Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui

Edição 93, novembro 2013 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Dia Mundial da Qualidade 2013

Dia Mundial da Qualidade 2013

Instituído pela Organização da Nações Unidas (ONU) em 1990, o “Dia Mundial da Qualidade“ celebra-se, anualmente, na segunda quinta-feira do mês de novembro, centrando-se nas questões críticas atuais, procurando sensibilizar e chamar a atenção da Sociedade, em geral, para a importância do contributo da Qualidade para o crescimento e para a prosperidade, dos indivíduos, das organizações e das nações, em todo o mundo.

Ler mais...

   
  Publicações
   
 

CalLab Magazine - The International Journal of Metrology

CalLab Magazine vol 20 n.3 CalLab Magazine vol 20 n.3

Foi publicada no último trimestre a mais recente edição da revista CalLab Magazine The International Journal of Metrology.

Esta publicação trimestral trata assuntos relacionados com a metrologia e calibração, dando informação sobre inúmeros eventos relacionados com estas atividades. Está associada a um blog que disponibiliza um fórum para discussão de assuntos relacionados com estes tópicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma comunidade online de calibração.

Os números anteriores da revista podem ser consultados no sítio web da revista.

Leia todo o conteúdo, clicando aqui.


Saber mais sobre o Serviço Público Essencial da Eletricidade

Saber mais sobre o Serviço Público Essencial da EletricidadeNo exercício da sua missão em matéria de política de defesa do consumidor e no âmbito das iniciativas de sensibilização que vem desenvolvendo ao longo do ano neste domínio, a Direção-Geral do Consumidor editou a brochura informativa em formato eletrónico intitulada “Saber mais sobre o Serviço Público Essencial da Eletricidade”, que constitui o primeiro de um conjunto de publicações informativas sobre os Serviços Públicos Essenciais. Seguir-se-á a brochura “Saber mais sobre o Serviço Público Essencial da Água”.

Estes documentos estarão disponíveis no Portal do Consumidor.

Este guia também pode ser consultado no sítio web do IPQ.


 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Comemoração dos 30 anos da definição atual do metro

Logotipo Comemoração 30 anos do metroAs evoluções científicas e tecnológicas conduziram a novas definições e realizações práticas do metro. Em outubro de 1983, ou seja há 30 anos, na 17ª CGPM, no Bureau International de Poids et Measures (BIPM), foi estabelecida a definição atual da unidade de base do sistema internacional de unidades (SI) da grandeza Comprimento, o metro, como sendo “o comprimento do trajeto percorrido pela luz, no vazio, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 do segundo”.

O laboratório de comprimento vai realizar uma Palestra sobre a evolução da definição do metro, a 27 de novembro, pelas 14:30, aberta ao público em geral.

Ler mais...


Projeto Juventude - Nova edição

O IPQ acaba de lançar a sexta edição do “Projeto Juventude – Saber com Normas 2013/2014” que contou, mais uma vez, com o apoio da Direção Geral de Educação e com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Ler mais...


Notificação de organismos no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção

Logotipo Comissão EuropeiaO Regulamento (UE) n.º 305/2011, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 2011, que estabelece condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção e revoga a Diretiva 89/106/CEE do Conselho, de 21 de dezembro de 1988, foi executado na ordem jurídica interna pelo Decreto-lei n.º130/2013, de 10 de setembro, que define, nomeadamente, os mecanismos de avaliação dos organismos autorizados a exercer funções de avaliação e verificação da regularidade do desempenho - Organismos Notificados. Este diploma define ainda os mecanismos para a designação de Organismos de Avaliação Técnica - bem como a entidade competente para o efeito, - o Instituto Português da Qualidade (IPQ, I.P.).

Ler mais...



 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos, pela sua relevância, os seguintes:

Série relativa a têxteis:
NP EN ISO 105-E01
:2013 Têxteis. Ensaios de solidez dos tintos. Parte E01: Solidez dos tintos à água”;
NP EN ISO 105-E02
:2013 Têxteis. Ensaios de solidez dos tintos. Parte E02: Solidez dos tintos à água do mar”;
NP EN ISO 105-E04
:2013 Têxteis. Ensaios de solidez dos tintos. Parte E04: Solidez dos tintos ao suor”;

NP EN ISO/IEC 17024:2013 Avaliação da conformidade. Requisitos gerais para organismos de certificação de pessoas
Esta Norma contém princípios e requisitos para um organismo que certifique pessoas de acordo com requisitos específicos, e inclui o desenvolvimento e manutenção de um esquema de certificação de pessoas. A certificação de pessoas é um meio de fornecer garantias que as pessoas certificadas cumprem os requisitos do esquema de certificação. A confiança nos respetivos esquemas de certificação é obtida através de um processo de avaliação aceite globalmente e de reavaliação periódica da competência das pessoas certificadas.

NP ISO 3864:2013 Símbolos Gráficos. Cores de segurança e sinais de segurança. Parte 1 - Critérios de desempenho para sinais e marcações de segurança
Esta Norma estabelece as cores de segurança e critérios de desenho para os sinais e marcações de segurança, a serem usados em locais de trabalho e em áreas públicas com a finalidade de prevenção de acidentes, proteção contra incêndio, informações sobre os perigos para a saúde e evacuação de emergência. Também estabelece os critérios básicos a serem aplicados aquando da elaboração de normas que incluam sinais de segurança.

O crescimento contínuo do mercado internacional, viagens e mobilidade de trabalho, requer um método comum na comunicação da informação de segurança e a falta de uniformização poderá levar a confusões e riscos de acidentes.


Criação do consórcio PToNANO no âmbito da nanotecnologia

Logotipo do PToNANOSendo a nanotecnologia um dos principais motores de inovação e desenvolvimento a nível internacional, Portugal marca presença no projecto NANoREG, através do consórcio – PToNANO – constituído pelo Instituto de Soldadura e Qualidade, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o Instituto Português da Qualidade e a Direção Geral da Saúde, entidades com valências multidisciplinares de natureza científica, legislativa e industrial na área da Nanotecnologia.

Ler mais...


Workshop Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água

Logotipo da CS04A Comissão Setorial para a Água (CS/04) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), com o apoio do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada, realizaram no passado dia 24 de outubro de 2013, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, um Workshop subordinado ao tema “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”.

Ler mais...


Seminário Gestão da Terapêutica: a caminho do uso racional do medicamento

Logotipo da CS09A Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), o Instituto Português da Qualidade e a Associação Nacional das Farmácias realizaram no dia 14 de novembro de 2013, no INFARMED, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema “Gestão da Terapêutica: a caminho do uso racional do medicamento”.

Ler mais...


Encontro Análise SWOT do Ensino Superior Português: Oportunidades, Desafios e Estratégias de Qualidade

Logotipo da CS11

A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) e o Instituto Português da Qualidade realizaram, no dia 13 de novembro de 2013, no IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing, no Porto, um Encontro subordinado ao tema “Análise SWOT do Ensino Superior Português: Oportunidades, Desafios e Estratégias de Qualidade”.

Ler mais...


TEMPMEKO 2013 Symposium on Temperature and Thermal Measurements in Industry and Science

Logotipo do TEMPMEKO 2013A Sociedade Portuguesa de Metrologia (SPMet), em colaboração com a RELACRE (Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal) e com o apoio do IMEKO (International Measurement Confederation), do Governo Regional da Madeira e do IPQ realizou no Funchal, no Centro de Congressos do Hotel Vidamar, de 14 a 18 de outubro de 2013, o TEMPMEKO 2013 - Symposium on Temperature and Thermal Measurements in Industry and Science.

Ler mais...


Workshop RELACRE - Princípios OCDE das Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Programa Nacional de Acompanhamento - IPQ

A Relacre, em colaboração com o IPQ, realizou no dia 31 de outubro um Workshop, que integrou a apresentação de comunicações e uma sessão de debate.

Ler mais...


Formação em "Implementação de Sistemas de Gestão da IDI"

Logotipos de APQ, COTEC, Ministério da Economia e IPQ

Integrado no plano de formação calendarizado para o ano de 2013, realizou-se nos dias 12 e 13 de novembro a primeira edição do curso de “Implementação de Sistemas de Gestão da IDI”, organizado pelo IPQ em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal).

Esta edição foi realizada nas instalações do IPQ, na Caparica e contou com a participação de 15 formandos, oriundos de diversas entidades públicas e empresas privadas. Os formadores foram o Eng. Moitinho de Almeida, auditor reconhecido nas áreas da Qualidade e Inovação e o Professor Vitor Corado Simões, professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Os objetivos de desenvolver as competências necessárias para a conceção e implementação de Sistemas de Gestão da IDI foram plenamente atingidos e a avaliação final do curso pelos formandos foi muito positiva.

O IPQ, APQ e Cotec irão organizar mais ações de formação semelhantes no próximo ano. Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.


IEC 1906 award

Logotipo de IEC 1906 awardPela segunda vez este prémio é atribuído à Engª Maria Augusta Martins, pelo reconhecimento da sua ativa contribuição quer a nível dos Grupos de Trabalho, em que participa, no Comité Eletrotécnico Internacional (IEC ), quer como elemento de ligação entre Comités Técnicos e ainda no desenvolvimento de Normas no âmbito da “Evaluation and Qualification of Electrical Insulating Materials and Systems”. A entrega do referido prémio foi efetuada durante a sessão comemorativa do Dia Mundial da Normalização que decorreu no passado dia 14 de outubro, no Salão Nobre do IPQ.

Ler mais...


Formação sobre "Sistemas de Gestão de Energia"

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), realizou-se no IPQ, nos dias 6 e 7 de novembro, uma edição do curso sobre “Sistemas de Gestão de Energia”.

Esta ação de formação contou com a participação de 9 formandos, oriundos de diversas entidades públicas e empresas privadas. O formador foi o Eng. Orlando Paraíba, Diretor da Agencia de Energia e Ambiente da Arrábida e auditor reconhecido pela DGEG no âmbito da SGCIE.

Os objetivos de identificar os princípios de um Sistema de Gestão de Energia, os requisitos da norma NP EN ISO 50001:2012 e a aquisição das competências necessárias para implementação dos princípios daquela norma, foram plenamente atingidos e a avaliação final do curso pelos formandos foi muito positiva.

O IPQ e o CEDINTEC irão organizar mais ações de formação semelhantes no próximo ano.Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.


Normalização da Segurança em Portugal

No passado dia 23 de outubro, realizou-se no Auditório do IPQ, o III Fórum Normalização da Segurança em Portugal, organizado pela APSEI – Associação Portuguesa de Segurança Eletrónica e de Proteção Incêndio, Organismo de Normalização Setorial, reconhecido pelo IPQ para o domínio da segurança contra incêndios e símbolos gráficos.

Ler mais...

Seminário: “Diretivas 98/34/CE e 98/48/CE e Regulamento (CE) n.º 764/2008 – Objetivos e suas implicações no Mercado Interno”

Seminário: “Diretivas 98/34/CE e 98/48/CE e Regulamento (CE) n.º 764/2008 – Objetivos e suas implicações no Mercado Interno”No passado dia 30 de outubro, realizou-se no auditório do IPQ, o Seminário subordinado ao tema “Diretivas 98/34/CE e 98/48/CE e Regulamento (CE) n.º 764/2008 – Objetivos e suas implicações no Mercado Interno”, numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e da Comissão Europeia DG/ENTR/C/3 (CE).

Ler mais...

Facility Management

A origem do termo "facility" vem do latim "facilitas" ou "facilitátis" e já era utilizado no século XVI para denominar o ato de auxiliar e tornar mais fácil alguma ação. A nível internacional o termo aplicável é “Facility Management”. Seguindo esse conceito, poderíamos dizer que a gestão de facilidades é a combinação otimizada de esforços que visam facilitar as atividades de todas as áreas de uma organização. Dentro da cadeia de valores, esta é a área responsável pelas atividades de suporte e de infraestrutura, sendo mais um, entre os elos da dinâmica organizacional, na busca de vantagem competitiva e sobrevivência das organizações.

Ler mais...


Reunião Plenária ISO TC 176

Como anteriormente noticiado, decorreu de 2 a 9 de novembro, nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, a reunião plenária da ISO TC 176 "Quality Management & Quality Assurance". O IPQ foi o anfitrião desta reunião e a organização, por sua delegação, foi levada a cabo pelas empresas FAVVUS e INSIGNIS. Esta plenária contou com a participação de cerca de 250 delegados, mais 70 delegações oriundas de 55 países diferentes. Sentados à mesma mesa numa discussão profícua por um mesmo objetivo, a revisão da norma ISO 9001 “Sistemas de Gestão da Qualidade”, estiveram delegados de países de várias religiões, de países desenvolvidos e em desenvolvimento, como é apanágio da ISO.

Ler mais...


Eurocódigos Estruturais

Os Eurocódigos estruturais são um conjunto de Normas Europeias (EN) desenvolvidas pelo CEN (Comité Europeu de Normalização), para o projeto estrutural de edifícios e de outras obras de engenharia civil. São um conjunto de 10 normas europeias, com a referência EN 1990 a EN 1999, que num total de 58 documentos, definem regras para estruturas de betão, aço, mistas aço-betão, madeira, alvenaria, alumínio, bases de cálculo e ações que devem ser consideradas num projeto, assim como regras a ter em conta no projeto geotécnico e no projeto de estruturas para resistência aos sismos.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

17º Congresso Ibero-americano de Manutenção
12.º Congresso Nacional de Manutenção
1.º Encontro de Manutenção dos Países de Língua Oficial Portuguesa
21 e 22 de novembro - Cascais, Portugal

Logotipo da APMIA Associação Portuguesa de Manutenção Industrial – A.P.M.I.,”, vai realizar simultaneamente nos próximo dias 21 e 22 de novembro, o 17.º Congresso Ibero-americano, no exercício da presidência da Federação Ibero-americana de Manutenção – F.I.M., o 12.º Congresso Nacional de Manutenção e o 1.º Encontro de Manutenção dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Os temas abordados nesta edição serão: A gestão e organização da manutenção; Tecnologias aplicadas à manutenção; Formação em manutenção; Normalização e certificação; Segurança na manutenção; Manutenção de equipamentos para as indústrias agrícola e extrativa; A internacionalização da manutenção.

A A.P.M.I. é Organismo de Normalização Setorial (ONS) qualificado pelo IPQ desde Dezembro de 1991 para os domínios da atividade de “Manutenção Industrial. O IPQ associa-se a este evento, nomeadamente com a participação na Sessão de Abertura do Engº Ricardo Fernandes, Vogal do Conselho Diretivo.

Consulte o sítio web do evento


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Formação em Ferramentas Melhoria Contínua
26 a 28 novembro

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), vai realizar o curso de Ferramentas de Melhoria Contínua com a alteração de data para uma semana depois do previsto, de 26 a 28 de novembro.

Consulte o programa.

Para frequentar esta formação, deverá prencher a ficha de inscrição e enviar para formacao@ipq.pt.


 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Comparação de Organismos de Verificação Metrológica no âmbito da Verificação de Sistemas de Medição Distribuidores de Combustível

O Controlo Metrológico de Sistemas de Medição Distribuidores de Combustível (SMDC) é uma atividade essencial para promover a defesa do consumidor e proporcionar à sociedade em geral e aos cidadãos em particular a garantia do rigor das medições efetuadas.
Os SMDC, mais vulgarmente designados por bombas de combustível, são anualmente verificados por entidades competentes de acordo com procedimentos internos e a legislação em vigor - Portaria 19/2007, de 5 de janeiro.

Para avaliar e comparar os resultados obtidos pelas diversas entidades verificadoras, contribuindo assim para a melhoria do desempenho desta atividade da Metrologia Legal, o Departamento de Metrologia (DMET) do Instituto Português da Qualidade (IPQ) organizou uma comparação nacional no âmbito da verificação metrológica (ensaio de determinação do volume) de SMDC.

Os resultados foram muito positivos tendo em conta que os ensaios foram realizados “in situ”, a horas e dias distintos, por entidades diferentes utilizando recipientes de volume graduados com diferentes caraterísticas.

Ler mais (pdf em inglês)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Delegação de competências do Conselho Diretivo do IPQ

Despacho n.º 13613/2013, de 25 de outubro
Delegação de competências do conselho diretivo do IPQ, I. P., no seu presidente.

Classificação, embalagem e rotulagem de preparações perigosas

Decreto-Lei n.º 155/2013, de 5 de novembro
Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 82/2003, de 23 de abril, transpondo parcialmente a Diretiva n.º 2013/21/UE do Conselho, de 13 de maio de 2013, no que respeita à adaptação da Diretiva n.º 1999/45/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de maio, relativa à aproximação das disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados membros respeitantes à classificação, embalagem e rotulagem de preparações perigosas.

Aprovações de modelo

Despacho n.º 13119/2013, de 15 de outubro
Aprovação complementar de modelo n.º 245.71.13.3.10 de MRA Instrumentação, S. A.

Despacho n.º 13120/2013, de 15 de outubro
Aprovação de modelo n.º 301.25.13.3.12 de TICKETCODE, Lda.

Despacho n.º 13460/2013, de 22 de outubro
Aprovação de modelo n.º 245.30.13.3.06 de AIRTEC.

Despacho n.º 13509/2013, de 23 de outubro
Renovação da aprovação de modelo n.º 245.04.13.3.13 de F. Louro.

Despacho n.º 14463/2013, de 8 de novembro
Aprovação do modelo n.º 301.25.13.3.11, do EMPARQUE, S. A.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 14334/2013, de 6 de novembro
Qualificação de serviço concelhio de metrologia como organismo de verificação metrológica de QUALIMETROL, Lda

Despacho n.º 14463/2013, de 8 de novembro
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.25.13.6.002 de Manuel Alves de Sousa Pereira & Filhos, Lda.

Legislação Europeia

Equipamento de rádio e terminais de telecomunicações

Comunicação 2013/C 297/1-31, JO C 297, de 12 de outubro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 1999/5/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 1999 , relativa aos equipamentos de rádio e equipamentos terminais de telecomunicações e ao reconhecimento mútuo da sua conformidade.

Segurança em brinquedos

Comunicação 2013/C 317/5-6, JO C 317, de 31 de outubro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2009/48/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de junho de 2009, relativa à segurança dos brinquedos.

Regulamento de Execução (UE) n. ° 1062/2013

Publicação JO L 298, p. 43-43, de 31 de outubro
Regulamento de Execução (UE) nº 1062/2013 da Comissão, de 30 de outubro de 2013 , relativo ao formato da Avaliação Técnica Europeia para produtos de construção.

Aparelhos e sistemas de proteção para uso em atmosferas potencialmente explosivas

Comunicação 2013/C 319/6-14, JO C 319, de 5 de novembro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/9/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de março de 1994 , relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros sobre aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas.

Ascensores

Comunicação 2013/C 323/1-3, JO C 323, de 8 de novembro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 95/16/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de junho de 1995, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos ascensores.

 
     
  Sabia que...
 
 
 

Detritos espaciaisO espaço está cheio de detritos girando em torno da terra, provenientes de satélites em fim de vida ou de foguetes que já não estão a ser utilizados e que vão libertando peças?

Desde o lançamento do Sputnik 1, em 1957, mais de 4900 lançamentos colocaram em órbita cerca de 6600 satélites. 3600 destes ainda permanecem no espaço e cerca de 1000 ainda estão operacionais.

Numa das últimas observações espaciais, foram detetados 34 000 objetos, com cerca de 10 cm de largura.

Os objetos em órbita podem ser perigosos, pois são potenciais causadores de acidentes, tanto no espaço como no seu retorno à Terra. Por essa razão os investigadores e especialistas estão cada vez mais preocupados, exigindo medidas, que salvaguardem a atual situação e as futuras atividades espaciais.

O Organismo Internacional de Normalização – ISO, alertado para este problema mundial, reuniu especialistas e constituiu o Comité Técnico 20 “Aircraft and space vehicles” que tem vindo a elaborar normas tendo em vista a redução dos detritos espaciais, nomeadamente ensaios aos materiais quando são atingidos por detritos, equipamentos de aviso e salvaguarda de colisões, avaliação e capacidade de sobrevivência contra impacto de detritos de pequeno porte e meteoróides e ainda condução de naves através de ambiente de detritos.

Se quiser saber mais, consulte o site da ISO podendo adquirir as normas no IPQ

  Ir para o topo  
     



tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
novembro
14 |INFARMED - Seminário Gestão da Terapêutica: a caminho do uso racional do medicamento,
Lisboa, Portugal
 
14 e 15|APQ - 38º Colóquio da Qualidade,
Lisboa, Portugal
 
21 e 22|APMI - 17º Congresso Ibero-americano de Manutenção,
Cascais, Portugal
 
22 e 23|IX Congresso de Formação – Gestão e Novas Formas de Trabalho - Conselho Profissional de Secretariado,
Matosinhos, Portugal
 
25 e 26|Effects of Standardization on Global Economy,
Istambul, Turquia
 
26 a 28|Formação em Ferramentas de Melhoria Contínua
Monte de Caparica, Portugal
 
27|IPQ - Palestra: 30 anos da definição atual do metro,
Monte de Caparica, Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

novembro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM NOVEMBRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
7ª Reunião do Comité Técnico da EURAMET (TC-L) para a área de Comprimento  

A 7ª reunião do Technical Committee Length da EURAMET decorreu no PTB - Physikalisch-Technische Bundesanstalt em Braunschweig, na Alemanha, de 21 a 23 de outubro de 2013. Teve como objetivo principal, a apresentação do ponto de situação dos vários projetos de comparação, pesquisa ou parceria técnica, em curso na área de Comprimento e a divulgação das atividades de outros grupos de trabalho, nomeadamente: WG-MRA (Working Group on CIPM-MRA), bem como a apresentação de projetos internacionais a decorrer do EMRP e EMPIR. Esta reunião contou com a participação de 33 representantes dos vários Laboratórios Nacionais de Metrologia Europeus (LNM), bem como a participação de vários especialistas do PTB que divulgaram os seus projetos em distintas áreas de atividade como dimensional, massa, fotometria, eletrónica, etc., nos diferentes projetos EMRP em que participam.

 
 
9.ª Reunião do Comité Consultivo para a Acústica, Ultrassons e Vibração (CCAUV) do CIPM  

Decorreu em Paris, no BIPM, de 29 a 31 de outubro, a 9ª reunião do Comité Consultivo para a Acústica, Ultrassons e Vibração (CCAUV) do CIPM. Este comité, presidido pelo Prof. Joaquín Valdés (INTI), contou com a presença do Diretor do BIPM, de 17 delegados, 16 peritos e 4 observadores de 22 Laboratórios Nacionais de Metrologia, bem como com a presença de 3 representantes do BIPM.

 
 
7ª Reunião EURAMET de Contact-Persons do Comité Técnico Eletricidade e Magnetismo  

Decorreu no GUM (Central Office of Measures), em Varsóvia - Polónia, a 17 e 18 de outubro de 2013 a 7.ª reunião EURAMET Electricity and Magnetism Contact Person. Contou com a presença de 30 participantes, de 23 LNM Europeus, 1 representante do Egito e 1 representante do BIPM.

 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Tecnologia de informação. Técnicas de segurança. Sistemas de gestão de segurança da informação - Requisitos
.

Promoção da norma NP ISO/IEC 27001:2013

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Execução de estruturas de aço e de estruturas de alumínio. Parte 1: Requisitos para a avaliação de conformidade de componentes estruturais
.

Promoção da norma NP EN 1090-1:2009+A1:2013

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Símbolos Gráficos. Cores de segurança e sinais de segurança. Sinais de segurança Registados.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Gestão Ambiental

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Proteção contra descargas atmosféricas. Sistemas com dispositivo de ionização não radiativo.

Promoção da norma NP 4426

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Turismo de ar livre. Atividades de turismo de natureza.

Promoção da norma NP 4520

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletânea de Normas
Gestão ambiental.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Gestão Ambiental

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletânea de Normas
Qualidade do ar. Emissões de fontes fixas.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletânea de Normas
Qualidade do ar ambiente.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Normas portuguesa
Sistemas de gestão florestal sustentável. Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Normas portuguesa
Gestão do risco. Princípios e linhas de orientação

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletânea de normas Equipamentos e Superfícies para Espaços de Jogo e Recreio

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   


Coletânea de normas sobre Responsabilidade Social

capa do DVD COLECTÂNEA DE         NORMAS sobre Responsabilidade Social

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletânea de Normas
Gestão da Qualidade.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Gestão da Qualidade

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletânea de Normas
Facility Management.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Faculity management

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletânea de Normas de
Eurocódigos Estruturais.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS de Eurocódigos Estruturais

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 92 | outubro de 2013
Nº 91 | setembro de 2013
Nº 90 | julho de 2013
Nº 89 | junho de 2013

Consulte todas ...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição