Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui

Edição 85, fevereiro, 2013 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Dia Mundial da Metrologia

Cartaz do Dia Mnudial da metrologia 2013No Dia Mundial da Metrologia, no próximo 20 de maio, celebra-se a assinatura em Paris da Convenção do Metro em 1875, por dezassete países nos quais se inclui Portugal. É um evento anual planeado em conjunto pelo BIPM e pela OIML e celebrado por mais de 80 países, dando visibilidade ao impacto, muitas vezes não apercebido, da medição no nosso quotidiano. Este tratado estabeleceu as bases para um sistema de medição coerente em todo o mundo, o Sistema Internacional de unidades (SI). Estabeleceu também o quadro para a colaboração global na ciência da medição e na sua aplicação industrial, comercial e social.

Este ano o Dia Mundial da Metrologia é dedicado ao tema "Medições na vida quotidiana”. Este tema tem como objetivo alertar e consciencializar a sociedade e todos os cidadãos para o importante papel que a metrologia desempenha na vida quotidiana.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 
ISO Focus+
   
Revista ISO Focus+ abril de 2013

ISO Focus+ abril de 2013.

Normalmente temos a ideia de que as normas são assunto de especialistas. Isso é errado. As normas dizem respeito a todos nós, porque todos beneficiamos da sua utilização, e quanto mais soubermos sobre elas, mais proveito podemos ter.

Esta edição especial da ISO Focus+ apresenta uma introdução às normas que nos protegem quando estamos a divertirmo-nos ou a trabalhar, que nos mantém saudáveis, ou que tornam a nossa vida mais eficiente e confortável. É um convite a reconhecermos as normas que são importantes para nós e para todos aqueles de quem gostamos.

Consulte esta publicação...


OIML Bulletin
   
OIML Bulletin abril de 2013

OIML Bulletin abril de 2013.

O Boletim OIML é uma publicação trimestral da Organização Internacional de Metrologia Legal.

As edições desde 1999 estão acessíveis para consulta no sítio web da OIML. Os números anteriores a essa data foram digitalizados e podem ser solicitados ao Editor.

Neste número é de realçar um artigo sobre a proposta de novo SI e as consequências para a metrologia legal.

Consulte esta publicação (pdf) ...


Novo guia EURAMET
   
Novo guia EURAMET cg -21 – Guidelines on the Calibration of Standard Capacity Measures using the Volumetric Method

Novo guia EURAMET cg -21 – Guidelines on the Calibration of Standard Capacity Measures using the Volumetric Method.

Foi publicado um novo guia EURAMET, EURAMET cg -21 – Guidelines on the Calibration of Standard Capacity Measures using the Volumetric Method. Este documento foi desenvolvido pelo grupo de trabalho do volume do comité técnico do caudal da EURAMET com o objectivo de fornecer informação técnica detalhada sobre a calibração de recipientes graduados utilizando o método volumétrico. É um guia bastante importante para a comunidade metrológica que trabalha na área da medição de volume estático pois não existe nenhuma norma ISO ou EN que descreva o método de calibração volumétrico em detalhe.

O documento pode ser consultado no sítio web do EURAMET.


 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Ano Europeu dos Cidadãos

Logotipo do Ano Europeu dos CidadãosA liberdade de circulação é o direito mais precioso inerente à cidadania da UE. Com efeito, são cada vez mais os europeus que beneficiam deste direito e vivem noutro Estado-Membro da UE: em 2009, estimava-se em 11,9 milhões o número de cidadãos que residia num Estado-Membro que não o seu; em 2010, este número aumentou para 12,3 milhões. Graças à cidadania da UE – que não substitui mas complementa a cidadania nacional – os cidadãos da UE têm acesso a um leque alargado de direitos em todos os Estados-Membros da União, incluindo o direito, enquanto consumidores, ao acesso a bens e serviços noutros Estados-Membros e, enquanto cidadãos, à educação, à obtenção do reconhecimento das suas qualificações profissionais, aos cuidados de saúde, a adquirir ou manter os direitos de segurança social ou a votar e a candidatar-se nas eleições para o Parlamento Europeu e nas eleições autárquicas no Estado-Membro de residência.

Com a celebração do vigésimo aniversário da introdução da cidadania da União pelo Tratado de Maastricht, em 1 de Novembro de 1993, a Comissão Europeia propôs que 2013 fosse designado «Ano Europeu dos Cidadãos».

Leia mais sobre o assunto:
Relatório sobre a Cidadania da UE de 2010
Relatório do Parlamento Europeu sobre esta iniciativa
Comissão Europeia - representação em Portugal
SOLVIT

Substâncias psicoativas em “smartshops”

Logotipo do expoSPQEntrou em vigor no passado dia 18 de abril, um novo diploma, que aprova o regime jurídico da prevenção e proteção contra a publicidade e comércio das novas substâncias psicoativas.

O Instituto Português da Qualidade assegurou a notificação prévia do projeto deste diploma à Comissão Europeia no quadro das suas responsabilidades, enquanto organismo nacional competente para a área da gestão da informação relativa às normas e regras técnicas no domínio não harmonizado (Diretiva n.º 98/34/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de junho de 1998, alterada pela Diretiva n.º 98/48/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de julho de 1998).

Ler mais...


IPQ assina protocolo no âmbito do Empreendedorismo

O Projeto Assessment Tools for Entrepreneurship Education (ASTEE) tem como objetivo desenvolver um referencial europeu de avaliação do impacto da educação do empreendedorismo que seja transversal aos diversos currícula, métodos de ensino, níveis de ensino e instituições educativas. O referencial deverá ser apropriado por estudantes, docentes, gestores e decisores políticos.

O IPQ foi convidado a participar, através do Departamento de Normalização, tendo já sido assinado o respetivo protocolo de cooperação. Como resultado deste protocolo, será criado um grupo de trabalho que tem como responsabilidade adaptar (ao contexto português), operacionalizar e testar os instrumentos de avaliação da aquisição de competências-chave, bem como fornecer inputs ao Steering Committee da Educação para o Empreendedorismo em Portugal.

Ler mais...


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos, pela sua relevância, os seguintes:

NP EN 12059+A1:2013 Produtos em pedra natural. Trabalhos de pedra de cantaria. Requisitos
Esta Norma especifica os requisitos para os seguintes tipos de elementos em pedra natural:
Elementos estruturais em pedra maciça, elementos resistentes em pedra, tipicamente sujeitos a esforços predominantemente de compressão, tais como, colunas maciças, arcos e similares; Elementos em pedra maciça utilizados em parapeitos, corrimãos, balaustradas, cornijas e semelhantes, destinados a suportarem cargas vivas horizontais, para além de todo e qualquer peso morto; Elementos de acabamento em pedra maciça, painéis curvos de revestimento para o acabamento exterior de paredes, colunas ou pilastras; e Elementos em pedra para guarnecer um ou mais lados de aberturas em paredes ou pavimentos de edifícios, tais como soleiras, ombreiras, arquitraves e similares.

NP EN 14592+A1:2013 Estruturas de madeira. Elementos de fixação. Requisitos
Esta Norma especifica requisitos relativos a métodos de ensaio para materiais, geometria, resistência, rigidez, durabilidade (por exemplo, proteção contra corrosão) de ligadores do tipo cavilha para uso em estruturas de madeira.

A Norma só se aplica a ligadores do tipo cavilha produzidos em aço. Para os fins desta Norma os ligadores do tipo cavilha para estruturas de madeira são considerados como sendo pregos, agrafos, parafusos de enroscar, cavilhas e parafusos de porca. A definição de cada um destes ligadores é indicada na secção 3. Esta Norma também inclui os procedimentos da avaliação da conformidade e os requisitos para marcação dos produtos por ela abrangidos.

NP EN ISO 21534:2013 Implantes cirúrgicos não ativos. Implantes de substituição articular. Requisitos particulares
A presente Norma especifica os requisitos particulares para implantes de substituição total e parcial da articulação, ligamentos artificiais e cimento ósseo, designados como implantes. Para efeitos desta Norma, os ligamentos artificiais e os seus dispositivos de fixação associados são incluídos no termo "implante".

Especifica ainda os requisitos para o desempenho pretendido, atributos de conceção, materiais, avaliação de conceção, fabrico, esterilização, embalagem e informação a ser fornecida pelo fabricante.


Resultados das Comparações Nacionais de Micrómetros de interiores e Sutas

Como evidenciar aos utilizadores finais, que os resultados das calibrações dos seus equipamentos de medição ou padrões metrológicos são independentes do laboratório de calibração selecionado?

A resposta a esta questão passa pela realização de ensaios de comparação interlaboratoriais (ECI), nos quais um padrão ou equipamento de medição circula por todos os laboratórios de calibração. A análise estatística dos resultados de medição reportados conduz à avaliação do desempenho dos laboratórios para a respetiva calibração. A nível nacional, as ECI são efetuadas pelo IPQ em colaboração com a RELACRE.

Ler mais...

Logotipo do Projeto Juventude

Sessão do Projeto JuventudeSessão do Projeto Juventude

O prazo de candidatura ao Concurso Saber com Normas, no âmbito do Projeto Juventude do IPQ, termina já no próximo dia 31 de maio. As últimas sessões de divulgação e sensibilização para a importância da normalização realizaram-se na Escola Profissional Roxa Peixoto na Póvoa do Varzim, Escola Profissional de Aveiro, Escola Profissional Gustavo Eiffel na Amadora, Escola Profissional de Moimenta da Beira e Escola Profissional da Moita. Estas sessões foram muito participadas, contando com a presença de mais de 600 alunos.


União Europeia incentiva a transparência empresarial nas questões sociais e ambientais nas grandes empresas europeias

A União Europeia adotou, no passado dia 16 de abril, uma proposta de Diretiva Comunitária que incentiva a transparência empresarial nas questões sociais e ambientais nas grandes empresas europeias. Esta proposta de diretiva aumenta o âmbito das Quarta e Sétima Diretivas Contabilistas Europeias (78/660/EEC e 83/349/EEC, respetivamente).

O objetivo desta proposta de Diretiva Comunitária é aumentar a transparência das Empresas Europeias no que se refere ao seu desempenho ambiental e social, contribuindo assim para o efetivo desenvolvimento do emprego e da economia no longo prazo.

Ler mais...


Reunião plenária da Comissão Técnica da RELACRE CTR04

Decorreu em Coimbra nas instalações do CTCV no dia 19 de Abril, a reunião plenária da Comissão Técnica da RELACRE CTR04 – Metrologia. Nesta reunião estiveram presentes 11 participantes de diversos laboratórios acreditados, estando o IPQ representado por Elsa Batista, presidente dos grupos de trabalho GT 7 – Volume e GT 10- Contadores de fluidos. Foram apresentados os relatórios de actividades 2012 dos diversos grupos de trabalho e os planos de actividades para 2013. Foi discutida a possibilidade de no próximo ano se anteceder a reunião por uma sessão técnica de forma a atrair mais participantes.

Ler mais...


Sessão de Esclarecimento sobre o Regulamento dos Produtos da Construção (RPC)

Sessão de Esclarecimento sobre o Regulamento dos Produtos da ConstruçãoNo passado dia 17 de abril de 2013, teve lugar em Coimbra, uma Sessão de Esclarecimento sobre o novo Regulamento dos Produtos da Construção (EU) n.º 305/2011 (RPC).

O evento organizado conjuntamente pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) e a Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas para Construção (APFAC), sob o tema “O que há de novo na marcação CE?”, teve como objetivo esclarecer os associados dos diferentes sectores produtores e comercializadores de materiais de construção, designadamente, APFAC, APICER, ANIET, ANIPB, ATIC e APCMC.

O Instituto Português da Qualidade participou neste evento e fez a apresentação sob o tema as “Normas aplicáveis aos Produtos de Construção”, e participaram ainda nesta sessão de esclarecimento a DGAE do Ministério da Economia, a CERTIF e as entidades organizadoras do evento.

Ler mais...


Curso de Gestão do Risco e Segurança do Doente

No dia 26 de abril, decorreu no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve o curso de GESTÃO DO RISCO E SEGURANÇA DO DOENTE realizado no âmbito do I CONGRESSO DE RADIOLOGIA. O Departamento de metrologia do IPQ integrou o painel de preletores através de uma comunicação subordinada à temática da metrologia na saúde, contextualizando a importância dos instrumentos de medição nas dimensões da segurança do doente e da gestão do risco, durante a prática clínica. O curso pré-congresso contou com a presença de uma centena de participantes, oriundos do meio académico, hospitalar e empresarial.

Consulte o poster do evento


Segundo evento de lançamento do Projeto SPQ EXPO

Logotipo do expoSPQRealizou-se no passado dia 8 de maio na Exponor, Matosinhos, a segunda apresentação pública do Projeto SPQ EXPO – Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação.

Na sessão, que contou com a participação do IPQ, da APQ e da AEP/Exponor, foram apresentados os grandes objetivos do projeto, as componentes do evento, que integrará palestras, formação e um espaço de exposições, o perfil dos expositores bem como as formas de colaborar na iniciativa.

O SPQ EXPO será um evento anual destinado aos profissionais da área da qualidade e a todas as entidades que integram o Sistema Português da Qualidade, reunindo todos os parceiros nacionais envolvidos na Normalização, Metrologia e Qualificação, num ambiente que proporcionará às pessoas e organizações contactar com os principais profissionais do setor e encontrar um público-alvo à procura de soluções e inovação. A primeira edição do evento está prevista decorrer nos dias 26 e 27 de setembro de 2013, no Porto, EXPONOR.

Mais informações estarão em breve disponíveis no sítio web do evento.


Cooperação com a Tunísia

No passado mês de abril, realizou-se mais uma visita de estudo ao IPQ de uma delegação Tunisina, integrado no âmbito do Projet de Jumelage (EuropeAid/130372/D/ACT/TN), que o IPQ integra desde o seu início, em dezembro de 2011, em consórcio com o VSL- Dutch Metrology Institut.

Ler mais...


Participação IPQ no primeiro Workshop Europeu para utilizadores de caudalímetros ultra-sónicos

Decorreu em Sintra, de 16 a 18 de abril, o primeiro Workshop Europeu para utilizadores de caudalímetros ultra-sónicos (Ultra Sonic Meter- USM). Este evento organizado pelo Laboratório Nacional de Metrologia Holandês (VSL) e pela Colorado Experiment Engineering Station Inc. (CEESI), contou com a presença de cerca de 160 participantes de várias nacionalidades e vários fabricantes de USM. O objectivo deste evento residiu na divulgação de novas tecnologias e de desenvolvimentos associados à medição de caudal de fluidos através da utilização de caudalímetros ultra-sónicos numa vertente mais ligada ao utilizador. Ainda de focar a participação da presidente do comité técnico do caudal da EURAMET, Elsa Batista, com uma apresentação sobre o trabalho realizado pela EURAMET no âmbito da medição de caudal de fluidos e a presença de quatro colaboradores do Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ neste evento.

Consulte a apresentação relativa a esta participação.


A Normalização ao serviço da economia, da sociedade e do cidadão

No passado dia 19 de abril realizou-se nas instalações da Entidade Reguladora da Saúde -ERS no Porto um encontro alargado com o Instituto Português da Qualidade - IPQ, no âmbito dos contactos que têm vindo a ser desenvolvidos entre estas entidades para a “Avaliação da Satisfação dos utentes”, enquadrada no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde – SINAS.

O IPQ participou neste encontro com a presença do seu Presidente, Eng Jorge Marques dos Santos, que fez uma apresentação sobre “A Normalização ao serviço da economia, da sociedade e do cidadão”, tendo sido elevado o interesse e participação demonstrados por parte de todos os presentes.

Ler mais...


Reunião IPQ/DRE

Fotografia de grupo dos participantes na reunião técnica IPQ/DRERealizou-se no passado dia 2 de maio de 2013, em Évora, mais uma reunião técnica IPQ/DRE (Direções Regionais da Economia) na área da Metrologia Legal.

Entre outros, participam nestas reuniões os responsáveis pelas estruturas do IPQ e das DRE, que estão diretamente envolvidas na condução da atividade de controlo metrológico ao nível nacional e regional.

Ler mais...


Qualidade e Inovação, uma relação biunívoca

Está por demais demonstrado que na sociedade do conhecimento e globalizada em que vivemos, quem não potenciar a Inovação vai ficar ultrapassado rapidamente pelos outros atores económicos que o façam, daí que ter uma atitude de desenvolvimento sustentado da gestão da inovação é um fator crítico para aumentar a sua competitividade e sobrevivência.

A convite da AAOUP- Associação de Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto, no passado dia 18 de abril, o IPQ representado pelo seu Presidente, Eng Jorge Marques dos Santos, fez uma apresentação sobre “Qualidade e Inovação, uma relação biunívoca”.

Ler mais...


40º aniversário da CNTMP

Celebra-se este ano o 40º aniversário da Comissão Nacional para o Transporte de Mercadorias Perigosas (CNTMP). O IPQ esteve presente na 46ª sessão plenária que se realizou nas instalações do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), onde também estiveram presentes representantes de 26 outras instituições públicas e privadas.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Dia Mundial da Metrologia “Medições na vida quotidiana”
20 de maio

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Metrologia, o IPQ vai realizar no dia 20 de maio, nas suas instalações na Caparica, um colóquio subordinado ao tema “Medições na vida quotidiana”.

Ler mais...


Divulgação dos resultados do ECSI Portugal 2012 - Energia
21 de maio

Logotipo do ECSIIrá realizar-se no próximo dia 21 de maio, no Auditório do IPQ, em Caparica, o Seminário de divulgação dos resultados do setor da Energia na edição de 2012 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente.

Os resultados dos estudos deste ano estão a ser apresentados num formato diferente, orientado para cada um dos diferentes setores considerados.

Na 14ª edição do Índice Nacional de Satisfação do Cliente - ECSI Portugal, referente a 2012, foram estudados os setores das Águas, Banca, Combustíveis, Comunicações, Eletricidade, Gás em Garrafa, Gás Natural, Seguros e Transportes Públicos de Passageiros.

Se ainda não confirmou a sua presença poderá faze-lo para o endereço ecsi@ipq.pt até ao próximo dia 20 de maio.

Consulte o programa do evento.


Encontro Técnico "Poluição difusa - desafios para o futuro"
29 de maio

A Comissão Setorial para a Água (CS/04),o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, promovem no dia 29 de maio de 2013, no Auditório do IPQ, um Encontro Técnico subordinado ao tema “Poluição difusa – desafios para o futuro”.

Tendo como destinatários profissionais de ambiente e saúde pública, autarcas, técnicos de administração pública central e regional, técnicos de entidades municipais, entidades e empresas ligadas ao uso da água, docentes, investigadores e estudantes, com este encontro pretende-se discutir os desafios da poluição difusa e dar uma panorâmica das ações e medidas que têm sido adotadas para o seu controlo em diferentes setores de atividade.

O programa encontra-se disponível no sítio web do IPQ.


8ª edição da Semana da Responsabilidade Social
3 a 7 de junho

Logotipo do expoSPQA Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) realiza entre os dias 3 e 7 de junho a 8ª. edição da Semana da Responsabilidade Social (SRS) que decorrerá na Fundação Cidade de Lisboa.

Tal como em anos anteriores, esta edição contará com a participação de autoridades técnicas nos seus domínios, representantes de organizações internacionais, líderes sindicais e empresariais, numa reunião ímpar das diversas partes interessadas, promovendo o diálogo, a diversidade e a convergência no interesse comum dos Portugueses de hoje e do Portugal de amanhã.

Consulte aqui o programa, entrada livre, sujeita a inscrição. Para mais informações ou esclarecimentos está disponível a nossa equipa de suporte, através do endereço de correio eletrónico apee@apee.pt ou através do telefone + 351 213 156 734


II Workshop de "Qualidade em Saúde"
7 de junho

Vai realizar-se no dia 7 de junho, em Troia, o II Workshop de Qualidade em Saúde integrado no IV Encontro de Investigadores da Qualidade. Este Workshop é uma organização da Comissão Sectorial para a Saúde (CS/09), que no âmbito do Sistema Português da Qualidade desenvolve as suas atividades integrada no Instituto Português da Qualidade, IP (IPQ). O Departamento de Metrologia do IPQ vai estar presente neste evento através de comunicações que visam promover e sensibilizar a importância da ciência da medição para a Qualidade em saúde.


V FÓRUM DA QUALIDADE organizado pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - ESCE/IPVC
7 de junho

Organizado pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) em Valença, vai realizar-se no próximo dia 7 de Junho de 2013 o V FÓRUM DA QUALIDADE.

Este evento, da responsabilidade da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade, “terá um total de cinco painéis em que serão abordados variados temas ligados à área da gestão da qualidade, segurança e inovação”, segundo José Carlos Sá, docente da ESCE-IPVC e responsável pela organização.

O Instituto Português da Qualidade vai participar fazendo uma intervenção sobre “A sustentabilidade e os Sistemas de Gestão” enquadrada no tema central do evento “QUALIDADE, SEGURANÇA E INOVAÇÃO".
Para além do debate sobre a importância da segurança e da inovação na qualidade, irão ser apresentadas várias experiências empresariais e serão abordados, nomeadamente, temas como, a filosofia Lean, 6 sigma e o modelo EFQM, para uma gestão da qualidade de excelência.

Para mais informações consultar o sítio web do IPVC.



  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Curso de Experimentadores Metrologistas 2013
20 a 31 de maio

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Experimentadores Metrologistas que decorrerá na Caparica, nas instalações do IPQ, de 20 a 31 de maio.

O curso destina-se preferencialmente a candidatos provenientes de Autarquias, Organismos de Verificação Metrológica e Direções Regionais da Economia e outras entidades que integram o Sistema de Metrologia Legal.

Esta formação tem como objetivo dar a conhecer a regulamentação metrológica e contribuir para a melhoria dos serviços de controlo metrológico prestados por estas entidades.

No final os formandos realizarão um exame escrito individual que lhes permitirá ter acesso, caso obtenham uma nota mínima de 10 valores, ao diploma de “Experimentador Metrologista”.

Participe e garanta o seu lugar.

Venha conhecer o programa do curso e inscreva-se.


Formação sobre normalização em fotografia
3 a 28 de junho

Qualquer imagem, seja qual for a sua origem, é resultante de um complexo processo ótico, físico, químico, mecânico e hoje em dia, informático e digital. Conhecer esses processos e as regras que permitiram a sua evolução ao longo dos últimos 180 anos deve constituir a base para qualquer profissional ou amador que faça da fotografia a sua memória, profissão e/ou paixão.
Mas, a estrutura da imagem fotográfica (da tomada de vistas ao processamento e fixação das imagens), é também bastante complexa e temporal. Qualquer imagem é, mais ou menos, sensível às agressões ambientais podendo degradar-se (e mesmo por vezes desaparecer…), mais ou menos rapidamente.

É nesse sentido que o Instituto Português de Fotografia – Organismo Setorial de Normalização – qualificado pelo IPQ para a área da fotografia, vai organizar um curso, baseado nas normas que estão a ser trabalhadas a nível da Comissão Técnica de Normalização CT 174 sobre “Normalização em Fotografia”.

Consulte o programa do curso e inscreva-se aqui.


Formação em IDI "Implementação de Sistemas de Gestão da IDI"
10 e 11 de outubro - Porto
11 e 12 de novembro - Lisboa

Logotipos de APQ, COTEC, Ministério da Economia e IPQ

Integrado no plano de formação calendarizado para o ano de 2013, está agendada a realização de 2 edições do curso de “Implementação de Sistemas de Gestão da IDI”, organizado pelo IPQ em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal).

A primeira edição irá realizar-se nas instalações da Cotec no Porto a 10 e 11 de outubro , a segunda edição irá ter lugar em Lisboa, nas instalações do IPQ a 11 e 12 de novembro.

O programa pode ser consultado aqui.

Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Validação de um sistema absoluto para a determinação da massa volúmica de líquidos

A massa volúmica de um material constitui a grandeza que caracteriza a massa contida por unidade de volume de um corpo, a pressão e a temperatura especificadas. Um dos métodos mais complexos, tanto na sua execução experimental como na obtenção do resultado final com o respectivo cálculo de incerteza, e garante a rastreabilidade da grandeza massa volúmica às grandezas de base, massa e volume, é o método de pesagem hidrostática.

Ler mais (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional

Decreto-Lei n.º 60/2013 de 9 de maio
Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 86-A/2011, de 12 de julho, que aprova a Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional.

Dirigentes do IPQ

Despacho n.º 5576/2013 de 29 de abril
Nomeação em substituição de cinco dirigentes do IPQ, I. P.

Despacho n.º5658/2013 de 30 de abril
Manutenção da nomeação em comissão de serviço da diretora do Departamento de Metrologia do IPQ, I. P.

Aprovação de modelo

Despacho n.º 5377/2013 de 22 de abril
Aprovação complementar de Modelo n.º 111.23.13.3.02 de MOTA ENGIL, S.A .

Despacho n.º 5965/2013 de 8 de maio
Aprovação de modelo n.º 103.17.13.3.04 de CIMONTUBO.

Valorização da produção nacional

Despacho n.º 5115/2013 de 16 de abril
Criação do Conselho Estratégico do «Portugal Sou Eu», iniciativa que visa promover a dinamização da procura dos produtos e dos serviços que mais contribuem para a criação de valor em Portugal.

Orçamento do Estado para 2013

Acórdão do Tribunal Constitucional nº 187/2013 de 22 de abril
Declara a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, de diversas normas da Lei Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro.

Portaria n.º 166/2013 de 29 de abril
Procede à revisão do calendário de implementação da estratégia e dos procedimentos a implementar até 2015, e revoga a Portaria n.º 103/2012 de 17 de abril.

Declaração de Retificação n.º 25/2013 de 10 de maio
Ratifica o Decreto-Lei n.º 36/2013 , de 11 de março, do Ministério das Finanças, que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2013, publicado no Diário da República n.º 49, 1.ª Série, de 11 de março.

Entidades qualificadas para o controlo metrológico

Despacho n.º 5270/2013, de 19 de abril
Qualificação de Serviço Concelhio de Metrologia (ISQ) como organismo de verificação metrológica.

Despacho n.º 5376/2013 de 22 de abril
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.25.12.6.023 de Auto Sueco de Coimbra.

Legislação Europeia

Instrumentos de medição

Comunicação 2013/C 109/5, JOUE C 109, de 16 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2004/22/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos instrumentos de medição [Retirada da publicação das referências a documentos normativos elaborados pela Organização Internacional da Metrologia Legal — OIML e da lista das partes desses documentos correspondentes aos requisitos essenciais (em conformidade com o artigo16. °, n. ° 3, da diretiva)] Texto relevante para efeitos do EEE.

Comunicação 2013/C 109/1 JOUE C 109, de 16 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2004/22/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos instrumentos de medição [Publicação de referências a documentos normativos elaborados pela Organização Internacional de Metrologia Legal — OIML e da lista das partes desses documentos correspondentes aos requisitos essenciais (em conformidade com o artigo 16. °, n. ° 1, da diretiva)] Texto relevante para efeitos do EEE.

Equipamentos sob pressão

Comunicação 2013/C 128/1-16 JOUE C 128, de 4 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 97/23/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de maio de 1997 , relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros sobre equipamentos sob pressão Texto relevante para efeitos do EEE (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União).

Recipientes sob pressão simples

Comunicação 2013/C 128/17-19 JOUE C 128, de 4 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2009/105/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de setembro de 2009, relativa aos recipientes sob pressão simples Texto relevante para efeitos do EEE (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União).

Aparelhos e sistemas de proteção para uso em atmosferas potencialmente explosivas

Comunicação 2013/C 128/20-29 JOUE C 128, de 4 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/9/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de março de 1994 , relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros sobre aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas Texto relevante para efeitos do EEE (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União).

 
     
  Sabia que...
 
 
 

As fibras naturais são fibras que ocorrem na natureza e que se podem classificar em animais, vegetais e minerais?

As fibras naturais são em particular as fibras de glândulas da seda, segregadas pela larva de várias espécies do bicho-da-seda, as segregadas por alguns moluscos e ainda as fibras de folículos pilosos, provenientes de muitos animais nomeadamente o carneiro, a alpaca, o coelho, a cabra, o veado, o cavalo, a foca, o vison etc.

No que diz respeito às fibras vegetais elas podem ser provenientes de sementes, como é o caso do algodão e da sumaúma, do caule, como é o caso do cânhamo, da giesta, do rícino ou do bambu, da folha, como é o caso do aloé, do sisal ou da pita e do fruto, como é o caso do coco.

Finalmente, no que diz respeito às fibras minerais, temos por exemplo o amianto.

Estas explicações e muitas outras poderá encontrar na Norma Portuguesa NP ISO 6938:2013 - ”Têxteis. Fibras naturais. Nomes genéricos e definições”.

Se pretender adquirir a norma faça a sua encomenda aqui……

 

  Ir para o topo  
     



tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
maio
15|Simpósio de Metrologia 2013, Organizado pelo CATIM
Porto, Portugal
 
16 e 17|LINQ 2013 "European Conference Learning Innovations and Quality
Roma, Itália
 
20|Dia Mundial da Metrologia
Caparica, Portugal
 
21|ECSI - Setor da energia
Caparica, Portugal
 
28|European Conference “SMEs and Standardization”
Bélgica, Bruxelas
 
29|Encontro Técnico “Poluição Difusa”, IPQ/CS04
Caparica, Portugal
 
junho
3 a 7| 8ª edição da Semana da Responsabilidade Social
Lisboa, Portugal

7| IV Encontro dos Investigadores da Qualidade, APQ
Tróia, Portugal

7| V Fórum da Qualidade ESCE/IPVC - “Qualidade, Segurança e Inovação"
Valença, Portugal

 
17 a 20| 57º Congresso da EOQ
Tallinn, Estónia
 
setembro
26 e 27| SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação
Porto (Exponor), Portugal
 
outubro
7 a 10|Congresso Internacional de Metrologia,
Paris, França
 
14|World Standards Day  
14 a 18|Symposium on Temperature and Thermal Measurements in Industry and Science
Funchal, Madeira, Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

maio
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM MAIO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
CCQM 29ª Reunião do Grupo de Trabalho “Gas Analysis”
 

A 29ª Reunião do grupo de trabalho do CCQM (Comité Consultivo para a Quantidade de Matéria) Gas Analysis Working Group (GAWG) realizou-se a 15 e 16 de abril, no BIPM, Sèvres, França. Esta reunião contou com a participação de cerca de 38 representantes da área Análise de Gases, dos vários Laboratórios Nacionais de Metrologia.

Ler mais (pdf)...

 
CCQM 19ª Reunião “Metrology in Chemistry”T  

A CCQM workshop “20 Years of the CCQM: Progress Made, Impact Provided, Lessons
Learned, and Future Challenges” realizou-se a 17 de abril, no BIPM e contou com cerca de 76 participantes de todas as áreas da metrologia química.

Ler mais (pdf)...

 
CCQM Workshop “20 Years of the CCQM: Progress Made, Impact Provided, Lessons
Learned, and Future Challenges”
 

A 19ª Reunião de grupo CCQM “Metrology in Chemistry” realizou-se em Sèvres, França, de 18 a 19 de abril, no BIPM e teve como objetivos principais: ponto da situação do documento Plano estratégico CCQM; Programa BIPM para a Metrologia Química (2016-2019); relatórios dos vários grupos de trabalho do CCQM....

Ler mais (pdf)...

 
Reunião do grupo de peritos de aparelhos a gás”  

A reunião do grupo de trabalho dos membros do Espaço Económico Europeu para acompanhamento da Diretiva nº 2009/142/CE de aparelhos a gás teve lugar no Centro Albert Borchette em Bruxelas, no dia 11 de Abril de 2013.

Ler mais (pdf)...

 
 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Normas portuguesa
Sistemas de gestão florestal sustentável. Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Normas portuguesa
Gestão do risco. Princípios e linhas de orientação

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas Equipamentos e Superfícies para Espaços de Jogo e Recreio

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea de normas sobre Responsabilidade Social

capa do DVD COLECTÂNEA DE         NORMAS sobre Responsabilidade Social

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Desenhos Técnicos

capa do DVD COLETÂNEA DE NORMAS
			Desenho Técnico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Segurança contra Incêndio

capa do DVD COLECTÂNEA DE              NORMAS Segurança contra incêndio em edifícios: protecção passiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Proteção Anticorrosiva de Estruturas de Aço por Esquemas de Pintura

Normas sobre pintura anti-corrosiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea – Sistemas de Tubagens de Plástico (PVC-U)

Promoção de normas             sobre sistemas de tubagem de plástico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

 
   
   
 
   
   
   
   

Clientes IPQ
 
   

NP ISO 21500: 2012 Linhas de orientação sobre a gestão de projetos

Imagem alusiva a promoção de normas sobre Gestão de Projetos

Nota de encomenda ...


 

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 87 | abril de 2012
Nº 86 | março de 2012
Nº 85 | fevereiro de 2013
Nº 84 | janeiro de 2013

Consulte todas ...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição