Edição 108, março 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do ME
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Dia Mundial da Metrologia 2015 - As Medições e a luz

A exemplo de anos anteriores, no próximo dia 20 de maio será celebrada a assinatura da Convenção do Metro através do “Dia Mundial da Metrologia”, uma iniciativa do Bureau Internacional de Pesos e Medidas e da Organização Internacional de Metrologia Legal.
Dia Mundial da Metrologia 2015 - As Medições e a luzPara se associar ao decretado pela UNESCO “2015 Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas na Luz”, o tema deste ano é “As medições e a Luz”.
A 20 de maio de 1875, foi assinada a Convenção do Metro, o tratado diplomático que criou o BIPM, em Paris, por representantes de dezassete países, entre os quais Portugal. Esta Convenção consagrou o Sistema Métrico decimal, hoje designado por Sistema Internacional de unidades de medida (SI), formalmente adotado em Portugal em 1983.
Os delegados dos Estados membros da Convenção do Metro reúnem-se a cada quatro anos na Conferência Geral dos Pesos e Medidas (CGPM). Têm por missão eleger os membros do Comité Internacional dos Pesos e Medidas (CIPM), debater e tomar decisões sobre o SI, sancionar os resultados de novas determinações metrológicas fundamentais, adotar resoluções científicas de alcance internacional e decidir sobre o funcionamento do BIPM. Reunindo uma vez por ano, o CIPM é constituído de 18 personalidades de reconhecido mérito científico.
A Convenção do Metro inclui atualmente 55 países membros e 41 associados, tendo cada estado um Laboratório Nacional de Metrologia, responsável pelos padrões de medição nacionais e por manter a ligação com o BIPM, garantindo a rastreabilidade dos padrões ao SI e a equivalência com os padrões nacionais dos outros países. Dia Mundial da Metrologia 2015 - As Medições e a luzEm 1999, foi celebrado um Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) que consagra o reconhecimento dos padrões nacionais de medida e a equivalência dos certificados de calibração emitidos por esses países, considerando a participação em comparações interlaboratoriais regulares e a existência de sistemas de gestão da qualidade.
Em Portugal, o Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ é responsável pelas grandezas de base comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de matéria e intensidade luminosa e diversas grandezas derivadas, num total de 32 grandezas. Por sua vez, o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes é o Instituto Designado para as radiações ionizantes. A estes Laboratórios está cometida a missão de realizar as unidades de medida das diferentes grandezas do SI e de as disseminar em território nacional, assegurando o rigor e a rastreabilidade das medições efetuadas em todos os domínios metrológicos.
O IPQ associa-se a estas celebrações com um “Dia Aberto” subordinado ao tema, com a realização de um vasto leque de palestras seguidas por visitas aos Laboratórios e ao Museu da Metrologia.

Consulte o programa e inscreva-se até ao dia 17 de maio de 2015 através do endereço eventos@ipq.pt


Patrocinadores
Patrocinadores




   
  Publicações
   
 

NCSL International Measure

NCSL International MeasureNCSLI Measure Vol. 10 N.3 março 2015

NCSLI Measure é uma publicação internacional trimestral dedicada à Metrologia.
É publicada desde 2006 e inclui artigos técnico-científicos revistos pelos pares que abrangem os mais variados tópicos no âmbito da Metrologia.
Destacam-se, nesta edição, os contributos da Doutora Maria do Céu Ferreira (pág. 22) e da Engª Elsa Batista (pág. 60).

Consulte esta publicação ...

 

 

 

BIPM e-News

BIPM e-NewsBIPM e-News abril de 2015.

A BIPM e-News é um boletim publicado duas vezes por ano, contendo informação recente sobre a atividade do BIPM.

As edições anteriores estão disponíveis no sítio web do BIPM.

Consulte esta publicação ...

 

 

 

Publicação Oficial de Documentos Normativos do IPQ

Documentos normativos relevantes editados recentementeA Publicação Oficial de Documentos Normativos do IPQ decorre da sua competência enquanto Organismo Nacional de Normalização.

É uma publicação mensal e nela poderá consultar as listas das normas e dos projetos nacionais, europeus e internacionais editados e anulados naquele período.

 
 

  Ir para o topo  
     
     
 

 

Destaques


Revisão da Norma ISO 22000

Revisão da Norma ISO 22000

 

 

 



Conservar os alimentos sobretudo ao longo da cadeia alimentar é uma questão muito complexa ao nível das sociedades modernas, onde os produtos atravessam, por vezes, múltiplas fronteiras antes de chegar ao consumidor final. Desde a publicação da ISO 22000, sobre Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, em 2005, os atores da cadeia alimentar, nomeadamente os industriais, os consumidores e os próprios governos, têm visto surgir novas necessidades em matéria de segurança alimentar.
Para discutir estas melhorias realizou-se, em Dublin, em fevereiro passado, no National Standards Authority of Ireland (NSAI), o homólogo do IPQ na Irlanda, uma reunião do WG 8 da Subcomissão 17 – Sistemas de Gestão para a Segurança Alimentar do ISO TC 34 – Produtos Alimentares, uma vez que é este WG (Working Group) que está encarregue de rever a referida ISO 22000.

Ler mais...


Segurança e Saúde no Trabalho vai ter nova norma

Segurança e Saúde no Trabalho vai ter nova norma










 

Por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se realizou no passado dia 28 de abril, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, a par do desenvolvimento de uma cultura preventiva no local de trabalho. Cada ano, mais de 2,3 milhões de pessoas perdem a vida no desempenho das suas atividades profissionais e acontecem mais de 300 milhões de acidentes de trabalho.
O impacto para os empregadores e para os trabalhadores é imenso. Muitos desses acidentes poderiam ser evitados apenas pela adoção de sistemas e processos adequados.
O Organismo Internacional de Normalização (ISO) criou um Project Committee constituído por uma equipa de especialistas dedicados à saúde e segurança no trabalho (SST) para desenvolver uma nova norma, a ISO 45001 – Occupational health and safety management systems – Requirements with guidance for use - que irá ajudar as organizações a melhorar seu desempenho nesta área e, consequentemente, salvar vidas e reduzir o número de acidentes.

Ler mais...

 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito dos documentos normativos portugueses recentemente editados, destacamos pela sua relevância os seguintes:

DNP ISO/TR 14047:2015 - Gestão ambiental. Avaliação do ciclo de vida. Exemplos ilustrativos de como aplicar a ISO 14044 a situações de avaliação de impactes

No âmbito da gestão Ambiental, a avaliação do impacte do ciclo de vida (AICV) é a terceira fase da avaliação do ciclo de vida e a sua finalidade é avaliar os resultados do inventário do ciclo de vida (ICV) de um sistema de produto para melhor compreender a sua relevância ambiental. Através da utilização de indicadores de categoria que ajudam a condensar e explicar os resultados do ICV, a AICV fornece uma imagem das emissões agregadas ou da utilização de recursos para refletir os seus impactes ambientais potenciais.


NP ISO 6183:2015 – Equipamento de proteção contra incêndio. Sistemas fixos de extinção por dióxido de carbono para utilização em edifícios. Conceção e instalação

A presente Norma especifica requisitos e recomendações para o projeto, instalação, ensaio, manutenção e segurança de sistemas fixos de extinção por dióxido de carbono em edifícios, indústrias e outras instalações em terra. Apesar dos princípios gerais serem aplicáveis a outro tipo de utilizações (p. ex. em navios), para estas será necessário ter em consideração requisitos adicionais, pelo que os requisitos da presente Norma não serão suficientes.


Pestes e Pragas já tem norma

Pestes e Pragas já tem normaNo âmbito do Comité Europeu de Normalização (CEN), acabou de ser editada a Norma EN 16636 – “Pest Management Services – Requirements and Competences”, que especifica as exigências relativas aos serviços de gestão de pragas e quais as competências que os profissionais do setor devem cumprir, por forma a uniformizar a prestação deste serviço em toda a Europa. Esta Norma visa unificar e profissionalizar a indústria europeia de gestão de pragas, abrir a negociação transfronteiriça e proteger os clientes dos serviços de gestão de pragas menos qualificados. A EN 16636 é uma norma de grande importância para o setor, uma vez que não há legislação que o regulamente.
O IPQ está a promover a criação de uma Comissão Técnica para a elaboração da versão portuguesa desta norma. De momento a EN 16636 apenas está disponível em inglês, francês e alemão.

Se pretender adquiri-la faça já a sua encomenda pois o IPQ até dia 31 de maio está a fazer 20% de desconto na sua aquisição. Clique aqui para aceder à Nota de Encomenda.

 

Cuidados de Saúde Quiropráticos

Cuidados de Saúde QuiropráticosO IPQ acabou de criar a Comissão Técnica Ad-hoc (CTA) sobre – Cuidados de saúde quiropráticos. Embora muitas vezes os principais sintomas que levam os pacientes a utilizar a Quiroprática seja motivada por dores nas costas, dores no pescoço ou dores nos ombros, a principal função da Quiroprática não é o tratamento da doença ou lesão mas sim a melhoria da saúde através da normalização e equilíbrio do fluxo de energia do sistema nervoso.
O objetivo da CTA 32 é a tradução da Norma Europeia EN 16224:2012+A1:2014 – Healthcare provision by chiropractors.
O Presidente desta CTA será um representante da Federação Europeia de Pacientes Quiropráticos (FEPQ) sendo secretariada pelo próprio IPQ.

 

Coletânea de Normas sobre Madeiras – Aplicação Estrutural

Coletânea de Normas sobre Madeiras – Aplicação EstruturalAcabou de ser editada pelo IPQ uma coletânea de Normas intitulada "Produtos de Madeira – 1: Aplicação estrutural".

Esta coletânea contém os documentos normativos para os produtos de madeira e derivados de madeira mais frequentes, em aplicações estruturais e permite um enquadramento global para a produção de produtos de madeira maciça e lamelados colados, sendo também uma ferramenta essencial para projetistas e prescritor de produtos de madeira no espaço Europeu.

Consulte a lista das normas que compõem a coletânea e veja o preço irresistível que lhe propomos.
Faça já a sua encomenda para o email vendas@ipq.pt

 


Projecto Juventude

No âmbito do projeto Juventude o IPQ foi dar formação sobre normalização às seguintes Escolas:

- Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo – Loures
- Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Avelar
- EBI/J1 Prof. Ferrer Correia – Semide - Miranda do Corvo
- Escola Profissional Bento Jesus Caraça – Pedome
- Escola Secundária Marques de Castilho – Águeda
- Escola Secundária D. Dinis - Chelas
Estiveram envolvidos nestas ações cerca de 500 alunos e mais de 20 professores. Se pretende que o IPQ dê formação sobre normalização na sua escola, universidade ou empresa, envie-nos um e-mail para nor@ipq.pt.

 

Nova Presidência da EUROLAB

Nova Presidência da EUROLAB Na última Assembleia Geral da EUROLAB (European Federation of National Associations of Measurement, Testing and Analytical Laboratories), realizada de 8 a 10 de abril de 2015, em Odense, na Dinamarca, foi eleito como Presidente da EUROLAB aisbl, o Doutor Álvaro Silva Ribeiro, que é atualmente Presidente do Conselho de Administração da RELACRE, e o qual felicitamos, desejando os maiores sucessos para este novo desafio.



IPQ vai promover formação sobre Normalização

IPQ vai promover formação sobre NormalizaçãoO IPQ vai dar início a um ciclo de ações de formação sobre normalização destinadas, nesta primeira fase, aos Elementos de Ligação dos Organismos de Normalização Sectorial (ONS) e dos Organismos Gestores de Comissão Técnica (OGCT).
O Elemento de Ligação assume uma posição estratégica no desenvolvimento do trabalho normativo português, sendo que é o interlocutor privilegiado nos contactos entre o IPQ (Organismo Nacional de Normalização) e os setores económicos nacionais e é a pessoa responsável por assegurar as atribuições delegadas no ONS ou OGCT.

Por tudo isto, a atualização dos seus conhecimentos sobre normalização é um requisito fundamental para a eficácia do subsistema de normalização.

Ler mais...


Projeto Juventude - FCT 

Projeto Juventude - FCT 

No passado dia 24 de abril, no âmbito do Projeto Juventude – Universidades – Construir o Presente Estruturar o Futuro, o Departamento de Normalização do IPQ efetuou, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, para os alunos do curso de Engenharia Civil, uma dissertação sobre Normalização e Eurocódigos Estruturais.
Para estes cursos, os Eurocódigos são ferramentas indispensáveis ao cálculo de estruturas e portanto uma ferramenta de estudo e trabalho para estes jovens, enquanto alunos e no futuro durante sua vida profissional.
Relembramos que o IPQ encontra-se disponível para dar formação nas Universidades, no âmbito da atividade normativa.
Para mais informações envie-nos um e-mail para nor@ipq.pt


Controlo Metrológico Legal de Medidas Materializadas de Comprimento e Sondas

Controlo Metrológico Legal de Medidas Materializadas de Comprimento e Sondas

 





As medidas materializadas de comprimento e as sondas (MMCS) são instrumentos de medição grandemente utilizados em transações comerciais, ações de segurança e operações fiscais e por isso estão sujeitas ao controlo metrológico legal, regulamentado pelo Estado e destinado a promover a defesa do consumidor e do fornecedor, garantindo aos cidadãos o rigor das medições efetuadas.
A nível nacional, o controlo metrológico legal das MMCS é regulamentado através do Decreto-Lei nº 71/2011, de 16 de junho. A comparação entre o erro de medição e o valor do erro máximo admissível, legalmente estabelecido, permite concluir sobre a conformidade da MMCS, que é evidenciada através da aposição, no instrumento de medição, do símbolo correspondente ao resultado do controlo metrológico.

Tem ou pretende adquirir uma fita métrica ou sonda?
O controlo metrológico legal (verificação periódica, aplicável apenas às sondas), após a colocação em serviço deste instrumento de medição, é da competência do IPQ, devendo ser efetuado com periodicidade anual.

Mais informações no folheto Medidas Materializadas de Comprimento e Sondas.


IPQ na Reunião do Comité Consultivo de Quantidade de Matéria 2015

IPQ na Reunião do CCQM do BIPM

 


 



De 15 a 17 de abril, teve lugar, no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em Sèvres, França, a 33ª Reunião do grupo de trabalho do CCQM (Comité Consultivo para a Quantidade de Matéria) Gas Analysis Working Group (GAWG), bem como o Workshop CCQM Particulate Workshop.
O IPQ - Laboratório Nacional de Metrologia participa nestas reuniões enquanto membro do CCQM.
No Particulate Workshop foram realizadas apresentações dentro dos temas: “Dar resposta às necessidades das Stakeholders”, “Atividades dos LNM” e “Prioridades e atividades futuras”.
A Reunião do Grupo de Trabalho Análise de Gás (GAWG) do CCQM contou com a participação de 37 representantes da área Análise de Gás, dos vários Laboratórios Nacionais de Metrologia, e teve como objetivos principais os seguintes tópicos:

  • apresentação dos relatórios das comparações-chave (KC) e estudos piloto (PS) em curso;
  • apresentação dos relatórios das atividades das organizações regionais de metrologia (APMP, EURAMET, SIM e COOMET);
  • ponto da situação das colaborações com o BIPM;
  • futuras comparações e estudos piloto;
  • revisão das CMC submetidas;
  • programa BIPM na área da química para 2016-2019.
A participação nestas reuniões permite ao IPQ-LNM, dar resposta às áreas emergentes da nossa sociedade, nomeadamente as do ambiente e da saúde, e permite também a divulgação dos principais desenvolvimentos na área da Metrologia Química.

 

Participação do IPQ no 9º Congresso ISFFM

Participação do IPQ no 9º Congresso ISFFM



 

Decorreu em Washington DC nos EUA, de 14 a 17 de abril, o 9º congresso International Symposium of Fluid Flow Measurements (ISFFM).
Este evento organizado pelo Colorado Experiment Engineering Station Inc. (CEESI), contou com a presença de cerca de 250 participantes de várias nacionalidades e vários fabricantes de contadores e caudalímetros de fluidos.
O objetivo deste evento residiu na divulgação de novas tecnologias e de desenvolvimentos associados à medição de caudal de fluidos, através da utilização de caudalímetros, numa vertente mais ligada ao utilizador.
O IPQ participou com uma apresentação intitulada "European Research project on microflow measurements - MED” realizada pela responsável do laboratório de volume, Elsa Batista. Todas as apresentações estão disponíveis no sítio do congresso: http://www.isffm.org.

 

Reunião intercalar do Projeto EMRP-SIB58 Angle

Reunião intercalar do Projeto EMRP-SIB58 AngleReunião intercalar do Projeto EMRP-SIB58 Angle





No âmbito do EMRP (European Metrology Research Programme) o IPQ participa no projeto SIB58- Angle Metrology, iniciado em setembro de 2013, com a duração de 3 anos e cujos objetivos e pacotes de trabalho (WP) foram anteriormente divulgados no ESPAÇOQ nº 100. Dada a fase em que se encontra o projeto, foi realizada a sua reunião intercalar, de 23 a 24 de abril, no Czech Metrology Institute (CMI), na República Checa e que contou com a presença de 20 representantes dos laboratórios nacionais de metrologia, da indústria e das universidades envolvidas neste projeto. A reunião foi conduzida pelo coordenador do projeto, Dr. Tanfer Yandayan da Turquia, tendo sido apresentado o ponto de situação de cada WP pelo coordenador respetivo.
A avaliação intercalar do projeto efetuada pelo EMRP-MSU (Management Support Unit) foi muito positiva, superando a autoavaliação enviada, tendo sido considerada como “dominante” no que respeita à posição tecnológica, e “elevada” para o ponto impacto. Esta avaliação corresponde a um reconhecimento dos trabalhos científicos, tecnológicos e de divulgação realizados por todos os participantes, até à data. Como recomendações desta avaliação, foi salientado que o consórcio deve assegurar que o trabalho agendado é entregue a tempo, de modo a evitar atrasos que possam reduzir o impacto do projeto, bem como procurar aplicações mais amplas para os resultados.
Das contribuições do IPQ destaca-se a apresentação e divulgação dos objetivos do projeto, através da apresentação oral de duas intervenções realizadas nas conferências nacionais da Sociedade Portuguesa de Metrologia (ConfMet2014) e na Sociedade Portuguesa de Física (FISICA2014).
Atualmente, o IPQ efetua os primeiros testes em laboratório da aplicação do novo procedimento teórico, desenvolvido na primeira fase do projeto, que utiliza novas ferramentas matemáticas de separação de erros. Paralelamente, durante os próximos meses, serão realizadas medições da indicação do autocolimador, variando os parâmetros de medição, e cujos resultados de medição serão incluídos na comparação interlaboratorial de autocolimadores que envolve os laboratórios participantes neste WP.
Através da participação neste projeto o Laboratório de Comprimento do IPQ acompanha e participa nos desenvolvimentos científicos e tecnológicos internacionais, que conduzirão a uma redução da incerteza de calibração em medições angulares e são o garante da exatidão na disseminação do ângulo plano.

Mais em: www.anglemetrology.com

 

Encontro "A qualidade da água em piscinas e equipamentos afins - Efeitos na Saúde"

Encontro "A qualidade da água em piscinas e equipamentos afins - Efeitos na Saúde"

Realizou-se no passado dia 6 de maio de 2015, no Auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ), o Encontro “A qualidade da água em piscinas e equipamentos afins – Efeitos na Saúde”, organizado pelo IPQ e pela CS/04 – Comissão Setorial para a Água.
O evento, que registou um elevado interesse por parte dos participantes e que obrigou a que as inscrições tivessem de ser encerradas duas semanas antes da data prevista, devido à lotação do auditório, foi um enorme sucesso.
Os temas debatidos passaram pelos riscos e medidas de controlo na utilização de piscinas, o controlo da qualidade da água e do ar em piscinas, a vigilância sanitária de piscinas, os problemas associados à gestão de piscinas e à necessidade de enquadramento legal de piscinas e pela construção e equipamentos de piscinas/desinfeção. Esta partilha de conhecimentos beneficiou da experiência das entidades convidadas como a Direção Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ricardo Jorge, os Departamentos de Saúde Pública das Administrações Regionais de Saúde do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, da Enkrott e da Associação Portuguesa de Piscinas.
Foi ainda distribuído e apresentado o Guia “Recomendações para manter a qualidade da água de piscinas domésticas”, elaborado pela CS/04, já disponível no website do IPQ em Publicações.

Consulte aqui as apresentações deste Encontro.

 

II Seminário Ibérico de Metrologia

"Metrologia ... e o futuro"

II Seminário Ibérico de MetrologiaA Eurocidade Valença Tui promoveu o II Seminário Ibérico de Metrologia, na passada sexta-feira, 8 de Maio, nas instalações da Escola Superior de Ciências Empresariais, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Pela segunda vez, no âmbito da metrologia, especialistas portugueses e espanhóis, trocaram experiências, compararam metodologias e métodos de trabalho, nos âmbitos da cientifica, aplicada e legal.
Com esta iniciativa a Eurocidade Valença - Tui procurou promover o desenvolvimento e a implementação de novas competências metrológicas, dar a conhecer o ponto da situação da metrologia ibérica e o estabelecimento de parcerias e projetos conjuntos entre os dois países.
O Seminário de 2015 através da parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, abriu-se ao mundo académico, com a presença da Universidade de Vigo e do Instituto Superior de Engenharia do Porto cujos representantes, respectivamente Alejandro Pereira Dominguez / José António Perez Garcia e António Silveira, abordaram o tema do ensino da metrologia e a sua empregabilidade e em que, apesar das diferentes abordagens, foi consensual a necessidade do reforço da formação nesta área nas instituições de ensino superior. No segundo painel foram abordadas as questões relacionadas com a utilização da metrologia na sociedade no quotidiano dos cidadãos, pelos representantes do IEP, Paulo Cabral e do LOMG, José Luís Prieto Caolviño. No painel seguinte foi abordada a questão do futuro da metrologia, sobretudo do ponto de vista mais institucional, através dos representantes do Instituto Português da Qualidade, Ricardo Fernandes e do Centro Espanhol de Metrologia, Ricardo Robles Montaña. No painel final, foi dada especial atenção ao mundo empresarial, às empresas e às suas necessidades de qualificação dos recursos humanos, com a presença de representantes da TRW, Juan Lago Giraldez, do Grupo Antolin, Isabel Nuñez e da Bosch, António Bruno Rodrigues.
A metrologia, enquanto ciência da medição, fornece o suporte material fiável aos sistemas de medição, fundamentais nas sociedades contemporâneas, quer seja na saúde, na economia, na segurança e no ambiente.
Como conclusão e face ao sucesso do evento, que contou com a presença de mais de 80 participantes, foi salientado que esta será certamente uma iniciativa a continuar e ficou marcado desde já, encontro para 2016, novamente em terras valencianas.

 

 
  Ir para o topo  
  Eventos  
     
     
 

Encontro   Novas regras de Segurança para o fabrico e instalação de ascensores

Novas regras de Segurança para o fabrico e instalação de ascensores No próximo dia 15 de junho, com início às 10:00 realizar-se-á, no Auditório do IPQ, um Encontro subordinado ao tema Novas regras de segurança para o fabrico e instalação de ascensores – A Diretiva 95/16/CE e as Novas Normas 81-20 e EN 81-50.
Este encontro pretende ser um espaço de partilha de informação e debate sobre as novas normas europeias, que terão um enorme impacto sobre a segurança e instalação dos elevadores e fabricantes de componentes, devido às centenas de modificações que estas normas sofreram.
Este encontro conta com a colaboração da CT 63 e tem o apoio da ANIEER – Associação Nacional dos Industriais de Elevadores e Escadas Rolantes.

Oportunamente estará disponível, para consulta, programa e a respetiva ficha de inscrição.

 

Dia Internacional dos Museus

Dia Internacional dos Museus

No próximo dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus.

O Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade associa-se a esta efeméride e irá assinalar o dia com a realização de visitas guiadas à exposição “Pesos e Medidas em Portugal”, durante todo o dia 18 de maio, entre as 9:30 e 12:30 e das 14:30 às 17:30. Esta exposição permite conhecer um conjunto muito significativo de padrões de medida e instrumentos de medição de diferentes proveniências e que ilustram os diversos sistemas de medição que foram sendo utilizados até hoje no nosso país.

As visitas são gratuitas e destinam-se ao público em geral. Os interessados deverão dirigir-se à receção do IPQ, sendo posteriormente encaminhados para o Museu.

Workshop – Desenvolvimento Responsável da Nanotecnologia

 

Workshop – Desenvolvimento Responsável da Nanotecnologia






Realiza-se no próximo dia 18 de maio, nas instalações do ISQ em Oeiras, o Workshop - Desenvolvimento Responsável da Nanotecnologia, no âmbito do projeto Europeu NANoREG -“A common European approach to the regulatory testing of nanomaterials”, que visa apoiar os legisladores e reguladores em matéria de saúde, segurança e ambiente no que respeita à produção e utilização de produtos com nanomaterias.
Portugal está presente neste projeto através do consórcio PToNANO, que integra o Instituto Português da Qualidade (IPQ), o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Este Workshop contará com a presença de especialistas nacionais e europeus e tem como principal objetivo o debater da política de segurança e da saúde ocupacional a nível dos nanomateriais.

Programa do Workshop

  Ir para o topo  
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2015
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Lisboa - IPQ 19 e 20 de maio
Auditorias Energéticas ISO 50002:2014 Lisboa - IPQ 21 de maio
Calibração de Densímetros de tubo vibrante e Hidrómetros e Certificação da Massa Volúmica de Líquidos Lisboa - IPQ 8 e 9 junho
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Porto - AIMMAP 15 e 16 de junho
Auditorias Energéticas ISO 50002:2014 Porto - AIMMAP 17 de junho
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ 29 de junho a 10 de julho
Gestão de Projetos - Aplicação da Norma ISO 21500 (Quadros Dirigentes) Lisboa - IPQ 7 de julho
Gestão de Projetos - Aplicação da Norma ISO 21500 (Gestores de Projetos) Lisboa - IPQ 8, 9 e 10 de julho
Ferramentas de Melhoria Contínua Lisboa - IPQ 20 e 21 de outubro
Ferramentas de Melhoria Contínua Porto a definir
Curso de Auditor Coordenador NP 4512:2012 Lisboa - IPQ a definir
Produção LEAN Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Análise a Sistemas de Medição (MAS) Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Melhoria dos Processos Industriais Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Controle Estatístico do Processo (SPC) Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Planeamento de Experiências Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Métodos Taguchi Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
GD&T (Toleranciamento Geométrico) Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Seis Sigma Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
FMEA Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)

Para obter mais informações consulte o sítio web do IPQ ou contacte-nos através do endereço formacao@ipq.pt.

Curso de Formação sobre "Sistemas de Gestão de Energia"

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), realiza-se no Porto , na AIMMAP, nos dias 15, 16 e 17 de junho, uma edição do curso sobre “Sistemas de Gestão de Energia e Auditorias Energéticas”.
Os principais objetivos, no âmbito dos Sistemas de Gestão de Energia, são identificar os princípios de um Sistema de Gestão de Energia, os requisitos da norma NP EN ISO 50001:2012 e a aquisição das competências necessárias para implementação dos princípios daquela norma,
Em Auditorias energéticas, os principais objetivos são, perceber como realizar uma auditoria energética de acordo com a ISO 50002:2014, dispor das ferramentas metodológicas adequadas à implementação da ISO 50002:2014 e perceber como a ISO 50002 pode suportar a implementação da NP EN ISO 50001:2012.
O Engº Orlando Paraíba, Diretor da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e auditor reconhecido pela DGEG no âmbito da SGCIE, licenciado em Eng. Eletromecânica e Pós-Graduado em Sistemas de Produção e Conservação de Energia, será o responsável por esta formação.
No final da formação, os participantes obterão um certificado de Frequência de Formação Profissional, observadas as regras estabelecidas.

Para obter mais informações consulte o sítio web do IPQ ou contacte-nos através do endereço formacao@ipq.pt.

Curso de Formação de Experimentadores Metrologistas

Na sequência do que tem vindo a ser realizado em anos anteriores, o IPQ irá promover de 29 de junho a 10 de julho mais um Curso de Experimentadores Metrologistas. O curso será realizado na Caparica, nas instalações do IPQ.
O curso destina-se preferencialmente a candidatos provenientes de autarquias, de Organismos de Verificação Metrológica e entidades que integram o Sistema da Metrologia Legal, e pretende fornecer referências, modelos e técnicas de Metrologia no sentido de contribuir para a melhoria dos serviços de controlo metrológico.
No final os formandos realizarão um exame escrito individual que lhes permitirá ter acesso, caso obtenham uma nota mínima de 10 valores, ao diploma de “Experimentador Metrologista”.

Para obter mais informações consulte o sítio web do IPQ ou contacte-nos através do endereço formacao@ipq.pt.

 

Aplicação da Norma ISO 21500 para Gestores de Projetos e Quadros Dirigentes

O Curso de Aplicação da Norma ISO 21500 para Quadros Dirigentes ou para Gestores de Projetos destina-se a apresentar uma síntese dos conceitos fundamentais sobre os Métodos, Técnicas e Procedimentos de Gestão de Projetos, à luz do definido na Norma ISO 21500 – Guidance on Project Management.
O Curso de Aplicação da Norma ISO 21500 para Quadros Dirigentes irá realizar-se a 7 de julho, enquanto que o Curso de Aplicação da Norma ISO 21500 para Gestores de Projetos irá realizar-se de 8 a 10 de julho, ambos nas instalações do IPQ, na Caparica.

O Módulo foi estruturado com base em três temas:
Um tema introdutório sobre as normas de gestão de projetos internacionais e sobre algumas normas nacionais de referência, referindo-se também a génese da Norma ISO 21500 e a sua estrutura;
Um tema dedicado aos conceitos fundamentais de Gestão de Projetos, abrangendo também uma referência à gestão de programas e de portefólios, à temática do governo da gestão de projetos e às competências em gestão de projetos;
Por último, um tema focado nos processos da Norma ISO 21500, em que são apresentados os grupos de processos de Início, Planeamento, Controlo e Encerramento dos projetos.

Para obter mais informações consulte o sítio web do IPQ ou contacte-nos através do endereço formacao@ipq.pt.

 
  Ir para o topo  
  artigos  
     
 

Desempenho de Instrumentos doseadores de Fluídos

O doseamento de medicamentos críticos deve ser efetuado a um caudal constante e bem caracterizado. Foram assim testados vários instrumentos doseadores de fármacos e acessórios de forma a se determinar: a exatidão do caudal programado, o tempo de resposta, a influência da viscosidade do liquido e o atraso no doseamento inicial. Estas medições foram realizada no âmbito do projeto EMRP MeDD – Metrology for Drug Deliver. Os resultados obtidos demostram que a exatidão destes instrumentos depende de vários fatores, em especial na gama baixa de utilização.

Ler artigo (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Criação de Unidades Flexíveis

Despacho n.º 3717/2015 - Diário da República n.º 72/2015, Série II de 14 de abril

Qualificação de entidades

Despacho n.º 4345/2015 - Diário da República n.º 83/2015, Série II de 29 de abril
Qualificação de organismo de verificação metrológica de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático.

Despacho n.º 4576/2015 - Diário da República n.º 87/2015, Série II de 6 de maio
Qualificação de instalador de dispositivos limitadores de velocidade n.º 101.99.14.6.017 de SULTRUCK - Manutenção e Reparação de Veículos,Lda.

Aprovação de modelo

Despacho n.º 3881/2015 - Diário da República n.º 76/2015, Série II de 20 de abril
Renovação da aprovação de modelo n.º 245.05.15.3.06 de António Moutinho, Lda.

Despacho n.º 3882/2015 - Diário da República n.º 76/2015, Série II de 20 de abril
Renovação da aprovação de modelo n.º 245.05.15.3.05 de António Moutinho, Lda.

Despacho n.º 3883/2015 - Diário da República n.º 76/2015, Série II de 20 de abril
Renovação de aprovação de modelo n.º245.04.15.3.10 de António Moutinho, Lda.

Despacho n.º 3884/2015 - Diário da República n.º 76/2015, Série II de 20 de abril
Renovação da aprovação de modelo n.º245.04.15.3.09 de António Moutinho,Lda.

Despacho n.º 3885/2015 - Diário da República n.º 76/2015, Série II de 20 de abril
Renovação da aprovação de modelo n.º245.04.15.3.08 de António Moutinho, Lda.

Despacho n.º 3886/2015 - Diário da República n.º 76/2015, Série II de 20 de abril
Renovação da aprovação de modelo n.º 245.05.15.3.07 de António Moutinho, Lda.

Despacho n.º 3950/2015 - Diário da República n.º 77/2015, Série II de 21 de abril
Aprovação de modelo n.º 103.17.15.3.03 da SILASE, Lda.

Despacho n.º 4577/2015 - Diário da República n.º 87/2015, Série II de 6 de maio
Aprovação de modelo n.º 501.91.15.3.12 de FRIGICOLL PORTUGAL, LDA

Despacho n.º 4578/2015 - Diário da República n.º 87/2015, Série II de 6 de maio
Aprovação de modelo n.º 501.91.15.3.13 de FRIGICOLL PORTUGAL, LDA

Legislação Europeia

Equipamento de rádio e terminais de telecomunicações

Comunicação 2015/C 125/01, de 17 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 1999/5/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 1999, relativa aos equipamentos de rádio e equipamentos terminais de telecomunicações e ao reconhecimento mútuo da sua conformidade (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União)


Equipamento elétrico de baixa tensão

Comunicação 2015/C 125/02, de 17 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da aplicação da Diretiva 2006/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro de 2006, relativa à harmonização das legislações dos Estados-Membros no domínio do material elétrico destinado a ser utilizado dentro de certos limites de tensão (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União)


 
     
  Sabia que...
 
 
 

 Dia Internacional da Mulhereste ano o tema do Dia Internacional da Mulher, que se celebrou no passado dia 8 de março, teve por tema “Making it Happen”?
Este dia, criado em 1911, é celebrado anualmente através da realização de milhares de eventos para marcar as conquistas económicas, políticas e sociais da mulher, visando encorajar de forma efetiva o reconhecimento do seu papel na sociedade.
A atividade de normalização tem desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade de género, assegurando que as mulheres estão representadas de forma igualitária, são premiadas e valorizadas em todas as áreas.
A edição da ISO 26000 sobre Responsabilidade Social, e da qual existe versão nacional, tem este ingrediente pois considera-se que “existe uma ligação positiva comprovada entre a igualdade de género e o desenvolvimento socioeconómico e é por esse motivo que a igualdade de género é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
Em 2014, o IPQ editou a NP 4522 - Organizações Familiarmente Responsáveis, que tem por base a igualdade de género, fazendo referência aos documentos da Organização Internacional do Trabalho e Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as mulheres.

Através da Normalização todos nós poderemos “make it happen”!

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
maio
18|Dia Internacional dos Museus
Lisboa - IPQ, Portugal
 
18|Workshop – Desenvolvimento Responsável da Nanotecnologia
Oeiras - ISQ, Portugal
 
20|Dia Mundial da Metrologia 2015 - As Medições e a luz
Lisboa - IPQ, Portugal
 
20|Jornada sobre segurança na Pirotecnia
Felgueiras - Auditório da Câmara Municipal de Felgueiras, Portugal
 
 
junho
5|VII FÓRUM QUALIDADE ESCE/IPVC sobre “A Gestão da Qualidade e a Sustentabilidade nas Organizações
Viana do Castelo - Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico
 
15|Curso de Formação sobre "Sistemas de Gestão de Energias
Lisboa - IPQ, Portugal
 
15|Encontro – Novas regras de Segurança para o fabrico e instalação de ascensores
Lisboa - IPQ, Portugal
 
29|Curso de Formação de Experimentadores Metrologista
Lisboa - IPQ, Portugal
 
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

maio
Notificações

 
 
Comités do CEN sem acompanhamento

 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM MAIO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   

15ª Reunião do grupo de trabalho de caudal do CCM – WGFF

 

Decorreu em Washington/EUA, de 12 a 13 de abril de 2015, a reunião do grupo de trabalho do caudal do Comité Consultivo da Massa e Grandezas Derivadas (CCM) do BIPM (WGFF). Esta reunião contou com a participação de 20 países e teve como objetivos principais: a harmonização do critério de aceitação de resultados de comparações interlaboratoriais, a apresentação dos resultados das comparações chave (KC), no âmbito do volume e do caudal, e a apresentação dos relatórios das várias Organizações Regionais de Metrologia (RMO).

 

 
Reunião do Comité Técnico da EURAMET para o domínio da massa e grandezas derivadas Reunião extraordinária do Grupo de Trabalho da Força do CCM (CCM-WGF)  

Decorreu em Sarajevo na Bósnia Herzegovina, de 15 a 16 de abril, a reunião anual EURAMET Mass and Related Quantities Technical Committee (TC-M). Teve como objetivo principal a apresentação do ponto de situação dos vários projetos de comparação, pesquisa ou parceria técnica em curso, assim como analisar quais as áreas em que serão necessários novos projetos, nomeadamente na Massa, Força, Pressão, Massa Volúmica, Binário e Dureza. Esta reunião contou com a participação de cerca de 67 representantes dos Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) de 30 países e também representantes do BIPM.
No dia 17 de abril houve uma reunião extraordinária do CCM-WGF, com a participação do IPQ.

 

 

CCQM 33ª Reunião do Grupo de Trabalho Gas Analysis e CCQM Particulate Workshop (GAWG)

 

A 33ª Reunião do grupo de trabalho do CCQM (Comité Consultivo para a Quantidade de Matéria) Gas Analysis Working Group (GAWG) realizou-se a 16 e 17 de abril, no BIPM, Sèvres, França. Esta reunião contou com a participação de 37 representantes da área Análise de Gases, dos vários Laboratórios Nacionais de Metrologia, e teve como objetivos principais: apresentação dos relatórios das comparações-chave (KC) e estudos piloto (PS) em curso; apresentação dos relatórios das atividades das organizações regionais de metrologia (APMP, EURAMET, SIM e COOMET); ponto da situação das colaborações com o BIPM; futuras comparações e estudos piloto; revisão das CMC submetidas; plano estratégico para BIPM/CCQM/GAWG; programa BIPM na área da química para 2016-2019.

O CCQM Particulate Workshop (GAWG) realizou-se a 15 de abril, no BIPM e contou com 47 participantes de todas as áreas da metrologia química. Foram realizadas apresentações dentro dos temas: Dar resposta às necessidades das Stakeholders; Atividades dos NMI; Prioridades e atividades futuras.

 

 
   

 

.
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@ipq.pt

Comité Editorial
Ricardo Fernandes
(coordenação)

José Luís Graça

Isabel Godinho
Maria João Graça
Emanuel Vidal


Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   
Caderno Pesos e Medidas

 


Se desejar poderá anular a inscrição