na determinação de incertezas de medição. É atualmente Prof. de Matemática Computacional na Universidade de Kingston, em Londres, chairman do BIPM Director’s advisory group, e membro de diversos comités dos quais se destacam: JCGM/WG1 Joint Committee for Guides in Metrology, ISO/TC69 Application of Statistical Methods, ISO/TC 69/SC6 Measurement Methods and Results, ISO/TC 69/SC 6/WG7 Statistical Methods to Support Measurements Uncertainty Evaluation, BSI/SS/6 Precision of Test Methods e BSI/SS Measurement Uncertainty.

Nesta palestra, o Prof. enfatizou os principais aspetos relacionados com a nova edição do Guia para a determinação da incerteza de medição (GUM), salientando a nova metodologia e a respetiva abordagem a adotar.


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Seminário "Metrologia no Setor Alimentar"
30 de outubro - Auditório IPQ – Caparica

No sentido de envolver e sensibilizar a comunidade do setor alimentar para a importância da Metrologia nas suas vertentes legal, científica e aplicada, o IPQ realiza no dia 30 de outubro, nas suas instalações, um Seminário subordinado ao tema “Metrologia no Setor Alimentar”.

Este evento tem como objetivo, para além da divulgação da metrologia, dinamizar a discussão sobre a importância do tema e a sua aplicação. A interação das diversas entidades com intervenção neste domínio, nomeadamente, entidades regulamentares, supervisoras, fiscalizadoras e de investigação, bem como todos os profissionais do setor, favorece o envolvimento e a sensibilização da comunidade, possibilitando o debate e a reflexão comuns.

Nesse sentido serão apresentados, para além dos conceitos metrológicos, experiências, recursos e exemplos de aplicação prática neste âmbito, promovendo o diálogo entre os intervenientes.

Neste Evento, serão apresentados exemplos de boas práticas no controle da quantidade pré-embalada, nos setores vitivinícola, das conservas e do pescado. A importância do controlo legal dos registadores de temperatura, na conservação dos alimentos, no seu transporte e armazenamento .

Entre outros assuntos, será abordada a importância da realização de ensaios nos alimentos, como seja o da determinação do teor de pesticidas que apresenta valores limite regulamentados. A melhoria da competitividade, no contexto nacional e europeu, passa pelo conhecimento e aplicação corretas da metrologia legal , cientifica e aplicada.

A participação é gratuita e limitada à capacidade da sala, devendo a inscrição ser efetuada, pelo meio da ficha de inscrição junta no programa.


IV Jornadas da Qualidade
31 de outubro - Centro Hospitalar Cova da Beira

O Instituto Português da Qualidade, I.P., vai estar presente nas IV Jornadas da Qualidade, a realizar-se no dia 31 de outubro, no Centro Hospitalar Cova da Beira. Este evento tem como principal objetivo a partilha de conhecimento através da discussão de temas relevantes para comunidade profissional e cientifica, cujas atividades se desenvolvam no domino da saúde.

Consulte o cartaz e o programa do evento.


Encontro: Metrologia e Ensino
4 de novembro - Auditório IPQ – Caparica

Logotipo do EncontroNo próximo dia 4 de novembro realiza-se no IPQ o encontro subordinado ao tema “Metrologia e Ensino”.
Neste encontro pretendem-se criar e desenvolver sinergias entre o IPQ, enquanto Laboratório Nacional de Metrologia e os docentes e divulgadores de ciência para a dinamização e incremento do ensino e da aprendizagem da metrologia, visando tornar o IPQ num espaço de convivência metrológica e de apoio ao trabalho educativo.

A participação é gratuita. Consulte o programa e ficha de inscrição, e após preenchimento agradecemos o reenvio para eventos@ipq.pt, até ao dia 28 de outubro de 2014 inclusive.

Ler mais...


Seminário "Qualidade no Transporte Interurbano de passageiros"
20 de novembro - Auditório IPQ – Caparica

O ONS/APLOG (Associação Portuguesa de Logística) e a Comissão Técnica de Normalização, CT 148 – Transportes - Logística e Serviços, vai realizar mais um Seminário de divulgação das suas atividades, desta vez dedicado ao tema do transporte interurbano de passageiros.

Serão apresentadas as normas portuguesas mais recentemente elaboradas pela CT 148, nomeadamente a NP 4514:2014 “Transporte público de passageiros - Linha de autocarros interurbanos - Características e fornecimento do serviço” e uma que ainda está em fase de projeto.

O evento terá lugar no Auditório do IPQ no próximo dia 20 de novembro.

O programa, intervenientes e demais temas são objeto de divulgação próxima, nomeadamente através da publicação de uma edição da Newsletter da CT 148, dedicada a este tema.

Quaisquer esclarecimentos poderão ser solicitados por correio eletrónico.

Ler mais...


1.º Seminário: Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias
21 de novembro - Auditório IPQ – Caparica

Logotipo do JRP SIB60 SurveyingA 21 de novembro de 2014, nas instalações do IPQ, irá realizar-se o 1.º Seminário subordinado ao tema: “Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias”, no âmbito do programa europeu de investigação científica em metrologia (EMRP-European Metrology Research Programme).

O JRP-SIB60 convida todos os interessados em geodesia, ciência e aplicação topográficas a participar neste evento, para discutir os primeiros resultados e partilhar projetos e conclusões.

A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia, para eventos@ipq.pt, até 1 de novembro de 2014, limitada à capacidade da sala.

Ler mais...


Formação TrainMiC® em Lisboa
24 e 25 de novembro - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Logotipo do Trainmic.ptNos dias 24 e 25 de novembro, terá lugar, na FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa uma formação TrainMiC® – Training in Metrology in Chemistry, em Lisboa.

TrainMiC® é um programa europeu de formação com o objetivo da interpretação dos requisitos metrológicos dos ensaios químicos e bioquímicos, em diferentes sectores (alimentar, ambiental, clínico, etc).

Ler mais...


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2014
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ 13 a 23 de outubro
Sistemas de Gestão de Energia Covilhã 28 e 29 de outubro
Sistemas de Gestão de Energia Lisboa - IPQ 5 e 6 de novembro
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Porto 12 e 13 de novembro
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Lisboa - IPQ 25 e 26 de novembro

Para obter mais informações contacte-nos através do endereço formacao@ipq.pt.


Implementação de Sistemas de Gestão da IDI

Integrado no plano de formação calendarizado para o ano de 2014, está agendada a realização de duas edições do curso de "Implementação de Sistemas de Gestão da IDI", organizado pelo IPQ em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal).

A primeira edição irá realizar-se nas instalações da COTEC, no Porto, em 12 e 13 de novembro, e a segunda edição terá lugar em Lisboa, a 25 e 26 de novembro.

Descontos de 10% para correspondentes IPQ, sócios APQ e /ou COTEC. Pode consultar os programas das ações do Porto e de Lisboa.

Se pretender fazer uma inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt, com a ficha de inscrição preenchida.


Formação de Experimentadores Metrologistas 2014

Encontra-se a decorrer o Curso de Experimentadores Metrologistas em Caparica, nas instalações do IPQ, de 13 a 23 de outubro.

O curso destina-se preferencialmente a candidatos provenientes de Autarquias, Organismos de Verificação Metrológica e Direções Regionais da Economia e outras entidades que integram o Sistema de Metrologia Legal.

Esta formação tem como objetivo dar a conhecer a regulamentação metrológica e contribuir para a melhoria dos serviços de controlo metrológico prestados por estas entidades.
Caso queira garantir vaga para o próximo curso, inscreva-se.


Sistemas de Gestão de Energia

Nos dias 28 e 29 de outubro na Covilhã, e nos dias 5 e 6 de novembro, em Caparica (IPQ), numa organização conjunta do IPQ e do CEDINTEC, irá realizar-se uma ação de formação em “Sistemas de Gestão de Energia” que terá como suporte a Norma NP EN ISO 50001:2012. Esta norma, que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas e demais organizações, constitui um precioso apoio, com vista à melhoria da sua eficiência energética.

A sua implementação e posterior certificação, proporciona a uma organização desenvolver e implementar uma política e objectivos que tenham em consideração os requisitos legais e a informação relativa aos aspectos energéticos relevantes, permitindo a redução de custos e de emissões de gases com efeito de estufa, através de uma gestão sistemática da energia, com importantes implicações na estratégia, na competitividade e no desempenho ambiental das empresas.

Uma outra vantagem que merece destaque prende-se com o facto dos requisitos desta norma poderem ser alinhados ou integrados com outros sistemas de gestão, nomeadamente com os da qualidade, do ambiente, da segurança e saúde no trabalho ou da gestão do risco.

Esta formação terá uma duração de 14 horas e é dirigida a gestores de energia, gestores de empresas e técnicos superiores que pretendam potenciar as suas competências e conhecimentos nesta área tão relevante para a economia nacional. Será ministrada pelo Formador convidado, Eng. Orlando Paraíba, Diretor da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Consulte os programas das ações da Covilhã e de Lisboa.

Se pretender fazer uma inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt, com a ficha de inscrição preenchida.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Padrões nacionais de força

O IPQ possui os Padrões Nacionais de Força que são constituídos por 3 Máquinas de Força Padrão (FSM) de 5 kN, 100 kN e 1 000 kN (1 MN). As duas primeiras máquinas de força são do tipo de massas suspensas e a terceira máquina é uma amplificação por alavanca da máquina de força de 100 kN.
Em 1999, após a instalação no IPQ das máquinas de força de massas suspensas de 5 kN e 100 kN, foi efetuada uma comparação bilateral com o Laboratório Nacional de Metrologia (LNM) alemão o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB). Para realizar essa comparação o PTB utilizou um conjunto de transdutores de força padrão que abrangiam o intervalo de medição de 50 N a 100 kN. De modo a investigar as possíveis interações dos transdutores com a máquina, foram realizadas com esses transdutores medições no intervalo de 40 % ou 50 % até 100 % do seu valor nominal, garantindo-se a sobreposição no intervalo de medição de 50 N a 100 kN.

Da comparação entre as FSM dos LNM português e alemão concluiu-se que os desvios relativos entre as respetivas medições são inferiores à incerteza de medição relativa das FSM, confirmando-se assim a incerteza das FSM de 5 kN e 100 kN do IPQ. Estes resultados foram apresentados na 17ª Conferência Internacional do IMEKO em setembro de 2001, em Istanbul na Turquia.

Ler artigo (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Serviços de Atendimento da Administração Pública

Resolução do Conselho de Ministros n.º 55-A/2014. D.R. n.º 177, Suplemento, Série I de 15 de setembro
Aprova a Estratégia para a Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 11666/2014. D.R. n.º 180, Série II de 18 de setembro
Qualificação de reparador e instalador de tacógrafos n.º 101.25.14.6.020 de ASCENDUM II - Veículos Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 11957/2014 - Diário da República n.º 186/2014, Série II de 26 de setembro
Qualificação de instalador de dispositivos limitadores de velocidade n.º 101.99.14.6.013 de SCANIA Portugal, S. A.

Legislação Europeia

Produtos de construção

Comunicação 2014/C 359/01, de 10 de outubro
Comunicação da Comissão no âmbito da aplicação do Regulamento (UE) n.o 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 2011, que estabelece condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção e que revoga a Diretiva 89/106/CEE do Conselho (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União). 

Segurança geral de produtos

Comunicação 2014/C 359/02, de 10 de outubro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2001/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 3 de dezembro de 2001, relativa à segurança geral dos produtos (Publicação dos títulos e referências das normas europeias ao abrigo da diretiva).


 
     
  Sabia que...
 
 
 

Mesa de ténis de mesa, com rqeuetes e bola As mesas de ténis de mesa, incluindo as redes e os seus suportes devem cumprir requisitos funcionais e de segurança definidos em normas europeias.

O ténis de mesa é uma das modalidades mais praticadas em todo o mundo, estimando-se que o número de praticantes seja de cerca de 300 milhões de pessoas, desde crianças a pessoas já de idade avançada. Tratando-se de uma modalidade olímpica, pode ser praticada a alto nível, ou apenas como atividade de lazer. Jogar "ping pong" é hoje considerada uma excelente terapêutica para diversas doenças, como, por exemplo, problemas de articulação motora ou Alzheimer.

Assim, é muito importante que esta atividade seja praticada de forma segura e que os materiais e equipamentos envolvidos cumpram requisitos de funcionalidade e segurança. Além das bolas e raquetes, os equipamentos mais relevantes são as mesas.

Existem normas europeias que definem os requisitos funcionais e de segurança que as mesas e os seus acessórios (redes e suportes) devem cumprir, quer se trate de mesas usadas em competição (desde os torneios organizados por pequenos clubes aos Jogos Olímpicos ou Campeonatos Internacionais) ou mesmo quando são usadas apenas para fins recreativos ou de lazer.

As normas são as seguintes:

  • EN 14468-1:2004 “Ténis de mesa – Parte 1: Mesas para ténis de mesa, requisitos funcionais e de segurança, métodos de ensaio”;
  • EN 14468-2:2005 “Ténis de mesa - Parte 2 – Suportes para rede e acessórios - Requisitos e métodos de ensaio”;

Estas normas estão, presentemente, em revisão. Podem ser consultadas e/ou adquiridas através do Instituto Português da Qualidade.

Seleccção de Portugal, campeã da Europa de ténis de mesaAs federações nacionais e internacionais só permitem que as competições sob a sua alçada utilizem equipamentos devidamente aprovados e que cumpram os requisitos aplicáveis. Tal aconteceu, por exemplo, com o Campeonato Europeu que decorreu no final de setembro passado em Lisboa e que a seleccção nacional masculina brilhantemente conquistou, derrotando, na final, a forte equipa alemã, hexacampeã europeia e vice-campeã mundial.

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
outubro
16 e 17|1º Congresso Nacional da GROQUIFAR “A Distribuição Química e Farmacêutica - Presente e Futuro”
Hotel Tivoli Oriente, Lisboa, Portugal
 
28 |PROCOS Group - “Impacto do Facility Management nos custos com Património”
Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa, Portugal
 
28 e 29|Formação em Gestão de Energia
Covilhã, Portugal
 
20 e 21|EFQM celebra 25 anos
Bruxelas, Bélgica
 
30|Seminário "Metrologia no Setor Alimentar"
Auditório IPQ, Caparica,, Portugal
 
31|IV Jornadas da Qualidade
Cova da Beira, Portugal
 
novembro
4|Encontro: Metrologia e Ensino
Lisboa (IPQ), Portugal
 
5 e 6|Formação em Gestão de Energia
Lisboa (IPQ), Portugal
 
20|Seminário sobre Qualidade no Transporte Interurbano de passageiros
Lisboa (IPQ), Portugal
 
21|1.º Seminário: Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias
Lisboa (IPQ), Portugal
 
24 e 25|Formação TrainMiC®
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa,, Portugal
 
27|Seminário “Qualidade e Segurança nos Cuidados de Enfermagem”
Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Parque das Nações, Lisboa, Portugal
 
dezembro
18|Encontro "200 anos do Sistema Métrico em Portugal"
Lisboa (IPQ), Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

outubro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Comités do CEN sem acompanhamento

 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM OUTUBRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
Terceira reunião do Projeto EMRP MeDD- Metrology for drug delivery  

Decorreu em Lübeck, de 22 a 23 de setembro a terceira reunião do projeto EMRP MeDD- Metrology for Drug Delivery (Metrologia para administração de fármacos). Estiveram presentes todos os parceiros deste projeto: IPQ, CETIAT, CMI (Czech Metrology Institute), DTI (Danish Technological Institute), METAS (Federal Institute of Metrology METAS) e VSL (Dutch Metrology Institute) e ainda dois colaboradores: UMC – Hospital Académico (na Holanda) e Universidade de Ciência Aplicada de Lübeck (na Alemanha). Esta reunião teve como principais objetivos, a apresentação dos resultados das comparações interlaboratoriais no âmbito da calibração de caudalímetros e geradores de fluxo realizada entre os vários parceiros do projeto, apresentar a conclusão do desenvolvimento dos padrões primários de microcaudal de cada laboratório e planear os trabalhos para o próximo ano).

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Norma Portuguesa
Sistemas de gestão das respostas sociais para pessoas idosas. Requisitos.

Promoção da norma NP 4530:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Informação e documentação. Requisitos para armazenamento de materiais de arquivo e biblioteca
.

Promoção da norma NP ISO 11799:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição