Edição 96, fevereiro 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

O IPQ apoia Angola na consolidação da sua infraestrutura nacional para a Qualidade

Delegação de Angola com dirigentes do IPQ No quadro das excelentes e estreitas relações que decorrem entre as instituições Portuguesas e Angolanas na área da Qualidade, a Senhora Ministra da Indústria de Angola, reuniu em Luanda, em finais do mês de fevereiro, com uma delegação do IPQ, constituída pelo Presidente Jorge Marques dos Santos e pelo vogal do Conselho Diretivo, Ricardo Fernandes.

Numa sessão de trabalho intensa e produtiva que integrou outros Altos Dirigentes Angolanos com responsabilidades nesta área, foi analisada e discutida a evolução do Sistema Angolano da Qualidade, em cujo âmbito o Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ) vem assumindo especiais responsabilidades.

No seguimento desta reunião e sublinhando o sentido prioritário conferido pelo Governo Angolano a esta matéria, deslocou-se ao IPQ, durante a passada semana de 10 a 14 de março, uma delegação Angolana integrada pelo Sr. Eng. Peres do Amaral, pelo Sr. Dr. Laurentino Canga, assessores da Srª Ministra da Indústria da República de Angola, e pela Srª Engª Teodora Silva, Diretora Geral do IANORQ – organismo homólogo do IPQ, tendo em vista a concretização do plano de ações acordado em Luanda.

Ler mais...

   
  Publicações
   
 

ISO Focus

ISO Focus março/abril de 2014 ISO Focus março/abril de 2014.

A ISOFocus, publicada seis vezes por ano, é uma excelente forma de conhecer as normas internacinais. Destina-se tanto a grandes multinacionais como a pequenas empresas que pretendem melhorar a sua posição no mercado, pois disponibiliza tanto informação de alto nível que todos podem utilizar no seu planeamento estratégico, como pequenos detalhes que podem fazer grande diferença em mercados sectoriais.

Consulte esta publicação...


Medições e Ensaios

Revista Medições e Ensaios de janeiro de 2014 Revista Medições e Ensaios Nº 7 - janeiro de 2014.

A Revista Medições e Ensaios, editada pela SPMET em formato eletrónico, de periodicidade quadrimestral, tem como objetivo proporcionar um fórum para a publicação de artigos originais e de artigos de revisão sobre temas da Metrologia científica, aplicada e legal que contribuam para o estudo, o desenvolvimento e a divulgação da Metrologia.

Consulte esta publicação...


CalLab Magazine - The International Journal of Metrology

CalLab Magazine vol 21 n.1 CalLab Magazine vol 21 n.1

Foi publicada no último trimestre a mais recente edição da revista CalLab Magazine The International Journal of Metrology.

Esta publicação trimestral trata assuntos relacionados com a metrologia e calibração, dando informação sobre inúmeros eventos relacionados com estas atividades. Está associada a um blog que disponibiliza um fórum para discussão de assuntos relacionados com estes tópicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma comunidade online de calibração.

Os números anteriores da revista podem ser consultados no sítio web da revista.

Leia todo o conteúdo, clicando aqui.

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

O paradigma BIM e a normalização como fator de competitividade

O BIM (Building Information Modelling) é visto como uma tecnologia mas também como uma nova metodologia de trabalho. Por um lado, uma tecnologia 3D que virtualiza o edifício ou a infraestrutura e incorpora toda a informação existente e gerada ao longo do seu ciclo de vida e, por outro, uma metodologia de trabalho mais colaborativa, que implementa processos mais ágeis e permite rentabilizar a informação gerada como até hoje nunca foi conseguido na indústria da construção.

O modelo virtual, que representa o empreendimento de construção nas suas diversas fases, é paramétrico e constitui uma base de dados bastante potente que serve de base aos mais diversos tipos de operações avançadas. Com base nestes modelos, diversas simulações podem ser conduzidas e verificações complexas podem ser feitas de forma ágil, de acordo com regras que podem ser programadas e automatizadas. Na figura seguinte é possível observar alguns modelos BIM correspondentes às mais diversas especialidades, cedidos por algumas empresas portuguesas, líderes na utilização do BIM.

Ler mais...


Formação “Ferramentas de Melhoria Contínua”

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), realizou-se no IPQ, de 18 a 20 de fevereiro, um curso de Formação subordinado ao tema “Ferramentas de Melhoria Contínua”.

Esta ação de formação contou com a participação de 11 formandos, oriundos de diversas entidades públicas e de empresas privadas.

Os objetivos de dotar os participantes de conhecimentos e competências para aplicação das técnicas e ferramentas da qualidade e melhoria / resolução de problemas demonstrando um claro domínio das mesmas, foram plenamente atingidos e a avaliação final do curso pelos formandos foi muito positiva.
Face ao interesse do tema, o IPQ e o CEDINTEC irão organizar nova ação de formação neste âmbito durante o presente ano podendo, se o pretender, fazer, desde já, a sua pré-inscrição. Para o efeito envie um e-mail para formacao@ipq.pt.


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

prNP 4406 - Sistemas de gestão florestal sustentável. Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável
A presente Norma específica os requisitos de um sistema de gestão florestal sustentável, de forma a permitir que qualquer responsável pela unidade de gestão florestal, defina uma política florestal e objetivos atendendo às exigências legais, aos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável e aos aspetos da sua atividade com potencial impacte social, económico e ambiental.

A presente Norma é aplicável à unidade de gestão florestal. A aplicação da Norma dependerá da natureza e complexidade jurídica do responsável pela unidade de gestão florestal, e da escala a que se estabelece a aplicação do sistema de gestão florestal.

Esta projeto de Norma encontra-se em inquérito público pelo que quaisquer comentários poderão ser enviados para o IPQ através do endereço nor@ipq.pt. Clique aqui para ler o documento.

ISO 18091 - Quality management systems - Guidelines for the application of ISO 9001:2008 in local government
É certo que todos os países do mundo têm de reconsiderar as suas despesas adotando medidas de austeridade. No âmbito da conjuntura económica muito difícil que todos os estados atravessam, os serviços da administração local devem cada vez mais gerir de forma eficaz as suas receitas e o seu modus operandi , funcionando sob a forma de um sistema de gestão. Esta Norma Internacional apresenta as diretrizes necessárias para a implementação de um sistema de gestão da qualidade nos serviços camarários, orientando as suas atividades por forma a satisfazer as necessidades e os desejos da coletividade local.

ISO/TS 17582 - Quality management systems - Particular requirements for the application of ISO 9001:2008 for electoral organizations at all levels of government
Esta especificação técnica, elaborada pela ISO (Organização Internacional de Normalização), tem como principal objetivo estabelecer um clima de confiança no seio dos seus eleitores, melhorando a transparência, planificação e eficácia dos processos eleitorais.


Avaliação de pessoas em contextos de trabalho e organizacionais

Acabaram de ser editadas a NP ISO 10667-1 “Prestação de serviços de avaliação. Procedimentos e métodos para a avaliação de pessoas em contextos de trabalho e organizacionais. Parte 1: Requisitos do cliente” e a NP ISO 10667-2 “Prestação de serviços de avaliação. Procedimentos e métodos para a avaliação de pessoas em contextos de trabalho e organizacionais. Parte 2: Requisitos para os prestadores de serviços”, versão portuguesa das respetivas Normas Internacionais

Ler mais...


Organizações Familiarmente Responsáveis

Acabou de ser editada a Norma Portuguesa NP 4522: “Norma para Organizações Familiarmente Responsáveis”

Ler mais...


“Governance” de Projetos vai ter norma

Vai decorrer em Portugal a primeira reunião do ISO/TC 258 WG 2 que está a ser organizada pelo Organismo de Normalização Setorial, APOGEP – Associação Portuguesa de Gestão de Projetos e terá lugar em Cascais, de 17 a 21 de março de 2014.

Ler mais...


Prémio Normalização

Prémio NormalizaçãoNo intuito de reconhecer o trabalho dos peritos que desenvolvem trabalho normativo, o IPQ lançou o "Prémio Normalização", as candidaturas para este Prémio deverão ser apresentadas até dia 31 de maio de 2014.

Ler mais...




Rugosidade de superfícies: rastreabilidade à escala micrométrica

O Laboratório de Comprimento do IPQ é o único laboratório nacional de calibração de padrões de rugosidade reconhecido. Tem implementado um sistema da qualidade de acordo com os requisitos da NP EN ISO/IEC 17 025:2005, tendo sido apresentado e aceite no 6º Quality System Forum da EUROMET e cuja última reavaliação foi concluída na 8ª reunião do TC-Quality da EURAMET em 2013. As medições são rastreáveis aos padrões nacionais e consequentemente rastreados ao SI, sendo os Certificados de Calibração emitidos validados através do Reconhecimento Mútuo dos Padrões Metrológicos Nacionais (CIPM-MRA).

Ler mais...


Comparação bilateral com o Instituto Designado Tunisino no domínio das grandezas elétricas

Entre setembro e novembro de 2013 decorreu uma comparação bilateral no domínio das grandezas elétricas entre o IPQ e o Instituto Designado Tunisino para o domínio das grandezas elétricas (DEFNAT) abrangendo a função Tensão Contínua nos valores nominais de 1,018 V e 10 V. A melhor diferença encontrada foi de -0,12 µV com uma incerteza de 0,2 µV a 1 s, para o valor nominal de 10 V.

Ler mais...


IPQ assina Protocolo de cooperação com Bangladesh Council of Scientif and Industrial Research

IPQ assina Protocolo de cooperação com Bangladesh Council of Scientif and Industrial ResearchNo passado dia 6 de março, o IPQ recebeu nas suas instalações em Caparica, uma delegação do Bangladesh integrada pelo Dr. A K M Asaduzzaman, Addtional Secretary fo the “Ministry os Science and Techonology”; pelo Prof. Dr. Ahmad Ismail Mustafa, Chairman do “Bangaladesh Council of Scientif and Industrial Research (BCSIR) e pela Drª Mala Khan, Project Director of the Designated Reference Institute for Chemical Mesaruments (DRICM), entre outros elementos que integraram esta comitiva.

No contexto desta visita, o IPQ assinou um Protocolo de cooperação com o Designated Reference Institute for Chemical Mesaruments, sob os auspícios do Bangladesh Council of Scientif and Industrial Research.

Ler mais...


Normi andou pelo Norte e Centro de Portugal

Projecto Juventude

Durante o mês de fevereiro o Normi esteve no Externato Infante D. Henrique em Braga e na Universidade de Coimbra com os alunos de Engenharia em ações de formação

Ler mais...


Museu de Metrologia divulga história dos pesos e medidas

Logotipo do Museu de MetrologiaNo Instituto Português da Qualidade existe um Museu de Metrologia que guarda um património metrológico de interesse histórico muito relevante.

Neste Museu é possível visitar uma exposição permanente de pesos e medidas, através da qual os visitantes ficam a conhecer os diversos sistemas de medições usados ao longo da história de Portugal, desde a formação do país até à adesão ao Sistema Internacional de Unidades.

Padrões de peso de D. Manuel IO Museu organiza visitas guiadas destinadas a grupos, tendo um programa especialmente dedicado a crianças do ensino básico, que começam a tomar conhecimento das medidas.

As visitas estão sujeitas a marcação prévia. O número de participantes máximo por visita é de cerca de 25 pessoas (uma turma).

Ler mais...


Serviços de Arquitetura e Arquitetura Paisagística

O IPQ acabou de editar o projeto de Norma prNP 4526:2014 “Serviços prestados pelo arquiteto e pelo arquiteto paisagista no âmbito da construção”. Este Projeto encontra-se em inquérito público durante os próximos 30 dias, pelo que quaisquer comentários poderão ser enviados para o IPQ através do endereço nor@ipq.pt.

Ler mais...


Escola a tempo inteiro, passado, presente, que futuro?

Imagem do SeminárioNo passado dia 24 de fevereiro, realizou-se no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e organização pela empresa Via Educação, um Seminário subordinado ao tema “Escola a tempo inteiro, passado, presente, que futuro?"

Ler mais...


As condições de disponibilização num sítio web de uma declaração de desempenho sobre produtos de construção: Regulamento Delegado (UE) n.º 157/2014 da Comissão de 30 de outubro

No passado dia 21 de fevereiro de 2014, foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), o Regulamento Delegado (UE) n.º 157/2014 da Comissão, de 30 de outubro, relativo às condições de disponibilização num sítio web de uma declaração de desempenho sobre produtos de construção.

Ler mais...


Innovation Union Scoreboard 2014

Comissão Europeia divulga Painel de Inovação para 2014.

Ler mais...


Aposentações no IPQ

Carlos TavaresCartaxo ReisCarlos Borges Tavares, Diretor do Departamento de Normalização e José Nuno Cartaxo Reis, Diretor da Unidade de Metrologia Legal reformaram-se respetivamente a 1 e 28 de fevereiro de 2014. O IPQ presta publicamente o seu reconhecimento e louvor pela forma dedicada, responsável e competente como exerceram as suas funções. As qualidades pessoais e profissionais que demonstraram ao longo das suas carreiras demonstraram ter sido um contributo valioso para o desenvolvimento e prestígio da nossa instituição.


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

1º Encontro Nacional "Nanotecnologia: Legislar para competir"
3 de abril - IPQ – Lisboa

Logotipo do PToNANOEste encontro é promovido pelo consórcio PToNANO e é dirigido, aos profissionais dos diferentes setores da sociedade, público e privado, com intervenção em nanociências, nanotecnologia e nanomateriais manufaturados, ativamente envolvidos e/ou com interesse em saúde, segurança e regulamentação no domínio nano.

Ler mais...


Encontro Técnico “Blueprint – Proteção dos recursos hídricos da Europa , Perspetivas para Portugal”
9 de abril - IPQ – Lisboa

Logotipo da CS04A Comissão Setorial para a Água (CS/04), a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) vão promover, no próximo dia 9 de abril, no Auditório do IPQ, um Encontro Técnico subordinado ao tema “Blueprint – Proteção dos recursos hídricos da Europa, Perspetivas para Portugal”.

Este encontro tem como objetivo principal apresentar os resultados do ”Blueprint to Safeguard Europe’s Water” e discutir as diferentes perspetivas da sua aplicação em Portugal e tem como destinatários, os Profissionais do Ambiente e da Saúde Pública, Autarcas, Técnicos de Administração Pública Central e Regional, Técnicos de Entidades Municipais, Entidades e Empresas ligadas ao uso da Água, Docentes, Investigadores e Estudantes.

O preço de participação é de 30 euros para o público em geral e de 20 euros para estudantes, devendo a inscrição ser efetuada até ao dia 5 de abril.

Consulte o programa e inscreva-se.


Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”
16 de maio - Faro

Logotipo da CS04A Comissão Setorial para a Água (CS/04) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), vão promover no dia 16 de maio de 2014, no Auditório da AHETA-Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, em Faro, um Workshop subordinado ao tema “Prevenção e controlo de Legionella nos sistemas de água”.

Face ao sucesso das edições do ano passado, que decorreram em Coimbra, em Lisboa e no Porto, vai realizar-se um encontro similar em Faro, com o objetivo de alertar as entidades públicas e privadas para a problemática da Legionella, procurando dar continuidade ao debate já iniciado.

A participação é gratuita não dispensando a inscrição prévia, que deverá ser efetuada até ao próximo dia 9 de maio, inclusive, para o endereço eletrónico eventos@ipq.pt.

O programa será divulgado no sítio web do IPQ brevemente.


1st International Conference on Quality Engineering and Management
14 a 16 de setembro - Universidade do Minho – Guimarães

1st International Conference on Quality Engineering and Management

Novo prazoNo próximo mês de Setembro, 14-16, vai ter lugar, na Universidade do Minho – Guimarães, a 1st International Conference on Quality Engineering and Management. Esta conferência pretende marcar uma posição de relevo no panorama internacional de conferências na área da Qualidade, juntando, para o efeito, no mesmo evento, a Engenharia da Qualidade e a Gestão da Qualidade, duas áreas que, ao contrário do que é expectável, estão, na maioria das vezes, afastadas.

A conferência conta com reputados e reconhecidos Keynote Speakers internacionais: A. Parasuraman, da University of Miami, Ton van der Wiele, da Erasmus University e Editor do International Journal on Quality and Reliability Management, Greg Watson, da Business Excellence Solutions, e Jens Dahlgaard, da Linköping University e Editor do Total Quality Management and Business Excellence Journal.

Como uma das entidades de referência no contexto da Qualidade em Portugal, o Instituto Português da Qualidade é Parceiro Institucional do evento.

Nova data limite para submissão de resumos: 23 de Março de 2014

Mais informação em http://icqem.dps.uminho.pt.


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2014
Auditor / Auditor Coordenador NP 4512 Lisboa - IPQ 5 a 9 de maio
Sistemas de Gestão de Energia Aveiro - AIDA 21 e 22 de maio
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Porto a definir
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Lisboa - IPQ a definir
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ maio
Sistemas de Gestão de Energia Évora 3 e 4 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Viseu 17 e 18 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Covilhã outubro
Sistemas de Gestão de Energia Lisboa - IPQ novembro



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

A Importância das Comparações Internacionais na Credibilidade do Sistema Nacional de Metrologia

Revista Medições e Ensaios de janeiro de 2014Artigo sobre a cooperação BIPM – Bureau Internacional de Pesos e Medidas e ILAC – Cooperação Internacional na Acreditação de Laboratórios necessária à credibilidade internacional do edifício metrológico que suporta as medições e ensaios necessárias à avaliação da conformidade de produtos e serviços.

Ler mais...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Orçamento de Estado para 2014

Declaração de Retificação n.º 11/2014. D.R. n.º 38, Série I, de 24 de fevereiro
Declaração de retificação à Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro, sobre «Orçamento do Estado para 2014», publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 253, 1.º suplemento, de 31 de dezembro de 2013.

Lei n.º 13/2014. D.R. n.º 52, Série I, de 14 de março
Primeira alteração à Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro (Orçamento do Estado para 2014)

Recrutamento de trabalhadores em situação de requalificação

Portaria n.º 48/2014. D.R. n.º 40, Série I, de 26 de fevereiro
Regulamenta os termos e a tramitação do procedimento prévio de recrutamento de trabalhadores em situação de requalificação.

Rescisão de contrato de trabalho em funções públicas

Declaração de Retificação n.º 10/2014. D.R. n.º 35, Série I de 19 de fevereiro
Retifica a Portaria n.º 8-A/2014, de 15 de janeiro, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Ministérios das Finanças, dos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Justiça, da Economia, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, da Agricultura e do Mar, da Saúde, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social que regulamenta o programa de rescisões por mútuo acordo de técnicos superiores a realizar no âmbito da administração direta e indireta do Estado, estabelecendo a sua duração, os requisitos e as condições específicas a aplicar e a tramitação do processo prévio ao acordo de cessação do contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, publicada no Diário da República n.º 10, 1.º Suplemento, 1.ª série, de 15 de janeiro de 2014

Poluição - emissão de poluentes por máquinas móveis não rodoviárias

Decreto-Lei n.º 28/2014. D.R. n.º 37, Série I, de 21 de fevereiro
Transpõe a Diretiva n.º 2012/46/UE, da Comissão, de 6 de dezembro, que altera a Diretiva n.º 97/68/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro, relativa à aproximação das legislações dos Estados membros respeitantes a medidas contra a emissão de poluentes gasosos e de partículas pelos motores de combustão interna a instalar em máquinas móveis não rodoviárias, e procede à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 236/2005, de 30 de dezembro, e à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 47/2006, de 27 de fevereiro.

Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não-discriminação

Declaração de Retificação n.º 14/2014. D.R. n.º 42, Série I, de 28 de fevereiro
Retifica a Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2013, de 31 de dezembro, que aprova o V Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-2017, publicada no Diário da República, n.º 253, 1.ª Série, de 31 de dezembro de 2013.

Segurança Social

Lei n.º 11/2014. D.R. n.º 46, Série I, de 6 de março
Estabelece mecanismos de convergência do regime de proteção social da função pública com o regime geral da segurança social, procedendo à quarta alteração à Lei n.º 60/2005, de 29 de dezembro, à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 503/99, de 20 de novembro, e à alteração do Estatuto da Aposentação, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 498/72, de 9 de dezembro, e revogando normas que estabelecem acréscimos de tempo de serviço para efeitos de aposentação no âmbito da Caixa Geral de Aposentações.

Propriedade Industrial

Despacho n.º 3571/2014. D.R. n.º 46, Série II, de 6 de março
Regulamentação dos requisitos formais dos requerimentos e dos documentos de instrução dos pedidos de concessão de direitos de propriedade industrial

Aprovações de modelo

Despacho n.º 2514/2014. D.R. n.º 33, Série II, de 17 de fevereiro
Aprovação de modelo 245.71.14.3.0001 de ALVO ACÚSTICO - Comércio de Instrumentação Ambiental, Lda.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 2633/2014. D.R. n.º 34, Série II, de 18 de fevereiro
Qualificação de reparador e instalador de tacógrafos n.º 101.25.13.6.008 de Tempanálise.

Despacho n.º 2634/2014. D.R. n.º 34, Série II, de 18 de fevereiro
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.08.6.78 de Alfredo Jorge Simões, Lda.

Despacho n.º 2746/2014. D.R. n.º 35, Série II, de 19 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de sistemas de medição contínua e dinâmica de quantidades de líquidos com exclusão de água de PETROASSIST.

Despacho n.º 2975/2014. D.R. n.º 37, Série II, de 21 de fevereiro
Retificação ao certificado de qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.09.6.103 de Ascendum II - Veículos Unipessoal, Lda. - Unidade de Negócio de Viseu.

Despacho n.º 3738/2014. D.R. n.º 49, Série II, de 11 de março
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.14.6.141 de AUTOENGENHOCAS - Reparações de Automóveis.

Legislação Europeia

Compatibilidade eletromagnética

Comunicação 2014/C 53/4-24, JO C 53, de 25 de fevereiro
Comunicação da Comissão no âmbito da aplicação da Diretiva 2004/108/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes à compatibilidade eletromagnética e que revoga a Diretiva 89/336/CEE.

 
     
  Sabia que...
 
 
 

Acerca da escrita das datas e das horas

A norma internacional ISO 8601:2004, 3ª ed. - “Data elements and interchange formats - Information interchange - Representation of dates and times”, estabelece as regras para a representação numérica das datas e das horas, no calendário Gregoriano, sistema cronológico de 24 horas/dia, que é o utilizado no nosso país e na maior parte dos países europeus e do resto do mundo.

Esta norma refere que na escrita numérica das datas deve ser utilizada a representação completa da data e com o seguinte formato:
“YYYY-MM-DD”

Onde [YYYY] representa os quatro dígitos do ano, [MM] os dois dígitos do mês (de 01 a 12) e [DD] os dois dígitos do dia (de 01 a 31).

Por exemplo a data de publicação deste ESPAÇO Q é representada por:
2014-03-17.

Ler mais...
  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
março
25 e 26|Standards Days,
Bruxelas, Bélgical
 
24 a 28|I-ESA'2014 conference - Interoperability for Entreprises Systems and Applications (CEN/CENELEC),
Albi, França
 
abril
3 |1º Encontro Nacional "Nanotecnologia: Legislar para competir"
Monte de Caparica, Portugal
 
9 |Comissão Setorial para a Água (IPQ e CS/04) - Encontro Técnico: Blueprint – Plano para preservar os recursos hídricos da Europa – Perspetivas para Portugal
Monte de Caparica, Portugal
 
14 |Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - visitas guiadas à exposição "Pesos e Medidas em Portugal"
Monte de Caparica, Portugal
 
maio
5 a 9|Curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512
Monte de Caparica, Portugal
 
16|Comissão Setorial para a Água (IPQ e CS/04) - Workshop: Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água
Albufeira (AHETA), Portugal
 
21 e 22|Formação em Gestão de Energia
Aveiro, Portugal
 
junho
3 a 5|6th ITU Kaleidoscope academic conference (ITU)
São Petesburgo, Rússia
 
3 e 4|Formação em Gestão de Energia
Évora, Portugal
 
6 |Encontros de Tróia
Qualidade, Investigação e Desenvolvimento
V Encontro de Investigadores da Qualidade
III Workshop da Saúde
Covilhã, Portugal
 
17 e 18|Formação em Gestão de Energia
Viseu, Portugal
 
setembro
14 a 16|1st International Conference on Quality Engineering and Management
Universidade do Minho – Guimarães
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

março
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM MARÇO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
Reunião do projeto European Metrology Research Programme (EMRP) SIB60 “Metrology for long distance surveying”  

A 1.ª reunião do projeto internacional EMRP JRP SIB60 decorreu em Turim, na Itália, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2013. Teve como principal objetivo, a apresentação do ponto de situação dos vários workpackages (WP). Esta reunião contou com a presença de 17 participantes do projeto, onde cada um apresentou o trabalho realizado à data.

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição