Edição 99, maio 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Dia Mundial da Metrologia 2014
As Medições e o Desafio Global da Energia

Poster do Dia Mundial da Metrologia 2014O dia 20 de maio é consagrado pela comunidade metrológica como o Dia Mundial da Metrologia, celebrando-se a assinatura em Paris da Convenção do Metro em 1875, por dezassete países nos quais se inclui Portugal. É um evento anual planeado em conjunto pelo BIPM e pela OIML e celebrado por mais de 80 países, dando visibilidade ao impacto, muitas vezes não apercebido, da medição no nosso quotidiano. Este tratado estabeleceu as bases para um sistema de medição coerente em todo o mundo, o Sistema Internacional de unidades (SI). Estabeleceu também o quadro para a colaboração global na ciência da medição e na sua aplicação industrial, comercial e social.

Este ano o Dia Mundial da Metrologia é dedicado ao tema "As Medições e o Desafio Global da Energia”, tendo como objetivo alertar e consciencializar a sociedade e todos os cidadãos para o papel fundamental que a metrologia desempenha no fornecimento de serviços energéticos para o bem-estar da população mundial, facilitando o seu acesso a novas formas de energia, criando as condições para a sua utilização em segurança e a custos reduzidos, minimizando as consequências de riscos ambientais, aumentando a sua eficiência, garantindo a utilização e o emprego de energias renováveis de forma sustentável.

O IPQ comemora o Dia Mundial da Metrologia no próximo dia 20 de Maio, com a realização na parte da manhã do Seminário " As Medições e o Desafio Global da Energia” que contará com quatro Oradores Convidados. Na parte da tarde decorrerá o Dia Aberto da Metrologia, estando previstas circuitos de visita aos laboratórios do Laboratório Nacional de Metrologia e ao Museu de Metrologia do IPQ.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 

ISO Focus

ISO Focus maio/junho de 2014 ISO Focus maio/junho de 2014.

Na edição de maio/junho de 2014 ficamos a saber como os governos podem utilizar a ISO 9001 para conquistar os eleitores, limpar a burocracia e gerir o sector público como uma máquina bem oleada.

Quer isto dizer que os governos devem ser geridos como um negócio? Evidentemente que não; significa simplesmente que qualquer entidade que ignore estas realidades "perderá o combóio" quer se trate de um negócio ou de qualquer outra atividade.

Consulte esta publicação...


Measurement

Measurement  Vol. 50, abril 2014 Measurement Vol. 52, junho 2014

Measurement é o jornal da International Measurement Confederation (IMEKO).

Esta publicação dedicada à metrologia edita diversos números por ano, dedicados a temas relacionados com pesquisa, desenvolvimento e aplicações da ciência e tecnologia de medição e instrumentação.

Consulte esta publicação ...

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

O Parlamento e o Conselho Europeus aprovam o EMPIR

Logotipo do Horizon 2020

No âmbito do programa "Horizonte 2020" para a Investigação e a Inovação, programa-quadro da União Europeia (EU) para os anos de 2014 a 2020, foi votado pelo Parlamento Europeu e aprovado pelo Conselho a 6 de maio de 2014, o EMPIR - Programa Europeu de Metrologia para a Inovação e Investigação.

O EMPIR é agora objeto da “Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho”, relativa à participação da União no Programa Europeu de Metrologia para a Inovação e Investigação e que será implementado conjuntamente por 28 Estados-Membros no período 2014-2024.

Ler mais...


Informática na Saúde

A ISO e o IEC, (Organismo Internacional de Normalização e Comité Eletrotécnico Internacional respetivamente) cientes da importância cada vez maior do desenvolvimento da normalização na área da Informática Médica ou na Informática em Saúde, assente na credibilidade, representatividade e transparência, tem ativos vários comités técnicos na área da “Telemedicines”, “Quantities and Units in e-health” e na área da “Health Informatics”.

Ler mais...


Divulgação dos resultados do ECSI Portugal 2013
29 de maio - IPQ – Caparica

Logo ECSI PortugalNo próximo dia 29 de maio (5ª feira) irá realizar-se, no Auditório do IPQ, Caparica, o Seminário de divulgação dos resultados do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente na edição de 2013.

Nests seminário também serão entregues os troféus às empresas que obtiveram o índice de satisfação mais elevado nos diversos setores.

O Índice Nacional de Satisfação do Cliente - ECSI Portugal, é um sistema de medida da qualidade de bens e serviços disponíveis no mercado nacional que disponibiliza, às empresas aderentes, informação relevante sobre a satisfação dos seus clientes, de importância estratégica para a melhoria da sua competitividade.

Nesta 15ª edição do Índice Nacional de Satisfação do Cliente - ECSI Portugal, referente a 2013, foram estudados os setores ou grupos de setores da Energia (Eletricidade, Combustíveis, Gás em Garrafa e Gás Natural) da Banca, das Águas, das Comunicações (Serviço telefone fixo e móvel, televisão por subscrição, Internet fixa e móvel) e dos Seguros (ramo vida e não vida).

Poderá consultar o programa brevemente em www.ipq.pt.

Se desejar estar presente inscreva-se, enviando e-mail para eventos@ipq.pt.


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

NP 4523:2014 - Turismo Acessível. Estabelecimentos hoteleiros
A presente Norma pretende disponibilizar ao setor do Turismo um instrumento de facilitação do encontro entre a “oferta” e a “procura” que forneça a todos os potenciais clientes uma indicação fiável de que são asseguradas condições para os acolher e que são disponibilizadas indicações claras e objetivas ao nível da infraestrutura e do atendimento.

Destina-se ainda a promover boas práticas de serviço em estabelecimentos hoteleiros, tem por objetivo definir um referencial de qualidade em matéria de atendimento inclusivo e de acessibilidade.

NP EN 15342:2014 - Materiais plásticos. Materiais plásticos reciclados. Caracterização dos materiais reciclados de poliestireno (PS)
A reciclagem de resíduos plásticos é um processo de valorização de materiais destinados a economizar recursos (matérias-primas, água e energia), minimizando as emissões nocivas no ar, na água e no solo, bem como quaisquer impactos na saúde humana. O impacto ambiental da reciclagem deve ser avaliado ao longo de todo o ciclo de vida do sistema de reciclagem (do ponto de produção dos resíduos até à eliminação dos resíduos finais). Para assegurar que a reciclagem constitui a melhor opção ambiental para tratar os resíduos.

A presente Norma define um método para a especificação das condições de fornecimento para os materiais reciclados de poliestireno (PS), fornecendo as características mais importantes e os métodos de ensaio associados para avaliação dum lote único de materiais reciclados de PS destinado a ser utilizado na produção de produtos semi-acabados/acabados.

NP EN ISO/IEC 17067:2014 – Avaliação da conformidade. Aspetos fundamentais da certificação de produto e linhas de orientação para esquemas de certificação
A presente Norma descreve os fundamentos da certificação de produtos e fornece orientações para esquemas de certificação de produtos. Na presente Norma as referências ao termo “produto” podem também ser lidas como significando “serviços” ou “processos”.

Como os produtos são concebidos, produzidos, distribuídos, utilizados e por fim eliminados, podem suscitar preocupações aos respetivos compradores, utilizadores e sociedade em geral. Tais preocupações podem ser relativas à segurança, saúde ou impactes ambientais, durabilidade, compatibilidade, adequação para os fins pretendidos ou para condições declaradas. Cabe depois ao fornecedor do produto demonstrar que o produto está conforme com os requisitos do documento normativo.

A presente Norma descreve como podem ser estruturados e geridos os esquemas de certificação de produto. Identifica técnicas de avaliação comuns utilizadas como uma base para a certificação de produto, tais como o ensaio, inspeção e auditoria do produto.


“Facility Management" vai ter normalização nacional

Logotipo da APFMO IPQ acabou de reconhecer a qualificação da Associação Portuguesa de Facility Management (APFM) para o desempenho de funções de coordenação da atividade normativa, na qualidade de Organismo Gestor de Comissão Técnica.

Ler mais...


IPQ participou na EXPO-FCT 2014 “uma mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação”

Participação do IPQ na EXPO-FCT 2014No passado dia 23 de abril, o IPQ participou no Evento EXPO-FCT, realizado no Campus de Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). Este evento tem como objetivo principal aproximar os alunos e docentes do Ensino Secundário do mundo universitário. Este ano, contou-se com a presença de aproximadamente 12 000 visitantes distribuídos por 120 apresentações de Laboratórios universitários, Indústria e Institutos. Pelo 3.º ano consecutivo, esteve presente uma delegação do Departamento de Metrologia (DMET) do IPQ. Esta participação constitui sempre uma forma de divulgação das atividades da metrologia quer no mundo universitário, quer no mundo do ensino secundário, representando para o DMET uma porta aberta para chegar a muitos públicos. Tiveram lugar, numa sala do edifício do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) da FCT/UNL, 10 sessões desfasadas ao longo do dia, em que foram realizadas atividades de 15 min a 20 min sobre verificação de alcoolímetros, calibração de paquímetros e recipientes volumétricos graduados, por colegas dos Laboratórios do DMET.

Paralelamente, em sessão contínua, foi projetada a reportagem da SIC sobre o DMET. Foram disponibilizados diversos materiais de divulgação do DMET como livrinhos, panfletos e marcadores de página assim como posters de apresentação da atividades do DMET, nomeadamente sobre a Metrologia Científica e Aplicada, a Metrologia Legal e o Museu de Metrologia. Esta participação teve um nítido sucesso, pela presença de mais de meia centena de visitantes, a quem foram introduzidos noções básicas e rigorosas de metrologia. Este tipo de participação é um incentivo para futuras participações do IPQ em parcerias com o mundo universitário para ações de aproximação com a sociedade em geral.


Qualidade do Solo

Os solos desempenham um papel essencial no clima, sendo ao mesmo tempo um sumidouro significativo de carbono. Ao mesmo tempo, uma mudança de clima pode ter efeitos significativos sobre, por exemplo, a sua produtividade.

Ler mais...


The new ‘Blue Guide’ on the implementation of EU product rules

‘Blue Guide’ on the implementation of EU product rulesO “Blue Guide” enquanto guia para a aplicação das diretivas com base na Nova Abordagem e na Abordagem Global, foi publicado pela primeira vez no ano de 2000. Desde então, tornou-se um dos principais documentos de referência que explicam como implementar a legislação baseada na Nova Abordagem, agora coberta pelo Novo Quadro Legislativo (NQL), também conhecido como “NLF - The New Legislative Framework”.

Ler mais...



Normalização sobre Sistemas de Alarme

O Organismo de Normalização Setorial, ONS/APSEI – Associação Portuguesa de Segurança Eletrónica e de Proteção Incêndio recebeu, recentemente, a qualificação para o desenvolvimento e acompanhamento da atividade normativa no âmbito dos Comités Técnicos da ISO e do CENELEC respetivamente,  ISO/IEC TC 79 e do CLC/TC 79  “Alarm system”, assegurando também a coordenação da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização Eletrotécnica 79 (CTE 79).

Ler mais...


Seminário sobre “Equipamentos de proteção individual florestal

Seminário sobre “Equipamentos de proteção individual florestal“ Numa parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola de Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. [ESTG-IPVC] e com o apoio da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo e do Instituto Português da Qualidade, decorreu no dia 3 de maio, um seminário temático sobre os “Equipamentos de Proteção Individual de Características Florestais”.

Ler mais...



"How to make Standards …. à la ISO!"

Anualmente os organismos nacionais, europeus e internacionais de normalização elaboram os seus relatórios de atividades que partilham e divulgam.

Ler mais...


Reunião inicial do Projeto EMRP - ENG59 NNL “Sensor development and calibration method for inline detection of viscosity and solids content of non-Newtonian fluids”

Participantes na reunião inicial do ProjetoDecorreu, na Shell Projects and Technology em Rijswijk, Holanda, de 12 a 13 de maio de 2014, a reunião inicial do projeto European Metrology Research Programme (EMRP) “Sensor development and calibration method for inline detection of viscosity and solids content of non-Newtonian fluids" que conta com a participação e coordenação do LNM-IPQ.

Ler mais...


Normalização das Respostas Sociais

A sociedade enfrenta atualmente questões complexas, tais como o envelhecimento da população, as novas doenças crónicas com efeitos incapacitantes, o desemprego, a falta de apoio da família e a falta de apoio informal de redes sociais, entre outras. É pois vital o apoio e as respostas sociais que varias entidades promovem para fazer face a estas problemáticas. Pondo em prática os princípios da Normalização, o Instituto Português da Qualidade (IPQ), enquanto Organismo Nacional de Normalização, decidiu criar uma Comissão Técnica de Normalização com o intuito de promover o diálogo entre estas entidades, procurando promover a troca de experiências, desenvolver e divulgar boas práticas de gestão no setor, com o objetivo final de elaborar Normas Portuguesas que possam ajudá-las no seu trabalho diário de apoio e resposta às várias problemáticas sociais.

Consulte os Projetos de Norma em Inquérito Público e envie os seus comentários.

Ler mais...


IPQ edita Coletânea de Normas sobre Chaminés fixas

Coletânea de Normas sobre Chaminés fixasO IPQ acaba de editar uma coletânea de Normas em DVD sobre “Chaminés”. Este DVD contém as normas que dizem respeito aos vários tipos de chaminés, nomeadamente as cerâmicas, de betão e metálicas, definindo as especificações de funcionamento, requisitos e métodos de ensaio. A maioria destas normas são harmonizadas (marcação CE) e conferindo a presunção de conformidade com o Regulamento dos Produtos de Construção.

Ler mais...



Curso de Formação "Auditor / Auditor Coordenador NP 4512: 2012"

Logo Parceria IPQ CEDINTEC

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), realizou-se no IPQ, nos dias 5 e 6 de maio, o curso de Formação de Auditor/Auditor Coordenador segundo a norma portuguesa NP 4512:2012 - Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia e as técnicas necessárias à realização de auditorias de primeira, segunda e terceira parte neste referencial.

Este curso dirigiu-se a auditores de sistemas de gestão já qualificados e contou com a participação de 6 formandos, oriundos de entidades públicas e empresas privadas.

Os objectivos de capacitar os formandos com a correta interpretação e compreensão dos requisitos da NP 4512:2012, foram plenamente atingidos e a avaliação final do curso pelos formandos foi muito positiva.

Face ao interesse do tema, o IPQ e o CEDINTEC irão organizar nova ação de formação neste âmbito durante o presente ano, podendo, se o pretender, fazer, desde já, a sua pré-inscrição. Para o efeito envie um e-mail para formacao@ipq.pt


"Workshop on implementation of the Construction Products Regulation", na Turquia

Participantes no workshopNo âmbito do programa TAIEX (Technical Assistance Information Exchange Instrument), teve lugar em Istambul, na Turquia, em 28 de abril, o “Workshop on implementation of the Construction Products Regulation”.

Ler mais...


Norma de Serviços de arquitetura e arquitetura paisagista na construção

A Norma “Serviços prestados pelo arquiteto e pelo arquiteto paisagista no âmbito da construção” surge no âmbito do reconhecimento dos serviços do Arquiteto e do Arquiteto Paisagista na melhoria do processo de intervenção e construção da paisagem, seja ela organizada por edifícios ou espaços abertos, sistematizando competências, obrigações e direitos aplicáveis a projetistas, gestores, fiscais, consultores, donos de obra e utilizadores finais, não as regulamentando, porque essas estarão abrangidas pela legislação em vigor, mas enquanto campos de ação e relação (ou correlação).

Adquira esta norma.

Ler mais...

A Comissão Europeia disponibilizou um novo vídeo sobre Produtos de Construção sensibilizando para a marcação CE e seus benefícios

Decorrido quase um ano da aplicação do Regulamento (EU) 305/2011, a Comissão Europeia pretende sensibilizar os operadores económicos e os cidadãos em geral, para a marcação CE e os seus benefícios. Nesse sentido, a DG ENTR criou um novo vídeo sobre produtos de construção.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”
16 de maio - Albufeira

Logotipo da CS04A Comissão Setorial para a Água (CS/04) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), promovem no dia 16 de maio de 2014, no Auditório da AHETA-Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, em Albufeira, um Workshop subordinado ao tema “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”.

Face ao sucesso dos eventos realizados em Coimbra, Lisboa e no Porto, vai realizar-se um encontro similar em Albufeira, com o objetivo de alertar as entidades públicas e privadas para a problemática da Legionella, procurando dar continuidade ao debate já iniciado.

Consulte o Programa.


III Workshop de Qualidade em Saúde
6 de junho - Covilhã

Logotipo da CS09Vai realizar-se no próximo dia 6 de junho, na Covilhã, o III Workshop de Qualidade em Saúde integrado no V Encontro de Investigadores da Qualidade. Este Workshop é uma organização da Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), que no âmbito do Sistema Português da Qualidade desenvolve as suas atividades integrada no Instituto Português da Qualidade, IP (IPQ).

O Departamento de Metrologia do IPQ que integra a Comissão Científica, vai também estar colaborar neste evento.

Inscrições em http://newsletter.apq.pt/v/hjef606e882e8-948f-205


1st International Conference on Quality Engineering and Management
14 a 16 de setembro - Universidade do Minho – Guimarães

1st International Conference on Quality Engineering and Management

No próximo mês de Setembro, 14-16, vai ter lugar, na Universidade do Minho – Guimarães, a 1st International Conference on Quality Engineering and Management. Esta conferência pretende marcar uma posição de relevo no panorama internacional de conferências na área da Qualidade, juntando, para o efeito, no mesmo evento, a Engenharia da Qualidade e a Gestão da Qualidade, duas áreas que, ao contrário do que é expectável, estão, na maioria das vezes, afastadas.

Ler mais...


Submissão de resumos para o encontro técnico-científico subordinado ao tema Metrologia na Saúde
9 de outubro - IPQ - Lisboa

Logotipo da CS09A Comissão Setorial para a Saúde (CS/09) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), vão promover no dia 9 de outubro de 2014, no Auditório do IPQ, um Encontro subordinado ao tema “A Metrologia na saúde”.
Este encontro tem como objetivo partilhar informação e estimular a divulgação técnico-científica para o domínio das medições em saúde e destina-se a todos os profissionais de saúde, dirigentes e quadros técnicos do setor, docentes, investigadores e estudantes.

Para que possa partilhar as suas ideias, investigação e trabalho desenvolvido, convidamo-lo a submeter um resumo até ao próximo dia 16 de maio, com enquadramento nos subtemas do encontro.

Para mais informações, consulte por favor o folheto do evento.


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2014
Sistemas de Gestão de Energia Aveiro - AIDA 21 e 22 de maio
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Lisboa - IPQ 3 e 4 de junho
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Porto 2º semestre
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ 2º semestre
Sistemas de Gestão de Energia Viseu 17 e 18 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Évora 25 e 26 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Covilhã outubro
Sistemas de Gestão de Energia Lisboa - IPQ novembro
Ferramentas de Melhoria Contínua Porto 2º semestre


 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

The assumption of the conservation of mass and its implications for present and future definitions of the kilogram and the mole

Revista Metrologia, Vol. 51, 2014, nº 3 - junhoNo SI, Sistema Internacional de Unidades, a definição da mole fixa o valor da massa molar do carbono-12, M (12C), para exatamente igual a 0,012 kg mol-1 enquanto que a constante de Avogadro, NA, é medida experimentalmente. Na proposta do "novo SI" os princípios subjacentes a estas relações serão invertidos. No entanto, porque o kilograma também irá será redefinido, a incerteza relativa da massa molar de carbono-12, será 50 vezes menor à presente incerteza relativa da constante de Avogadro

Metrologia, Volume 51, número 3
autores: Richard S Davis e Martin J T Milton, BIPM

Ler mais...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Código do Trabalho

Lei n.º 27/2014. D.R. n.º 88, Série I, de 8 de maio
Procede à sexta alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro

Classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas

Decreto-Lei n.º 62/2014. D.R. n.º 80, Série I, de 24 de abril
Transpõe a Diretiva n.º 2013/10/UE, da Comissão, de 19 de março de 2013, que altera a Diretiva n.º 75/324/CEE, do Conselho, de 20 de maio de 1975, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes às embalagens aerossóis, a fim de adaptar as suas disposições de rotulagem ao Regulamento (CE) n.º 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro de 2008, relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas, procedendo à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 61/2010, de 9 de junho

Declaração de Retificação n.º 25/2014. D.R. n.º 72, Série I, de 11 de abril
Retifica o Decreto-Lei n.º 52/2014, de 7 de abril, do Ministério das Finanças, que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2014, publicado no Diário da República n.º 68, 1.ª série, de 7 de abril de 2014.

Aprovações de modelo

Despacho n.º 5556/2014. D.R. n.º 79, Série II, de 23 de abril
Aprovação de modelo n.º 301.25.14.3.02 de MEYPAR, S.L.

Despacho n.º 5652/2014. D.R. n.º 82, Série II, de 29 de abril
Aprovação de modelo n.º 301.21.13.3.016 de MASITRAVE, Lda.

Despacho n.º 5899/2014. D.R. n.º 86, Série II, de 6 de maio
Renovação de aprovação do modelo n.º 301.25.14.3.007 de Par-Sistem - Sistemas Inteligentes para Gestão e Controlo de Estacionamento, Lda.

Despacho n.º 5900/2014. D.R. n.º 86, Série II, de 6 de maio
Renovação de aprovação de modelo n.º 301.25.14.3.008 de Par-Sistem - Sistemas Inteligentes para Gestão e Controlo de Estacionamento, Lda.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 5253/2014. D.R. n.º 73, Série II, de 14 de abril
Qualificação de organismo de verificação metrológica de contadores de energia elétrica ativa de EDA - Electricidade dos Açores, S. A.

Despacho n.º 5345/2014. D.R. n.º 75, Série II, de 16 de abril
Qualificação de instalador e reparador de contadores de água potável fria n.º 103 60 14 6 003 de Águas e Parque Biológico de Gaia.

Despacho n.º 5417/2014. D.R. n.º 76, Série II de 17 de abril
Qualificação de instalador de tacógrafos digitais n.º 101.24.14.6.142 de Domingos e Rui, Lda.

Despacho n.º 5557/2014. D.R. n.º 79, Série II, de 23 de abril
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.25.14.6.008, de Autoengenhocas - Reparações de Automóveis, Lda.

Despacho n.º 5615/2014. D.R. n.º 81, Série II, de 28 de abril
Qualificação de reparador e instalador de contadores de tempo de estacionamento n.º 301.25.14.6.007 de SOLTRAFEGO - Soluções de Trânsito, Estacionamento e Comunicações, S. A..

Despacho n.º 5800/2014. D.R. n.º 84, Série II, de 2 de maio
Qualificação de instalador de tacógrafos analógicos n.º 101.25.14.6.006 de CRELDA - Reparações Electricas, Lda.


 
     
  Sabia que...
 
 
 

Família em SafariAté mesmo os jardins zoológicos podem ter vantagens em estar certificados ISO 9001?
Que o diga Bibian Pinto a responsável do departamento da qualidade do “Africam Safari” localizado no México e que se tornou o primeiro zoo do mundo a obter a certificação do sistema de gestão da qualidade.

Segundo aquela responsável, se a ISO 9001 confere vantagens competitivas na maioria das organizações, porque não num zoo? O objetivo de um sistema de gestão é estabelecer a ordem, controlar a eficiência do processo de planeamento e tomar decisões com base na análise de dados. O certificado é um acessório um passo subsequente para demonstrar/evidenciar que a organização funciona de forma eficaz.

O projeto tornou-se possível com uma equipa de seis pessoas. Dois colaboradores ocupam-se a tempo inteiro da gestão da qualidade e quatro ocupam-se do sistema de manutenção (formação , supervisão, assistência técnica, auditoria , apoio, inspeções , etc).

Os principais resultados da certificação para o zoo foram:

  • Otimização do uso de recursos (tempo, dinheiro, materiais e humanos )
  • Melhorar o desempenho (com clientes e fornecedores e ainda do ponto de vista da equipa que se orgulha de ter alcançado os resultados esperados no planeamento)
  • Documentar o conhecimento e a experiência adquirida, na gestão do parque o que permitiu a sua otimização
  • Tomar decisões com base na análise de dados
  • Introdução de práticas mais equitativas e justas e uma maior transparência para todos.
  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
maio
16|Comissão Setorial para a Água (IPQ e CS/04) - Workshop: Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água
Albufeira (AHETA), Portugal
 
20|Dia Mundial da Metrologia
Caparica, Portugal
 
19 a 21|EURACHEM WORKSHOP on “Quality in Analytical Measurements”
Lisboa, Portugal
 
21 e 22|Formação em Gestão de Energia
Aveiro, Portugal
 
28 |Simpósio de Metrologia – SimpMet
Porto - ISEP, Portugal
 
junho
3 a 5|6th ITU Kaleidoscope academic conference (ITU)
São Petesburgo, Rússia
 
3 e 4|Implementação de Sistemas de Gestão da IDI
Lisboa - IPQ, Portugal
 
4|5º Seminário de Sustentabilidade
Aveiro, Portugal
 
6 |Encontros de Tróia
Qualidade, Investigação e Desenvolvimento
V Encontro de Investigadores da Qualidade
III Workshop da Saúde
Covilhã, Portugal
 
17 e 18|Formação em Gestão de Energia
Viseu, Portugal
 
25 e 26|Formação em Gestão de Energia
Évora, Portugal
 
26 e 27|Conferência Nacional CONFMET2014 "Domínios emergentes da Metrologia"
Viseu, Portugal
 
julho
14 a 16|Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática
Caparica (FCT/UNL), Portugal
 
setembro
2 a 4|FÍSCA 2014 - 19.ª Conferência Nacional de Física e 24.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Lisboa (IST), Portugal
 
3 a 5|Simpósio IMEKO TC1-TC7-TC13 - Measurement Science Behind Safety and Security
Funchal, Portugal
 
10 a 12|AMCTM - 2014 (Advanced Mathematical and Computational Tools in Metrology and Testing)
Universidade do Minho – São Petersburgo, Rússia
 
14 a 16|1st International Conference on Quality Engineering and Management
Universidade do Minho – Guimarães, Portugal
 
15 a 17|MMC 2014 - International workshop on Metrology for Meteorology and Climate
Brdo, Eslovénia
 
outubro
20 e 21|EFQM celebra 25 anos
Bruxelas, Bélgica
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

abril
Notificações

 
Documentos normativos

Por motivo de migração de dados para o novo sistema informático do IPQ ainda não foi possível elaborar a Publicação Oficial – Lista Mensal de Documentos Normativos de abril/maio. Este Documento será divulgado oportunamente. Poderá no entanto ter conhecimento das normas e outros documentos normativos portugueses editados este mês, clicando aqui.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM MAIO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
Reuniões da EURAMET do Comité Técnico da Termometria e do Subdomínio da Humidade  

As reuniões EURAMET do Subdomínio da Humidade e do Comité Técnico da Termometria
(TC THERM) tiveram lugar em Cavtat, Croácia, de 2 a 4 de abril de 2014.

 
CCQM 31ª Reunião do Grupo de Trabalho Gas Analysis  

A 31ª Reunião do grupo de trabalho do CCQM (Comité Consultivo para a Quantidade de
Matéria) Gas Analysis Working Group (GAWG) realizou-se a 7 e 8 de abril, no BIPM,
Sèvres, França.s.

 
CCQM 20ª Reunião Metrology in Chemistry  

A 20ª Reunião de grupo CCQM Metrology in Chemistry realizou-se em Sèvres, França, de
10 a 11 de abril, no BIPM e contou com cerca de 65 participantes de todas as áreas da
metrologia química

 
CCQM Workshop on the redefinition and realization of the mole  

A CCQM workshop on the redefinition and realization of the mole realizou-se a 9 de abril, no
BIPM e contou com cerca de 70 participantes de todas as áreas da metrologia química.

 
Reunião do Comité Técnico da EURAMET para o domínio da massa e grandezas derivadas  

Decorreu em Brno, na República Checa, de 9 a 11 de abril a reunião anual do EURAMET
Mass and Related Quantities Technical Committee.

 
Reunião do grupo de harmonização técnica do Conselho  

Realizou-se em 28 de abril a reunião do grupo de harmonização técnica do Conselho para apresentação e discussão dos Regulamentos que irão substituir a Diretiva de equipamentos de protecção individual (EPI) e a Diretiva relativa a instalações por cabo para transporte de pessoas.

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Norma Portuguesa
Transporte público de passageiros. Linha de autocarros interurbanos. Características e fornecimento do serviço.

Promoção da norma NP 4514:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Serviços prestados pelo arquiteto e pelo arquiteto paisagista no âmbito da construção
.

Promoção da norma NP 4526:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Gestão da Qualidade. Linhas de orientação relativas ao envolvimento e à competência das pessoas

Promoção da norma NP ISO 10018:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Normas Portuguesas
Contadores de água.
Parte 1: Especificações gerais
Parte 2: Condições de instalação e utilização
Parte 3: Métodos e equipamentos de ensaio

Promoção das normas NP EN 14154-1 + A2,  14154-2 + A2 e 14154-3+ A2

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.mpt

   

Coletâneas de normas
 

Coletânea de Normas
Chaminés fixas.

Chaminés fixas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição