Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui


Edição 81, outubro, 2012EspaçoQ
EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
  Tema do Mês
 
 

Dia Mundial da Normalização

Poster do Dia Mundial da Normalização

O dia 14 de outubro foi escolhido pelas três Organizações Internacionais de Normalização – ISO (Organização Internacional de Normalização), IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) e ITU (União Internacional de Telecomunicações), para prestar homenagem aos milhares de homens e mulheres que, por todo o mundo, são detentores de conhecimento específico nos seus domínios de atividade profissional e que, de forma gratuita, dão muito do seu tempo na construção de documentos – as Normas, que sintetizam as melhores metodologias e práticas nas respetivas áreas do conhecimento, constituindo-se deste

modo como documentos de referência privilegiados para serem utilizados por todos os profissionais de qualquer país do mundo, seja na indústria, no comércio ou nos serviços.

Para 2012, o lema escolhido pelos Presidentes daquelas organizações é: "Menos desperdícios, melhores resultados - As Normas Aumentam a Eficiência".

A nível nacional e com a mesma temática, o IPQ associou-se a esta comemoração com a realização, no seu auditório, no dia 15 de outubro, da conferência "Menos desperdícios, melhores resultados - As Normas Aumentam a Eficiência" onde se procurou o relato de experiências nas áreas mais diversas da atividade económica do país, como o demonstra o respetivo programa em www.ipq.pt.

O rigor e transparência das metodologias e práticas por que se rege a Normalização, seja a nível nacional ou internacional, constitui a essência da sua utilização generalizada e de uma forma transversal em todos os setores da atividade económica.

A complexidade do mundo atual torna cada vez mais imperativa a utilização das normas enquanto ferramenta ideal para que países, organizações e pessoas tenham referenciais comuns que lhes permitam viver em harmonia.


   
  Publicações
   
  ISO Focus+
   
ISO Focus+ setembro 2012

ISO Focus+ setembro de 2012

Este número é dedicado ao contributo das normas internacionais para uma melhor eficiência, como conseguir melhores resultados com menos desperdício. As normas internacionais divulgam as melhores práticas, evitando o desperdício de tempo e materiais na procura de uma boa solução.

São temas em destaque o papel das universidades e outras instituições para o ensino da normalização, o contributo da ISO 50001 para se evitar uma crise energética, ISO 9001:2015 a preparação dos próximos 25 anos das normas sobre gestão da qualidade.

Consulte esta publicação no sítio web da ISO...


Use normas marque a diferença
   
Use normas - marque a diferença

Sendo inquestionável o valor considerável que as Normas acrescem à economia, aos negócios, às pessoas e à sociedade em geral, é então legítimo perguntarmo-nos, se estes benefícios resistirão a tão grave crise económica como a que vivemos atualmente. A nossa resposta é SIM!

Veja como, lendo o Guia PME – “Use Normas. Marque a Diferença”.

Consulte esta publicação...(pdf)

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Dia Mundial da Qualidade "Quality: Delivering competitive advantage"
8 de novembro

Logo do Dia Mundial da Qualidade 2012

O Dia Mundial da Qualidade celebra-se anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro, este ano no dia 8, sob o tema “Quality: Delivering competitive advantage”.

A nível Europeu decorrerá de 5 a 9 de novembro a Semana Europeia da Qualidade, organizada pela European Organization for Quality (EOQ). Esta semana é marcada anualmente pela realização de campanhas de sensibilização, promoção e demonstração das vantagens e importância da qualidade para a competitividade.

O IPQ vai lançar o PEX-SPQ 2013 num Seminário para assinalar o Dia Mundial da Qualidade.

Consulte o sítio web CQI...


Regulamento Europeu de Normalização

Acabou de ser aprovado o Regulamento que visa melhorar o sistema de normalização europeu. As normas harmonizadas são uma ferramenta fundamental para promover a conformidade técnica dos produtos. Estas normas são elaboradas pelos organismos europeus de normalização, de forma voluntária, e utilizadas pelos fabricantes em toda a Europa, a fim de cumprirem os requisitos essenciais dos produtos previstos na legislação da UE. A Comissão Europeia dá regularmente mandatos aos organismos europeus de normalização para o desenvolvimento de novas normas.

O presente regulamento vem simplificar o anterior quadro jurídico promovendo, prioritariamente, a redução do tempo médio do processo de normalização e a representação e participação das pequenas e médias empresas, dos consumidores e das organizações sociais, no processo de normalização. Há ainda uma chamada de atenção para a normalização ter em conta os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos produtos e serviços, bem como objetivos de recursos/eficiência.

A normalização pode fornecer uma contribuição essencial para a inovação e desenvolvimento da competitividade, facilitando o acesso aos mercados ou permitindo a interoperabilidade entre produtos e serviços novos ou já existentes. Potencia efeitos positivos económicos, estimulando o desenvolvimento de novos e melhores produtos ou mercados e melhores condições de fornecimento, beneficiando a economia em geral e os consumidores em particular.


Respostas Sociais vão ter Comissão Técnica de Normalização

O envelhecimento da população e as mutações na caracterização da estrutura familiar das sociedades modernas veio aumentar as necessidades de respostas sociais dirigidas a crianças, pessoas com deficiência e a pessoas idosas, bem como o nível de exigência dos cidadãos face aos serviços prestados pelas mesmas.

Esta tendência incrementa substancialmente a pressão sobre os técnicos e gestores de instituições sociais, relativamente à garantia da qualidade e sustentabilidade das mesmas e, consequentemente, gera necessidades de desenvolvimento de novas competências de gestão neste tipo de profissionais.

Pondo em prática os princípios da Normalização, nomeadamente o da representatividade, paridade, transparência e consenso o IPQ decidiu criar uma Comissão Técnica Portuguesa de Normalização com o intuito de promover o diálogo entre as partes interessadas nesta matéria, onde possam ser trocadas experiências e se possam promover, desenvolver e divulgar boas práticas de gestão no setor, com o objetivo final de realizar Normas Portuguesas para os vários setores. A primeira reunião desta CT é já no dia 19 de outubro.


IPQ foi eleito para o ISO Council

Realizou-se em San Diego, EUA, de 19 a 21 de setembro a 35ª Assembleia Geral (AG) da ISO, com a presença de 127 membros, tendo sido o IPQ representado pelo seu Presidente, Eng.º Marques dos Santos. Nesta AG o IPQ foi eleito para integrar o ISO Council para o período 2013-2014, representando um importante reconhecimento do IPQ por parte da comunidade internacional de normalização. Recorde-se que Portugal já foi membro do Conselho da ISO nos anos de 1954 a 1956, 1985 a 1987, 1996 a 1997.


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância duas áreas:

NP 4511:2012 Entidades prestadoras de serviços externos em higiene e segurança alimentar.
Regras específicas de funcionamento

Elaborada pela CTA 24 (Comissão Técnica ad-hoc) – Serviços externos em higiene e segurança alimentar”, não sendo uma norma de certificação, proporciona orientações para as organizações que prestam serviços externos em higiene e segurança alimentar, de forma a assegurar, por um lado o cumprimento das condições da sua atividade e funcionamento e por outro a capacidade para a prestação do serviço.

NP EN 13747+A2:2012 Produtos pré-fabricados em betão. Pré-lajes para pavimentos
Elaborada pela Associação Nacional dos Industriais de Prefabricação em Betão, que é Organismo de Normalização Setorial, qualificado pelo IPQ no domínio dos produtos prefabricados em betão, especifica os requisitos e os critérios de desempenho básicos para a avaliação de conformidade de pré-lajes de pavimento feitas de betão normal armado ou pré-esforçado, a ser utilizadas em conjunto com uma betonagem in situ (lâmina de compressão) para a construção de soluções de pré-lajes de pavimento. O Anexo B apresenta ainda diferentes tipos de lajes compostas fabricadas com pré-lajes de pavimentos.


Calibração de seringas tem Norma Portuguesa

O Instituto Português da Qualidade publicou no fim de Setembro de 2012 a Norma NP 4506 "Calibração de seringas", elaborada pela CT87 SC17 - Tecnologias para a Saúde/Instrumentos de Laboratório, na qual o Laboratório de Volume do Laboratório Central de Metrologia do IPQ participa ativamente.

A decisão de elaborar este documento teve como pressuposto a inexistência de documentos normativos nacionais e internacionais que indiquem as técnicas e procedimentos específicos para a calibração de seringas.

Esta norma descreve o método utilizado na calibração de seringas (com capacidade entre 1µL e 100 mL), com aplicações médicas ou utilizadas em laboratório, baseando-se na determinação gravimétrica da quantidade de água escoada e na conversão deste valor para volume, à temperatura de referência de 20 ºC, utilizando equações adequadas e valores tabelados.


TIC já têm Organismo de Normalização Setorial

Fotografia após a assinatura formal do Protocolo

Desde 2009, altura em que o Instituto de Informática do Ministério das Finanças deixou de ser, por alteração de competências, Organismo de Normalização Setorial na área das TIC, que o IPQ esperava por uma candidatura formal a ONS, que desse novo impulso à normalização nacional e ao acompanhamento da normalização europeia e internacional neste setor.

A candidatura chegou e no passado dia 10 de outubro realizou-se a assinatura formal do protocolo de cooperação no domínio da normalização no quadro do Sistema Português da Qualidade entre o IPQ e o It Service Management Forum Portugal – Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação, que pretende assumir responsabilidade nos seguintes domínios: gestão de serviços de tecnologias de informação; segurança em sistemas de informação; governação das tecnologias de informação; engenharia de software e de sistemas de informação; computação gráfica; meios eletrónicos de pagamentos; codificação de imagem, áudio e informação multimédia; EDI, transferência eletrónica de dados estruturados e e-business; acessibilidade em tecnologia de informação e comunicação; linguagens de programação – Prolog; linguagem de descrição de documentos e terminologia informática.

Para mais informações e eventual participação nas respetivas Comissões Técnicas de Normalização neste âmbito, poderá contactar: mario.lavado@itsmf.pt.


Normalização atenta à contrafação

O comércio de produtos falsificados ou de contrafação ascende a cerca de 500 bilhões de euros todos os anos e a tendência é a de crescer todos os anos.
Os produtos falsificados ou de contrafação não oferecem ao consumidor o mesmo nível de segurança e de qualidade como os produtos genuínos. Para além disso provocam, por um lado, graves impactos a nível da redução dos lucros e danos ao valor inerente à marca de origem, e por outro lado desemprego e inerentes perdas fiscais para os governos.

A solução passa pela autenticação dos produtos.

A normalização demonstra que mais uma vez está atenta às exigências do mercado e da sociedade. A Organização Internacional de Normalização (ISO) acaba de editar a Norma ISO 12931 – “Performance criteria for authentication solutions used to combat conterfeiting of material goods” que demonstra como, de forma credível, se pode identificar os produtos originais durante todo o seu ciclo de vida. Este processo pode ser utilizado por todos os tipos de empresas independentemente da sua dimensão e para todos os produtos e embalagens.

Encomende esta norma através do e_mail vendas@ipq.pt...


Comparação Internacional – Misturas de CO2 em azoto

O IPQ participou na comparação internacional EURO.QM-S5 / 1166 - Carbon Dioxide Mixtures in Nitrogen, como laboratório coordenador, desde julho de 2011 a setembro de 2012. Os laboratórios participantes foram onze, designadamente: IPQ (Portugal); A*Star (Singapura); GUM (Polónia); INMETRO (Brasil); CMS (Taiwan); METAS (Suíça); MKEH (Hungria); NIMT (Tailândia); NPLI (India); UME (Turquia); VSL (Holanda).

Esta comparação foi desenhada para testar as capacidades dos participantes para analisar misturas gasosas de dióxido de carbono (CO2) em azoto com o valor nominal 3,0 × 10-2 mol/mol (3,0 %). Ao mesmo tempo serve para testar a capacidades do IPQ para a produção deste tipo de misturas. Esta comparação irá servir também para suportar as CMC (Calibration Measurement Capabilities) dos laboratórios participantes para o parâmetro CO2 na gama das percentagens.

Ler mais...


Ensaio de Comparação Interlaboratorial – Emissões Gasosas

Na área das emissões gasosas com o tema “Determinação da Fração Molar de Misturas Gasosas de CO e NO em Azoto” teve início em fevereiro deste ano um Ensaio de Comparação Interlaboratorial (ECI). O Laboratório de Gases de Referência do IPQ, como laboratório de referência, foi responsável pela produção dos padrões de misturas gasosas utilizados pelos laboratórios participantes e pela análise estatística. A Relacre é também entidade promotora e está envolvida na gestão administrativa e financeira.

Este ECI contou com a participação de 19 laboratórios, todos eles acreditados na área das emissões gasosas. Os ensaios foram realizados, individualmente por cada laboratório, entre o dia 13 de fevereiro e o dia 30 de abril de 2012.

Ler mais...


Qualidade no Turismo

Fotografia da Mesa durante a sessão Qualidade no Turismo

No âmbito da normalização nacional, o Turismo de Portugal, IP, foi qualificado pelo IPQ como Organismo Gestor de Comissão Técnica (OGCT), para a área do Turismo e está a organizar um ciclo de sessões sobre Qualidade no Turismo.

A primeira sessão já aconteceu no passado dia 26 de setembro em Évora, a próxima realizar-se-á no dia 24 de outubro em Viana do Castelo e a terceira e última no dia 21 de novembro em Viseu. Estas sessões que têm contado igualmente com a participação do IPQ têm por objetivo fundamental a divulgação das duas Normas Portuguesas importantes para o setor:
NP 4494:2010 – “Turismo de habitação e turismo no espaço rural. Requisitos da prestação do serviço e características”
NP 4507:2011 – “Turismo de Natureza. Empreendimentos de Turismo de Natureza”

No turismo as normas são uma ferramenta importante para a competitividade e diferenciação da oferta, estimulando a modernização de métodos de atuação, contribuindo para o aumento da satisfação dos clientes.


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Produtos de Construção – Novo Regulamento (EU) nº 305/2011 – O que muda?
6 de novembro

A Bureau Veritas vai realizar no próximo dia 6 de novembro um Encontro subordinado ao tema “Produtos de Construção – Novo Regulamento (EU) nº 305/2011 – O que muda?" com o apoio do Instituto Português da Qualidade (IPQ).

Este evento irá ter lugar no Auditório do IPQ e tem como objetivo abordar as principais disposições do novo Regulamento em relação à Diretiva 89/106/CEE dos Produtos de Construção. Serão referidos aspetos tais como a adaptação ao novo quadro legislativo com a introdução de novos conceitos e o procedimento de marcação CE, com a introdução da Declaração de Desempenho e procedimentos simplificados.

O regulamento entrou em vigor no dia 24 de abril de 2011, exceto alguns artigos, que começaram a vigorar a partir de 1 de julho de 2013.

Com este Encontro pretende-se criar um espaço de debate e troca de informação.


Prémio de Excelência - Sistema Português da Qualidade 2013
8 de novembro

Logo do PEX-SPQ

Vai ter lugar no próximo dia 8 de novembro, a partir das 14:00, no Auditório do IPQ, o evento de lançamento do Prémio de Excelência - Sistema Português da Qualidade 2013, dia em que se assinala também o Dia Mundial da Qualidade.

O PEX-SPQ é uma distinção anual, que promove o reconhecimento público das organizações instaladas em Portugal, que se destacam pelos resultados obtidos através da aplicação dos métodos de Gestão pela Qualidade Total na Excelência Organizacional.

Tendo por base o Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management), o PEX-SPQ segue as metodologias do Prémio Europeu da Qualidade (EFQM Excellence Award – EEA) e é atribuído nas seguintes categorias: Grandes Empresas, Pequenas e Médias Empresas e Setor Público, Cooperativas, Associações e outras Entidades sem fins lucrativos. Em cada uma das categorias do PEX-SPQ, podem ser atribuídos Troféu Ouro, à organização mais pontuada e Troféus Prata, às duas organizações seguintes.

Consulte o programa e inscreva-se...


Metrologia Científica na I&D
4 de dezembro

O IPQ, cujas atividades se desenvolvem a nível da metrologia científica, aplicada e legal, tem por objetivo a realização e a manutenção dos padrões nacionais das unidades de medida, assegurando a sua rastreabilidade metrológica ao Sistema Internacional de unidades (SI). A sensibilização das entidades nacionais competentes para os aspetos metrológicos nas suas atividades, a promoção, dinamização e a realização de ações de divulgação da Metrologia em Portugal é um dos seus principais objetivos. Neste contexto, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) organiza, no dia 4 de dezembro de 2012, no seu auditório, um Seminário sob o tema METROLOGIA CIENTÍFICA NA I&D.

A necessidade de conhecer com rigor o resultado de uma medição é uma condição fundamental na investigação para a credibilidade das decisões tomadas relativas a um sistema em estudo. Para garantir a qualidade dos resultados das medições é necessária a utilização de padrões, métodos de referência, materiais de referência certificados e calibrações devidamente rastreados. Todas as medições físicas, químicas, biológicas, que se fazem no âmbito da investigação e desenvolvimento são essenciais, devendo os resultados dessas medições ser exatos e comparáveis.

Neste sentido, o IPQ - Laboratório Nacional de Metrologia, pretende envolver e sensibilizar a comunidade científica e tecnológica para os aspetos metrológicos inerentes à atividade de I&D, perspetivando o intercâmbio de recursos relevantes para a permanente evolução da metrologia científica primária.

O objetivo deste evento é dinamizar a discussão sobre a importância da Metrologia em todos os temas relevantes das comunidades científicas e profissionais no âmbito da Investigação e Desenvolvimento.


Metrologia na Saúde
11 de dezembro

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) organiza, no dia 11 de dezembro de 2012, no seu auditório, um Colóquio sob o tema "A METROLOGIA NA SAÚDE".

O objetivo deste evento é dinamizar a discussão sobre a importância da Metrologia em todos os temas relevantes das comunidades científicas e profissionais da área da Saúde. Este segundo colóquio pretende abordar a importância da metrologia na vertente da Qualidade na Saúde, realçando o desempenho da rastreabilidade metrológica dos instrumentos médicos com função de medição, como pilar de sustentabilidade.

Assim, os principais destinatários do evento são todos os profissionais do setor da saúde, com destaque para os dirigentes e quadros técnicos do setor, docentes, investigadores e estudantes.


Encontro “Ordenações Manuelinas: 500 anos depois”
17 de dezembro

Celebra-se este ano, mais precisamente no dia 17 de Dezembro, o 5º centenário da 1ª edição do Livro I das Ordenações Manuelinas. Este documento reveste-se de grande importância para a história da Metrologia no nosso país, visto que nele se inclui a regulamentação visando a uniformização dos pesos e medidas, no que constituiu a maior reforma da Metrologia em Portugal anterior à adoção do Sistema Métrico.

Para celebrar esta data histórica, o IPQ vai organizar um Encontro no dia 17 de Dezembro de 2012, que terá como oradores os Professor Doutor Freitas do Amaral e João Alves Dias, o Engº António Cruz e o Dr. António Neves, responsável pelo Museu de Metrologia do IPQ. Serão tratados temas relacionados com as reformas de D. Manuel no sentido da criação do estado moderno, nomeadamente a reforma metrológica nas Ordenações Manuelinas, os pesos e medidas em Portugal e os 3 sistemas das Ordenações Manuelinas. Prevê-se que este Encontro possa coincidir com a inauguração da Exposição Ordenações Manuelinas: 500 anos depois, que esteve patente na Biblioteca Nacional entre março e junho deste ano.

Este evento destina-se a todos os agentes da metrologia, assim como docentes, investigadores e estudantes, e ao público em geral.


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Aplicação da Norma ISO 21500
Quadros Dirigentes
17 de outubro

Gestores de Projetos
22 a 24 de outubro

O Curso de Aplicação da Norma ISO 21500 para Quadros Dirigentes ou para Gestores de Projetos destina-se a apresentar uma síntese dos conceitos fundamentais sobre os Métodos, Té cnicas e Procedimentos de Gestão de Projectos, à luz do definido na Norma ISO 21500 – Guidance on Project Management. Não é abrangida pelo âmbito deste Curso a prática de técnicas, métodos ou ferramentas de Gestão de Projetos.

O Módulo foi estruturado com base em três temas:

Um tema introdutório sobre as normas de gestão de projectos internacionais e sobre algumas normas nacionais de referência, referindo-se também a génese da Norma ISO 21500 e a sua estrutura. Nesta introdução é ainda exposta a actividade do ISO TC 258 e da CT 175;
Um tema dedicado aos conceitos fundamentais de Gestão de Projectos, abrangendo também uma referência à gestão de programas e de portefólios, à temática do governo da gestão de projectos e às competências em gestão de projectos;
Um tema focado nos processos da Norma ISO 21500, em que são apresentados os grupos de processos de Início, Planeamento, Controlo e Encerramento dos projetos.

O Método de Apresentação será baseado na dissertação sobre os tópicos acima indicados, procurando-se estimular o Grupo para a discussão dos vários temas, tendo em vista as realidades específicas das Organizações a que pertencem.

Consulte o programa do curso para Quadros Dirigentes...(pdf...144 KB)

Consulte o programa do curso para Gestores de Projetos...(pdf...155 KB)


Gestão de Energia
23 e 24 de outubro

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Face ao sucesso da 1ª edição do curso de Sistemas de Gestão de Energia, organizado em abril deste ano, o IPQ e o CEDINTEC irão realizar mais duas edições deste curso.

A segunda edição, a realizar nas instalações do IPQ, na Caparica, está prevista para os dias 23 e 24 de outubro. A terceira edição terá lugar nas instala ções da AIMMAP, no Porto, em data a confirmar.

O formador convidado para ministrar as 14 horas de curso, dirigido a gestores de energia, gestores de empresas e técnicos superiores que pretendam potenciar as suas competências e conhecimentos nesta área, será novamente o Eng. Orlando Paraíba, Diretor da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Através dos métodos pedagógicos expositivo e ativo, pretende-se que, no final da ação, os formandos fiquem aptos a identificar os princípios de um sistema de gestão de energia, os requisitos da NP EN ISO 50001:2012 e adquiram as competências necessárias para implementar os princípios daquela norma em contexto real

Consulte o programa e inscreva-se...


IDI Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Logo do IPQ, da APQ e da COTEC

Brevemente serão divulgadas as datas para a realização das ações de formação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), organizadas conjuntamente pelo IPQ, APQ e COTEC.

Realizaremos 2 edições do curso de Implementação de Sistemas de Gestão da IDI, dias 7 e 8 de novembro no Porto e 12 e 13 de novembro em Lisboa.

O curso de Auditorias a Sistemas de Gestão da IDI decorrerá de 13 a 21 de novembro em Lisboa e de 20 a 28 de novembro no Porto.

Os programas dos cursos serão divulgados oportunamente nos sítios web do IPQ, APQ e COTEC. Poderá obter mais informações através do e-mail formacao@ipq.pt.

Consulte o programa no sítio web deste Instituto...


Experimentadores Metrologistas
19 a 30 de novembro

Logotipo do IPQ

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Experimentadores Metrologistas que decorrerá na Caparica, nas instalações do IPQ, de 19 a 30 de novembro.

O curso destina-se preferencialmente a candidatos provenientes de autarquias, Organismos de Verificação Metrológica e das Direções Regionais da Economia, entidades que integram o Sistema de Metrologia Legal, e tem como objetivo dar a conhecer a regulamentação metrológica, contribuindo para a melhoria dos serviços de controlo metrológico prestados por estas entidades.

Participe e garanta o seu lugar. As vagas são limitadas à capacidade da sala.

Consulte o programa e inscreva-se...


Gestão de Risco
4 de dezembro no Porto
6 de dezembro em Lisboa

Logo do IPQ e do CEDINTEC

O conteúdo programático do curso de Gestão de Risco foi reformulado de forma a melhor responder às necessidades dos formandos. A carga horária foi reduzida para 7h (1 dia) e procurou-se dar um maior enfoque à norma ISO 31000:2009 mantendo-se, contudo, a abordagem a exemplos práticos concretos.

No final desta ação de formação pretende-se que os formandos desenvolvam as competências necessárias que permitam o desenho, implementação e manutenção de um programa de gestão de riscos numa organização.

O formador será o Dr. Sérgio Resende, licenciado em Contabilidade e Administração, mestrando em Auditoria e atualmente responsável pela criação e desenvolvimento do projeto RMP - Risk Management Projects – no âmbito do Enterprise Risk Management.

O Dr. Sérgio Resende tem ainda desenvolvido atividades no âmbito da utilização da norma ISO 31000, bem como ao nível da investigação, análise estratégica e de planeamento de negócio/atividades.

Consulte o programa e inscreva-se...

 
     
 
  Ir para o topo  
  artigos
     
 

Qualidade dos alimentos

Publicamos as comunicações de Técnicos da Unidade de Metrologia Científica e Aplicada do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e da Unidade de Metrologia Legal (UML-LCM) do IPQ, decorrentes da participação no 11º Encontro de Química dos Alimentos (11EQA).

Consulte as comunicações...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Estágios Profissionais na Administração Pública

Portaria 309/2012, de 10 de outubro
Primeira alteração à Portaria n.º 92/2011, de 28 de fevereiro, que regula o Programa de Estágios Profissionais.

Decreto-Lei 214/2012, de 28 de setembro
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 18/2010, de 19 de março, que estabelece o regime jurídico do Programa de Estágios Profissionais na Administra ção Pública.

Legislação Europeia

Rotulagem energética

Regulamento Delegado (UE) 932/2012, JOUE L 278 de 12 de outubro
Regulamento que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para os secadores de roupa para uso doméstico.

Regulamento Delegado (UE) 874/2012, JOUE L 258 de 26 de setembro
Regulamento que complementa a Diretiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita à rotulagem energética das lâmpadas elétricas e luminárias.

 

 
     
  Sabia que...
 
 
 

a Normalização vai contribuir para o desenvolvimento das cidades inteligentes?

Uma definição possível de cidade inteligente é a daqueles territórios caracterizados pela alta capacidade de aprendizagem, inovação e criatividade da sua população, das suas instituições de geração de conhecimento e da sua infra estrutura digital para comunicação e gestão do conhecimento.

O CEN (Comité Europeu de Normalização) e o CENELEC (Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica) vão apoiar a coordenação, a nível europeu, das atividades de criação das cidades inteligentes. As primeiras reuniões são já no dia 6 e 7 de dezembro, em Bruxelas e abertas à participação externa, devendo os interessados proceder à sua inscrição até dia 16 de novembro através do e-mail: inno@cencenelec.eu

 
  Ir para o topo  
     



tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
outubro
15 a 19 |Comemorações dos 20 anos do Mercado Único Europeu: "5 dias, 5 temas, 5 públicos",
Lisboa, Portugal
 
16 |Seminário "Inovação - o caminho a seguir em tempos de crise", IPQ
Caparica, Portugal
 
18 | Seminário "Mercado Único - Proteger a saúde e reforçar a segurança dos Consumidores", INCM
Lisboa, Portugal
 
23 | Conferência “Segurança nos Espaços de Jogo e Recreio: o que mudou em Portugal?”, APSI
Porto, Portugal
 
23 | Conferência LINQ 2012 “Innovation and Quality: How do they fit together", Q-Cert-VET
Bruxelas, Bélgica
 
24 | Sessão "Qualidade no Turismo", Turismo de Portugal/IPQ
Viana do Castelo, Portugal
 
24 a 26 | ETRIA World Conference TRIZ Future 2012, FCT-UNL
Caparica, Portugal
 
26 | Seminário "Importância de um Sistema de Qualidade", TAIPA
Odemira, Portugal
 
31 |II Fórum da Normalização da Segurança em Portugal, APSEI/IPQ
Caparica, Portugal
 
novembro
2 a 4 |Congresso Nacional dos Farmacêuticos'2012 "Mais Intervenção na Sociedade, Melhor Saúde" Ordem dos Farmacêuticos
Lisboa, Portugal
 
6 |Encontro "Produtos de construção - Novo Regulamento, o que muda?" , BV/IPQ
Caparica, Portugal
 
8 |Encontro "Prémio de Excelência - Sistema Português da Qualidade" , IPQ
Caparica, Portugal
 
8 |5ª Encontro Naciona SPMET "Medir para a Segurança"
Coimbra, Portugal
 
15 e 16 |Workshop on Challenges in Metrology for Dynamic Measurement, BIPM
Paris, França
 
21 | Sessão "Qualidade no Turismo", Turismo de Portugal/IPQ
Viseu, Portugal
 
21 | Lançamento da publicação "Prevenção e Controlo de Legionella nos sistemas de água", INSA
Lisboa, Portugal
 
27 | Seminário "Refrigeração e Climatização: Requisitos e Oportunidades no Contexto Atual", APIRAC/IPQ
Caparica, Portugal
 
29 e 30 |2nd European Gender Summit, Parlamento Europeu
Bruxelas, Bélgica
 
dezembro
4|Seminário "Metrologia Científica na I&D", IPQ
Caparica, Portugal
 
11|Seminário "Metrologia na Saúde", IPQ
Caparica, Portugal
 
17|Encontro "Ordenações Manuelinas: 500 anos depois", IPQ
Caparica, Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

outubro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de Abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM OUTUBRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista...(pdf)


 


   
   
 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012









Faça o download desta publicação...(pdf)

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento


   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal









Faça o download desta publicação...(pdf)


 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@mail.ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@mail.ipq.pt

   


Coletânea de normas sobre Responsabilidade Social

capa do DVD COLECTÂNEA DE         NORMAS sobre Responsabilidade Social

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt


 

Coletânea de normas sobre Desenhos Técnicos

capa do DVD COLETÂNEA DE NORMAS
			Desenho Técnico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt


 

Coletânea de normas sobre Segurança contra Incêndio

capa do DVD COLECTÂNEA DE              NORMAS Segurança contra incêndio em edifícios: protecção passiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt


 

Coletânea de normas sobre Proteção Anticorrosiva de Estruturas de Aço por Esquemas de Pintura

Normas sobre pintura anti-corrosiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea – Sistemas de Tubagens de Plástico (PVC-U)

Promoção de normas             sobre sistemas de tubagem de plástico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

 
   
   
 
   
   
   
   

Clientes IPQ
 
   

Gestão do risco

Imagem alusiva a promoção de normas sobre Gestão do             Risco

Nota de encomenda ...


Segurança contra incêndios. Manutenção de extintores

Imagem alusiva a promoção de normas de segurança contra 			             incêndios

Nota de encomenda ...


Sistema de gestão da formação profissional, incluindo a aprendizagem enriquecida por tecnologia. Requisitos.

Sistema de gestão da formação profissional

Nota de encomenda ...


 

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de outubro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 80 | setembro de 2012
Nº 79 | julho de 2012
Nº 78 | junho de 2012
Nº 77 | maio de 2012
Nº 76 | abril de 2012
Nº 75 | março de 2012
Nº 74 | fevereiro de 2012

Consulte todas...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
Ana Andrade
Diana Lopes
Eduarda Filipe
Jorge Marques dos Santos
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição