Edição 107, fevereiro 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do ME
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Portugal Sou Eu – Serviços

Logotipo do Portugal Sou EUO programa PORTUGAL SOU EU é uma iniciativa do Ministério da Economia, desenvolvida numa lógica da co promoção da sociedade civil com as entidades associativas AEP, AIP, CAP e o IAPMEI, a agência para a competitividade e inovação, que coordena o programa.

PORTUGAL SOU EU congrega vontades de agentes públicos e privados para o objetivo comum de valorizar os produtos e serviços portugueses, enquanto contributos fundamentais para a competitividade das nossas pequenas e médias empresas, o fomento da produção com incorporação de valor em Portugal, o equilíbrio sustentado da balança comercial e o incremento do número de empresas com potencial de exportação.

PORTUGAL SOU EU destina-se a todos os Portugueses. A perceção da portugalidade dos produtos e serviços que escolhemos em Portugal ou apresentamos nos mercados internacionais, pode constituir diretamente um estímulo ao incremento da produção nacional com maior valor acrescentado.

O programa PORTUGAL SOU EU, lançado em dezembro de 2012 para os produtos dos setores primário e secundário, foi alargado ao sector dos Serviços em janeiro de 2015.

Os serviços e os produtos com o selo PORTUGAL SU EU beneficiam, entre outras vantagens de promoção de negócio, das campanhas de comunicação e informação do PORTUGAL SOU EU contribuindo para o aumento da visibilidade das marcas e para uma estratégia de promoção coletiva.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 

Measurement, vol. 64 março 2015

Revista Measurement Vol. 64, março de 2015 Measurement Vol. 64, março de 2015.

Measurement é uma publicação da International Measurement Confederation (IMEKO). O seu âmbito cobre todos os aspectos da pesquisa, desenvolvimento e aplicações da ciência e tecnologia da medição e instrumentação.

Os autores são encorajados a contribuir com material sobre resultados de pequisa ou trabalho experimental, desenvolvimentos práticos relacionados com a execução ou o processo, discutir os novos desenvolvimentos em sensores e instrumentação, ou relacionados com a avaliação de sistemas e modelagem.

Consulte esta publicação ...


Carnaval em segurança

Carnaval em segurançaEstando a aproximar-se o período de festejos do Carnaval, deverão ser tomadas precauções na utilização de alguns produtos associados a esta época, de modo a evitar situações indesejáveis.

Esta brochura dá conselhos e orientações sobre produtos específicos para o Carnaval, para que crianças e jovens possam brincar em segurança. As máscaras, as bombas de carnaval, os artigos para disfarces, são alguns temas que se podem aqui encontrar. São mostrados riscos e dadas orientações para os evitar, pelo que é de todo o interesse a sua divulgação e leitura por crianças e jovens, bem como para os consumidores em geral.

Consulte a brochura da Direção Geral do Consumidor...

Esta brochura encontra-se também disponível no Portal do Consumidor (www.consumidor.pt) e em https://www.facebook.com/dgconsumidor.

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Novo Guia sobre Segurança de Crianças

Imagem de urso de pelucheTodos nós desejamos o máximo de segurança para as crianças mas mesmo assim, em todo o mundo, mais de 830 mil morrem, todos os anos, de forma desnecessária em consequência de lesões e acidentes que poderiam ser evitados.

Os acidentes de viação, quedas, queimaduras e afogamentos são algumas das principais causas fatais nas crianças, e enquanto que os brinquedos e outros produtos a eles destinados são potenciais fontes óbvias de risco, existem muitos outros perigos escondidos em produtos ou situações que não são especificamente destinados a elas.

O que fazer?

A ISO/IEC acabou de lançar, em versão revista, o Guia 50:2014 “Safety aspects –Guidelines for child safety in standards and other specifications”.

Este Guia aborda o aspeto da segurança das crianças a todos os níveis, dando orientações aos normalizadores e descrevendo uma extensa lista de perigos que as crianças podem encontrar, propondo estratégias para evitá-los. Estas orientações aplicam-se às normas de todo o tipo de produtos, embalagens, estruturas, instalações e ambientes construídos.

Pode encomendar ou pedir informações sobre este guia a partir do endereço vendas@ipq.pt
Consulte aqui o relatório mundial da WHO/UNICEF sobre prevenção de acidentes com crianças.
Mais informações no site da WHO/UNICEF.


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

NP 4533:2014 - Equipamentos e acessórios para gás natural (GN) - Oficinas para veículos automóveis que funcionam com gás natural - Locais de trabalho e procedimentos
Esta Norma estabelece os requisitos para os locais de trabalho e procedimentos para os seguintes tipos de atividades: instalação em veículos automóveis de sistemas de GN que permitam a utilização deste gás como carburante; manutenção, revisão e reparação de sistemas de GN instalados em veículos automóveis e manutenção, revisão e reparação de outros sistemas dos veículos automóveis que não envolvem especificamente o sistema GN.

NP EN 491:2015 – Telhas e acessórios em betão para telhados e revestimentos de paredes interiores e exteriores - Métodos de ensaio
Esta Norma especifica os métodos de ensaio para telhas e acessórios de betão de acordo com a EN 490, para aplicar em telhados inclinados ou revestimentos de paredes interiores e exteriores.

NP EN 1057:2006+A1:2015 - Cobre e ligas de cobre - Tubos de cobre sem costura para sistemas de distribuição de água e de gás em aplicações sanitárias e de aquecimento
A presente Norma estabelece os requisitos, o processo de amostragem, os métodos de ensaio e as condições de fornecimento dos tubos de cobre sem costura.

Aplica-se aos tubos com diâmetro exterior compreendido entre 6 mm e 267 mm inclusive, destinados a: redes de distribuição de água quente e fria; sistemas de aquecimento com água quente, incluindo os sistemas de aquecimento de painel (através do solo, das paredes, do teto); distribuição de gás para uso doméstico e de combustíveis líquidos; drenagem de águas residuais.

Aplica-se também aos tubos de cobre sem costura destinados a serem revestidos antes de serem utilizados numa das aplicações acima referidas.


Norma de AECs e Apoio à Família

Imagem de crianças Decorreu no passado dia 9 de fevereiro, no auditório do IPQ, a primeira sessão destinada à divulgação e explicação da NP 4510:2015 – “Atividades de Enriquecimento e de Apoio à Família”. Este seminário que contou com a presença de 145 pessoas traduziu-se num importante debate e partilha de conhecimento e opinião relativamente a esta matéria.

Dia 24 de fevereiro prevê-se a segunda sessão de esclarecimento, que se realizará no Conservatório de Música do Porto, com início às 9:30.

Consulte o programa e faça já a sua inscrição.

As inscrições já estão abertas devendo ser enviadas para o e-mail: eventos@dgeste.mec.pt.


IEC Young Professionals – 2015 workshop

Folheto do IEC Young ProfessionalsO Comité Eletrotécnico Internacional, pela 6ª vez consecutiva, vai organizar o IEC Young Professionals – 2015 workshop.

Este workshop tem por objetivo incentivar os profissionais, no início de sua carreira, a participar nos trabalhos do IEC.

Os participantes devem ser engenheiros, técnicos ou gestores, entre os 20 e os 30 anos, trabalhando em qualquer indústria ou área de negócio relevantes para o IEC e com alguma experiência no setor da normalização eletrotécnica. As candidaturas irão abrir no próximo mês de maio e encerram no final de junho de 2015.

A candidatura a esta iniciativa deve ser enviada para nor@ipq.pt.

Veja aqui o folheto promocional.


Call para acompanhamento de TC do CEN

Com o objetivo de divulgar e fomentar a participação de todos os stakeholders nacionais no processo normativo, o IPQ tem vindo a divulgar a lista dos Technical Committees (TC) do Comité Europeu de Normalização (CEN), que não estão a ser acompanhados a nível nacional e que pode ser consultada, na nossa Newsletter na coluna da direita, junto à Publicação Oficial de Documentos Normativos.

O nosso objetivo é desafiar todas as entidades privadas, públicas, universidades, associações e sindicatos a assumirem um papel decisor, no acompanhamento e participação no trabalho de elaboração das Normas a nível europeu , de acordo com a sua área de interesse e a tornarem-se num Organismo de Normalização Setorial ou num Organismo Gestor de Comissão Técnica parceiro do IPQ.

Fale connosco e seja mais um dos 3.500 peritos que a nível nacional trabalham de forma voluntária para o bem da sociedade.


Projecto Juventude

No âmbito do projeto Juventude o IPQ foi dar formação sobre normalização às seguintes Escolas Profissionais:

  • Escola Profissional de Valongo (27 de janeiro)
  • Escola Profissional de Setúbal (29 de janeiro)
  • Escola Profissional Gustave Eiffel – Venda Nova – Amadora (3 de fevereiro)
  • Agrupamento de Escola de Santo André – Sines (6 de fevereiro)
  • Escola Profissional Gustave Eiffel – Venteira – Amadora (11 de fevereiro)

Estiveram envolvidos nestas ações mais de 300 alunos e 20 professores.
Se pretende que o IPQ dê formação sobre normalização na sua escola, universidade ou empresa, envie-nos um e-mail para nor@ipq.pt

Ler mais...


Nova ISO 14001

NuvensA nova ISO 14001 – “Environmental management systems - Requirements with guidance for use” vai entrar, em breve, na fase de Final Draft, ou seja, o último estádio antes da sua edição. Nesta fase já não serão admitidos comentários técnicos, mas apenas se procederá à votação final por parte dos Membros Participantes.

Se tem interesse em conhecer as últimas novidades sobre esta norma, consulte a página da ISO ou assista à entrevista da Drª Anne-Marie Warris, Presidente da Subcomissão 1 do ISO/TC 207, responsável pela revisão da norma.


EMPIR - Call em 2015

Imagens de projetos do EMPIR



No âmbito do Programa EMPIR - Programa Europeu de Inovação e Investigação em Metrologia, as Call em 2015 incluem os seguintes temas: Metrology for Health (HLT), SI Broader Scope (SI), Research Potential (RPT) e Metrology Research for Pre- and Co-normative projects (NRM).

Está aberta, até 17 de março de 2015, a primeira fase para os tópicos HLT, SI, RPT e NRM, relativa à submissão de Tópicos de Projetos conjuntos de investigação metrológica, Project Research Topic (PRT), nos quais poderão participar Instituições Públicas, Laboratórios de Investigação, Universidades e Indústria.

Ler mais...


Criada Comissão Técnica sobre Nanotecnologias

O IPQ acabou de criar a Comissão Técnica (CT) 194 sobre Nanotecnologias, que irá ser o “Mirror Committee” dos ISO/TC 229 e do CEN/TC 352, ambos desenvolvendo atividade normativa na área das Nanotecnologias.

Esta Comissão Técnica será coordenada pelo Organismo de Normalização Setorial – LNEG e tem como objetivo, para além do acompanhamento dos trabalhos dos referidos TC´s, desenvolver normas relativas a terminologia e nomenclatura, metrologia e instrumentação, incluindo especificações para materiais de referência, metodologias de ensaio, modelação e simulação, bem como práticas ligadas à saúde, à segurança e ao ambiente, tudo no âmbito das nanotecnologias.


IPQ presente na Reunião EURAMET/METCHEM

Logotipo da EURAMETLogotipo da EURACHEM

 

 

Nos dias 4 a 6 de fevereiro, teve lugar, em Malta, a 16ª Reunião do EURAMET/METCHEM TC Gas Analysis Working Group, a Reunião Plenária do Comité Técnico Metrology in Chemistry e a EMPIR Workshop.

A Área de Quantidade de Matéria e Eletroquímica (AQME) do Laboratório Nacional de Metrologia (LNM) participa nestas reuniões como representante IPQ.

A 16ª Reunião do EURAMET/METCHEM TC Gas Analysis Working Group foi realizada no dia 4 de fevereiro. Esta reunião contou com a participação de 22 representantes de vários Laboratórios Nacionais de Metrologia, na área dos gases e teve como objetivos principais a revisão dos projetos ativos com conhecimento dos resultados, a informação sobre a reunião CCQM-GAWG, em Tsukuba, a revisão das CMC submetidas no Ciclo XVI (o IPQ-AQME vai submeter doze entradas, para revisão) e o ponto da situação do programa EMPIR - EMPIR Saúde.

A participação nestas reuniões permite, ao LNM-AQME, dar resposta às áreas emergentes da nossa sociedade, nomeadamente na indústria, ambiente e saúde, contribuindo para a divulgação de novos desenvolvimentos e necessidades na área da Metrologia Química.

Ler mais...


Gestão de Energia Elétrica em PMEs ( GEEPMEs )

Logotipos de entidades associadas



 

A decorrer desde 17 de Março de 2014, o projeto Gestão de Energia Elétrica em PME (GEEPMEs), aprovado no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência Energética 2013-2014, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), é coordenado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, tem a participação do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e conta ainda com a colaboração de mais quatro Entidades.

Este projeto visa melhorar a capacidade e autonomia das PME no aumento da eficiência do consumo de energia elétrica e a competitividade e sustentabilidade ambiental das suas atividades, através da introdução de práticas de gestão energética preconizadas pela EN ISO 50001.

Ler mais...


Como se fazem as Normas ISO?

Se pretende perceber de forma rápida como é que se fazem as normas a nível internacional, veja este pequeno filme, realizado pelo Organismo Internacional de Normalização (ISO). Criativo, simples e muito engraçado.
Como curiosidade, o único ator “humano” que aparece neste filme é técnico de normalização na ISO. Eis a razão dos técnicos de normalização terem de ser versáteis…….

Veja aqui o vídeo.


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

IV Fórum da Normalização da Segurança em Portugal
3 de março de 2015 - IPQ

Logotipo IV Fórum da Normalização da Segurança em Portugal



 

 

O IV Fórum da Normalização da Segurança em Portugal, promovido pela APSEI, Organismo de Normalização Setorial para a área da Segurança contra incêndios, Símbolos gráficos e Sistemas de alarme, irá decorrer no dia 3 de março, no auditório do Instituto Português de Qualidade (IPQ). Esta será a oportunidade para ficar a conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Técnica 46 - Segurança Contra Incêndio e Símbolos Gráficos e pela Comissão Técnica Eletrotécnica 79 - Sistemas de Alarme, ambas coordenadas pelo ONS/APSEI.

O IV Fórum da Normalização da Segurança em Portugal, cuja abertura está a cargo do Presidente do IPQ, tem por objetivo apresentar as novas normas elaboradas pela CT 46 e pela CTE 79 em 2014 e esclarecer o mercado sobre temas como os produtos de construção e o seu impacto na segurança, quais as normas de proteção contra incêndio e de segurança eletrónica referidas em legislação (e desta forma de cumprimento obrigatório) e ainda os mitos mais comuns no âmbito da manutenção de extintores.

Consulte aqui o programa e inscreva-se.

Ler mais...


Seminário “Políticas Económicas da Água”
4 de março de 2015, IPQ

Logotipo da CS04Vai-se realizar no dia 4 de março de 2015, no Auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ), o Seminário“Políticas Económicas da Água”. Consulte o programa.

Ler mais...



  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2015
Ferramentas de Melhoria Contínua Lisboa - IPQ 7 e 8 de abril
Curso de Auditor Coordenador NP 4512:2012 Lisboa - IPQ abril (3 dias)
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Coimbra 5 e 6 de maio
Auditorias Energéticas ISO 50002:2014 Coimbra 7 de maio
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Lisboa - IPQ 19 e 20 de maio
Auditorias Energéticas ISO 50002:2014 Lisboa - IPQ 21 de maio
Produção LEAN Lisboa - IPQ 2º Semestre (1 dia)
Análise a Sistemas de Medição (MAS) Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Melhoria dos Processos Industriais Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Controle Estatístico do Processo (SPC) Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Planeamento de Experiências Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Métodos Taguchi Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
GD&T (Toleranciamento Geométrico) Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Seis Sigma Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
FMEA Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dias)
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Porto a definir
Auditorias Energéticas ISO 50002:2014 Porto a definir
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ a definir
Ferramentas de Melhoria Contínua Porto a definir

Para obter mais informações consulte o sítio web do IPQ ou contacte-nos através do endereço formacao@ipq.pt.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Versão Portuguesa do VIM3

Pela primeira vez, uma versão única em Português do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) foi organizada e publicada pelos Laboratórios Nacionais de Metrologia de Portugal e do Brasil, o IPQ e o INMETRO, respetivamente. Este desafio foi conseguido graças às experiências das traduções das edições anteriores do VIM e ao novo Acordo Ortográfico (AO) dos países de língua Portuguesa. Depois de uma breve introdução histórica do VIM e das versões em português, a presente comunicação, tem como objetivo apresentar os principais passos que levaram à tradução final conjunta.

Aproveitou-se a publicação da 3.ª edição e do AO para atualizar o prefixo multiplicativo português escrevendo "kilo", em coerência com o respetivo símbolo "k". Para dar um contributo às questões levantadas pela recente edição do VIM (VIM3), que dá importância aos conceitos associados aos termos, propõe-se algumas sugestões e identifica-se umas inconsistências, com o objetivo adicional de facilitar a compreensão e a divulgação do documento. Estas pequenas sugestões para a próxima edição do VIM têm também como intenção uniformizar a terminologia que se encontra em textos normativos de diferentes áreas científicas que, infelizmente, não necessariamente têm tendência a ser coerentes entre eles.

Ler artigo (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Assuntos fiscais - tabelas de retenção na fonte

Despacho n.º 309-A/2015 - Diário da República n.º 7/2015, 1º Suplemento, Série II de 12 de janeiro
Despacho que aprova as tabelas de retenção na fonte para vigorarem durante o ano de 2015.

Regime de flexibilização - antecipação da idade de pensão

Decreto-Lei n.º 8/2015 - Diário da República n.º 9/2015, Série I de 14 de janeiro
Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 187/2007, de 10 de maio, e revoga o Decreto-Lei n.º 85-A/2012, de 5 de abril, estabelecendo as condições que vigoram, durante o ano de 2015, para o reconhecimento do direito à antecipação da idade de pensão de velhice no âmbito do regime de flexibilização.

Trabalho em Funções Públicas - suplementos remuneratórios

Decreto-Lei n.º 25/2015 - Diário da República n.º 26/2015, Série I de 6 de fevereiro
Explicita as obrigações ou condições específicas que podem fundamentar a atribuição de suplementos remuneratórios aos trabalhadores abrangidos pela Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, bem como a forma da sua integração na Tabela Única de Suplementos.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 477/2015 - Diário da República n.º 11/2015, Série II de 16 de janeiro
Qualificação de Serviço Concelhio de Metrologia como organismo de verificação metrológica de QUALIMETROL - Verificações Metrológias Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 771/2015 - Diário da República n.º 17/2015, Série II de 26 de janeiro
Qualificação de serviço concelhio de metrologia como organismo de verificação metrológica de Centro Metrológico Médio e Sul do Tejo, Unipessoal, Lda..

Despacho n.º 822/2015 - Diário da República n.º 18/2015, Série II de 27 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de instrumentos de medição de comprimento do Laboratório de Metrologia Dimensional do ISQ.

Despacho n.º 1168/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série II de 4 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de cisternas de transportes rodoviário e ferroviário de Bureau Veritas Rinave - Sociedade Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 1169/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série II de 4 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de reservatórios de armazenamento de instalação fixa de Bureau Veritas Rinave - Sociedade Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 1170/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série II de 4 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de indicadores automáticos de referenciação do nível de líquidos de Bureau Veritas Rinave - Sociedade Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 1171/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série II de 4 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manómetros, vacuómetros e manovacuómetros de HOTGAS - Inspeções e Calibrações, Lda..

Despacho n.º 1172/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série II de 4 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manómetros, Vacuómetros e manovacuómetros de ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade.

Despacho n.º 1173/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série II de 4 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manómetros, vacuómetros e manovacuómetros da TAP, SA.

Despacho n.º 1174/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série II de 4 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manómetros, vacuómetros e manovacuómetros de CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Industria Metalomecânica.

Despacho n.º 1175/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série II de 4 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manómetros, vacuómetros e manovacuómetros de ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade.

Despacho n.º 1221/2015 - Diário da República n.º 25/2015, Série II de 5 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de parquímetros de RESOPRE - Sociedade Revendedora de Aparelhos de Precisão, S. A.

Despacho n.º 1222/2015 - Diário da República n.º 25/2015, Série II de 5 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de indicadores automáticos de referenciação do nível de líquidos de Bureau Veritas Rinave - Sociedade Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 1223/2015 - Diário da República n.º 25/2015, Série II de 5 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de sistemas de medição de força das máquinas de ensaio do Laboratório de Metrologia Física do Instituto de Soldadura e Qualidade.

Despacho n.º 1224/2015 - Diário da República n.º 25/2015, Série II de 5 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de reservatórios de armazenamento de instalação fixa de Bureau Veritas Rinave - Sociedade Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 1225/2015 - Diário da República n.º 25/2015, Série II de 5 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de cisternas de transporte rodoviário e ferroviário de Bureau Veritas Rinave - Sociedade Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 1226/2015 - Diário da República n.º 25/2015, Série II de 5 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de indicadores automáticos de referenciação do nível de líquidos de Laboratório de Volume do Instituto de Soldadura e Qualidade.

Despacho n.º 1227/2015 - Diário da República n.º 25/2015, Série II de 5 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de cisternas de transporte rodoviário e ferroviário de Instituto de Soldadura e Qualidade.

Despacho n.º 1228/2015 - Diário da República n.º 25/2015, Série II de 5 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de totalizadores contínuos do Laboratório de Metrologia Física do Instituto de Soldadura e Qualidade.

Aprovação de modelo

Despacho n.º 665/2015 - Diário da República n.º 15/2015, Série II de 22 de janeiro
Renovação da aprovação de modelo n.º 245.04.14.3.22 de FALEX.

Despacho n.º 1558/2015 - Diário da República n.º 31/2015, Série II de 13 de fevereiro
Aprovação de modelo n.º 301.21.14.3.27 de MULTIFROTA PARKING, LDA

Legislação Europeia

Segurança de Máquinas

Comunicação 2015/C 054/01, de 13 de fevereiro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2006/42/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa às máquinas e que altera a Diretiva 95/16/CE (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União) .

Produtos de Construção

Comunicação 2015/C 054/02, de 12 de fevereiro
Comunicação da Comissão no âmbito da aplicação do Regulamento (UE) n.o 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 2011, que estabelece condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção e que revoga a Diretiva 89/106/CEE do Conselho (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União) — As disposições do Regulamento (UE) n.o 305/2011 prevalecem sobre quaisquer disposições contrárias das normas harmonizadas.

Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Regulamento (CE) 765/2008, Decisão 768/2008/CE e Regulamento (CE) 1221/2009

Comunicação 2015/C 054/03, de 12 de fevereiro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Regulamento (CE) n.o 765/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 Julho de 2008, Decisão n.o 768/2008/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 Julho de 2008, Regulamento (CE) n.o 1221/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Novembro de 2009 (publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União).


 
     
  Sabia que...
 
 
 

MuseuNos museus, controlar os níveis de variação da temperatura e da humidade ajuda a garantir a preservação dos bens culturais reduzindo os riscos de danos?

Todos sabemos da importância que os museus representam enquanto elemento de manutenção da memória, estabelecendo o vínculo da nossa identidade com as gerações passadas, ajudando a compreender a nossa história e as especificidades culturais. É pois imprescindível proceder a ações preventivas e de conservação de todos esses bens que constituem a nossa herança cultural passada e futura.

O Comité Europeu de Normalização – CEN - editou duas normas que recomendam métodos para medir a temperatura do ar e da superfície dos bens culturais, seja em ambientes interiores seja ao ar livre e que podem ser utilizadas por todos que tenham essa responsabilidade quer na fase de diagnóstico, quer em restauro ou manutenção de edifícios.

EN 15758 – “Conservation of cultural property - Procedures and instruments
for measuring temperatures of the air and the surfaces of objects”;

EN 16242 – “Conservation of cultural heritage - Procedures and instruments for measuring humidity in the air and moisture exchanges between air and cultural property”

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
março
3 |IV Fórum da Normalização da Segurança em Portugal
Lisboa (IPQ), Portugal
 
4|Seminário "Políticas Económicas da Águal"
Lisboa (IPQ), Portugal
 
11|Sessão "Metrologia na Engenharia"
Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa, Portugal
 
31 |6º Encontro nacional SPMet: LUZ, VISÃO e IMAGEM - Medição e Inovação
Coimbra (CTCV), Portugal
 
abril
7 e 8|Formação: Ferramentas de Melhoria Contínua
Lisboa - IPQ, Portugal
 
maio
5 e 6|Formação: Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012
Coimbra, Portugal
 
7|Formação: Auditorias Energéticas ISO 50002:2014
Coimbra, Portugal
 
19 e 20|Formação: Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012
Lisboa (IPQ), Portugal
 
21|Formação: Auditorias Energéticas ISO 50002:2014
Lisboa (IPQ), Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

fevereiro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Comités do CEN sem acompanhamento

 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM FEVEREIRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
16ª Reunião do EURAMET/METCHEM Gas Working Group Reunião Plenária do Comité Técnico Metrology in Chemistry EMPIR workshop  

A 16th Meeting of EURAMET/METCHEM Gas Working Group teve lugar em Malta, a 4 de fevereiro. Esta reunião contou com a participação de 22 representantes de vários Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM), na área dos gases e teve como objetivos principais: a revisão dos projetos ativos e proposta de novos projetos; informação sobre a reunião CCQM – GAWG em Tsukuba, Japão; ponto da situação das capacidades de medição e calibração (CMC) submetidas no ciclo XVI; ponto da situação do Programa EMPIR - EMPIR Health call.

A Reunião plenária do Comité Técnico Metrology in Chemistry realizou-se a 5 e 6 de fevereiro. Esta reunião contou com a participação de 51 representantes da Metrologia Química, dos vários LNM, e teve como objetivos principais: as informações sobre os grupos de trabalho EURAMET TG Health, EURAMET TG Environment e EURAMET TG Energy; o conhecimento das várias atividades realizadas nos subcomités da inorgânica, eletroquímica, orgânica e gases (SCIA, SCEA, SCOA e SCGA); o conhecimento das várias atividades e relatórios realizados pelo Comité Consultivo de Quantidade de Matéria (CCQM); informação sobre o comité técnico Biologia e Bioanálise no EURAMET TC-MC; informação sobre o programa BIPM; o conhecimento das atividades realizadas no âmbito da EURACHEM 25 anos.

No dia 5 de fevereiro, no final da tarde, decorreu a EMPIR Workshop, que contou com 51 participantes. Foram apresentados vários temas para possíveis Project Research Topic (PRT), nas áreas da saúde, documentos normativos e nano partículas. Os subcomités dos Gases, da Eletroquímica, da Inorgânica e da Orgânica apresentaram possíveis ideias para os PRT.

 
3.ª Reunião sobre a troca de informação entre Autoridades Notificadoras que teve lugar em Bruxelas, em 5 de fevereiro de 2015.  

A 3.ª Reunião sobre a troca de informação entre Autoridades Notificadoras, visa operacionalizar o disposto no artigo 54.º do Regulamento (UE) n.º 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 2011, e foi convocada e presidida pelo serviço “Sector, Sustainable Construction European Commission, DG Growth”.

A reunião realizou-se em Bruxelas, no Centro de Conferências Albert Borschette (CCAB), a 5 de fevereiro de 2015. A representação de Portugal foi assegurada pelo IPQ e esteve a cargo da signatária.

 
Reunião do comité técnico da Fotometria TC-PR e workshop Metrology research for Climate and Earth observation.  

Decorreu entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2015, no VSL, Laboratório Nacional de Metrologia da Holanda, em Delft, o workshop Metrology research for Climate and Earth observation e a reunião TC-PR 2015. O workshop incidiu sobre a investigação em metrologia desenvolvida para estudo das alterações climáticas, nomeadamente rastreabilidade dos radiómetros usados nas observações solares. Na reunião TC-PR, foi apresentado o ponto de situação dos vários projetos europeus nas áreas da fotometria e da radiometria, projetos e parcerias para futuros projetos e pontos relevantes nessas áreas.

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Norma Portuguesa
Atividades de enriquecimento curricular e de apoio à família.

Promoção da norma NP 4510:2015

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição