Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui

Edição 85, fevereiro, 2013 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação

Logotipo do expoSPQO Instituto Português da Qualidade, a Associação Portuguesa para a Qualidade e a Associação Empresarial de Portugal/EXPONOR – Feira Internacional do Porto, vão realizar nos dias 26 e 27 de setembro de 2013, a 1ª Edição do SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação.

Este evento, que se realiza pela primeira vez no ano em que se assinalam os 30 anos da criação do Sistema Português da Qualidade (SPQ), terá como objetivo principal discutir temas sobre a Qualidade em geral e a Inovação, centrando-se nas áreas da metrologia científica, aplicada e legal, da normalização e da avaliação da conformidade, aproximando e integrando pessoas e organizações, nacionais e internacionais, num ambiente técnico-científico.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 
ISO Focus+
   
Revista ISO Focus+ maio junho de 2013

ISO Focus+ maio/junho de 2013.

O custo de mortes e lesões relacionadas com produtos em todo o mundo excede um bilião de dólares por ano, de acordo com a OCDE. Mais do que nunca a segurança dos produtos está na linha da frente das preocupações dos consumidores.

A edição de maio/junho da ISO Focus+ aborda alguns dos assuntos mais relevantes na batalha para proteger os consumidores, desde a contrafação às medições fraudulentas, bens em segunda mão e vigilância do mercado. Podemos contribuir para a nossa segurança, sabendo como as normas nos protegem de eventuais riscos de lesões ou mesmo de morte causados por bens de consumo.

Consulte esta publicação...


NPL e-News Highlights
   
NPL e-News Highlights Bulletin maio de 2013

NPL e-News Highlights Bulletin maio de 2013.

A newsletter NPL é editada regulramente, disponibilizando informação sobre as atividades do National Physical Laboratory, do Reino Unido, nomeadamente sobre as os progressos realizados no último trimestre e fornece alguma informação sobre os desenvolvimentos a nível científico, de negócio e relacionados com as pessoas.

As publicações editadas por este organismo estão acessíveis para consulta no sítio web da NPL.

Consulte esta publicação (pdf) ...


Revista Medições e Ensaios – SPMet
   
Revista Medições e Ensaios, nº 5 - maio de 2013

Revista Medições e Ensaios, nº 5 - maio de 2013

O quinto número da Revista “Medições e Ensaios” é publicado numa data importante para a SPMet, pois a 30 de maio de 2013 celebrou-se o 10º aniversário da fundação desta Sociedade.

Este número inclui um artigo do Doutor Álvaro Ribeiro, Presidente da RELACRE, Vice-Presidente da SPMet e Investigador do LNEC, com o tema “Sobre o conceito de incerteza em Física e na Metrologia”, bem como um grupo de artigos do 4º Encontro Nacional da SPMet.

A secção Notícias da Metrologia inclui a referência à realização de próximos eventos e à publicação de documentos de interesse para a comunidade metrológica.

Consulte esta publicação ...


CalLab Magazine - The International Journal of Metrology
   
CalLab Magazine vol 20 n.2

CalLab Magazine vol 20 n.2

Foi publicada este mês a mais recente edição da revista CalLab Magazine The International Journal of Metrology.

Esta publicação trimestral trata assuntos relacionados com a metrologia e calibração, dando informação sobre inúmeros eventos relacionados com estas atividades. Está associada a um blog que disponibiliza um fórum para discussão de assuntos relacionados com estes tópicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma comunidade online de calibração.

Os números anteriores da revista podem ser consultados no sítio web da revista.

Leia todo o conteúdo, clicando aqui.

 
     
     
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Assembleia Geral da Euramet

De 27 a 31 de maio de 2013 decorreu a Assembleia Geral (AG) da EURAMET (Associação Europeia dos Laboratórios Nacionais de Metrologia) em Reiquejavique, Islândia, com a participação de 31 delegados dos países membros da EURAMET (37).

Participaram como convidados representantes das Organizações de Ligação, como o BIPM, as RMO (Organizações Regionais de Metrologia) e também os representantes, da WELMEC (Metrologia Legal Europeia), do CEN (Comité Europeu de Normalização) e do NCSL International (The National Conference of Standards Laboratories)(EUA). Participaram também nesta AG e da EURAMET, os Chairman dos Comités Técnicos (TC), os responsáveis da Unidade de Suporte de Gestão do EMRP e o Secretariado.

Ler mais...


Rede Descentralizada de Consulta de Normas

Logotipo da rede Descentralizada de Consulta de NormasNuma conjuntura económica desfavorável as Normas, mesmo que por natureza sejam de caráter voluntário, podem contribuir para a conquista de novos clientes que procuram garantir, de forma sustentada, a saúde dos seus investimentos e a inovação dos seus produtos assegurando a sua diferenciação no mercado, reduzindo custos, diminuindo o risco e contribuindo para a sobrevivência, quiçá, para a prosperidade das empresas, mesmo em condições económicas tão adversas.

No desenvolvimento da sua atividade o IPQ tem-se pautado por proporcionar aos agentes económicos um mais fácil acesso à informação e por isso abriu mais um posto de consulta de normas portuguesas na zona norte do País. A partir de agora poderá fazê-lo no seguinte local:

IESF, Instituto de Estudos Superiores de Fafe
Rua Universitária - Medelo, Apartado 178
4824-909 Fafe
TEL: 253 509 000

Veja quais os outros locais de consulta

Visita de Delegação Argelina ao IPQ

Delegação argelina na entrada do IPQDecorreu entre os dias 13 e 17 de Maio, uma visita de estudo ao IPQ, de uma delegação Argelina do Ministério da Indústria, PME, e da Promoção do Investimento, constituída pelo Sr. Samir Drissi, Diretor de estudos  da divisão da qualidade e segurança, Srª Sihem Bouyah, chefe de divisão da qualidade e segurança Industrial, e o Sr. Labdelli Bel Madani, responsável pelo controlo metrológico da zona Oeste do País.

O programa incluiu atividade formativa em sala que incidiu sobre o IPQ e o Sistema Português da Qualidade, o subsistema da Metrologia em geral, a Metrologia legal e a diretiva MID.

Para além destes assuntos, foram igualmente abordados a notificação de organismos e qualificação de entidades, procedimentos e auditorias, complementado com visitas aos laboratórios do IPQ, aos laboratórios de metrologia do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), à ASAE, e ao fabricante de contadores de água e energia e também OVM, Janz – Contagem e Gestão de fluidos, S.A. - instituições que, mais uma vez, se disponibilizaram para cooperar empenhadamente com o IPQ, o que se traduziu, mais uma vez, num inestimável contributo  para o sucesso desta ação.

Ler mais...


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos, pela sua relevância, os seguintes:

NP EN 15288-1+A1:2013 Piscinas. Parte1: Requisitos de segurança para a conceção
Esta Norma Europeia especifica os requisitos de segurança relevantes para determinados aspetos da conceção e construção de piscinas classificadas e é dirigida a todos aqueles que estão diretamente relacionados com a sua construção, planeamento e funcionamento. Esta norma aponta recomendações respeitantes aos riscos inerentes que foram estabelecidas, graças à identificação das características de conceção necessárias a um ambiente seguro.

No caso das piscinas classificadas constituídas por zonas delimitadas de rios, de lagos ou de mar a presente Norma Europeia tem aplicação limitada, mas deverá ser seguida sempre que tal se revele necessário e pertinente.

NP EN ISO/IEC 17021:2013 Avaliação da conformidade. Requisitos para organismos que procedem à auditoria e à certificação de sistemas de gestão
A presente Norma contém princípios e requisitos para a competência, consistência e imparcialidade da auditoria e certificação de sistemas de gestão de todos os tipos (por exemplo, sistemas de gestão da qualidade ou sistemas de gestão ambiental) e para os organismos que realizam estas atividades. Os organismos de certificação que operam em conformidade com a presente Norma não necessitam de oferecer todos os tipos de certificação de sistemas de gestão.

NP ISO 8715:2013 Veículos elétricos rodoviários. Características de circulação
A presente Norma Internacional especifica os procedimentos para medir o desempenho de veículos ligeiros de passageiros e comerciais de tração unicamente elétrica, com uma massa total máxima de 3500 kg.

O desempenho em estrada considera características de funcionamento, tais como a velocidade, a aceleração, e a capacidade de subida.


Comemorações do dia Mundial da Metrologia no IPQ

Oradores da sessãoNo passado dia 20 de maio o IPQ comemorou o Dia Mundial da Metrologia com a realização do Seminário "Medições na vida quotidiana” com cerca de 70 participantes e com visitas guiadas ao Museu de Metrologia e ao Laboratório Nacional de Metrologia. O Vogal do Conselho Diretivo do IPQ, Eng. Ricardo Fernandes, deu início ao Seminário seguindo-se cinco intervenções temáticas com os temas “Metrologia - Construtora da Confiança na Sociedade”, por Eduarda Filipe do IPQ, “Mediações Fiáveis com Dispositivos Médicos: A Importância em Saúde” por Judite Neves do INFARMED, “Fiscalizações na Vida Quotidiana” por Marina Dias da ASAE, “Impacto das Emissões dos nossos Automóveis no Quotidiano” por Alexandra Costa do ISQ e “Os Contadores de Água na Vida Quotidiana” por José Colarejo. O programa incluiu também a realização de experiências comentadas de medição/calibração promovendo-se assim, com este tipo de ações, o diálogo entre metrologistas e a sociedade em geral.

Ler mais...


Coletâneas de Normas sobre Qualidade do Ar

As alterações climáticas foram identificadas como um dos maiores desafios que as nações, governos, negócios e cidadãos têm de enfrentar nas próximas décadas. As alterações climáticas têm implicações nos sistemas humanos e naturais, e podem conduzir a mudanças significativas no uso dos recursos, na produção e na atividade económica.
Sendo, a Qualidade do Ar, vital para a sobrevivência humana, o IPQ e a Agência Portuguesa para o Ambiente (APA), na sua qualidade de Organismo de Normalização Setorial, para a área do ambiente, acabaram de editar 3 Coletâneas de Normas, com as seguintes temáticas:

- Qualidade do Ar Ambiente
- Qualidade do Ar. Sistemas de Gestão Ambiental
- Qualidade do Ar. Emissão de Fontes Fixas.

Cada uma destas Coletâneas reúne a totalidade das normas portuguesas, existentes para cada área, usufruindo ainda de preços verdadeiramente simbólicos comparativamente ao valor real.

Faça já a sua encomenda.


O IPQ participou no V FÓRUM DA QUALIDADE (ESCE-IPVC)

Logotipo da PGGQNo passado dia 7 de Junho de 2013, organizado pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), decorreu em Valença, o V FÓRUM DA QUALIDADE. Da responsabilidade da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade, este evento despertou elevado interesse no meio académico, bem como nos agentes económicos da região e contou com a participação de mais de 170 pessoas.

Teve um total de cinco painéis, em que foram abordados variados temas ligados à área da gestão da qualidade, segurança e inovação. Para além do debate sobre a importância da segurança e da inovação na qualidade, foram apresentadas várias experiências empresariais e outros temas para uma gestão da qualidade de excelência, nomeadamente, a filosofia Lean, “6 sigma” e o modelo da EFQM - European Foundation for Quality Management.

A participação do IPQ foi assegurada pelo Vogal do Conselho Diretivo, Eng Ricardo Fernandes, que fez uma intervenção sobre “A sustentabilidade e os Sistemas de Gestão”, enquadrada no tema central do evento “QUALIDADE, SEGURANÇA E INOVAÇÃO".


Divulgação dos resultados do ECSI Portugal 2012 - Energia

Vencedores do ECSI - EnergiaNo passado dia 21 de maio decorreu, no Auditório do IPQ, em Caparica, o Seminário de divulgação dos resultados do setor da Energia da edição de 2012 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente.

A apresentação dos resultados do ECSI Portugal conheceu este ano um formato orientado a cada um dos setores estudados. Nesta sessão em que foram apresentados os resultados do setor da Energia, foi igualmente divulgado e distinguido o vencedor deste setor, a Medigás na área do Gás Natural a com a pontuação de 8,03 e na área da Eletricidade a Galp Energia com pontuação de 7,17.

O Índice Nacional de Satisfação do Cliente - ECSI Portugal é um sistema de medida da qualidade de bens e serviços disponíveis no mercado nacional que disponibiliza, às empresas aderentes, informação relevante sobre a satisfação dos seus clientes, de importância estratégica para a melhoria da sua competitividade.

O evento contou com a presença de cerca de 60 participantes de diversas empresas e entidades nacionais, especialmente do Setor Energético.


Revisão do Guia de Calibração EURAMET cg-17 - Calibração de Manómetros Electromecânicos

Foi decidido ​na reunião anual da EURAMET do grupo de trabalho de Massa e Grandezas Derivadas (TC-M) que o guia EURAMET cg-17 - Calibração de Manómetros Electromecânicos (2ª versão) será revisto, de modo a torná-lo mais claro e a incluir também a calibração de manómetros analógicos com elemento sensor de pressão elástico.

Prevê-se que a revisão final da nova versão deste guia seja realizada na reunião do TC-M do próximo ano.


Logotipo do Projeto Juventude

Sessão do Projeto JuventudeSessão do Projeto Juventude

O prazo de candidatura ao Concurso Saber com Normas, no âmbito do Projeto Juventude do IPQ, terminou no passado dia 31 de maio. Foram rececionadas 12 candidaturas de 7 escolas diferentes.

Desde o início do ano que o IPQ fez formação em 12 escolas espalhadas pelo país, divulgando a mais de 800 alunos a importância da Normalização.

Durante o mês de junho o júri reunirá para análise das candidaturas e os vencedores serão conhecidos no início de julho.


Comité Técnico para o estudo do Lábio Leporino

O lábio leporino e/ou fenda palatina ocorre um em cada 700 nascimentos aparecendo, todos os anos na Europa, mais de 10 000 novos casos.

Todas estas crianças necessitam de cuidados multidisciplinares, desde o nascimento até a idade adulta. Esta situação é tratável, e qualquer criança poderá vir a ter uma vida normal e saudável desde que lhe sejam prestados os devidos cuidados de saúde, sem os quais correm o risco de vir a ter problemas graves a nível da alimentação, do normal crescimento facial, do desenvolvimento do discurso e psicossociais.

No entanto sabe-se que a nível Europeu o acesso a estes tratamentos difere e que ainda há países em que as crianças com este tipo de problema são abandonadas.

O Comité Europeu de Normalização (CEN) decidiu criar um novo Comité Técnico (TC 424) - “Care services for cleft lip and/or palate”, com a finalidade de elaborar um documento normativo que forneça diretrizes e orientações para o tratamento precoce de bebés, nomeadamente a nível do diagnóstico pré-natal, e ainda, cuidados imediatos pós-parto, primeiras semanas do bebê avaliação e definição do tipo de alimentação; acompanhamento em casa; aconselhamento aos pais e família.

A primeira reunião deste Comité Técnico terá lugar nos dia 4 e 5 do próximo mês de setembro.


Turismo Natureza no Porto e Norte

Oradores do SeminárioNo passado dia 28 de maio, em Fafe, nas instalações do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, realizou-se um seminário subordinado ao tema “Produto Estratégico. Turismo Natureza no Porto e Norte: Relevância, Oportunidades e Desafios” que contou com um vasto painel de oradores nomeadamente o Presidente da Câmara de Fafe, o Administrador Delegado do Turismo do Porto e Norte, os vereadores do Turismo de Fafe e de Vieira do Minho e ainda alguns depoimentos de boas práticas de empreendimentos da região. O IPQ esteve presente, com uma intervenção efetuada pela Drª Maria João Graça sobre “A Normalização e a Competitividade. A sua aplicação ao Turismo” realçando a importância das Normas Portuguesas NP 4494:2010 “Turismo de Habitação e Turismo em Espaço Rural” e NP 4507:2012 “Turismo Natureza” para o setor.


Curso de Experimentadores Metrologistas

Decorreu de 20 a 31 de maio mais uma edição do curso de Experimentadores Metrologistas, no âmbito da Portaria nº 173/2000, de 23 de março, para candidatos a Aferidores de pesos e medidas que exercem atividade nos serviços municipais e concelhios de metrologia e de outras entidades de qualificação reconhecida nos termos do Decreto-Lei nº 291/1990, de 20 de setembro.

Ler mais...


Encontro Técnico "Poluição difusa - desafios para o futuro"

Oradores do Encontro Técnico Poluição Digusa - desafios para o futuroRealizou-se no passado dia 29 de maio de 2013, no Auditório do IPQ, o Encontro Técnico “Poluição difusa – desafios para o futuro.

Neste evento promovido pela Comissão Setorial para a Água (CS/04), pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, foram debatidos temas como as origens, efeitos e medidas de controlo da poluição difusa, a aplicação da Diretiva Nitratos e fontes de poluição difusa como os fogos florestais, as minas abandonadas, os complexos químicos ou escorrências rodoviárias.

Consulte as apresentações do evento.

Aprendizagem formal, não formal e informal

Foi formalmente criada pelo IPQ, no passado dia 10 de Maio, a Comissão Técnica de Normalização - CT187 "Aprendizagem formal, não formal e informal". Esta comissão técnica dá continuidade à extinta CTA25 "Qualidade na Educação e Formação" que teve por objetivo a elaboração da NP 4512 – “Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia. Requisitos”, no âmbito do Projeto Europeu de Transferência de Inovação Q-Cert-VET. A CT 187 tem por âmbito a atividade de normalização nacional e de acompanhamento da atividade de normalização europeia e internacional, nos setores da aprendizagem formal, não formal e informal, bem como atividades de educação sobre normalização destinadas, nomeadamente, às PME, crianças e jovens.


8ª edição da Semana da Responsabilidade Social

Oradores da Semana da responsabilidade SocialReafirmando a importância da responsabilidade social na construção de uma sociedade em que os valores intemporais da Humanidade suportam uma economia justa e sólida e confirmando o papel da ética nessa construção diária e colaborativa, decorreu na Fundação Cidade de Lisboa, entre os dias 3 a 7 de junho, a 8ª EDIÇÃO DA SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL.

O IPQ participou na Sessão de Abertura no dia 3 de junho e no painel subordinado ao tema “Ética na Economia – o caminho para construir confiança e fazer negócios”, representado pelo Vogal do Conselho Diretivo, Eng Ricardo Fernandes, que no dia seguinte, também foi moderador do painel sobe o Estado da arte da Responsabilidade social em Portugal “A NP ISO 26000 – Interpretar e aplicar”.

Tal como nas edições anteriores, esta edição da Semana da Responsabilidade Social, registou um elevado número de participantes. Foi um evento técnico composto por diversos workshops, desenvolvidos e promovidos por várias partes interessadas. Contou com a participação de autoridades técnicas nos seus domínios, representantes de organizações internacionais, líderes sindicais e empresariais, numa reunião ímpar das diversas partes interessadas, promovendo o diálogo, a diversidade e a convergência no interesse comum dos Portugueses de hoje e do Portugal de amanhã.


IV Encontro de Investigadores da Qualidade

No passado dia 6 de junho, decorreu em Tróia, o IV Encontro de Investigadores da Qualidade, organizado pela Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUA) da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) em paralelo com o II Workshop da Qualidade em Saúde, organizado pela Comissão Sectorial para a Saúde (CS09) do IPQ. Este Seminário contou com a participação de 3 colaboradores do Departamento de Metrologia (DMET) do IPQ e ainda de 3 alunos de mestrado de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que se encontram a fazer a dissertação em 3 Laboratórios do DMET.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Divulgação dos resultados do ECSI Portugal 2012 - Comunicações
17 de junho

Logotipo do ECSIRealiza-se a 17 de junho, no Auditório do IPQ, na Caparica, o Seminário de divulgação dos resultados do setor das Comunicações da edição de 2012 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente.

Os resultados da 14ª edição deste estudo este ano estão a ser apresentados num formato diferente, privilegiando cada um dos diferentes setores considerados.

Nesta 14ª edição do Índice Nacional de Satisfação do Cliente - ECSI Portugal referente a 2012, foram estudados os setores das Águas, Banca, Combustíveis, Comunicações, Eletricidade, Gás em Garrafa, Gás Natural, Seguros e Transportes Públicos de Passageiros.


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Formação em IDI "Implementação de Sistemas de Gestão da IDI"
10 e 11 de outubro - Porto
11 e 12 de novembro - Lisboa

Logotipos de APQ, COTEC, Ministério da Economia e IPQ

Integrado no plano de formação calendarizado para o ano de 2013, está agendada a realização de 2 edições do curso de “Implementação de Sistemas de Gestão da IDI”, organizado pelo IPQ em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal).

A primeira edição irá realizar-se nas instalações da Cotec no Porto a 10 e 11 de outubro , a segunda edição irá ter lugar em Lisboa, nas instalações do IPQ a 11 e 12 de novembro.

O programa pode ser consultado aqui.

Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.


Formação sobre Sistemas de Gestão de Energia

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Face ao sucesso das duas anteriores edições do curso sobre Sistemas de Gestão de Energia, organizadas em Lisboa e no Porto, respetivamente, em fevereiro e março deste ano, IPQ e o CEDINTEC irão organizar mais 3 edições deste curso durante o corrente ano.

As duas primeiras realizações estão previstas para os meses de outubro e novembro, respetivamente, nas instalações do IPQ, em Caparica e nas instalações da AIMMAP, no Porto. A terceira decorrerá no Algarve em local e data a definir.

Este curso tem uma duração prevista de 14 horas e é dirigido a gestores de energia, gestores de empresas e técnicos superiores que pretendam consolidar e potenciar as suas competências e conhecimentos nesta área. O Eng. Orlando Paraíba, Diretor da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida será, novamente, o Formador convidado para ministrar este curso.

Através dos métodos pedagógicos expositivo e ativo, pretende-se que, no final da ação, os formandos fiquem aptos a identificar os princípios de um sistema de gestão de energia, os requisitos da NP EN ISO 50001:2012 e que adquiram as competências necessárias para implementar os princípios daquela norma em contexto real.

Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.


Curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512

A FAVVUS IT HR, a primeira empresa com certificação acreditada no âmbito da norma portuguesa NP 4512:2012 “Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia. Requisitos” e o IPQ, vão promover um curso de Auditor/Auditor Coordenador segundo esta norma. Este curso, organizado em duas fases (16 horas + 24 horas) dirige-se tanto a auditores de sistemas de gestão já qualificados (que só terão de frequentar a primeira fase), como a profissionais sem competências de auditoria, que as desejem adquirir (os quais terão de frequentar as duas fases).

O curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512 realizar-se-á nas instalações do IPQ, no Monte de Caparica, nos dias 15 e 16 de Julho (Fase 1) e 17, 18 e 19 de Julho (Fase 2), das 09:30 às 18:30.

Consulte o programa do curso.

Faça já a sua inscrição utilizando a ficha em anexo.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Otimização do sistema experimental para a calibração de acelerómetros-padrão

A calibração absoluta de acelerómetros-padrão pode ser efetuada por interferometria laser utilizando um ou mais detetores para a aquisição do sinal ótico. Neste estudo são utilizados dois detetores com vista à implementação do Método da Diferença de Fase, o qual permite a determinação do valor do deslocamento em função da amplitude de fase, calculada com base nestes dois sinais óticos, e considerando a diferença de fase entre dois extremos do deslocamento. Por dupla derivação absoluta do deslocamento em ordem ao tempo, obtém-se a respetiva amplitude de aceleração.

Ler mais (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional

Declaração de Retificação n.º 27/2013, de 21 de maio
Retifica o Decreto-Lei n.º 60/2013, de 9 de maio, da Presidência do Conselho de Ministros, que procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 86-A/2011, de 12 de julho, que aprova a Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional.

Dirigentes do IPQ

Despacho n.º 6855/2013 de 27 de maio
Nomeação em substituição da diretora do Departamento de Administração Geral do IPQ, I. P.

Despacho n.º5658/2013 de 30 de abril
Manutenção da nomeação em comissão de serviço da diretora do Departamento de Metrologia do IPQ, I. P.

Mapa de pessoal do IPQ

Despacho n.º 6561/2013 de 21 de maio
Nomeaçãode secretária de direção superior do IPQ, I. P.

Mapa de pessoal da Secretaria-Geral do Ministério da Economia e do Emprego

Aviso n.º 7226/2013 de 3 de junho
Reafetação por tempo indeterminado do pessoal da Secretaria-Geral do Ministério da Economia e do Emprego

Aprovação de modelo

Despacho n.º 6787/2013 de 24 de maio
Renovação da aprovação do modelo n.º 301.25.12.3.26.

Despacho n.º 6788/2013 de 24 de maio
Renovação da aprovação de modelo n.º 301.25.12.3.25 de MULTIFROTA PARKING.

Políticas de emprego

Resolução do Conselho de Ministros n.º 36/2013, de 4 de junho
Procede à primeira alteração à Resolução do Conselho de Ministros n.º 51-A/2012, de 14 de junho, que aprova o Plano Estratégico de Iniciativas de Promoção de Empregabilidade Jovem - «Impulso Jovem».

Orçamento do Estado para 2013

Despacho n.º 6533/2013, de 21 de maio
Regulamenta o artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 276/2007 (aditado pelo artigo 50.º do Decreto-Lei n.º 32/2012, de 13 de Fevereiro - Decreto-lei de execução orçamental).

Lei n.º 37/2013 de 14 de junho
Procede à sétima alteração à lei de enquadramento orçamental, aprovada pela Lei n.º 91/2001, de 20 de agosto, e transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2011/85/UE, do Conselho, de 8 de novembro, que estabelece requisitos aplicáveis aos quadros orçamentais dos Estados membros

Entidades qualificadas para o controlo metrológico

Despacho n.º 7397/2013 de 7 de junho
Qualificação de Serviço Concelhio de Metrologia, como Organismo de Verificação Metrológica de José Francisco Gonçalves Duarte

Eficiência energética na Administração Pública

Despacho n.º 7728-A/2013 de 14 de junho
Programa de Eficiência Energética na Administração Pública - ECO.AP («Programa ECO.AP»)

Legislação Europeia

Artigos de pirotecnia

Comunicação 2013/C 136/7-10, JOUE C 136, de 15 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da Diretiva 2007/23/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à colocação no mercado de artigos de pirotecnia (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União)

Equipamento elétrico de baixa tensão

Comunicação 2013/C 149/1-90, JOUE C 149, de 28 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da aplicação da Diretiva 2006/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro de 2006 , relativa à harmonização das legislações dos Estados-Membros no domínio do material elétrico destinado a ser utilizado dentro de certos limites de tensão (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União) Texto relevante para efeitos do EEE.

Segurança dos brinquedos

Comunicação 2013/C 149/91-92, JOUE C 149, de 28 de maio
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2009/48/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de junho de 2009 , relativa à segurança dos brinquedos (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União) Texto relevante para efeitos do EEE.

 
     
  Sabia que...
 
 
 

espargueteMuitos povos afirmam serem os inventores da massa, esparguete ou macarrão, mas a verdade é que a sua origem é um verdadeiro mistério?

Existem relatos, em textos datados de 2500 a.C, de que os assírios e babilónios comiam uma pasta cozida à base de cereais e água. Mais tarde os Romanos também deixam o seu testemunho da utilização deste tipo de alimento, mas tudo leva a crer que será Marco Polo que introduz o tradicional “macarrão”, no Ocidente no séc.XIII.

Nos dias que correm a massa pela sua versatilidade, pelas suas caraterísticas saudáveis e naturais continua a ser muito utilizada. Para os mais exigentes e que gostam de comer massa “al dente”, o Organismo Internacional de Normalização (ISO) editou a Norma ISO 7304 “Alimentary pasta produced from durum wheat semolina -- Estimation of cooking quality by sensory analysis -- Part 2: Routine method", que visa definir os requisitos de cozedura e pós cozedura, dos vários tipos de massa, por forma a libertar o amido nela contido, conferindo-lhe vivacidade e firmeza.

Se pretende cozinhar a sua massa de forma perfeita encomende já esta norma aqui …

 

  Ir para o topo  
     



tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
junho
17| ECSI Portugal - Comunicações, Divulgação de resultados
Caparica, Portugal
 
17 a 20| 57º Congresso da EOQ
Tallinn, Estónia
 
julho
15 a 19| Curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512
Caparica, Portugal
 
setembro
26 e 27| SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação
Porto (Exponor), Portugal
 
outubro
7 a 10|Congresso Internacional de Metrologia,
Paris, França
 
14|World Standards Day  
14 a 18|Symposium on Temperature and Thermal Measurements in Industry and Science
Funchal, Madeira, Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

junho
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM JUNHO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
Reuniões da EURAMET do Comité Técnico da Termometria e do Subdomínio da Humidade
 

As reuniões EURAMET do Subdomínio da Humidade e do Comité Técnico da Termometria
(TC THERM) tiveram lugar em Praga, República Checa, de 10 a 12 abril de 2013. As reuniões do subdomínio da humidade e do TC THERM contaram com a participação dos representantes dos vários Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) Europeus e tiveram como objetivo principal, a apresentação da atual situação dos diversos projetos de comparação, rastreabilidade, cooperação, consultoria, em curso ou terminados na área da
Humidade e Temperatura, o ponto de situação das capacidades de medição e calibração (CMC), assim como o protocolo de revisão das CMC, apresentação e discussão de possíveis projetos EURAMET e EMRP para esta área.

Ler mais (pdf)...

 
Reunião do subcomité técnico do domínio das grandezas elétricas DC e Metrologia Quântica no âmbito da EURAMET  

Decorreu em Madrid, Espanha, entre os dias 21 e 23 de maio de 2013, a reunião do subcomité técnico do domínio das grandezas elétricas DC e Metrologia Quântica da EURAMET, no qual Portugal tem representação, tendo como Laboratório Nacional de
Metrologia (LNM) anfitrião o Centro Espanhol de Metrologia (CEM). Este encontro contou
com a presença de cerca de 50 técnicos especialistas de cerca de 30 LNM, com vários países convidados, tendo havido a oportunidade de efetuar uma visita técnica às instalações
do CEM daqueles domínios.

Ler mais (pdf)...

 
Reunião do Comité Técnico do domínio da Acústica, Ultrassons e Vibrações (TCAUV), e dos Subcomités dos domínios da Aceleração e Vibrações (SC-V) e da Acústica (SC-A) no âmbito da EURAMET  

Decorreu em Praga, Republica Checa, entre os dias 15 e 17 de maio de 2013, a reunião do
Subcomité de Acústica, a reunião do Subcomité de Vibrações e a reunião do Comité Técnico
da AUV da EURAMET, no qual Portugal tem representação, tendo como Laboratório
Nacional de Metrologia (LNM) anfitrião o Czech Metrology Institute (CMI). Este encontro
contou com a presença de cerca de 25 técnicos especialistas de cerca de 20 LNM e um
designated institute convidado, tendo havido a oportunidade de efetuar uma visita técnica às
instalações do CMI daqueles domínios.

Ler mais (pdf)...

 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Coletânea de Normas
Qualidade do ar. Sistemas de gestão ambiental.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de Normas
Qualidade do ar. Emissões de fontes fixas.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de Normas
Qualidade do ar ambiente.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Normas portuguesa
Sistemas de gestão florestal sustentável. Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Normas portuguesa
Gestão do risco. Princípios e linhas de orientação

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas Equipamentos e Superfícies para Espaços de Jogo e Recreio

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea de normas sobre Responsabilidade Social

capa do DVD COLECTÂNEA DE         NORMAS sobre Responsabilidade Social

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Desenhos Técnicos

capa do DVD COLETÂNEA DE NORMAS
			Desenho Técnico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Segurança contra Incêndio

capa do DVD COLECTÂNEA DE              NORMAS Segurança contra incêndio em edifícios: protecção passiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Proteção Anticorrosiva de Estruturas de Aço por Esquemas de Pintura

Normas sobre pintura anti-corrosiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea – Sistemas de Tubagens de Plástico (PVC-U)

Promoção de normas             sobre sistemas de tubagem de plástico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

 
   
   
 
   
   
   
   

Clientes IPQ
 
   

NP ISO 21500: 2012 Linhas de orientação sobre a gestão de projetos

Imagem alusiva a promoção de normas sobre Gestão de Projetos

Nota de encomenda ...


 

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 88 | maio de 2013
Nº 87 | abril de 2012
Nº 86 | março de 2012
Nº 85 | fevereiro de 2013

Consulte todas ...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição