Edição 104, novembro 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do ME
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Dia Mundial da Qualidade 2014

Logotipo do Dia Mundial da Qualidade 2014Celebrou-se no passado dia 13 de novembro o Dia Mundial da Qualidade para o qual o Chartered Quality Institute (CQI) escolheu este ano o lema, "Building a Quality World Together": "Construindo um Mundo de Qualidade Juntos".

Este tema remete para a essência do conceito Qualidade e para a necessidade da mudança cultural que tem implícita e que se impõe. Apela à responsabilidade individual e coletiva e ao caráter dinâmico e de melhoria contínua que deve estar presente nas nossas vidas individuais e coletivas e na vida das organizações e que se reflete de forma transversal em todos os domínios da Sociedade, nas formas de interação e cooperação aos mais variados níveis, em prol da melhoria da qualidade de vida de todos os Cidadãos em todo o mundo - que deve constituir o cerne do desígnio e das políticas de todas as nações.

O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização da Nações Unidas (ONU) em 1990, é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro. Focando-se em temas da atualidade, este dia constitui um momento único de celebração e de evocação e visa sensibilizar e chamar a atenção da Sociedade, em geral, para a importância estratégica da Qualidade enquanto contributo para o crescimento e para a prosperidade dos indivíduos, das organizações e das Nações.

Se é indiscutível que a competitividade é uma condição indispensável à sobrevivência nos mercados, é também incontornável reconhecer que, na economia global, o sucesso depende, em grande medida, da qualidade, enquanto plataforma indispensável à inovação, à sustentabilidade e à saúde das organizações.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 

ISO Focus

ISO Focus novembro/dezembro de 2014 ISO Focus novembro/dezembro de 2014.

Proteger a reputação de uma empresa é a tarefa mais importante e difícil que as direções das empresas e as equipas de gestão enfrentam. Porquê? O seu bom nome é uma fonte de vantagem competitiva.

Na última edição da ISOFocus, podemos ver como uma pequena escorregadela pode causar danos irreparáveis à imegam de uma empresa. Vemos também como as normas ISO nesta área de negócio têm o potencial de gerar maior alavancagem e aumentar a confiança da empresa.

Consulte esta publicação...


NCSLI Measure

NCSLI Measure Vol. 9 N.3 NCSLI Measure Vol. 9 N.3 setembro 2014.

NCSLI Measure é uma publicação internacional trimestral dedicada à metrologia.

É publicada desde 2006 e o seu público inclui metrologistas e investigadores nesta área, incluindo gestors de laboratórios, cientistas, engenheiros, estatísticos e técnicos.

Cada edição inclui artigos técnicos revistos pelos pares que cobrem os mais variados tópicos no âmbito da metrologia.

Consulte esta publicação (pdf) ...

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água

Legionella pneumophilaA Legionella pneumophila é uma bactéria que ficou conhecida devido a um trágico acidente numa convenção da American Legion em 1976, no Bellevue Stratford Hotel, Filadélfia, onde repentinamente 34 participantes faleceram e 221 contraíram uma pneumonia grave. A busca do motivo dessas mortes levou ao conhecimento mais apurado da bactéria, apesar de já ser, na época, uma bactéria conhecida.

São conhecidas cerca de 47 espécies de Legionella sendo a Legionella pneumophila reconhecida como a mais patogénica.

Saiba mais sobre o tema, lendo a brochura “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”.

Ler mais...


Turismo de Portugal recebe Prémio Normalização

Fotografia do eventoNo passado dia 14 de outubro – Dia Mundial da Normalização - o IPQ, pela primeira vez, fez a entrega do Prémio Normalização. Esta distinção pretende ser o reconhecimento anual do trabalho dos peritos que constituem as diversas Comissões Técnicas, atribuída àquela cujo desempenho se destaca pelo desenvolvimento e promoção da Normalização Portuguesa, evidenciando o cumprimento das suas Regras e Procedimentos e cujo trabalho se tenha destacado pela relevância e impacto na economia nacional. O vencedor do prémio Normalização 2014 foi a Comissão Técnica 144 – “Serviços Turísticos”, coordenada pelo Turismo de Portugal, IP.


Ler mais...


25ª Reunião da Conferência Geral dos Pesos e Medidas

Logotipo da Convenção do MetroVai realizar-se, de 18 a 20 de novembro próximo, a 25ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), órgão máximo da Convenção do Metro de que Portugal é signatário fundador (1875), nas instalações do Palácio dos Congressos de Versailles. Este órgão reúne de 4 em 4 anos e é presidido ao mais alto nível, pelo Presidente da Academia das Ciências de França, sendo desta vez aberta pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional da República Francesa.
O texto vigente da Convenção do Metro (1921) define que "… a CGPM tem por missão discutir a tomar as medidas necessárias para a disseminação e aperfeiçoamento do Sistema Métrico assim como sancionar as novas determinações metrológicas fundamentais … "

Nesta Conferência serão votadas 5 Resoluções, onde se destaca a futura revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI) e a alteração da composição do Comité Internacional de Pesos e Medidas (CIPM). Serão também apresentados trabalhos de natureza técnica e científica de suporte à revisão do SI.

O IPQ foi designado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para representar Portugal na 25ª CGPM dado o carácter diplomático da Convenção do Metro.


PEX-SPQ 2015

Logotipo do PEX-SPQNo passado dia 13 de novembro, dia em que este ano se celebrou o Dia Mundial da Qualidade, foi oficialmente lançado o PEX-SPQ 2015.

O anúncio foi feito durante o 39º Colóquio da Qualidade, promovido pela Associação Portuguesa para a Qualidade, e no qual o IPQ participou na sessão de abertura.


Ler mais...


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

NP 4524:2014 – Postos de enchimento de gás natural. Estações de GNL para abastecimento de veículos
A referida norma compreende o projeto, construção, operação, manutenção e inspeção de postos de enchimento de Gás Natural Liquefeito (GNL), incluindo o equipamento e dispositivos de segurança e controlo. Envolve ainda o projeto, construção, operação, manutenção e inspeção de estações que utilizam GNL como fonte para abastecimento de Gás Natural Comprimido (GNC), incluindo os dispositivos de segurança e controlo da estação e o equipamento específico do posto de enchimento.

NP EN 8180:2014 – Regras de segurança para o fabrico e instalação de ascensores. Ascensores existentes. Parte 80: Regras para a melhoria de segurança dos ascensores e ascensores de carga existentes
Mais do que três milhões de ascensores estão hoje em funcionamento na União Europeia e EFTA e destes cerca de metade foram instalados há mais de 20 anos. Os ascensores existentes foram instalados com o nível de segurança adequado à época da sua instalação. Este nível de segurança é inferior ao que se considera o atual estado da arte.

A presente Norma Europeia define as regras para a melhoria da segurança dos ascensores existentes com o objetivo de atingir um nível de segurança equivalente ao de um ascensor de instalação recente, por aplicação do atual estado da arte em matéria de segurança.

NP EN 1846:2014 – Veículos de socorro e de combate a incêndio. Parte 3: Equipamento permanentemente instalado. Segurança e desempenho
Esta Norma especifica os requisitos mínimos para a segurança e o desempenho de alguns equipamentos específicos opcionais permanentemente instalados em veículos de socorro e de combate a incêndio, operados por pessoal qualificado, nomeadamente: instalação de água; instalação de líquido aditivo;monitores;suportes de equipamentos;porta-berço dotado de sistema de engate.

Artigos apresentados no V Encontro de Investigadores da Qualidade

Logotipo do Evento

 

 

 

Encontram-se disponíveis os artigos apresentados no V Encontro de Investigadores da Qualidade, realizado no dia 6 de junho de 2014 nas instalações da UBI, na Covilhã.

As atas deste Encontro abrangem diversas áreas, nomeadamente:

  • Qualidade e Satisfação
  • Qualidade no Ensino e Investigação
  • Sistemas de Gestão da Qualidade
  • Ferramentas e Metodologias da Qualidade
  • Qualidade e Desempenho Organizacional.
Saiba mais no sítio web da APQ.

Plano de Normalização

Logotipo do Plano de NormalizaçãoDando cumprimento ao disposto no Regulamento nº 1025 de 25 de outubro de 2012 e que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2013, relativo à normalização, o IPQ tem de, periodicamente, publicitar o seu Plano de Normalização, a fim de que todos os interessados, de forma transparente, tenham acesso à informação sobre que documentos irão ser discutidos e elaborados, no âmbito das Comissões Técnicas de Normalização nacionais.

Sempre que o Plano de Normalização é atualizado, o IPQ divulga-o na sua Newsletter. Quaisquer esclarecimentos podem ser pedidos através do endereço eletrónico: nor@ipq.pt.

Consulte o Plano de Normalização.

Ler mais...


Gestão de Pragas vai ter Norma

Foto do CongressoRealizou-se nos dias 16 e 17 de outubro, o 1º Congresso Nacional da GROQUIFAR (Associação dos Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos), subordinado ao tema “A Distribuição Química e Farmacêutica - Presente e Futuro”.

Este Congresso que contou com a intervenção de inúmeros oradores nacionais e estrangeiros, contou ainda com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Economia.

O IPQ participou neste evento, na qualidade de orador, com uma intervenção sobre a nova norma europeia EN 16636 sobre Serviços de Gestão de Pragas – Exigências e Competências, que visa especificar os requisitos para serviços de gestão de pragas e competências a serem cumpridas pelos seus profissionais, a fim de proteger a saúde pública, os bens e o ambiente.

Ler mais...


O IPQ participou nas IV Jornadas da Qualidade do Centro Hospitalar da Cova da Beira

No dia 31 de outubro, decorreram no Centro Hospitalar Cova da Beira as IV Jornadas da Qualidade. Este evento teve como principal objetivo a partilha de conhecimento através da discussão de temas relevantes para a comunidade profissional e científica no domínio da saúde, e contou com a participação de 120 pessoas oriundas de diversas entidades e instituições.

Entre os diversos tópicos em debate e análise destacam-se os temas relacionados com os cuidados prestados ao doente, com a participação do doente e da família nos cuidados propostos e a decisão consciente e informada, a reutilização de dispositivos médicos e a Metrologia como processo na gestão da Qualidade dos serviços de saúde.

O painel dedicado à Metrologia contou com a intervenção do Departamento de Metrologia do Instituto Português da Qualidade, IP, tendo sido moderado pelo Engº Ricardo Fernandes, vogal do conselho Diretivo do mesmo Instituto.
Integrado no evento, decorreu ainda um concurso de Posters com relevante conteúdo técnico-científico.

As temáticas abordadas e discutidas despertaram elevado interesse, constituindo um contributo para a melhoria contínua da Qualidade dos serviços e cuidados de saúde.


Projecto Juventude

Ao longo de seis anos o IPQ empenhou-se na divulgação e disseminação da normalização, reconhecida que é a sua importância a nível económico, o seu impacto e a presença, mais ou menos explícita, no dia-a-dia de todos nós e em todos os domínios da Sociedade. Desde 2008 trabalhámos com dezenas de escolas a nível nacional, e com centenas de alunos e professores, que de forma empenhada e inovadora acreditaram que era possível alinhar no nosso desafio e participaram de forma entusiástica no concurso SABER COM NORMAS. Uns venceram outros tornaram-se vencedores apenas pela sua atitude exigente de querer fazer mais e diferente.

Ler mais...


8 Jornadas Facility Management

Realizaram-se no passado dia 13 de novembro no Museu da Eletricidade a 8.ª Edição das Jornadas APFM – Facility Management em Portugal, organizadas pela Associação Portuguesa de Facility Management e pela IDC.

Estas jornadas, direcionadas para um público-alvo muito específico, nomeadamente CEO’s, Diretores de primeira linha, fornecedores de Serviços de Facility Management, Consultores e Profissionais de Tecnologias de Informação, assim como estudantes, contaram com diversos oradores nacionais e internacionais especialistas nesta área.

Ler mais...


Seminário Metrologia no Setor Alimentar

Foto da mesa do I Seminário sobre Metrologia no Setor AlimentarO Instituto Português da Qualidade (IPQ) realizou no dia 30 outubro de 2014, no Auditório do IPQ, o I Seminário intitulado Metrologia no Setor Alimentar, que contou com a presença de 112 participantes provenientes de diferentes setores da área alimentar.

O Seminário contou com dois painéis, que abordaram assuntos relacionados com a importância da metrologia, da fiscalização, da garantia da qualidade, da segurança e dos desafios emergentes deste setor. Em complemento, a mesa redonda constituiu uma oportunidade de reflexão conjunta relativa à situação atual e caminhos futuros, podendo referir-se como conclusão que o objetivo foi plenamente atingido.

Ler mais...


Normas de atendimento e acompanhamento social e infância e juventude

Criada em dezembro de 2012, a Comissão Técnica 186 dirigida às várias Respostas Sociais, teve por objetivo enquadrá-las nas práticas da normalização, nomeadamente através da participação das partes interessadas nos respetivos trabalhos, procurando criar sinergias e incluir os diversos contributos e experiências neste domínio. No âmbito da CT 186, em setembro passado foi editada a NP 4530 – “Sistemas de gestão das respostas sociais para pessoas idosas. Requisitos”.

Agora é a vez das áreas do atendimento e da infância e juventude, nomeadamente através da edição das:

NP 4531 – “Sistema de gestão da resposta social atendimento e acompanhamento social. Requisitos”;
NP 4536 – “Sistemas de gestão das respostas sociais para infância e juventude. Requisitos”.

Ler mais...


Formação de Experimentadores Metrologistas

Decorreu de 13 a 23 de outubro mais uma edição do curso de Formação de Experimentadores Metrologistas, no âmbito da Portaria nº 173/2000, de 23 de março, para candidatos a Aferidores de pesos e medidas que exercem atividade nos serviços municipais e concelhios de metrologia e de outras entidades de qualificação reconhecida nos termos do Decreto-Lei nº 291/1990, de 20 de setembro.

O curso teve a duração de 9 dias, num total de 62 horas e decorreu nas instalações do IPQ. Contou com a participação de 22 formandos oriundos de Autarquias e Organismos de Verificação Metrológica, entidades que desenvolvem atividade na área da Metrologia legal.

Ler mais...


Normalização para os Serviços de Tatuagem

Foto de tatuagensAs agulhas usadas durante o ato de tatuagem, podem entrar em contacto com a corrente sanguínea do tatuado pelo que o risco de infeção com vírus transmitidos pelo sangue pode ser uma realidade. Também dependendo do tamanho da tatuagem é gerada uma ferida superficial na pele de maior ou menor grau, podendo ocasionar-se infeções bacterianas. Como a tatuagem não deve colocar a saúde do cliente ou do tatuador em risco, é imperativo prevenir, tanto quanto possível, eventuais infeções. Com o objetivo de criar uma norma que tenha em consideração todos estes requisitos de forma sistemática e credível, o Comité Europeu de Normalização (CEN) criou o Comité Técnico 435 – “Tattooing services”, que terá a sua primeira reunião no dia 5 de dezembro de 2014, em Berlim, sendo o Organismo Alemão de Normalização (DIN) a assegurar o secretariado.

Ler mais...


Coletâneas de normas editadas pelo IPQ

O IPQ editou recentemente uma Coletânea de Normas sobre “Trabalhos em Altura”, consciente de que a execução destes trabalhos expõe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequências graves para os sinistrados constituindo uma das causas mais comuns de lesões e mortes nos acidentes de trabalho. Consulte aqui a lista das normas que constituem este DVD e aproveite o preço de lançamento.

O IPQ acabou ainda de editar a Coletânea de "Normas aplicadas ao Couro”, em colaboração com o seu ONS – CTIC – Centro Tecnológico para a Indústria do Couro, representando uma excelente oportunidade para ter o conjunto das normas mais importantes deste setor para os ensaios físicos, químicos, mecânicos, de solidez, de cor, especificações das peles etc. Consulte aqui a lista das normas que constituem este DVD e aproveite o preço de lançamento.

Curso de Formação "Sistemas de Gestão de Energia"

Logo Parceria IPQ CEDINTEC

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), realizou-se no IPQ, nos dias 5 e 6 de novembro, o curso de Formação de "Sistemas de Gestão de Energia" segundo a norma NP EN ISO 50001:2012.

Ler mais...


Normas: uma ponte para a inovação

Decorreu no passado dia 13 de novembro no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra um Workshop designado “Normas: uma ponte para a inovação”.

Este Workshop organizado pelo ONS AP3E em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica, serviu essencialmente para a divulgação da atividade da CT 183 - Atmosferas potencialmente explosivas bem como das Normas relativas à Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

O IPQ, participou com uma intervenção em que se realçou a Importância e os Benefícios da Normalização em Portugal.

Ler mais...


Encontro Regulamento (CE) n.º 2679/98

Decorreu no passado dia 17 de outubro de 2014, nas instalações do IPQ, um encontro no âmbito do Regulamento (CE) 2679/98.


ECO Inovação como fator de competitividade

Fotos do SeminárioNo passado dia 12 de novembro, realizou-se um Seminário intitulado ”ECO Inovação como fator de competitividade”. Foram analisados assuntos como a Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável do Produto, Avaliação de Ciclo de Vida, Linhas de financiamento comunitário para a eco inovação no âmbito da Estratégia 2020 e ainda a apresentação de alguns estudos caso com as empresas Amorim Cork Composite e Revigrés com exemplos da criação de produtos desenvolvidos no âmbito da eco inovação. O IPQ também participou com uma intervenção subordinada ao tema Requisitos Normativos para a ECO Inovação.

Ler mais...


Formação em Calibração, utilização e manutenção de equipamentos volumétricos

Decorreu no IPQ, de 28 a 29 de outubro, uma formação RELACRE/IPQ intitulada "Calibração, Utilização e Manutenção de Equipamentos Volumétricos", que contou com 7 participantes. Esta formação teve como objetivo a aquisição de conhecimentos sobre a calibração de equipamento volumétrico e a sensibilização para os aspetos mais relevantes associados à sua utilização e manutenção.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Seminário “Qualidade no Transporte Interurbano de passageiros”
20 de novembro - Auditório do IPQ – Caparica

No próximo dia 20 de novembro, no Auditório do Instituto Português da Qualidade, vai realizar-se mais um Seminário relativo às normas da qualidade nos transportes públicos.

Este seminário organizado pela Comissão Técnica de Normalização, CT 148 – “Transportes - Logística e Serviços” vai centrar-se no transporte interurbano de passageiros em modo rodoviário e onde irá ser apresentada a Norma NP 4514:2014 – “Transporte público de passageiros – Linha de autocarros interurbanos - Características e fornecimento do serviço” e o projeto de norma em curso relativo ao serviço de aluguer ocasional e regular especializado.

Ler mais...


1.º Seminário: Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias
21 de novembro - Auditório IPQ – Caparica

Logotipo do JRP SIB60 SurveyingA 21 de novembro de 2014, nas instalações do IPQ, irá realizar-se o 1.º Seminário subordinado ao tema: “Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias”, no âmbito do programa europeu de investigação científica em metrologia (EMRP-European Metrology Research Programme).

O JRP-SIB60 convida todos os interessados em geodesia, ciência e aplicação topográficas a participar neste evento, para discutir os primeiros resultados e partilhar projetos e conclusões.

A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia, para eventos@ipq.pt, até 1 de novembro de 2014, limitada à capacidade da sala.

Ler mais...


Formação TrainMiC® em Lisboa
24 e 25 de novembro - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Logotipo do Trainmic.ptNos dias 24 e 25 de novembro, terá lugar, na FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa uma formação TrainMiC® – Training in Metrology in Chemistry, em Lisboa.

TrainMiC® é um programa europeu de formação com o objetivo da interpretação dos requisitos metrológicos dos ensaios químicos e bioquímicos, em diferentes sectores (alimentar, ambiental, clínico, etc).

Ler mais...


Workshop “Avaliação da Incerteza em Ensaios Químicos – Simplificar adequando ao uso”
27 de novembro - ISQ – Oeiras

No dia 27 de novembro, terá lugar, no ISQ - Instituto da Soldadura e da Qualidade a Workshop “Avaliação da Incerteza em Ensaios Químicos – Simplificar adequando ao uso”, em Oeiras.

É objetivo desta Workshop a apresentação e discussão de abordagens alternativas de avaliação da incerteza, bem como a discussão da definição e uso da incerteza alvo e a apresentação e discussão de exemplos práticos.

Cosulte mais informação sobre este evento no sítio web do IPQ.


Seminário: Qualidade e Segurança nos Cuidados de Enfermagem
27 de novembro - Auditório Comum da Escola Superior de Enfermagem e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Logotipo da CS09Promovido pelo Instituto Português da Qualidade, CS/09 - Comissão Setorial para a Saúde, Ordem dos Enfermeiros e Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, vai ter lugar no próximo dia 27 de novembro, no Auditório Comum da Escola Superior de Enfermagem e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Parque das Nações, o Seminário “Qualidade e Segurança nos Cuidados de Enfermagem”.

Ler mais...


International Congress of Metrology
21 a 24 de setembro de 2015 - Paris
15 de dezembro de 2013 - prazo limite para o Call for papers

Logotipo do International Congress of Metrology

Está aberta a Call for papers para o próximo Congresso Internacional de Metrologia, CIM 2015, que se realiza em Paris, de 21 a 24 de setembro de 2015.

A submissão de comunicações deverá ser efetuada até ao próximo dia 15 de dezembro de 2014, considerando, entre outros, os seguintes tópicos:

  • Metrology for the future
  • ISO 9001:2015 requirements
  • Safety and metrology in food industry
  • Nanotechnologies
  • Metrology in pharmaceutical and biological environment

Consulte a press release e o call for papers.

Pode obter mais informação em:
info@cfmetrologie.com
www.metrologie2015.com/index-en.html


Celebração dos 200 anos dos primeiros padrões portugueses do Sistema Métrico Decimal
18 de dezembro - Auditório do IPQ, Caparica

Mestra de volumes cilíndricos O Instituto Português da Qualidade (IPQ) vai realizar, no dia 18 de dezembro, o encontro “200 anos do sistema métrico em Portugal: a Reforma Metrológica de D. João VI”.

Este evento tem como objetivo principal celebrar o 2º centenário da criação dos primeiros padrões portugueses do Sistema Métrico Decimal (Reforma de D. João VI) e ainda realçar o papel relevante do IPQ na celebração de efemérides relacionadas com a Metrologia, divulgar a património museológico do IPQ e o Museu de Metrologia e promover o estudo da história da Metrologia em Portugal.

Tem como destinatários agentes da Metrologia, alunos de diversos graus de ensino (do secundário ao superior), docentes de História, investigadores e público e geral.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória devendo ser efetuada até dia 12 de dezembro.

Consulte o programa e inscreva-se


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2014
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Lisboa - IPQ 25 e 26 de novembro

Para obter mais informações consulte o sítio web do IPQ ou contacte-nos através do endereço formacao@ipq.pt.


Implementação de Sistemas de Gestão da IDI

Integrado no plano de formação calendarizado para o ano de 2014, o IPQ, em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal), promoveu a realização de duas edições do curso de "Implementação de Sistemas de Gestão da IDI".

A próxima edição terá lugar em Lisboa, a 25 e 26 de novembro.

Descontos de 10% para correspondentes IPQ, sócios APQ e /ou COTEC. Pode consultar o programa desta ação.

Se pretender fazer uma inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt, com a ficha de inscrição preenchida.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Calibração Gravimétrica de Instrumentos Doseadores de Líquidos Utilizados em Ambiente Clínico

Existem vários tipos de instrumentos doseadores de líquidos utilizados na administração de fármacos, com diferentes capacidades, de acordo com o fim a que se destinam e o tipo de terapêutica aplicada. De forma a se assegurar rastreabilidade dos equipamentos de medição de microcaudal, é necessário recorrer a métodos de calibração e padrões adequados.

O Laboratório de Volume (LVO) do Instituto Português da Qualidade (IPQ), em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), desenvolveram a metodologia de calibração gravimétrica associada à determinação do caudal de diferentes sistemas doseadores utilizados em ambiente clinico.

Neste trabalho, são descritos em detalhe o método e procedimento utilizados na determinação gravimétrica de caudal, assim como os resultados obtidos na calibração dos instrumentos doseadores, nomeadamente: uma seringa perfusora e uma bomba peristáltica, para diferentes caudais pré-estabelecidos, incluindo a determinação das incertezas associadas.

Ler artigo (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Extinção das Direções Regionais de Economia

Despacho n.º 13633-A/2014 - Diário da República n.º 217/2014, 2º Suplemento, Série II de 10 de novembro
Designa como dirigente responsável pela coordenação do processo de extinção, por fusão, das direções regionais de economia, o Eng. Pedro Henriques Gomes Cabral, diretor-geral de Energia e Geologia

Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia

Decreto Regulamentar n.º 7/2014 - Diário da República n.º 219/2014, Série I de 12 de novembro
Aprova a orgânica do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia.

Modernização e Simplificação Administrativa do Ministério da Economia

Despacho n.º 12675/2014 - Diário da República n.º 200/2014, Série II de 16 de outubro
Determina a constituição do ponto focal de modernização e simplificação administrativa do Ministério da Economia.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 12679/2014 - Diário da República n.º 200/2014, Série II de 16 de outubro
Qualificação de reparador e instalador n.º 101.25.14.6.012 de Brito & Silva, Lda.

Despacho n.º 13473/2014 - Diário da República n.º 215/2014, Série II de 6 de novembro
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.25.14.6.025 de Salvador & Sérgio, Lda.

Despacho n.º 13661/2014 - Diário da República n.º 218/2014, Série II de 11 de novembro
Qualificação de instalador de dispositivos limitadores de velocidade n.º 101.99.14.6.024 de Auto Electrica F. Sá & J. Soares, Lda..

Aprovação de modelo

Despacho n.º 13022/2014 - Diário da República n.º 207/2014, Série II de 27 de outubro
Aprovação de modelo n.º 245.05.14.3.14 de CONTIMETRA.


 
     
  Sabia que...
 
 
 

Hal em funcionamento Os cyborgs são reais e não meros robots de ficção científica?

Hal é o nome do primeiro cyborg meio robot, meio humano, construído por uma empresa japonesa de robótica chamada CYBERDYNE.

Hal (Hybrid Assistive Limb) é um exo esqueleto, projetado para detetar e reproduzir a intenção ou vontade dos utilizadores, através da leitura dos seus sinais de cérebro e que se move com a mesma velocidade das articulações humanas.

Sendo o primeiro robot do género do mundo e não havendo legislação de suporte para a construção de tal equipamento, como se consegue proteger os utilizadores sobretudo para as questões de segurança?

A resposta é - através da utilização de normas. A CYBERDYNE foi uma das primeiras empresas a adotar a norma internacional ISO 13482: 2014 “Robots and robotic devices -- Safety requirements for personal care robots”, que é a primeira norma sobre requisitos de segurança para robots para cuidados pessoais, tendo participado, desde o início na sua elaboração.Cyborg HAL

Acerca do assunto, o CEO da empresa, Dr. Sankai, declarou: “a CYBERDYNE não é apenas um utilizador da norma, nós também nos envolvemos ativamente no seu desenvolvimento. E isso acontece porque acreditamos que a missão da nossa empresa é contribuir para a melhoria da sociedade através da participação no desenvolvimento de normas internacionais, para que possamos ajudar a construir uma infraestrutura sólida e confiável para esta nova indústria. Acreditamos que a nossa experiência vai ajudar outras empresas a aplicar a ISO 13482”.

Hal é o exemplo de um produto em que a normalização contribuiu para a inovação, desenvolvimento e sustentabilidade de algo único no mundo.

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
novembro
18|Ciclo de Seminários - "Gerir o Risco na Internacionalização - Foco no Produto Alimentar" - SGS
Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Ponta Delgada, Portugal
 
20|Ciclo de Seminários - "Gerir o Risco na Internacionalização - Foco no Produto Alimentar" - SGS
Auditório da CCDR - Alentejo, Évora, Portugal
 
20|Seminário sobre Qualidade no Transporte Interurbano de passageiros
Lisboa (IPQ), Portugal
 
21|1.º Seminário: Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias
Lisboa (IPQ), Portugal
 
24 e 25|Formação TrainMiC®
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa,, Portugal
 
25|Ciclo de Seminários - "Gerir o Risco na Internacionalização - Foco no Produto Alimentar" - SGS
Local a definir, Montijo, Portugal
 
26|Conferência Anual de Serviços Partilhados e Compras Públicas, ESPAP
Centro de Congressos de Lisboa, Lisboa, Portugal
 
27|Workshop “Avaliação da Incerteza em Ensaios Químicos -Simplificar adequando ao uso”
ISQ, Oeiras, Portugal
 
27|Seminário “Qualidade e Segurança nos Cuidados de Enfermagem”
Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Parque das Nações, Lisboa, Portugal
 
dezembro
4|Ciclo de Seminários - "Gerir o Risco na Internacionalização - Foco no Produto Alimentar" - SGS
Auditório da Casa das Artes, Famalicão, Portugal
 
18|Encontro "200 anos do Sistema Métrico em Portugal"
Lisboa (IPQ), Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

novembro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Comités do CEN sem acompanhamento

 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM NOVEMBRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
8.ª Reunião EURAMET de Contact-Persons do Comité Técnico Eletricidade e Magnetismo  

Decorreu no SIQ (Slovenian Institute of Quality and Metrology), em Liubliana - Eslovénia, a 16 e 17 de outubro de 2014, a 8.ª reunião EURAMET Electricity and Magnetism Contact Persons. Contou com a presença de 36 participantes, de 25 LNM Europeus, 1 representante do NIS - Egito e 1 representante do NMIJ - Japão).

 
Reunião do grupo de harmonização técnica sobre aparelhos a gás  

Realizou-se no dia 7 de outubro em Bruxelas a Reunião do grupo de harmonização técnica do Conselho para continuação da discussão da proposta de Regulamento que irá substituir a Diretiva de Aparelhos a Gás (Diretiva nº 2009/142/CE).

 
8.ª Reunião do Comité Técnico da EURAMET para a área de Comprimento, TC-L  

Decorreu em Viena, Áustria, de 27 a 28 de Outubro a reunião “EURAMET Technical Committee Length”. Teve como objetivo principal, a apresentação do ponto de situação dos vários projetos de comparação, pesquisa ou parceria técnica, em curso na área de Comprimento e a divulgação das atividades de outros grupos de trabalho, nomeadamente: EURAMET Executive Committe e WGDM (Working Group on Dimensional Metrology). Esta reunião contou com a participação de 26 representantes dos vários Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) Europeus. Contou ainda com a presença de vários observadores, nomeadamente da Africa do Sul e Turquia.

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   

Coletânea de normas aplicadas ao couro

capa do DVD COLECTÂNEA DE Normas aplicadas ao couro

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição