Edição 100, junho 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do ME
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Divulgação dos resultados do ECSI Portugal 2013

Logotipo comemorativo dos 15 anos do ECSIRealizou-se no dia 5 de junho, no Auditório do IPQ, Caparica, a divulgação dos resultados do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente na edição de 2013 e entrega dos troféus às empresas vencedoras nos diversos setores.

Cerimónia da entrega dos prémiosO Índice Nacional de Satisfação do Cliente - ECSI Portugal, é um sistema de medida da qualidade de bens e serviços disponíveis no mercado nacional que disponibiliza, às empresas aderentes, informação relevante sobre a satisfação dos seus clientes, de importância estratégica para a melhoria da sua competitividade.

BES, Zurich, AXA, MEO, NOS, Galp Energia e Águas de Coimbra são as empresas que alcançaram a maior satisfação do cliente em 2013.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 

CalLab Magazine - The International Journal of Metrology

CalLab Magazine vol 21 n.2 CalLab Magazine vol 21 n.2

Foi publicada no último trimestre a mais recente edição da revista CalLab Magazine The International Journal of Metrology.

Esta publicação trimestral trata assuntos relacionados com a metrologia e calibração, dando informação sobre inúmeros eventos relacionados com estas atividades. Está associada a um blog que disponibiliza um fórum para discussão de assuntos relacionados com estes tópicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma comunidade online de calibração.

Os números anteriores da revista podem ser consultados no sítio web da revista.

Leia todo o conteúdo, clicando aqui.


FCT Newsletter

FCT Newsletter

 


FCT Newsletter, maio 2014, nº 9.

A FCT newsletter é uma publicação eletrónica, produzida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As edições anteriores estão acessíveis para consulta a partir do sítio web da FCT Newsletter

Consulte esta publicação.


OCDE Environment, Health & Safety News

 OCDE Environment, Health & Safety News OCDE Environment, Health & Safety News, N.31, junho 2014

Esta publicação disponibiliza uma atualização sobre os eventos mais relevantes e as atividades do Programa da OCDE sobre ambiente, saúde e segurança.

As edições anteriores estão acessíveis para consulta a partir do sítio web da OCDE.

Consulte esta publicação (pdf).

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Celebração do 10º anivesário do IPAC

Celebração do 10º aniversário do IPACDecorreu no passado dia 6 de junho a Sessão Comemorativa dos 10 anos do IPAC, evento que contou com a participação de S.Exa Senhor Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Dr. Pedro Gonçalves, o qual saudou a ocasião e salientou a excelência e o reconhecimento internacional que diversas instituições públicas têm vindo a alcançar, nomeadamente a adesão continuada do IPAC aos acordos de reconhecimento mútuos comunitários e mundiais. Focou ainda a importância que a acreditação pode assumir na racionalização do Estado e na competitividade dos agentes económicos nacionais face ao seu papel de regulador técnico.

Celebração do 10º aniversário do IPACO Presidente do Conselho Diretivo do IPAC, Eng.º Leopoldo Cortez, apresentou de seguida uma retrospetiva histórica da acreditação, a que se seguiu uma mesa redonda com os parceiros institucionais, na qual interveio o IPQ, para além de representantes da DGAE, APA, ERSAR, IVV, IMT, LNEC e ASAE.
Após o tradicional soprar do bolo de aniversário, decorreram as jornadas de reflexão com representantes dos clientes, tendo sido feitas intervenções em nome dos laboratórios, organismos de certificação e inspeção acreditados, focando os aspetos evolutivos mais apreciados e aqueles ainda a necessitar de atenção.


Projeto da nova Norma ISO 9001 já está disponível

A ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos, é naturalmente a norma mais popular do mundo.

Como todas as Normas, a ISO 9001 é revista de cinco em cinco anos para garantir a sua atualidade e relevância. A sua revisão teve início em 2013 e acabou de ser editado o seu projeto de Norma, que se encontra em fase de recolha de comentários, estando prevista a sua publicação como Norma no primeiro semestre de 2015.

Adquira já o projeto de Norma ISO 9001, aperceba-se das alterações já introduzidas à versão de 2008

Ler mais...


Assembleia Geral da EURAMET

Logotipo da EURAMETDe 3 a 5 de junho de 2014 decorreu a Assembleia Geral (AG) da EURAMET (Associação Europeia dos Laboratórios Nacionais de Metrologia) em Cavtat, Croácia, com a participação de 26 delegados dos países membros da EURAMET (37). Participaram como convidados representantes das organizações com atividades relacionadas com a metrologia (Liaison Organisations) que mantêm um relacionamento permanente com a EURAMET, como o BIPM (Bureau International des Poids et Mesures), as RMO (Organizações Regionais de Metrologia) COOMET (Euro-Asian Cooperation of National Metrological Institutions) e APMP (Asia Pacific Metrology Programme), e também os representantes do CEN-CENELEC (Normalização Europeia), da EURACHEM (A focus for analytical chemistry in Europe), do NCSLi (The National Conference of Standards Laboratories)(EUA) e da EUROLAB (European Federation of National Associations of Measurement, Testing and Analytical Laboratories).

Participaram também nesta AG e da EURAMET, os Chairman dos Comités Técnicos (TC), os responsáveis da Unidade de Suporte de Gestão do EMPIR (Programa Europeu de Inovação e Investigação em Metrologia) e o Secretariado. Associada a esta Assembleia Geral foi realizada nos dias 5 e 6 de Junho a reunião do Comité EMPIR.

Ler mais...


A importância da Normalização no “Mergulho Recreativo”

MergulhadoresA normalização é importante para as atividades recreativas, como o mergulho, em que a formação e a experiência são essenciais, por forma a permitir aos participantes praticar estas atividades em segurança. Apesar do mergulho recreativo ser potencialmente perigoso, os riscos para os participantes podem ser facilmente reduzidos para níveis aceitáveis através da adoção das precauções apropriadas. Na atividade de mergulho recreativo a normalização tem, como objetivo, estabelecer uma série de especificações para práticas seguras e para a prestação de serviços.

Antes de “dar um mergulho” veja se a sua escola segue estas normas!

Ler mais...

 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

NP EN 62305-1:2014 - Proteção contra descargas atmosféricas. Parte 1: Requisitos gerais
Não existem dispositivos ou métodos capazes de alterar o fenómeno natural do tempo, de forma que possam prevenir as descargas atmosféricas. As descargas atmosféricas em estruturas ou na sua proximidade (ou em linhas conectadas às estruturas) são perigosas para as pessoas, para as próprias estruturas, para o seu conteúdo e instalações bem como para as linhas. É por isso que a aplicação de medidas de proteção contra descargas atmosféricas é essencial.

A presente Norma fornece os requisitos gerais necessários a seguir para a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, incluindo as próprias instalações e conteúdos, assim como as pessoas.

NP EN ISO/IEC 17065:2014 – Avaliação da conformidade. Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços
O objetivo global da certificação de produtos, processos ou serviços é dar confiança a todas as partes interessadas de que um produto, processo ou serviço cumpre os requisitos especificados. O valor da certificação é o grau de garantia e confiança que é estabelecida por uma demonstração imparcial e competente do cumprimento dos requisitos especificados por uma terceira parte. Esta Norma tem como objetivo assegurar que os organismos de certificação operam esquemas de certificação de uma maneira competente, consistente e imparcial, facilitando assim o reconhecimento de tais organismos e a aceitação de produtos, processos e serviços certificados a um nível nacional e internacional e promovendo o comércio internacional.

A presente Norma define um método para a especificação das condições de fornecimento para os materiais reciclados de poliestireno (PS), fornecendo as características mais importantes e os métodos de ensaio associados para avaliação dum lote único de materiais reciclados de PS destinado a ser utilizado na produção de produtos semi-acabados/acabados.

prNP 4521:2014 - “Acessibilidade para os transportes de passageiros
O presente projeto de Norma tem por objetivo definir as características e requisitos de acessibilidade aplicáveis a uma rede de Transporte Público de Passageiros, ou parte desta, incluindo a sua frota e infraestruturas de apoio, permitindo a uma organização evidenciar a sua conformidade com esta norma através da certificação na área específica da acessibilidade. Estas caraterísticas e requisitos dizem respeito às condições de acessibilidade geral, e em particular aos cuidados evidenciados na garantia de acessibilidades às Pessoas com Mobilidade Reduzida (PMR).

Este projeto de Norma encontra-se em inquérito público até dia 17 de julho podendo consultá-lo ou enviar os seus comentários.

Comemorações do dia Mundial da Metrologia no IPQ

Foto da sessão comemorativa do dia Mundial da MetrologiaNo passado dia 20 de maio o IPQ comemorou o Dia Mundial da Metrologia com a realização de um evento, subordinado ao tema "As Medições e o Desafio Global da Energia”, e que contou com a presença de cerca de 70 participantes. Este evento foi constituído por num Colóquio e por visitas guiadas ao Laboratório Nacional de Metrologia e ao Museu de Metrologia. O Presidente do Conselho Diretivo do IPQ, Eng. Jorge Marques dos Santos deu início ao evento seguindo-se quatro intervenções com os temas “Metrologia na Utilização Sustentável da Energia” por Eduarda Filipe do IPQ, “O LNEG – um Laboratório ao Serviço dos Desafios Globais da Energia” por Hélder Gonçalves do LNEG, “Energia no Contexto da Atividade do LNEC – Desafios da Medição” por Fernando Marques da Silva do LNEC e “A Metrologia na Contagem da Energia” por Rui Martins da EDP-LABELEC.

Ler mais...


Reunião Plenária do CEN/TC 128 realiza-se no IPQ

Decorreu nos dias 21 e 22 de maio, nas instalações do IPQ, a reunião plenária do CEN/TC 128 “Roof covering products for discontinuous laying and products for wall cladding”, que contou com a presença de 44 peritos de 17 países Europeus, entre os quais Portugal.

Ler mais...


Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”

Logotipo da CS04A Comissão Setorial para a Água (CS/04) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), com o apoio da AHETA-Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve realizaram no passado dia 16 de maio de 2014, no Auditório da AHETA, em Albufeira, mais um Workshop subordinado ao tema “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”. Contou com a presença de cerca de 95 participantes provenientes das áreas do Ambiente e da Saúde Pública, Autarquias, Entidades Municipais, Entidades e Empresas ligadas ao uso da água e do Turismo, Docentes, Investigadores e Estudantes. Foto do workshopO debate foi muito participado pelos vários intervenientes.

Este evento veio dar continuidade ao debate já iniciado em eventos similares em Coimbra, Lisboa e no Porto com o objetivo de alertar para a problemática da Legionella e para a necessidade de terem um programa de controlo efetivo do seu crescimento de modo a que o risco da doença seja minimizado.



Projeto EMRP-SIB58: Angle metrology

Foto oficial da reuniãoO IPQ, através do Laboratório de Comprimento, no âmbito do EMRP (European Metrology Research Programme), participa no projeto SIB58- Angle Metrology, cujo objetivo principal é a redução da incerteza de medição da realização prática da mensuranda radiano e a disseminação desta unidade. Este projeto com a duração de 3 anos, iniciou a sua actividade em setembro de 2013, tendo decorrido, de 4 a 5 de junho, no Glówny Urzad Miar (GUM) na Polónia, a sua 2ª reunião. A participação do IPQ nestas reuniões permite-nos criar parcerias e contactos facilitadores do desenvolvimento do trabalho a produzir.

Ler mais...


Participação do IPQ na celebração dos 500 anos dos forais manuelinos do concelho de Santa Comba Dão

Cartaz do ColóquioRealizou-se no passado dia 31 de maio, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, o Colóquio "Nos 500 anos dos forais manuelinos. Política, economia e sociedade".

O IPQ associou-se a este evento, no qual participaram diversos académicos, nomeadamente especialistas em história medieval, com uma comunicação sobre A reforma metrológica no reinado de D. Manuel I, a cargo do curador do Museu de Metrologia, António Neves.

No âmbito destas celebrações está a decorrer até ao dia 29 de junho uma exposição na qual estão expostos 5 forais manuelinos de povoações que fazem parte do concelho e outros documentos da grande interesse histórico. Podem também ser vistos 3 padrões manuelinos de peso, cedidos pelo Museu de Metrologia do IPQ.

Pode consultar os cartazes do colóquio e da exposição.


Participação do IPQ no Grupo de trabalho 4 do Comité Técnico 48 da ISO

Decorreu em Frankfurt, de 14 a 15 de maio, a primeira reunião do Grupo de Trabalho 4 do Comité Técnico 48 da ISO. Esta reunião contou com a presença de 14 participantes de várias nacionalidades e teve o objetivo de rever a norma ISO 8655-6 sobre calibração de micropipetas.

Ler mais...


O Departamento de Metrologia participou na PharmCareer

Apresentação do IPQA Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, através do seu Laboratório de Empregabilidade levou a cabo, nos dias 29 e 30 de maio, em Coimbra a II Feira de Oportunidades: PharmCareer. A convite da organização deste evento, o Departamento de Metrologia apresentou uma palestra com o tema: O Instituto Português da Qualidade e a Metrologia em Portugal.

Através deste tipo de ações o Departamento de Metrologia mantém contacto com diferentes sectores e públicos, fazendo passar a informação relevante sobre a importância da metrologia nomeadamente sobre a utilidade da calibração dos equipamentos de medição e da rastreabilidade metrológica.

Ler mais...


Dispositivos Médicos e de Diagnóstico in Vitro

A British Standards Institution (BSI), a congénere inglesa do IPQ a nível do Comité Europeu de Normalização (CEN) acabou de editar um documento importante e elucidativo sobre o novo quadro regulamentar dos Dispositivos Médicos (MDR) e dos Dispositivos de Diagnóstico in Vitro (IVDR).

Ler mais...


A OCDE avaliou o programa nacional de acompanhamento BPL do IPQ-DMET

Auditores com Colaboradores do IPQ e Engª Noélia DuarteO IPQ enquanto autoridade de monitorização das Boas Práticas de Laboratório (BPL), participa no programa de avaliações da OCDE, designado On-Site Evaluation (OSE), estabelecido com o objetivo de avaliar o Programa Nacional de Cumprimento de Boas Práticas de Laboratório (PNA) dos países envolvidos, promovendo e garantindo assim a confiança nos dados e nos resultados dos estudos relativos à submissão de novos produtos no mercado e dando credibilidade ao Acordo Mutuo de Aceitação de Dados (MAD).
O DMET, que faz a coordenação da gestão do PNA, no âmbito desta avaliação recebeu, na semana de 12 a 16 de maio, a visita de um grupo designado pela OCDE para avaliar o programa BPL do IPQ. Neste período foi avaliado o funcionamento do sistema implementado no IPQ, tanto a nível interno como a organização e realização de inspeções. Foi supervisionada a equipa inspetora do IPQ, constituída por técnicos do IPQ e do IPAC, durante uma inspeção de renovação da instalação de ensaios do Laboratório Físico-Químico BPL da SAPEC AGRO, S.A.

A avaliação do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório da OCDE do IPQ, pela equipa da OCDE foi considerada muito positiva, tendo o IPQ sido felicitado pelo seu elevado desempenho neste projeto.

Ler mais...


O IPQ foi nomeado Vice-Presidente da Comissão Nacional para o Transporte de Mercadorias Perigosas (CNTMP)

No passado dia 4 de junho, onde se comemorou o 40º aniversário da CNTMP, o representante do IPQ foi nomeado Vice-Presidente daquele órgão.

Ler mais...


Reunião plenária do ISO/TC 87 - Cork no IPQ

CortiçaDecorreu no passado dia 22 de maio, nas instalações do IPQ, a 31ª reunião plenária do ISO/TC 87 – Cork que foi antecedida das reuniões de 3 dos seus grupos de trabalho.

Ler mais...


Reuniões Setoriais no âmbito das Diretivas 98/34/CE e 98/48/CE

O IPQ realizou nos dias 26 e 30 de maio e 5 de junho de 2014, reuniões técnicas setoriais, na área dos géneros alimentícios, serviços de sociedade de informação e saúde, no âmbito das Diretivas 98/34/CE e 98/48/CE.

Ler mais...


III Workshop da Qualidade em Saúde

Logotipo da CS09No passado dia 6 de junho, decorreu na Universidade da Beira Interior, Covilhã, o III Workshop da Qualidade em Saúde integrado no V Encontro de Investigadores da Qualidade. Este workshop foi coorganizado pela Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), que no âmbito do Sistema Português da Qualidade desenvolve as suas atividades integrada no Instituto Português da Qualidade, IP (IPQ), e pela Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUA). O workshop contou com a presença de 35 participantes, oriundos do meio académico, científico, hospitalar e empresarial que assistiram aos vários trabalhos que foram sujeitos a concurso. A avaliação técnico-científica permitiu eleger várias comunicações que foram proferidas em dois painéis dedicados à Qualidade em Saúde, e uma sessão para posters. O Departamento de Metrologia do IPQ integrou a comissão científica e organizadora do workshop.

Consulte o programa do workshop



"A Qualidade no Processo de Criação de Valor” esteve em debate no VI FÓRUM DA QUALIDADE ESCE/IPVC

Apresentação no decorrer do eventoNo passado dia 6 de Junho de 2014 realizou-se o VI FÓRUM DA QUALIDADE ESCE/IPVC, em Valença, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organizado pela Pós-graduação em Gestão da Qualidade ESCE/IPVC.

O VI FÓRUM DA QUALIDADE ESCE/IPVC teve como tema “A Qualidade no Processo de Criação de Valor” e contou com a presença de 18 oradores vindos de várias entidades/organizações nacionais e internacionais.

Ler mais...


Norma de sistemas de gestão de segurança alimentar vai entrar em revisão

Sistemas de gestão de segurança alimentar A ISO 22000, sobre sistemas de gestão de segurança alimentar, foi publicada em 2005. Desde então, as necessidades dos mercados evoluíram e prevê-se que o Comité Técnico da ISO responsável pela elaboração da Norma dê início à sua revisão, em setembro deste ano.

Ler mais...

 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Encontro Regional "A metrologia legal no setor vitivinícola"
26 de junho - Moimenta da Beira

O Instituto Português da Qualidade, I.P., vai organizar em colaboração com a Adega Cooperativa do Távora e a Comissão Vitivinícola Távora-Varosa, um Encontro Regional subordinado ao tema A metrologia legal no setor vitivinícola.

Esta sessão terá lugar no próximo dia 26 de junho, pelas 14:00, no auditório municipal de Moimenta da Beira, e tem como principal objetivo dar a conhecer aos agentes económicos e profissionais do setor o atual enquadramento legal, ao nível europeu e nacional, das atividades metrológicas aplicadas ao setor vitivinícola. Neste Encontro serão ainda abordadas questões técnicas e metodologias de natureza legal inerentes a este setor de atividade.

Consulte o programa e ficha de inscrição.


1st International Conference on Quality Engineering and Management
14 a 16 de setembro - Universidade do Minho – Guimarães

1st International Conference on Quality Engineering and Management

Aproximadamente, 90 artigos aceites para comunicações provenientes de diferentes países.

Esta conferência está a marcar uma posição de relevo no panorama internacional de conferências na área da Qualidade. Irão ser abordadas duas áreas, a Engenharia da Qualidade e a Gestão da Qualidade que, ao contrário do que é expectável, estão, na maioria das vezes, afastadas.

Ler mais...


Submissão de resumos para o encontro técnico-científico subordinado ao tema Metrologia na Saúde
9 de outubro - IPQ - Lisboa

Logotipo da CS09A Comissão Setorial para a Saúde (CS/09) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), vão promover no dia 9 de outubro de 2014, no Auditório do IPQ, um Encontro subordinado ao tema “A Metrologia na saúde”.
Este encontro tem como objetivo partilhar informação e estimular a divulgação técnico-científica para o domínio das medições em saúde e destina-se a todos os profissionais de saúde, dirigentes e quadros técnicos do setor, docentes, investigadores e estudantes.

Para mais informações, consulte por favor o folheto do evento.


EFQM FORUM 2014 - “Celebrate 25 years of Excellence!
21 de outubro - Bruxelas - Bélgica

Logotipo da celebração do aniversário da EFQMNos próximos dias 20 e 21 de Outubro, coincidindo com a celebração dos 25 de anos da criação da EFQM - o seu Jubileu de Prata - irá realizar-se em Bruxelas, Bélgica, o EFQM Fórum 2014.

O programa deste ano contempla a apresentação de exemplos de boas práticas de organizações nomeadas para o EFQM Award 2014 ou vencedoras do Good Practice Competition 2014.

Ler mais...


IV Jornadas da Qualidade
31 de outubro - Centro Hospitalar Cova da Beira

O Instituto Português da Qualidade, I.P., vai estar presente nas IV Jornadas da Qualidade, a realizar-se no dia 31 de outubro, no Centro Hospitalar Cova da Beira. Este evento tem como principal objetivo a partilha de conhecimento através da discussão de temas relevantes para comunidade profissional e cientifica, cujas atividades se desenvolvam no domino da saúde.


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2014
Sistemas de Gestão de Energia Viseu 17 e 18 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Évora 1 e 2 de julho
Sistemas de Gestão de Energia Covilhã outubro
Sistemas de Gestão de Energia Lisboa - IPQ novembro
Ferramentas de Melhoria Contínua Porto 2º semestre
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Lisboa - IPQ 2º semestre
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Porto 2º semestre
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ 2º semestre

Curso de Formação "Sistemas de Gestão de Energia"

Logo Parceria IPQ CEDINTEC

Nos próximos dias 17 e 18 de junho, em Viseu, e nos dias 1 e 2 de julho, em Évora, numa organização conjunta do IPQ e do CEDINTEC, irá realizar-se uma ação de formação em “Sistemas de Gestão de Energia” que terá como suporte a Norma NP EN ISO 50001:2012. Esta norma, que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas e demais organizações, constitui um precioso apoio, com vista à melhoria da sua eficiência energética.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

A Reforma Metrológica no reinado de D. Manuel I

Padrão de pesos de D. Manuel INa Idade Média usavam-se sistemas de medição cujas unidades tinham várias origens, nomeadamente romana e árabe. As medidas eram geralmente as mesmas, mas os valores variavam conforme o local.

Apesar de diversas tentativas de reforma e uniformização ocorridas na 1ª dinastia, no tempo de D. João II mantinham-se sistemas paralelos com nomes semelhantes que seguiam padrões nacionais localizados em locais diferentes, como Porto, Santarém e Lisboa. D. João II adotou uma das medidas de peso como padrão (marco de Colónia) e propôs um novo sistema uniforme baseado num quintal de 128 arráteis de 16 onças.

O falecimento do rei impediu que concretizasse a proposta e foi o seu sucessor, D. Manuel I que efetuou essa reforma, assente num novo sistema de pesos, cujos padrões o rei que mandou distribuir pelo país. A reforma alargou-se às outras medidas (baseadas no côvado e vara para o comprimento, o alqueire para os secos e o almude para os líquidos) e foi definida no conjunto de leis que conhecemos como Ordenações Manuelinas, incluindo medidas de controlo metrológico que sofreram diversos ajustamentos, até à versão final, editada pela primeira vez em 1521, último ano do reinado de D. Manuel I.

Esta reforma manteve-se com poucas alterações até ao séc. XIX, embora com eficácia relativa, pois, na prática, nunca houve uma total uniformização das medidas, que continuavam a variar de terra para terra.

Ler mais...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Orgânica do Instituto Português da Qualidade

Decreto-Lei n.º 80/2014. D.R. n.º 93, Série I de 15 de maio
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 71/2012, de 21 de março, que aprova a orgânica do Instituto Português da Qualidade, I. P., transferindo para este organismo atribuições das direções regionais da economia nos domínios da metrologia e qualidade

Modernização Administrativa

Decreto-Lei n.º 72/2014. D.R. n.º 91, Série I, de 13 de maio
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 4/97, de 9 de janeiro, que cria a Rede Interministerial de Modernização Administrativa.

Decreto-Lei n.º 73/2014. D.R. n.º 91, Série I, de 13 de maio
Aprova um conjunto de medidas de simplificação e modernização administrativa, procedendo à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 4/97, de 9 de janeiro, e à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 135/99 de 22 de abril.

Proteção social

Lei n.º 30/2014. D.R. n.º 95, Série I, de 19 de maio
Procede à décima primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 118/83, de 25 de fevereiro, e à terceira alteração aos Decretos-Leis n.os 158/2005,de 20 de setembro, e 167/2005 de 23 de setembro, modificando o valor dos descontos a efetuar para os subsistemas de proteção social no âmbito dos cuidados de saúde, concretamente da Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas, dos serviços de assistência na doença da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública e da assistência na doença aos militares das Forças Armadas Segurança Pública e da assistência na doença aos militares das Forças Armadas.

Pensões

Portaria n.º 108/2014. D.R. n.º 98, Série I, de 22 de maio
Procede à atualização anual das pensões por incapacidade permanente para o trabalho e das pensões por morte resultantes de doença profissional.

Aprovações de modelo

Despacho n.º 7192/2014. D.R. n.º 105, Série II, de 2 de junho
Aprovação do modelo n.º 245.71.14.3.06 de MRA Instrumentação, S. A.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 6573/2014. D.R. n.º 96, Série II, de 20 de maio
Qualificação de serviço concelhio de metrologia como organismo de verificação metrológica de INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores.

Despacho n.º 7363/2014. D.R. n.º 108, Série II, de 5 de junho
Qualificação de serviço concelhio de metrologia como organismo de verificação metrológica de António José Taborda Carapito.

Despacho n.º 7364/2014. D.R. n.º 108, Série II, de 5 de junho
Qualificação de instalador de dispositivos limitadores de velocidade n.º 101.99.14.6.009 de AUTOENGENHOCAS - Reparações de Automóveis, L.da.

Despacho n.º 7441/2014. D.R. n.º 109, Série II, de 6 de junho
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.14.6.143 de AMPESER - Reparações Eletricas e Empreendimentos, Lda.

Despacho n.º 7508/2014. D.R. n.º 110, Série II, de 9 de junho
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.07.6.51, de António Araújo & Irmãos, L.da.

Legislação Europeia

Ecodesigen e rotulagem energética

Comunicação 2014/C 149/01, de 16 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da execução do Regulamento (UE) n.o 932/2012 da Comissão, de 3 de outubro de 2012, que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para os secadores de roupa para uso doméstico, e do Regulamento Delegado (UE) n.o 392/2012 da Comissão, de 1 de março de 2012, que complementa a Diretiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita à rotulagem energética dos secadores de roupa para uso doméstico.

Dispositivos médicos

Comunicação 2014/C 149/02, de 16 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 93/42/CEE do Conselho, de 14 de junho de 1993, relativa aos dispositivos médicos.

Equipamento elétrico de baixa tensão

Comunicação 2014/C  149/03, de 16 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da aplicação da Diretiva 2006/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro de 2006, relativa à harmonização das legislações dos Estados-Membros no domínio do material elétrico destinado a ser utilizado dentro de certos limites de tensão.


 
     
  Sabia que...
 
 
 

Logo do mundial de futebolA metrologia e a normalização vão estar bem presentes no próximo Campeonato do Mundo de Futebol?
É a Fifa ( Fédération Internationale de Football Association) quem estabelece as dimensões e os requisitos oficiais do campo, dos equipamentos e dos acessórios para a prática de futebol. Por exemplo, estabelece que a bola oficial deve ter pressão entre 60,8 kilopascal a 111,5 kilopascal e o peso deve ficar entre 410 gramas e 450 gramas (no começo da partida) e a circunferência deve estar entre 68 centímetros e 70 centímetros.

A utilização das normas vão ajudar a garantir a segurança dos jogadores e dos adeptos para que a sua concentração seja em exclusivo nos jogos. A Normas estarão presentes a nível da conceção e ensaio das bolas, dos assentos dos estádios, das balizas e dimensão das malhas das redes, da iluminação, do equipamento de proteção dos jogadores, dos símbolos que usam nas camisolas, para não esquecer das bebidas, nomeadamente da “cerveja”.

Todas as semanas até ao final do Mundial, o CEN/CENELEC (Comité Europeu de Normalização e o Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica) vão lançar um novo vídeo no seu site e no You tube.
O Organismo de Normalização Holandês também se quis unir a estas iniciativas e criou um filme e uma brochura com a aplicação das normas na Copa do Mundo 2014.

Para começarmos da melhor maneira o Campeonato Mundial convidamos todos a partilhar estes vídeos bem humorados:

Sìtio web do CEN-CENELEC

www.nen.nl/worldcup2014

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
junho
17 e 18|Formação em Gestão de Energia
Viseu, Portugal
 
26|Encontro Regional "A metrologia legal no setor vitivinícola"
Moimenta da Beira, Portugal
 
26 e 27|Conferência Nacional CONFMET2014 "Domínios emergentes da Metrologia"
Lisboa, Portugal
 
julho
1 e 2|Formação em Gestão de Energia
Évora, Portugal
 
11 |APG – Conferência “Certificação em Formação & Coaching”
Lisboa – Auditório do Citeforma
 
14 a 16|Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática
Caparica (FCT/UNL), Portugal
 
setembro
2 a 4|FÍSICA 2014 - 19.ª Conferência Nacional de Física e 24.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Lisboa (IST), Portugal
 
3 a 5|Simpósio IMEKO TC1-TC7-TC13 - Measurement Science Behind Safety and Security
Funchal, Portugal
 
10 a 12|AMCTM - 2014 (Advanced Mathematical and Computational Tools in Metrology and Testing)
Universidade do Minho – São Petersburgo, Rússia
 
14 a 16|1st International Conference on Quality Engineering and Management
Universidade do Minho – Guimarães, Portugal
 
15 a 17|MMC 2014 - International workshop on Metrology for Meteorology and Climate
Brdo, Eslovénia
 
outubro
20 e 21|EFQM celebra 25 anos
Bruxelas, Bélgica
 
31|IV Jornadas da Qualidade
Cova da Beira, Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

junho
Notificações

 
Documentos normativos

Por motivo de migração de dados para o novo sistema informático do IPQ ainda não foi possível elaborar a Publicação Oficial – Lista Mensal de Documentos Normativos de maio/junho. Este Documento será divulgado oportunamente. Poderá no entanto ter conhecimento das normas e outros documentos normativos portugueses editados este mês, clicando aqui.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM JUNHO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
Reunião inicial do Projeto EMRP ENG59 NNL  

Decorreu, na Shell Projects and Technology em Rijswijk, Holanda, de 12 a 13 de maio de 2014, a reunião inicial do projeto European Metrology Research Programme (EMRP) “Sensor development and calibration method for inline detection of viscosity and solids content of non-Newtonian fluids".

 
Reunião do grupo de harmonização técnica do Conselho  

O IPQ esteve presente na reunião do grupo de harmonização técnica do Conselho para apresentação e discussão dos Regulamentos que irão substituir a Diretiva de equipamentos de protecção individual (EPI) que se realizou em Bruxelas, no passado dia 23 de maio de 2014.

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Norma Portuguesa
Turismo acessível. Estabelecimentos hoteleiros

Promoção da norma NP 4523:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Avaliação da conformidade. Aspetos fundamentais da certificaçao de produto e linhas de orientação para esquemas de certificação

Promoção da norma NP ISO IEC 17067:2014

Faça a sua encomenda atraSO IECvés do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletâneas de normas
 

Coletânea de Normas
Chaminés fixas.

Chaminés fixas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição