Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui


Edição 82, novembro, 2012EspaçoQ
EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
  Tema do Mês
 
 

Semana da Qualidade

Logo do Dia Mundial da Qualidade 2012

O Dia Mundial da Qualidade foi estabelecido em 1990 pelas Nações Unidas tendo em vista sensibilizar a comunidade Mundial para a importância do papel desempenhado pela Qualidade enquanto potenciadora do crescimento sustentado das organizações e da prosperidade dos países.

É nesta linha que se celebra um pouco por todo o Mundo, o Dia, a Semana e até o Mês da Qualidade, em resposta à forte adesão verificada por parte dos agentes económicos e da sociedade em geral, estimulando e envolvendo nas ações promovidas as entidade relevantes e os principais atores da Qualidade ao nível nacional e mesmo internacional.

Desde muito cedo que o IPQ se associou a este evento mundial, tendo mesmo criado uma dinâmica especial, consagrando o espírito da iniciativa e procurando introduzir na discussão nacional, em cada momento, os temas mais relevantes da atualidade mundial em matéria da Qualidade.

Contudo, mais do que evocar uma data e traduzir-se num mero ritual, o dia Mundial da Qualidade deve afirmar-se como um momento de celebração das conquistas das organizações, de partilha dinâmica de experiências e sucessos potenciados pela sua prática e de como tal se refletiu na satisfação dos clientes e sucesso das empresas e das organizações em geral, independentemente do seu âmbito ou natureza.

Na realidade, a Qualidade, podemos dizê-lo, é o parceiro privilegiado da competitividade e a plataforma ideal para a inovação sustentada e nessa medida, a alavanca para internacionalização de produtos e serviços e a chave para o acesso a novos e mais exigentes mercados – fatores que assumem especial relevância para as empresas nacionais no atual cenário de crise mundial e que dão mote ao tema do Dia Mundial da Qualidade 2012: “Qualidade: Disponibilizando Vantagem Competitiva”.

É esta convicção que afirmamos. É este o compromisso que partilhamos. É este repto que queremos aceitar, na convicção de que a missão do IPQ em prol do desenvolvimento do País pode ser reforçada, procurando congregar os Parceiros estratégicos dos diferentes setores, num esforço de aglutinação de sinergias e vontades, de competências e de sensibilidades, em torno de uma estratégia comum e transversal que considere as preocupações mais prementes em matéria de proteção do ambiente e da responsabilidade social e que possa suportar uma efetiva e sustentada política nacional para a Qualidade em Portugal.

O IPQ celebrou este ano o Dia Mundial da Qualidade com o lançamento, no dia 8 de novembro, do Prémio de Excelência - Sistema Português da Qualidade (PEX-SPQ) expoente do reconhecimento público das organizações que se destacam pelos desempenhos de Excelência.


   
  Publicações
   
  ISO Focus+
   
ISO Focus+ outubro 2012

ISO Focus+ outubro de 2012

Este número é dedicado aos recentes desenvolvimentos na área da avaliação da conformidade.

São apresentadas as conclusões de 42 casos de estudo, com a finalidade de se comprovar se compensa a implementação da norma ISO 9001 nas organizações. Esta publicação contém ainda um artigo extenso sobre avaliação da conformidade num mundo cada vez mais complexo.

Consulte esta publicação no sítio web da ISO...


Use normas marque a diferença
   
Use normas - marque a diferença

Sendo inquestionável o valor considerável que as Normas acrescem à economia, aos negócios, às pessoas e à sociedade em geral, é então legítimo perguntarmo-nos, se estes benefícios resistirão a tão grave crise económica como a que vivemos atualmente. A nossa resposta é SIM!

Veja como, lendo o Guia PME – “Use Normas. Marque a Diferença”.

Consulte esta publicação...(pdf)

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Projeto Juventude 2012/2013

Ligação para o sítio web do Projecto Juventude

O IPQ acaba de lançar a quinta edição do “Projeto Juventude – Saber com Normas” que contou, mais uma vez, com o apoio da Direção Geral de Educação e com as respetivas Direções Regionais.

Este ano o Projeto destina-se, a todas as escolas com o 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário público e privado de todas as ofertas de educação/formação.

Ler mais...

Entre no facebook e veja os trabalhos vencedores de anos anteriores...


O Normi nas Nações Unidas

Foto da apresentação do Normi na ONU

O Normi, mascote do Projeto Juventude, foi apresentado nas Nações Unidas durante a 22.ª Sessão do WP6 “Working Party on Regulatory Cooperation and Standardization Policies” da UNECE (United Nations European Comission for Europe). Nesta reunião, onde participaram vários organismos internacionais de normalização (ISO, IEC, CEN), foram apresentadas diversas iniciativas relacionadas com Educação sobre Normalização, incluindo o Projeto Juventude do IPQ, tendo o representante da Comissão Europeia, presente na reunião - Fabrizio Sacchetti - referido que o considerava “muito interessante”.

Consulte o sítio web das Nações Unidas...


IPQ presente no Simpósio RELACRE-FELAB – Globalização e Internacionalização: Perspetivas e Oportunidades de Futuro

No dia 18 outubro, teve lugar, no Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG), em Alfragide, o Simpósio RELACRE-FELAB, com cerca de 80 participantes, entre os quais três colaboradoras do IPQ e subordinada ao tema "Globalização e Internacionalização: Perspetivas e Oportunidades de Futuro". Foi promovida pela Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (RELACRE) e pela congénere espanhola Associação de Entidades de Ensaio, Calibração e Análise (FELAB).

O objetivo deste simpósio foi a abordagem dos seguintes temas: Perspetivas e oportunidades dos laboratórios no mercado internacional; Cooperação e harmonização internacional; Impacto da acreditação e da conformidade nos mercados internacionais; Organização em redes de laboratórios.

Este Simpósio promoveu assim uma excelente oportunidade para a análise e o debate das estratégias de globalização e internacionalização das redes de laboratórios a nível internacional.


IPQ Colabora com a GNR em Reunião de Esclarecimento

No âmbito da "Formação Contínua de Aperfeiçoamento e Atualização na Valência do Trânsito da GNR", e a convite da Seção de Formação Contínua da Unidade Nacional de Trânsito da Guarda Nacional Republicana, o Departamento de Metrologia-DMET do Instituto Português da Qualidade, IP esteve presente na reunião esclarecimento subordinada à temática da velocidade e da condução sob influência do álcool.

Esta secção decorreu no dia 17 de outubro, nas instalações da Escola da Guarda Nacional Republicana, e contou com a participação de 25 comandantes distritais da Especialidade de Trânsito da GNR.

Os técnicos do DMET apresentaram o quadro regulamentar e a descrição técnica das operações do controlo metrológico dos cinemómetros e dos alcoolímetros, enfatizando-se a importância das boas práticas associadas ao uso destes instrumentos de medição no âmbito dos respetivos regulamentos de Controlo Metrológico.


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância duas áreas:

NP EN 1846-1:2012 Veículos de socorro e de combate a incêndio. Parte 1: Nomenclatura e designação
NP EN 1846-2:2012 Veículos de socorro e de combate a incêndio. Parte 2: Requisitos comuns. Segurança e desempenho
Elaboradas pela APSEI - Associação Portuguesa de Segurança Eletrónica e de Proteção Incêndio, estas normas têm por objetivo por um lado identificar as características principais de qualquer veículo motorizado através de uma série de números e letras e que poderão ser utilizadas como referências em propostas para concursos no âmbito europeu e por outro lado descrevem os requisitos técnicos para minimizar os perigos que podem surgir durante a utilização operacional, inspeções de rotina e manutenção de veículos de socorro e de combate a incêndio, quando realizados de acordo com as especificações fornecidas pelo fabricante ou o seu representante autorizado.

NP ISO 21500:2012 Linhas de orientação sobre a gestão de projetos
Esta Norma proporciona uma orientação abrangente para a gestão de projetos e pode ser utilizada por qualquer tipo de organização, pública, privada ou organizações civis sem fins lucrativos e para qualquer tipo de projeto, independentemente da sua complexidade, dimensão ou duração.
Esta Norma fornece uma descrição de alto nível dos conceitos e processos que são considerados para formar uma boa prática da gestão de projetos. Os projetos são posicionados no contexto de programas e de portefólios de projetos, contudo, esta Norma não fornece orientação detalhada sobre a gestão de programas e portefólios de projetos. Tópicos relacionados com disciplinas genéricas de gestão são tratados apenas na medida em que se relacionem com a gestão de projetos. Esta norma foi elaborada pela APOEG – Associação Portuguesa de Gestão de Projetos, Organismo de Normalização Setorial qualificado pelo IPQ no domínio da Gestão de projetos.

NP EN 771 Especificações para Unidades de Alvenaria
Esta Série, constituída por 6 normas especifica as características e os requisitos funcionais para vários tipos de unidades de alvenaria, nomeadamente cerâmicas, silico-calcárias, betão de agregados, betão celular autoclavado, pedra reconstituída e pedra natural.
Estas normas foram elaboradas pelo CTCV – Centro tecnológico da Cerâmica e do Vidro, organismo de Normalização Setorial qualificado pelo IPQ, para estas áreas.


Norma ISO/IEC para acessibilidade na web

A ISO acaba de editar a norma ISO/IEC 40500 “Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0”. Esta norma baseia-se nas recomendações do World Wide Web Consortium (W3C), definidas em 2008 (WCAG 2.0), que têm como finalidade permitir que cidadãos com alguma incapacidade ou dificuldade, incluindo pessoas foto sensíveis, com problemas de visão e audição, limitações cognitivas e de movimentação, tenham acesso aos conteúdos disponibilizados em páginas web.

As Recomendações de Acessibilidade do Conteúdo da Web, da Iniciativa pela Acessibilidade Web (WAI) do W3C perfazem um total de doze, assentes em 4 princípios : percetível, operável, compreensível e robusto.

Cada uma dessas recomendações apresenta três níveis de exigência : nível A, AA e AAA, sendo este último o mais exigente. Em Portugal, a Resolução do Conselho de Ministros 91/2012, de 8 de novembro, obriga ao cumprimento do nível de acessibilidade A em sites e aplicações web do Governo e dos serviços e organismos públicos da administração central que disponibilizem exclusivamente informação e conteúdos, cumprimento do nível de acessibilidade AA em sites e aplicações web do Governo e dos serviços e organismos públicos da administração central que impliquem a prestação de serviços transacionais (serviços online).

Em outubro passado o IPQ assinou formalmente o protocolo de cooperação com o It Service Management Forum Portugal – Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação, que assume as funções de Organismo de Normalização Setorial para a área de tecnologias de informação e comunicação, com responsabilidade normativa em vários domínios, entre os quais a acessibilidade na web.


Plataforma de Normalização nas TIC

Os mercados globais de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), requerem normas globais que suportem a interoperabilidade, independentemente da sua natureza mais ou menos formal, desde que tenham sido obtidas por consenso e respeitando determinados critérios, como a transparência. Essas normas devem estar facilmente acessíveis e disponíveis para serem implementadas no respeito das regras da competitividade.

A Globalização, em combinação com a rápida evolução tecnológica e exigência de velocidade na disponibilização para os mercados, criam nestes expectativas elevadas em serviços TIC novos, inovadores, mais eficientes, fáceis de usar e interoperáveis. A indústria procura responder a estas crescentes e complexas expectativas, recorrendo a normas globais.

A nível europeu, as autoridades públicas devem poder recorrer a estas normas para suportar as políticas, legislação e compras públicas, enquanto a indústria deverá ser capaz de assumir uma posição competitiva no mercado global.

Para isso é necessário colaboração não apenas entre os organismos de normalização, mas também entre todas as partes interessadas, no sentido de se identificarem essas normas que além de voluntárias devem ser aceites pelo mercado.

Com o objetivo de estabelecer um diálogo permanente entre todas as partes interessadas na normalização nas TIC, a Comissão Europeia implementou pela sua Decisão 2011/C349/04 de 25 de novembro 2011, a Plataforma TIC (European Multi stakeholder Platform on ICT standardisation), congregando peritos da Comissão, Estados-membros, indústria, organismos de normalização, organizações societárias, utilizadores e consumidores. Tem como objetivo assegurar que a Europa tenha acesso a todas as normas e especificações técnicas necessárias para responder às exigências políticas de interoperabilidade ao mesmo tempo que balanceie as necessidades da indústria com as expectativas da sociedade, promovendo a sua efetiva identificação e implementação, nomeadamente para referência para as compras públicas.

Isto implica a convivência de normas formais adotadas pelos Organismos Europeus de Normalização, com especificações técnicas emanadas de organizações não formais, os chamados fora e consorcia, desde que respeitem um conjunto de critérios estabelecidos no novo Regulamento sobre a Normalização Europeia, que aguarda apenas publicação e que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2013.

A Plataforma TIC realizou a sua segunda reunião no passado dia 25 de outubro, em que Portugal esteve representado pelo presidente do IPQ, na qual já se começou a elencar especificações técnicas que irão ser analisadas quanto ao cumprimento dos critérios com vista a serem alvo de Decisão da Comissão Europeia para poderem ser identificadas para serem usadas nas compras públicas no pleno cumprimentos dos requisitos legais impostos para estas.


Reunião Plenária da ISO/TC 176 em São Petersburgo, Rússia

Decorre entre 9 e 17 de Novembro a 29.ª Plenária do ISO/TC 176 “Quality Management and Quality Assurance”.

O Technical Committee 176 é acompanhado pelo Organismo de Normalização Setorial APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, através da Comissão Técnica 80 – “Qualidade”. Portugal fez-se representar nesta reunião por Sandra Feliciano vogal da referida CT e que tem vindo a acompanhar os trabalhos em curso no TC 176, nomeadamente os do Grupo 03 “Electoral Assurance”, Grupo 04 “Local Government” e Grupo 24 “Revision of ISO 9001”.

Durante esta reunião, a perita nacional ministrou ainda um Workshop sobre a nova Norma Portuguesa NP 4512:2012 “Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida pela tecnologia. Requisitos”. O Prof. Doutor Gary Cort, Chair da ISO/TC 176, foi um dos participantes neste Workshop, tendo referido que considerava “inovadores”, tanto a NP 4512, como o método do seu desenvolvimento e que estava visivelmente agradado com ambos.

Consulte o sítio web da ISO...


Seminário Inovação - o caminho a seguir em tempos de crise

Decorreu no passado dia 16 de outubro o Seminário sobre Inovação - o caminho a seguir em tempos de crise. Este Seminário contou com a presenção do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação que referiu as 4 áreas base do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação.

Foi ainda realçado o papel da normalização e o seu contributo para o aumento da competitividade das empresas, facilitando, nomeadamente, a livre circulação de bens e serviços, a interoperabilidade das redes e dos meios de comunicação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

As empresas ANA - Aeroportos de Portugal e ControlVet partilharam as suas experiências na implementação de práticas na Gestão da Inovação. Apresentaram o modo como implementaram alguns dos requisitos da norma, dificuldades encontradas e soluções para as ultrapassar.


Seminário “Produtos de Construção – Novo Regulamento
(EU) nº 305/2011 – O que muda?”

Realizou-se no passado dia 6 de novembro o Seminário “Produtos de Construção – Novo Regulamento (EU) nº 305/2011 – O que muda?”.

Foram realçados vários aspetos relacionados com o novo Regulamento 305/2011, cuja aplicação será obrigatória a partir de 1 de julho de 2013. Deu-se especial destaque às diferenças entre a legislação atualmente em aplicação e os requisitos futuros, declaração de conformidade versus declaração de desempenho, aplicação da marcação CE nos produtos de construção, utilização das normas harmonizadas, notificação de organismos e fiscalização do mercado.

Os produtos devem ser fabricados de acordo com os requisitos referidos nas normas harmonizadas aplicáveis a cada produto. A referência das normas harmonizadas é publicada no jornal oficial da União Europeia, podendo ser consultada no sítio web da União Europeia ou no deste Instituto.

Consulte a lista de normas harmonizadas...


Lançamento do Prémio de Excelência - Sistema Português da Qualidade 2013

Realizou-se no passado dia 8 de novembro, no Auditório do IPQ, o evento de lançamento do Prémio de Excelência - Sistema Português da Qualidade - PEX-SPQ 2013, dia em que se assinalou este ano o Dia Mundial da Qualidade.

O PEX-SPQ é uma distinção que promove o reconhecimento público das organizações instaladas em Portugal, que se destaquem pelos resultados obtidos através da aplicação dos métodos de Gestão pela Qualidade Total na Excelência Organizacional. O PEX-SPQ é gerido pelo IPQ, tem por base o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM) e segue as metodologias de pontuação do Prémio Europeu da Qualidade (EFQM Excellence Award – EEA).

O evento contou com a participação da Associação Portuguesa para a Qualidade, que, enquanto National Partner Organization da EFQM em Portugal, apresentou as principais diferenças do recentemente publicado Modelo de Excelência 2013 face ao de 2010, do IPQ que explicou como se irá processar o PEX-SPQ 2013, e da Bosch Car Multimedia Portugal que partilhou a sua experiência como vencedor do Troféu Ouro PEX-SPQ 2012 na categoria grandes empresas.

O Manual de Candidatura ao PEX-SPQ 2013 e os formulários de intenção de candidatura estão disponíveis do sítio web do IPQ.


Conferência “Espaços de Jogo e Recreio”

No passado dia 23 de outubro, realizou-se no Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Conferência “Segurança nos Espaços de Jogo e Recreio”, organizada pela APSI – Associação Portuguesa para a Segurança Infantil.

Com um importante e diversificado painel de oradores nacionais e estrangeiros, esta Conferência resultou num importante espaço de partilha de saberes e boas práticas sobre segurança nos parques infantis.

O IPQ associou-se a este evento, com a elaboração de uma Coletânea de Normas sobre “Espaços de Jogo e Recreio”.

Consulte a lista das Normas do DVD e proceda à sua Encomenda.

Consulte a lista de normas que compõem o DVD...

Encomende a Coletânea de Normas...


Segurança contra Incêndio

Nos próximos dias 3, 4 e 5 de dezembro, a Associação Portuguesa de Segurança Eletrónica e de Proteção Incêndio – APSEI, vai realizar no Centro de Congressos do Estoril uma Conferência subordinada ao tema “ Tendências e Tecnologias na Proteção e Segurança de Pessoas e Bens”, contando com a presença de reputados oradores nacionais e estrangeiros.

No passado dia 31 de outubro, também organizado pela APSEI realizou-se no IPQ o “II Fórum Normalização da Segurança em Portugal”, que contou com a presença de cerca de 150 participantes, tendo o IPQ feito uma intervenção sobre a “Importância da Normalização para o Desenvolvimento Económico”.

A APSEI é Organismo de Normalização Setorial qualificado pelo IPQ para a área da segurança contra incêndios e símbolos gráficos.

Consulte o Programa da Conferência...


Refrigeração e Climatização

No próximo dia 27 de novembro, a APIRAC – Associação Portuguesa de Refrigeração e Ar Condicionado, vai realizar no Auditório do IPQ um seminário subordinado ao tema “Refrigeração e Climatização”, sendo a inscrição gratuita.

O IPQ associa-se a este evento com uma intervenção sobre legislação do controlo metrológico de instrumentos de medição e registo de temperatura e ainda com a elaboração de duas coletâneas de normas sobre refrigeração e climatização.

A APIRAC é Organismo de Normalização Setorial (ONS) qualificado pelo IPQ para a área do Frio e Ar Condicionado.

Consulte o Programa...


5º Encontro Nacional SPMet, “MEDIR PARA A SEGURANÇA”

Realizou-se no passado dia 8 de novembro de 2012, no CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, em Coimbra, o 5º Encontro Nacional da SPMet sob o tema “MEDIR PARA A SEGURANÇA”, organizado em parceria pela SPMet e pela RELACRE.

A Comissão Organizadora tinha por objetivo promover e dinamizar a discussão, pela comunidade técnico-científica nacional, de todos os temas relevantes para os organismos, instituições e pessoas individuais com atividade no domínio metrológico.

O Departamento de Metrologia (DMET) do IPQ esteve representado neste Encontro através da apresentação de 5 comunicações orais e de 10 por painel. As contribuições apresentadas abrangem as atividades e os projetos desenvolvidos pelos seus laboratórios da Unidade de Metrologia Científica e Aplicada (UMCA) e pela Unidade de Metrologia Legal (UML), contribuindo para a divulgação da Metrologia a nível nacional.

Ler mais...


Qualidade no Turismo

Fotografia da Mesa durante a sessão Qualidade no Turismo em Viana do Castelo

No passado dia 24 de outubro, organizado pelo Turismo de Portugal realizou-se, em Viana do Castelo, uma sessão de divulgação sobre “Normalização no Turismo de Habitação e Turismo Natureza”. Esta sessão em que o IPQ participou com uma intervenção sobre a importância da normalização para a competitividade, faz parte de um ciclo de três eventos que terminará no próximo dia 21 de novembro em Viseu, no Welcome Center Viseu.

A primeira sessão realizou-se em Évora no dia 26 de setembro passado.

Consulte o Programa e inscreva-se. A participação é gratuita...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Metrologia Científica na IDI
4 de dezembro

O IPQ, cujas atividades se desenvolvem a nível da metrologia científica, aplicada e legal, tem por objetivo a realização e a manutenção dos padrões nacionais das unidades de medida, assegurando a sua rastreabilidade metrológica ao Sistema Internacional de unidades (SI). A sensibilização das entidades nacionais competentes para os aspetos metrológicos nas suas atividades, a promoção, dinamização e a realização de ações de divulgação da Metrologia em Portugal é um dos seus principais objetivos. Neste contexto, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) organiza, no dia 4 de dezembro de 2012, no seu auditório, um Seminário sob o tema METROLOGIA CIENTÍFICA NA IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação).

A necessidade de conhecer com rigor o resultado de uma medição é uma condição fundamental na investigação para a credibilidade das decisões tomadas relativas a um sistema em estudo. Para garantir a qualidade dos resultados das medições é necessária a utilização de padrões, métodos de referência, materiais de referência certificados e calibrações devidamente rastreados. Todas as medições físicas, químicas, biológicas, que se fazem no âmbito da investigação e desenvolvimento são essenciais, devendo os resultados dessas medições ser exatos e comparáveis.

Neste sentido, o IPQ - Laboratório Nacional de Metrologia, pretende envolver e sensibilizar a comunidade científica e tecnológica para os aspetos metrológicos inerentes à atividade de IDI, perspetivando o intercâmbio de recursos relevantes para a permanente evolução da metrologia científica primária.

O objetivo deste evento é dinamizar a discussão sobre a importância da Metrologia em todos os temas relevantes das comunidades científicas e profissionais no âmbito da Investigação e Desenvolvimento e Inovação.

Consulte o programa e inscreva-se...


II Encontro "A Metrologia na Saúde"
11 de dezembro

Logo do IPQ, BBraun e Merck Millipore

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) organiza, no dia 11 de dezembro de 2012, no seu auditório, um Colóquio sob o tema "A METROLOGIA NA SAÚDE".

O objetivo deste evento é dinamizar a discussão sobre a importância da Metrologia em todos os temas relevantes das comunidades científicas e profissionais da área da Saúde. Este segundo colóquio pretende abordar a importância da metrologia na vertente da Qualidade na Saúde, realçando o desempenho da rastreabilidade metrológica dos instrumentos médicos com função de medição, como pilar de sustentabilidade.

Assim, os principais destinatários do evento são todos os profissionais do setor da saúde, com destaque para os dirigentes e quadros técnicos do setor, docentes, investigadores e estudantes.

Consulte o programa e inscreva-se...


Encontro “Ordenações Manuelinas: 500 anos depois”
17 de dezembro

Celebra-se este ano, mais precisamente no dia 17 de Dezembro, o 5º centenário da 1ª edição do Livro I das Ordenações Manuelinas. Este documento reveste-se de grande importância para a história da Metrologia no nosso país, visto que nele se inclui a regulamentação visando a uniformização dos pesos e medidas, no que constituiu a maior reforma da Metrologia em Portugal anterior à adoção do Sistema Métrico.

Para celebrar esta data histórica, o IPQ vai organizar um Encontro no dia 17 de Dezembro de 2012, que terá como oradores os Professor Doutor Freitas do Amaral e João Alves Dias, o Engº António Cruz e o Dr. António Neves, responsável pelo Museu de Metrologia do IPQ. Serão tratados temas relacionados com as reformas de D. Manuel no sentido da criação do estado moderno, nomeadamente a reforma metrológica nas Ordenações Manuelinas, os pesos e medidas em Portugal e os 3 sistemas das Ordenações Manuelinas. Prevê-se que este Encontro possa coincidir com a inauguração da Exposição Ordenações Manuelinas: 500 anos depois, que esteve patente na Biblioteca Nacional entre março e junho deste ano.

Este evento destina-se a todos os agentes da metrologia, assim como docentes, investigadores e estudantes, e ao público em geral.

Consulte o programa e inscreva-se...


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Formação TrainMiC® em Lisboa

Nos dias 22 e 23 de novembro, terá lugar, na ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica uma formação TrainMiC® – Training in Metrology in Chemistry, em Lisboa.

TrainMiC® é um programa europeu de formação com o objectivo da interpretação dos requisitos metrológicos dos ensaios químicos e bioquímicos, em diferentes sectores (alimentar, ambiental, clínico, etc). O programa, patrocinado pela Comissão Europeia e coordenado pelo IRMM (Institute for Reference Materials and Measurements), encontra-se em funcionamento em vários países da Europa através de uma rede de formadores nacionais que utilizam ferramentas pedagógicas partilhadas e harmonizadas, num esforço conjunto de vários especialistas para melhorar a qualidade dos resultados analíticos e reforçar a infra-estrutura metrológica à escala Europeia.

O programa TrainMiC® destina-se a analistas e técnicos de laboratório com responsabilidades na implementação, validação e controlo da qualidade de métodos de ensaio físico-químicos bem como a todos, formadores, investigadores, decisores, ou outros, que pretendam adquirir competências na área da Metrologia Química, de forma integrada e harmonizada a nível Europeu.

O programa da formação consiste em oito módulos teóricos e três módulos de exercícios, com as seguintes temáticas: Introdução à metrologia química; Estatística; Rastreabilidade; Validação dos resultados; Incerteza das medições; Materiais de referência e Comparações interlaboratoriais.
Os vários módulos são ministrados pela rede de formadores nacionais, na qual está integrada uma colaboradora do IPQ que ministra o módulo Utilização de Materiais de Referência.

Consulte o programa...


Aplicação da Norma ISO 21500
Quadros Dirigentes
27 de novembro

O Curso de Aplicação da Norma ISO 21500 para Quadros Dirigentes destina-se a apresentar uma síntese dos conceitos fundamentais sobre os Métodos, Técnicas e Procedimentos de Gestão de Projetos, à luz do definido na Norma ISO 21500 – Guidance on Project Management. Não é abrangida pelo âmbito deste Curso a prática de técnicas, métodos ou ferramentas de Gestão de Projetos.

O Módulo foi estruturado com base em três temas:
Um tema introdutório sobre as normas de gestão de projetos internacionais e sobre algumas normas nacionais de referência, referindo-se também a génese da Norma ISO 21500 e a sua estrutura. Nesta introdução é ainda exposta a atividade do ISO TC 258 e da CT 175;
Um tema dedicado aos conceitos fundamentais de Gestão de Projetos, abrangendo também uma referência à gestão de programas e de portefólios, à temática do governo da gestão de projetos e às competências em gestão de projetos;
Um tema focado nos processos da Norma ISO 21500, em que são apresentados os grupos de processos de Início, Planeamento, Controlo e Encerramento dos projetos.

Consulte o programa do curso...


Gestão de Risco
4 de dezembro no Porto
6 de dezembro em Lisboa

Logo do IPQ e do CEDINTEC

O conteúdo programático do curso de Gestão de Risco foi reformulado de forma a melhor responder às necessidades dos formandos. A carga horária foi reduzida para 7 h (1 dia) e procurou-se dar um maior enfoque à norma ISO 31000:2009 mantendo-se, contudo, a abordagem a exemplos práticos concretos.

No final desta ação de formação pretende-se que os formandos desenvolvam as competências necessárias que permitam o desenho, implementação e manutenção de um programa de gestão de riscos numa organização.

O formador será o Dr. Sérgio Resende, licenciado em Contabilidade e Administração, mestrando em Auditoria e atualmente responsável pela criação e desenvolvimento do projeto RMP - Risk Management Projects – no âmbito do Enterprise Risk Management.

O Dr. Sérgio Resende tem ainda desenvolvido atividades no âmbito da utilização da norma
ISO 31000, bem como ao nível da investigação, análise estratégica e de planeamento de negócio/atividades.

Consulte o programa e inscreva-se...

Gestão de Energia
5 e 6 de dezembro no Porto
11 e 12 de dezembro em Lisboa

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Face ao sucesso da 1ª edição do curso de Sistemas de Gestão de Energia, organizado em abril deste ano, o IPQ e o CEDINTEC irão realizar mais duas edições deste curso.

A segunda edição, a realizar nas instalações da AIMMAP, no Porto, está prevista para os dias 5 e 6 de dezembro. A terceira edição terá lugar nas instalações do IPQ, na Caparica, nos dias 11 e 12 de dezembro.

O formador convidado para ministrar as 14 horas de curso, dirigido a gestores de energia, gestores de empresas e técnicos superiores que pretendam potenciar as suas competências e conhecimentos nesta área, será novamente o Eng. Orlando Paraíba, Diretor da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Através dos métodos pedagógicos expositivo e ativo, pretende-se que, no final da ação, os formandos fiquem aptos a identificar os princípios de um sistema de gestão de energia, os requisitos da NP EN ISO 50001:2012 e adquiram as competências necessárias para implementar os princípios daquela norma em contexto real

Consulte o programa e inscreva-se...


 
     
 
  Ir para o topo  
  artigos
     
 

Validação da Incerteza Associada a um Potenciómetro de JOSEPHSON pelo Método de MONTE CARLO

Atualmente, os sistemas experimentais de efeito Josephson e efeito Hall quântico no Instituto Português da Qualidade, possibilitam a materialização, a manutenção e a disseminação das unidades elétricas.
A implementação de um sistema potenciométrico de Josephson tornou possível a medição de resistências-padrão tendo como referência valores quantificados de amostras de Hall, permitindo a disseminação desta unidade com incertezas típicas da ordem de 10-8.
A metodologia utilizada para a estimativa da incerteza de medição associada a estes sistemas de medição tem sido baseada no documento Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement – GUM, expressa pela aplicação da lei de propagação de incerteza (LPI) e na caracterização da grandeza de saída por uma distribuição Gaussiana, avaliando, através de um modelo matemático, a incerteza-padrão associada à estimativa da grandeza de saída. Tendo como objetivo a validação dos resultados obtidos foi considerada a aplicação do Método de Monte Carlo (MMC).

Ler mais...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Interoperabilidade Digital

Resolução do Conselho de Ministros 91/2012, de 8 de novembro
Aprova o Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital.

Dispositivo eletrónico de matrícula

Portaria 343/2012, de 26 de outubro
Quarta alteração à Portaria n.º 314-B/2010, de 14 de junho, que define o modo de utilização do dispositivo eletrónico de matrícula para efeitos de cobrança eletrónica de portagens.

Qualificações profissionais

Portaria 325/2012, de 16 de outubro
Aprova os modelos de declaração prévia à deslocação do prestador de serviço a território nacional em livre prestação de serviços.

Legislação Europeia

Equipamentos marítimos

Diretiva 2012/32/UE, JOUE 312, de 10 de novembro
Altera a Diretiva 96/98/CE do Conselho relativa aos equipamentos marítimos.

Ascensores

Comunicação 2012/C 334/04, JOUE C 334, de 31 de outubro
Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da execução da Diretiva 95/16/CE.

Compatibilidade eletromagnética

Comunicação 2012/C 321/01, JOUE C 321, de 23 de outubro
Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da execução da Diretiva 2004/108/CE.

Equipamentos de rádio e terminais de telecomunicações

Comunicação 2012/C 321/02, JOUE C 321, de 23 de outubro
Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da execução da Diretiva 1999/5/CE.

 

 
     
  Sabia que...
 
 
 

existe um planeta composto parcialmente por diamantes, sendo a massa destes correspondente a 3 vezes a massa da Terra?

Recentemente foi descoberto que a composição principal do planeta ‘55 Cancri e’, um dos 5 da constelação de Cancer, a 40 anos luz da Terra, com o dobro do diâmetro desta e 8 vezes a sua massa, não é granito e água como a Terra mas sim carbono (grafite e diamante).

É a primeira vez que se encontra um planeta com uma composição química totalmente diferente da da Terra. Esta descoberta significa que não podemos continuar a pensar que os constituintes químicos, atmosferas ou biologia de planetas mais distantes sejam semelhantes aos da Terra.

 
  Ir para o topo  
     



tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
novembro
15 e 16 |Workshop on Challenges in Metrology for Dynamic Measurement, BIPM
Paris, França
 
21 | Sessão "Qualidade no Turismo", Turismo de Portugal/IPQ
Viseu, Portugal
 
21 | Lançamento da publicação "Prevenção e Controlo de Legionella nos sistemas de água", INSA
Lisboa, Portugal
 
27 | Seminário "Refrigeração e Climatização: Requisitos e Oportunidades no Contexto Atual", APIRAC/IPQ
Caparica, Portugal
 
29 e 30 |2nd European Gender Summit, Parlamento Europeu
Bruxelas, Bélgica
 
dezembro
3 a 5|Conferência NFPA-APSEI Fire & Security 2012 , APSEI
Estoril, Portugal
 
4|Seminário "Metrologia Científica na IDI", IPQ
Caparica, Portugal
 
11|II Encontro A Metrologia na Saúde, IPQ
Caparica, Portugal
 
17|Encontro "Ordenações Manuelinas: 500 anos depois", IPQ
Caparica, Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

novembro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de Abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM NOVEMBRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista...(pdf)


 


   
   
 

6.ª Reunião EURAMET do Grupo de Contact-Persons do Comité Técnico Eletricidade e Magnetismo.

Reunião anual que permite o intercâmbio técnico-científico ao mais elevado nível, nomeadamente, o acompanhamento e a participação em projetos de desenvolvimento, cooperação técnica e de comparação interlaboratorial, bem como, a divulgação e a discussão das atividades desenvolvidas pelos LNM, no domínio da Eletricidade e do Magnetismo, possibilitando o desenvolvimento e a implementação de novas competências metrológicas a nível nacional.

Ler mais...(pdf)

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012









Faça o download desta publicação...(pdf)

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento


   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal









Faça o download desta publicação...(pdf)


 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@mail.ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@mail.ipq.pt


   

Coletânea de normas Equipamentos e Superfícies para Espaços de Jogo e Recreio

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt


 


Coletânea de normas sobre Responsabilidade Social

capa do DVD COLECTÂNEA DE         NORMAS sobre Responsabilidade Social

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt


 

Coletânea de normas sobre Desenhos Técnicos

capa do DVD COLETÂNEA DE NORMAS
			Desenho Técnico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt


 

Coletânea de normas sobre Segurança contra Incêndio

capa do DVD COLECTÂNEA DE              NORMAS Segurança contra incêndio em edifícios: protecção passiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt


 

Coletânea de normas sobre Proteção Anticorrosiva de Estruturas de Aço por Esquemas de Pintura

Normas sobre pintura anti-corrosiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea – Sistemas de Tubagens de Plástico (PVC-U)

Promoção de normas             sobre sistemas de tubagem de plástico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

 
   
   
 
   
   
   
   

Clientes IPQ
 
   

Gestão do risco

Imagem alusiva a promoção de normas sobre Gestão do             Risco

Nota de encomenda ...


Segurança contra incêndios. Manutenção de extintores

Imagem alusiva a promoção de normas de segurança contra 			             incêndios

Nota de encomenda ...


Sistema de gestão da formação profissional, incluindo a aprendizagem enriquecida por tecnologia. Requisitos.

Sistema de gestão da formação profissional

Nota de encomenda ...


 

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de novembro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 81 | outubro de 2012
Nº 80 | setembro de 2012
Nº 79 | julho de 2012
Nº 78 | junho de 2012
Nº 77 | maio de 2012
Nº 76 | abril de 2012
Nº 75 | março de 2012
Nº 74 | fevereiro de 2012

Consulte todas...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
Ana Andrade
Diana Lopes
Eduarda Filipe
Jorge Marques dos Santos
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição