Edição 106, janeiro 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do ME
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

2015 - Ano Internacional da Luz

Logotipo do Ano Internacional da LuzComemora-se em 2015 o Ano Internacional da Luz!

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde, proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz.

O Ano Internacional da Luz (AIL 2015) é uma iniciativa global que pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da ciência da luz e das tecnologias óticas no quotidiano e no desenvolvimento futuro da sociedade.

A comemoração do Ano Internacional da Luz conta com a iniciativa de um consórcio de organismos científicos, com a UNESCO, sociedades científicas e universidades.

O ano de 2015 coincide com a comemoração de alguns marcos importantes relacionados com os estudos da luz ao longo da história da ciência, tais como os trabalhos em ótica de Ibn Al-Haytham em 1015, o comportamento ondulatório da luz, proposto por Fresnel em 1815, a teoria eletromagnética da luz, proposta por Maxwell em 1865, os trabalhos de Einstein sobre o efeito fotoelétrico em 1905 e a relação entre a luz e a cosmologia no contexto da Relatividade Geral em 1915, a descoberta da radiação cósmica de fundo em micro-ondas por Penzias e Wilson em 1965 e os trabalhos de Charles Kao em 1965 sobre a utilização de fibras óticas nas comunicações.

"Um Ano Internacional da Luz constitui uma oportunidade preciosa para assegurar que os responsáveis políticos internacionais e as partes interessadas estejam cientes das potencialidades da tecnologia de luz na solução de problemas. Nós temos agora uma oportunidade única para aumentar essa consciência global".

John Dudley, Chairman of the IYL 2015 Steering Committee.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 

ISO Focus

ISO Focus janeiro/fevereiro de 2015 ISO Focus janeiro/fevereiro de 2015.

A "nuvem" é, provavelmente, o assunto mais quente, discutido e frequentemente mal entendido no âmbito das TI, atualmente. Este conceito revolucionário alcançou um peso inesperado na última década e é reconhecido pelos governos e organizações do setor privado como uma mudança tecnológica que mudou a forma de atuar nos nossos dias.

A edição de janeiro/fevereiro de 2015 aborda algumas das questões básicas relativas à "nuvem", incluindo as poupanças e utilidade tecnológica oferecida pela tecnologia. Inclui também as questões de segurança nos serviços fornecidos e como estes são referidos na norma ISO(IEC 27018, a primeira Norma Internacional sobre segurança de dados pessoais na nuvem.

Consulte esta publicação...


Measurement, vol. 62 fevereiro 2015

Revista Measurement Vol. 62, fevereiro de 2015 Measurement Vol. 62, fevereiro de 2015.

Measurement é uma publicação da International Measurement Confederation (IMEKO). O seu âmbito cobre todos os aspectos da pesquisa, desenvolvimento e aplicações da ciência e tecnologia da medição e instrumentação.

Os autores são encorajados a contribuir com material sobre resultados de pequisa ou trabalho experimental, desenvolvimentos práticos relacionados com a execução ou o processo, discutir os novos desenvolvimentos em sensores e instrumentação, ou relacionados com a avaliação de sistemas e modelagem.

Consulte esta publicação ...



Avaliação da Incerteza de Medição em Calibração

Avaliação da Incerteza de Medição em Calibração Avaliação da Incerteza de Medição em Calibração.

Foi publicado pelo IPAC o documento “Avaliação da Incerteza de Medição em Calibração”, correspondente à tradução do “EA-4/02 Evaluation of the Uncertainty of Measurement in Calibration”, disponível no sítio web do IPAC.

Este documento foi preparado por um grupo de trabalho IPAC/IPQ, tendo sido usado como base de trabalho o documento IPQ “Guia para a Expressão da Incerteza de Medição nos Laboratórios de Calibração”, entretanto anulado.

Consulte esta publicação ...


Guia RELACRE nº 23

Guia RELACRE nº 23 Foi publicada a versão final do Guia RELACRE nº 23 - Guia de Boas Práticas de Medição de Vibrações - Exposição dos Trabalhadores às Vibrações.

Consulte esta publicação ...

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Protocolo de Cooperação entre o IPQ e o LNEC

Assinatura do protocoloNo passado dia 17 de dezembro de 2014 foi oficialmente assinado um Protocolo de Cooperação entre o Instituto Português de Qualidade, I.P. (IPQ) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC).

Este Protocolo considera todas as áreas departamentais em que as duas Instituições tenham interesse em associar as suas competências, e em particular a área da Metrologia.

Ler mais...


Estudo de Avaliação da Satisfação do Cliente IPQ – 2014

O IPQ está a promover, pelo oitavo ano consecutivo, através de uma entidade independente, a realização de um estudo de avaliação da satisfação dos seus clientes e entidades do Sistema Português da Qualidade (SPQ), relativo ao ano 2014. A avaliação da satisfação do cliente é um instrumento de gestão de extrema importância, para medir a qualidade do serviço que prestamos e proporcionar a implementação de ações de melhoria.

Ler mais...


PEX-SPQ 2015 - Dossiers de Candidatura

Logotipo do PEX-SPQEncontra-se a decorrer, até ao dia 31 de março de 2015, o período para envio dos dossiers de candidatura ao PEX-SPQ 2015.


Ler mais...


Atividades de enriquecimento curricular e de apoio à família já tem Norma

Logotipo AECO IPQ acabou de editar a NP 4510:2015 – Atividades de enriquecimento curricular e de apoio à família. Esta norma especifica os requisitos de qualidade na prestação dos serviços de atividades de enriquecimento curricular e de apoio à família, para crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, e suas famílias.

Trata-se de um documento inovador no setor da educação, elaborado a pedido da Direção-Geral da Educação, que pretende certificar a conformidade do serviço prestado por entidades, públicas e privadas, com e sem fins lucrativos e favorecer a transparência e o estabelecimento de relações de confiança entre as entidades e os seus clientes.

Constitui, ainda, um recurso importante para os agrupamentos de escolas e restantes entidades que podem utilizar a Norma como um documento orientador no seu processo de autoavaliação e melhoria contínua dos processos e resultados.

Adquira já esta Norma através do endereço eletrónico vendas@ipq.pt.


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

NP EN 12004+A1:2014 – Colas para ladrilhos. Requisitos, avaliação da conformidade, classificação e designação
Esta Norma aplica-se a colas cimentícias, colas de dispersão e colas de resina de reação para aplicação de ladrilhos cerâmicos em instalações internas e externas nas paredes e pavimentos. Define igualmente a terminologia relativa aos produtos, aos métodos de aplicação, às propriedades de aplicação em obra, etc. das colas para ladrilhos cerâmicos e especifica os valores de requisitos funcionais das colas para ladrilhos cerâmicos (cimentos-cola, colas em dispersão aquosa e colas de resinas de reação).

NP EN 13586+A1:2014 – Aparelhos de elevação de carga suspensa. Acesso
A presente norma especifica os requisitos para a conceção de acessos não motorizados instalados em aparelhos de elevação. Abrange ainda o acesso a estações de comando e a todo o acesso exigido para a manutenção, determinadas operações de montagem e desmontagem e para situações de emergência.

NP EN ISO 13485:2014 – Dispositivos médicos. Sistemas de gestão da qualidade. Requisitos para fins regulamentares
Esta Norma descreve uma abordagem sistemática, onde os fabricantes podem identificar, analisar e decidir sobre qual a forma adequada de integrar, os requisitos regulamentares, outras normas e documentos de orientação legal, no seu sistema de gestão da qualidade.


Normalização no setor dos Trabalhos em Altura

Imagem de trabalhos em altura A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequências graves para os sinistrados constituindo uma das causas mais comuns de lesões e mortes nos acidentes de trabalho.

Conscientes desta problemática, a ANETTA - Associação Nacional das Empresas e Técnicos de Trabalhos em Altura, solicitou ao IPQ a criação de uma Comissão Técnica com o objetivo de desenvolver atividade normativa neste setor. Depois da análise da candidatura, o IPQ qualificou aquela Associação como OGCT – Organismo Gestor de Comissão Técnica, para os Trabalhos em Altura.

A Comissão Técnica criada no âmbito do OGCT e que terá a sua primeira reunião já no final deste mês será constituída, para já, por duas Sub Comissões nomeadamente a SC1 - Formação de Técnicos de Trabalhos em Altura e a SC2 - Normalização de Segurança para trabalhos em altura em edificações e estruturas.


Novo serviço de calibração no laboratório de volume do IPQ

Calibração de uma seringa perfusora Na sequência da participação do Laboratório de Volume do IPQ no projeto EMRP MeDD (Metrologia para administração de fármacos), foi iniciado em janeiro de 2015 um novo serviço de calibração, no âmbito da medição de caudal de líquidos.

Calibração de uma seringa nexus 3000

 

 

Esta nova atividade contempla a calibração de seringas perfusoras, bombas peristálticas e outros instrumentos doseadores de fluidos, num intervalo de medição de 0,001 mL/h a 600 mL/h com incertezas típicas de 4 % a 0,2 %.


ISO tem novo Presidente

Foto de Zhang XiaogangZhang Xiaogang é o novo presidente eleito da ISO, tendo iniciado as suas funções no dia 1 de janeiro de 2015 por um período de 3 anos.

Dr. Zhang é atualmente o Presidente da Ansteel Group Coorporation, que é considerada uma das 500 melhores empresas do mundo. Ao longo de 35 anos de carreira ligada ao aço e ao ferro, foi inúmeras vezes distinguido pela sua liderança e pelo conhecimento prático deste setor industrial. É igualmente Presidente do Worl Steel Association e foi, durante 13 anos, “chair” do ISO/TC17/SC17.


CEN Certification Board (CEN/CCB) – cessação de mandato e nomeação de novo Chairman

Após cinco anos em exercício, o Sr. David Bell, responsável pelas políticas externas do British Standards Institute (BSI), concluiu o seu mandato como Chairman do CEN Certification Board no passado dia 31 de dezembro de 2014, estando indigitado para este cargo o Sr. Pambos Kammas, para um novo mandato que terminará em 2017.

Ler mais...


Celebração dos 200 anos dos primeiros padrões portugueses do Sistema Métrico Decimal em Portugal

Mesa do Evento com oradoresO Instituto Português da Qualidade (IPQ) realizou, no dia 18 de dezembro, o Encontro “200 anos do sistema métrico em Portugal: a Reforma Metrológica de D. João VI”.

Este evento, que contou com a presença de várias dezenas de pessoas ligadas à Metrologia, mas também à História e à área de Museologia, teve como objetivo celebrar o 2º centenário da criação dos primeiros padrões portugueses do Sistema Métrico Decimal por ordem do Príncipe Regente que veio a reinar sob o nome de D. João VI, dada em 1814.

Após a Conferência, realizou-se uma visita ao Museu, durante a qual foi possível observar alguns destes padrões mandados fazer há 200 anos e que fazem parte do espólio o Museu de Metrologia do IPQ.


Peer review ao INRIM no âmbito do Projeto EURAMET 1123 - On site peer review

De forma a estabelecer e reforçar a confiança no cumprimento dos requisitos normativos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com o referencial EN ISO/IEC 17025, e no âmbito do projeto EURAMET 1123 “On site peer review”, coordenado pelo IPQ em parceria com o Centro Español de Metrologia - CEM (Espanha) e com o Istituto Nazionale di Ricerca Metrologica - INRIM (Itália), realizou-se uma Peer Review (PR) ao INRIM.

Após as visitas realizadas este ano a alguns dos laboratórios do IPQ e CEM, realizou-se nos dias 16 a 18 de dezembro a visita de peritos do IPQ e do CEM ao INRIM, tendo sido auditadas as áreas laboratoriais da Pressão e da Química.


Ler mais...


Sistemas de Gestão de Energia

ISO 50001 - energy managementNa grande maioria das vezes, o que é bom para o ambiente é bom para a economia. A eficiência energética é um excelente exemplo disso mesmo. A Organização Internacional de Normalização – ISO , acabou de editar três novas normas nesta área, que vêm enriquecer o conjunto das normas de gestão de energia influenciando a melhoria do desempenho energético das empresas.

Ler mais...


Cloud Computing

Nuvens



 

 

 

Há anos atrás, a expressão “estar nas nuvens”convenhamos, não era muito elogiosa. E nos tempos que correm? Quem não anda nas nuvens?

A utilização da “Cloud Computing” é sem dúvida o assunto mais debatido das Tecnologias de Informação. Este conceito revolucionário tem tido um sucesso crescente sobretudo na última década e é reconhecido pelos governos e pelas organizações em geral como a tecnologia que já está a mudar as regras do jogo em todo o Mundo.

Ler mais...


Work Programme CEN/CENELEC

O Comité Europeu de Normalização – CEN e o Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica – CENELEC, acabaram de editar o seu Work Programme anual que visa fornecer uma visão global das atividades normativas mais importantes que se propõem desenvolver durante o ano de 2015.

Este Work Programme cobre todos os setores em que o CEN e o CENELEC estão a trabalhar e inclui igualmente informação relativa a cooperação internacional, à participação das PME e da sociedade civil, educação sobre normalização e ainda os pedidos de normalização (mandatos) da Comissão Europeia aceites pelo CEN/CENELEC. A atividade normativa que o documento refere tem por objetivo dar resposta às necessidades do mercado europeu e corresponde ao programa anual de trabalho da União Europeia para 2015, que foi publicado pela Comissão Europeia no último verão.

Consulte aqui o Work Programme CEN/CENELEC.


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

International Congress of Metrology
21 a 24 de setembro de 2015 - Paris
16 de dezembro de 2014 - prazo limite para o Call for papers

Logotipo do International Congress of Metrology

Foi prorrogado até amanhã, 16 de janeiro,, o prazo do Call for papers para o próximo Congresso Internacional de Metrologia, CIM 2015, que se realiza em Paris, de 21 a 24 de setembro de 2015.

A submissão de comunicações deverá ser efetuada considerando, entre outros, os seguintes tópicos:

  • Metrology for the future
  • ISO 9001:2015 requirements
  • Safety and metrology in food industry
  • Nanotechnologies
  • Metrology in pharmaceutical and biological environment

Consulte a press release e o call for papers.

Pode obter mais informação em:
info@cfmetrologie.com
www.metrologie2015.com/index-en.html


Seminário “Políticas Económicas da Água”

Logotipo da CS04Vai-se realizar no dia 4 de março de 2015, no Auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ), o Seminário “Políticas Económicas da Água”.

Ler mais...



  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2015
Ferramentas de Melhoria Contínua Lisboa - IPQ 3 e 4 de fevereiro
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Porto 10 e 11 de fevereiro
Energy Audit ISO 50002:2014 Porto 12 de fevereiro
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Lisboa - IPQ 3 e 4 de março
Energy Audit ISO 50002:2014 Lisboa - IPQ 5 de março
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Coimbra 17 e 18 de março
Energy Audit ISO 50002:2014 Coimbra 19 de março
Ferramentas de Melhoria Contínua Porto 28 e 29 de abril
Auditor Coordenador NP 4512:2012 Lisboa - IPQ abril (3 dias)
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ 1º semestre (9 dias)
Implementação de Sistemas de gestão da IDI Lisboa - IPQ 1º semestre (2 dias)
Implementação de Sistemas de gestão da IDI Porto 1º semestre (2 dias)
Produção LEAN Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Análise a Sistemas de Medição (MAS) Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Melhoria dos Processos Industriais Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Controle Estatístico do Processo (SPC) Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Planeamento de Experiências Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Métodos Taguchi Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
GD&T (Toleranciamento Geométrico) Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Seis Sigma Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
FMEA Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)

Para obter mais informações consulte o sítio web do IPQ ou contacte-nos através do endereço formacao@ipq.pt.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Redefinição do kilograma

Protótipo Internacional da Massa (IPK) (Fonte: BIPM)Embora o cidadão comum não tenha consciência disso, o mundo está à beira de uma grande revolução!

A definição do kilograma, uma das 7 unidades de base do sistema internacional, será dentro de um par de anos diferente.

E quando dizemos diferente quer realmente dizer que será como do dia para a noite…

O kilograma, unidade de massa do Sistema Internacional, define-se desde há 125 anos como sendo igual à massa do protótipo internacional do kilograma (IPK) conservado em Sèvres no BIPM (Bureau International des Poids et Mesures).

Ler artigo (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Grandes Opções do Plano para 2015

Lei n.º 82-A/2014 - Diário da República n.º 252/2014, 1º Suplemento, Série I de 31 de dezembro
Aprova as Grandes Opções do Plano para 2015.

Orçamento do Estado para 2015

Lei n.º 82-B/2014 - Diário da República n.º 252/2014, 1º Suplemento, Série I de 31 de dezembro
Orçamento do Estado para 2015.

Reforma da Tributação

Lei n.º 82-E/2014 - Diário da República n.º 252/2014, 1º Suplemento, Série I de 31 de dezembro
Procede a uma reforma da tributação das pessoas singulares, orientada para a família, para a simplificação e para a mobilidade social, altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto do Selo, o Estatuto dos Benefícios Fiscais, a lei geral tributária, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, o Regime Geral das Infrações Tributárias e o Decreto-Lei n.º 26/99, de 28 de janeiro, e revoga o Decreto-Lei n.º 42/91, de 22 de janeiro.

Código do Procedimento Administrativo

Decreto-Lei n.º 4/2015 - Diário da República n.º 4/2015, Série I de 7 de janeiro
No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 42/2014, de 11 de julho, aprova o novo Código do Procedimento Administrativo.

Prazos de Controlo Metrológico

Despacho n.º 15763/2014 - Diário da República n.º 252/2014, Série II de 31 de dezembro
Prorrogação das operações de controlo metrológico legal de manómetros para pneumáticos de veículos automóveis e de sistemas de medição contínua e dinâmica de quantidade de líquidos com exclusão da água, até 31 de janeiro de 2015.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 15242/2014 - Diário da República n.º 242/2014, Série II de 16 de dezembro
Qualificação de organismo de verificação metrologica de contadores de gás e dispositivos de conversão de volume para uso doméstico, comercial e das industrias ligeiras do ISQ.

Despacho n.º 15243/2014 - Diário da República n.º 242/2014, Série II de 16 de dezembro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de sonómetros.

Despacho n.º 15328/2014 - Diário da República n.º 243/2014, Série II de 17 de dezembro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de registadores de temperatura a utilizar nos meios de transporte e nas instalações de depósito e armazenagem dos alimentos ultracongelados, refrigerados, congelados e cremes gelados do ISQ.

Despacho n.º 15329/2014 - Diário da República n.º 243/2014, Série II de 17 de dezembro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de opacimetros do ISQ.

Despacho n.º 15387/2014 - Diário da República n.º 244/2014, Série II de 18 de dezembro
Qualificação de instalador de dispositivos limitadores de velocidade n.º 101.99.14.6.021 de ASCENDUM II, Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 15388/2014 - Diário da República n.º 244/2014, Série II de 18 de dezembro
Qualificação de reparador e instalador de tacógrafos n.º 101.25.14.6.026 de BEIRACAR - Comércio e Industria, S.A.

Despacho n.º 15389/2014 - Diário da República n.º 244/2014, Série II de 18 de dezembro
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.08.6.87 de BEIRACAR - Comércio e Industria, Lda.

Despacho n.º 42/2015 - Diário da República n.º 2/2015, Série II de 5 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manómetros, vacuómetros e manovacuómetros do ISQ.

Despacho n.º 43/2015 - Diário da República n.º 2/2015, Série II de 5 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manometros para pneumáticos de veículos automóveis de SERVIMETRO.

Despacho n.º 44/2015 - Diário da República n.º 2/2015, Série II de 5 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manometros para pneumáticos de veículos automóveis de OVERMETRON, Lda.

Despacho n.º 45/2015 - Diário da República n.º 2/2015, Série II de 5 de janeiro
Qualificaçãode organismo de verificação metrológica de sistemas de medição distribuidores de combustível SMDC de ISQ.

Despacho n.º 46/2015 - Diário da República n.º 2/2015, Série II de 5 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de sistemas de medição distribuidores de combustível SMDC de OVERMETRON, Lda.

Despacho n.º 47/2015 - Diário da República n.º 2/2015, Série II de 5 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de sistemas de medição distribuidores de combustível SMDC de SERVIMETRO.

Despacho n.º 96/2015 - Diário da República n.º 3/2015, Série II de 6 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manometros, vacuómetros e manovacuómetros da TAP Transportes Aéreos Portugueses.

Despacho n.º 248/2015 - Diário da República n.º 6/2015, Série II de 9 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manómetros, vacuómetros e manovacuómetros de HOTGAS.

Aprovação de modelo

Despacho n.º 15443/2014 - Diário da República n.º 245/2014, Série II de 19 de dezembro
Aprovação de modelo n.º 301.25.14.3.26 de Fernando L. Gaspar - Sinalização e Equipamentos Rodoviários, S. A.

Despacho n.º 15496/2014 - Diário da República n.º 246/2014, Série II de 22 de dezembro
Aprovação de modelo n.º 301.25.12.3.03 de PARKARE.

Legislação Europeia

Ascensores

Comunicação 2014/C 445/01, de 12 de dezembro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 95/16/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de junho de 1995, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos ascensores (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União).

Aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas

Comunicação 2014/C 445/02, de 12 de dezembro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/9/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de março de 1994, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros sobre aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas (publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União).

Equipamentos de proteção individual

Comunicação 2014/C 445/03, de 12 de dezembro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 89/686/CEE do Conselho, de 21 de Dezembro de 1989, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos equipamentos de proteção individual (publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União).

Diretivas

Diretiva Delegada (UE) 2015/13 da Comissão, de 31 de outubro de 2014, que altera o anexo III da Diretiva 2014/32/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, no que diz respeito à gama de caudais dos contadores de água.


 
     
  Sabia que...
 
 
 

RelógioEste ano vai ter mais um segundo...

Tendo como objetivo a sincronização da escala do tempo, mantida através de relógios atómicos, com a rotação da Terra, no próximo dia 30 de junho de 2015, será efetuada uma correção de 1 segundo intercalar.

A Rotação da Terra tem vindo a abrandar cerca de dois milésimos de segundo por dia. No entanto, os relógios atómicos mantêm o seu ritmo. A comunidade científica internacional tem vindo a debater uma proposta para a abolição dos segundos intercalares de modo a tornar a escala UTC, Tempo Universal Coordenado sincronizada com o TAI, o Tempo Atómico Internacional. A escala UTC tem uma taxa de variação exatamente igual à do TAI, mas difere desta de um número inteiro de segundos. A escala TAI é estabelecida pelo BIPM com base nos dados dos relógios atómicos dos diversos laboratórios nacionais de metrologia que têm como finalidade a realização do padrão primário de tempo. O BIPM mantém a escala de tempo UTC, tendo em conta os valores fornecidos pelo International Earth Rotation Service (IERS), a qual forma a base da disseminação coordenada dos padrões nacionais de tempo e frequência.

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
fevereiro
3 e 4|Formação: Ferramentas de Melhoria Contínua
Lisboa (IPQ), Portugal
 
10 e 11|Formação: Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012
Porto, Portugal
 
12 |Formação: Energy Audit ISO 50002:2014
Porto, Portugal
 
março
3 e 4|Formação: Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012
Lisboa (IPQ), Portugal
 
4|Seminário "Políticas Económicas da Águal"
Lisboa (IPQ), Portugal
 
5 |Formação: Energy Audit ISO 50002:2014
Lisboa (IPQ), Portugal
 
17 e 18|Formação: Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012
Coimbra, Portugal
 
19 |Formação: Energy Audit ISO 50002:2014
Coimbra), Portugal
 
abril
28 e 29|Formação: Ferramentas de Melhoria Contínua
Porto, Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

janeiro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Comités do CEN sem acompanhamento

 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM JANEIRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
Visita Artel - EUA  

Realizou-se de 1 a 5 de dezembro de 2014 uma visita à Artel na sequência de um convite realizado por George Rodrigues - Presidente do Grupo de Trabalho 4 do Comité Técnico 48 da ISO – Equipamento de Laboratório e responsável do laboratório de volume da Artel, à responsável do Laboratório do Volume – LVO do IPQ, Elsa Batista. A Artel é uma empresa líder nos EUA na fabricação de sistemas de medição de volume pelo método fotométrico, localizada em Portland-Maine, EUA.

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição