Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui

Edição 96, fevereiro 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Nova Lei Orgânica do Ministério da Economia

Logotipo do Ministério da Economia Com a publicação do Decreto-Lei n.º 11/2014, de 22 de janeiro, foi aprovada a nova Lei Orgânica do Ministério da Economia (ME), a qual reflete as alterações setoriais verificadas ao nível da estrutura e orgânica do XIX Governo Constitucional.

O IPQ continua a ter por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe forem conferidos por lei, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades necessárias à sua função de Organismo Nacional de Normalização (ONN) e de Laboratório Nacional de Metrologia (LNM).

No quadro da nova estrutura do ME, salienta-se a extinção das Direções Regionais de Economia, passando o IPQ a integrar as atribuições daquelas entidades nos domínios da qualidade e da metrologia.

Ler mais...

   
  Publicações
   
 

ISO Focus

ISO Focus janeiro/fevereiro de 2013 ISO Focus janeiro/fevereiro de 2013.

Após seis anos difíceis, a economia ainda está longe de uma recuperação completa. As dificuldades que muitos de nós sentimos estão ligadas à diminuição da oferta de emprego, diminuição dos rendimentos e o crescente custo de vida. Ninguém prevê um crescimento esmagador em 2014, mas existem razões para ter esperança.

A edição de janeiro/fevereiro de 2014 da ISOfocus mostra-nos como as normas podem fazer a diferença.

Consulte esta publicação...

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Plano de Normalização Anual já está disponível

Logotipo do Plano de NormalizaçãoO IPQ, enquanto Organismo Nacional de Normalização, passa a partir de hoje a publicitar no seu site o Plano de Normalização, que contém as seguintes referências: número da Comissão Técnica responsável pela elaboração do documento normativo, número do documento, fase em que se encontra o documento, previsão da sua conclusão, documento base e título/assunto.

Ler mais...


Programa Europeu de Metrologia para a Inovação e Investigação
Convite à apresentação de propostas

Logotipo da EURAMETO EMPIR - Programa Europeu de Metrologia para a Inovação e Investigação, programa da EURAMET (Associação Europeia dos Laboratórios Nacionais de Metrologia) no âmbito do programa-quadro Horizonte 2020 e que sucede ao EMRP (European Metrology Research Programme), lançou, no início de fevereiro, o convite à apresentação de propostas de PRT (Potential Research Topics). Este convite para “propostas de tópicos potenciais de investigação metrológica” abrange as áreas de Metrologia para a Indústria (Metrology for Industry) e Capacitação em Investigação (Research Potential) e decorre até ao fim de março (18 e 25 respetivamente) do corrente ano. A esta primeira fase seguir-se-á a formação dos chamados SRT (Selected Research Topics) que por sua vez darão lugar a propostas de JRP (Joint Research Projects) e de bolsas para investigação cujo convite abrirá no fim de junho.

Ler mais...


Elaboração de uma Lei de Bases da Qualidade, Inovação, Competitividade e Empreendedorismo

O Grupo de Trabalho da Assembleia da República criado em dezembro de 2011 para a elaboração de uma Lei de Bases da Qualidade, Inovação, Competitividade e Empreendedorismo, terminou os seus trabalhos no passado dia 8 de janeiro e divulgou o Relatório Final.

No decurso dos trabalhos desenvolvidos, sob a coordenação do Deputado Luis Leite Ramos, o IPQ foi uma das entidades consultadas e ouvidas na AR, conforme noticiado no ESPAÇOQ de janeiro de 2013.

Ler mais...

 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

Este mês o IPQ dá particular relevo a um conjunto de 24 normas portuguesas, acabadas de editar sobre pinos, rebites, pregos e anilhas, da autoria do Organismo de Normalização Setorial - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), qualificado pelo IPQ para o âmbito do desenho técnico e elementos de ligação mecânicos.

Chamamos ainda a tenção para a série de Normas Internacionais acabadas de publicar sobre Gestão de Ativos:

ISO 55000:2014 Asset management - Overview, principles and terminology
Esta norma fornece uma visão geral da gestão de ativos, princípios, terminologia e benefícios esperados com a adoção da gestão de ativos.

ISO 55001:2014 Asset management - Management systems – Requirements
Esta norma especifica requisitos para um sistema de gestão de ativos dentro do contexto da organização podendo ser aplicada  a todos os tipos de ativos, e por todos os tipos e tamanhos de organizações.

ISO 55002:2014 Asset management - Management systems – Guidelines for the application of ISO 55001
Esta norma fornece orientações para a aplicação de um sistema de gestão de ativos, de acordo com os requisitos da ISO 55001, podendo igualmente ser adotada por todos os tipos de ativos, e por todos os tipos e tamanhos de organizações.


5ª Reunião Plenária CTR 04 – Metrologia da RELACRE

Logotipo da RELACRE Realizou-se no passado dia 20 de janeiro de 2013, no CATIM- Porto, a 5ª Reunião Plenária CTR 04 – Metrologia, organizada pela RELACRE.

O Departamento de Metrologia (DMET) do IPQ esteve representado nesta Reunião por duas técnicas do IPQ enquanto coordenadoras dos grupos de trabalho GT2, GT7 e GT10 e através da dinamização de uma sessão técnica intitulada “Novos desenvolvimentos na técnica de calibração de micropipetas”.

Ler mais...


IPQ presente na Reunião EURAMET/METCHEM

Logotipo da EURAMETNos dias 5 a 7 de fevereiro, teve lugar, no National Physical Laboratory (NPL), em Teddington, Inglaterra, a 15ª Reunião do EURAMET/METCHEM TC Gas Analysis Working Group e a Reunião Plenária do Comité Técnico Metrology in Chemistry.

A Área de Quantidade de Matéria e Eletroquímica (AQME) do Laboratório Nacional de Metrologia (LNM) participa nestas reuniões como representante IPQ.

Ler mais...


Projecto Juventude

O Projeto Juventude tem um novo site.

Entre neste novo espaço e conheça o objetivo do nosso projeto, o manual de normalização criado para o efeito, notícias, como concorrer e poderá ainda visualizar os filmes premiados ao longo destes já cinco anos de existência.

No âmbito deste projeto o IPQ deu formação sobre normalização no dia 22 de janeiro na Escola Secundária Acácio Calazens Duarte, na Marinha Grande, no dia 13 de fevereiro à Escola Profissional da Gaia, em Vila Nova de Gaia e no dia 14 de fevereiro à Escola Profissional Gustavo Eiffel , na Amadora. No total estiveram presentes cerca de 200 alunos.

Venha conhecer o site do Projecto Juventude.


Educação sobre Normalização

Foto do grupo de Trabalho do CEN/CENELEC

O IPQ fez-se mais uma vez representar na reunião do Grupo de Trabalho do CEN/CENELEC de Educação sobre Normalização, que se realizou em Bruxelas, no passado dia 4 de fevereiro.

Ler mais...


Participação do IPQ no International Symposium on Occupational Safety and Hygiene

O Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, apresentou nos dias 13 e 14 de fevereiro no International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO 2014), no campus de Azurém, Guimarães, uma comunicação por poster intitulada “Analysis and risk assessment of chemical exposure in a chemical laboratory” realizada pelos autores: Andreia Furtado, Eduarda Filipe e Isabel L. Nunes.

Ler mais...


Oito diretivas “NLF” aprovadas pelo Parlamento Europeu

Parlamento Europeu O Parlamento europeu aprovou no passado dia 5 de fevereiro um conjunto de oito diretivas do pacote NLF, que assim se encontram alinhadas com a Decisão nº 768/2008 do Parlamento Europeu e do Concelho, de 9 de julho de 2008. Do conjunto dessas diretivas, o IPQ é responsável pelas seguintes: Recipientes sob pressão simples, Baixa tensão, MID, e instrumentos de pesagem não automáticos.

Ler mais...


Jornadas da Mecânica

A convite da Escola Profissional de Ourém, o IPQ participou no evento JORNADAS DA MECÂNICA, que decorreram no auditório do Centro de Negócios de Ourém, de 23 a 25 de janeiro

Ler mais...


Nanotecnologia – PToNANO na Assembleia da República

Logotipos de Nanoreg e PToNANO

No passado dia 21 de Janeiro, o consórcio PToNANO, constituído pelo Instituto de Soldadura e Qualidade, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, I.P., o Instituto Português da Qualidade I.P., e a Direção-Geral da Saúde, foi recebido em audiência na Assembleia da República pela Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Esta audiência teve como principal objetivo a apresentação das atividades nacionais no âmbito do projeto NANoREG, “A common European Approach to the Regulatory Testing of Nanomaterials” (www.nanoreg.eu).

Ler mais...


Intelligent Transport Systems

O CEN (Comité Europeu de Normalização) e o ETSI (European Telecommunications Standards Institute) confirmaram a edição do primeiro conjunto de normas para a Cooperative Intelligent Transport Systems (C -ITS ). Esta notícia foi lançada no 6º workshop sobre Intelligent Transport Systems, que se realizou em Berlim.

Ler mais...


Passado, presente e futuro do ONS/IMPERALUM

O Organismo de Normalização Setorial - IMPERALUM foi constituído no início da década de 90, por protocolo celebrado pelo IPQ e pela empresa IMPERALUM, produtora de membranas e emulsões betuminosas para impermeabilização. Este ONS tinha como principais missões o acompanhamento da atividade normativa europeia no setor das impermeabilizações, bem como o enriquecimento do acervo normativo português, tanto pela publicação das versões portuguesas das normas europeias desenvolvidas, como através da elaboração de normas nacionais não contempladas nos planos de trabalho europeus. Para tal, assumiu a coordenação da CT 96, já existente e dedicada aos revestimentos de impermeabilização betuminosos, os quais se assumiam como a solução de impermeabilização com maior representatividade nacional.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

1º Encontro Nacional "Nanotecnologia: Legislar para competir"
3 de abril - IPQ – Lisboa

A 3 de abril de 2014, nas instalações do IPQ, irá realizar-se o 1º Encontro Nacional “Nanotecnologia: Legislar para competir”. Neste encontro pretende-se debater a importância da legislação/regulamentação no desenvolvimento responsável das nanociências, nanotecnologias e nanomateriais e o seu impacto no progresso económico e social; promover o diálogo e estabelecer colaborações entre as diversas entidades nacionais envolvidas na inovação e desenvolvimento da Nanotecnologia.

Ler mais...


Encontro Técnico “Proteção dos Recursos Hídricos da Europa – Blueprint – Perspetivas para Portugal”
9 de abril - IPQ – Lisboa

Logotipo da CS04A Comissão Setorial para a Água (CS/04), a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) promovem no dia 9 de abril de 2014, no Auditório do IPQ, um Encontro Técnico subordinado ao tema “Proteção dos Recursos Hídricos da Europa – Blueprint – Perspetivas para Portugal”.

Este encontro tem como objetivo principal apresentar os resultados do ”Blueprint to Safeguard Europe’s Water” e discutir as diferentes perspetivas da sua aplicação em Portugal e tem como destinatários, os Profissionais do Ambiente e da Saúde Pública, Autarcas, Técnicos de Administração Pública Central e Regional, Técnicos de Entidades Municipais, Entidades e Empresas ligadas ao uso da Água, Docentes, Investigadores e Estudantes.

Consulte o programa e inscreva-se.


1st International Conference on Quality Engineering and Management
14 a 16 de setembro - Universidade do Minho – Guimarães

No próximo mês de Setembro, 14-16, vai ter lugar, na Universidade do Minho – Guimarães, a 1st International Conference on Quality Engineering and Management. Esta conferência pretende marcar uma posição de relevo no panorama internacional de conferências na área da Qualidade, juntando, para o efeito, no mesmo evento, a Engenharia da Qualidade e a Gestão da Qualidade, duas áreas que, ao contrário do que é expectável, estão, na maioria das vezes, afastadas.

A conferência conta com reputados e reconhecidos Keynote Speakers internacionais: A. Parasuraman, da University of Miami, Ton van der Wiele, da Erasmus University e Editor do International Journal on Quality and Reliability Management, Greg Watson, da Business Excellence Solutions, e Jens Dahlgaard, da Linköping University e Editor do Total Quality Management and Business Excellence Journal.

Como uma das entidades de referência no contexto da Qualidade em Portugal, o Instituto Português da Qualidade é Parceiro Institucional do evento.

Data limite para submissão de resumos: 15 de Março de 2014

Mais informação em http://icqem.dps.uminho.pt.


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2014
Ferramentas de Melhoria Contínua Lisboa - IPQ 18 a 20 de fevereiro
Auditor / Auditor Coordenador NP 4512 Lisboa - IPQ 14 a 18 de abril
Sistemas de Gestão de Energia Aveiro - AIDA 6 e 7 de maio
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Porto 1º semestre
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Lisboa - IPQ 1º semestre
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ maio
Sistemas de Gestão de Energia Évora 3 e 4 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Viseu 17 e 18 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Covilhã outubro
Sistemas de Gestão de Energia Lisboa - IPQ novembro


Formação “Ferramentas de Melhoria Contínua”
18 a 20 de fevereiro - Lisboa (IPQ)

Já nos próximos dias 18 a 20 de fevereiro, o IPQ irá realizar o curso de formação “Ferramentas de Melhoria Contínua” numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC).

Este curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos e competências para aplicação das técnicas e ferramentas da qualidade e melhoria / resolução de problemas ,demonstrando um claro domínio das mesmas.
No final da formação os participantes obterão um Certificado de Frequência da Formação Profissional, na observância das regras estabelecidas.

Para mais informações, consulte o programa e para obter informações acerca de mais ações de formação deste tipo envie e-mail para formacao@ipq.pt.


Curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512
14 a 18 de abril - Lisboa (IPQ)

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), vai ser promovido um curso de formação de Auditor/Auditor Coordenador segundo a norma portuguesa NP 4512:2012 “Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia. Requisitos”.

Este curso, organizado em duas fases (16 horas + 24 horas) dirige-se tanto a auditores de sistemas de gestão já qualificados (que só terão de frequentar a primeira fase), como a profissionais sem competências de auditoria, que as desejem adquirir em contexto de formação (os quais terão de frequentar as duas fases).

O curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512 realizar-se-á nas instalações do IPQ, Monte de Caparica, nos dias 14 e 15 de abril (Fase 1) e 16, 17 e 18 de abril (Fase 2), das 09:30 às 18:30.
O programa será divulgado brevemente.

Faça já a sua pré-inscrição enviando e-mail para formacao@ipq.pt.


Formação em Gestão de Energia
6 e 7 de maio - Aveiro

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Face ao sucesso das edições do curso de formação de Sistemas de Gestão de Energia organizadas no ano passado, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC) irão realizar mais 5 edições deste curso durante o ano de 2014.

A próxima formação realizar-se-á em Aveiro, nos dias 6 e 7 de maio.

Consulte o programa.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Some problems concerning the use of the CODATA adjusted values of fundamental constants in the definition of measurement units

Revista Metrologia, Vol. 51, 2014, nº 1 - fevereiroEsta comunicação levanta as questões que devem ser consideradas na utilização das constantes fundamentais (c0, h, e, kB, NA),na redefinição das unidades de medida, nomeadamente sobre a utilização dos valores ajustados das constantes do CODATA e o modo como esse ajuste é efetuado.

Ler mais...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Lei orgânica do XIX Governo Constitucional

Decreto-Lei n.º 20/2014. D.R. n.º 28, Série I, de 10 de fevereiro
Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 86-A/2011, de 12 de julho, que aprova a Lei Orgânica do XIX Governo ConstitucionalR. n.º 28, Série I, de 10 de fevereiro.

Lei orgânica do Ministério da Economia

Decreto-Lei n.º 11/2014. D.R. n.º 15, Série I, 22 de janeiro
Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Economia.

Rescisão de contrato de trabalho em funções públicas

Portaria n.º 8-A/2014. D.R. n.º 10, Suplemento, Série I, de 15 de janeiro
Regulamenta o programa de rescisões por mútuo acordo de técnicos superiores a realizar no âmbito da administração direta e indireta do Estado, estabelecendo a sua duração, os requisitos e as condições específicas a aplicar e a tramitação do processo prévio ao acordo de cessação do contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

IRS - tabelas de retenção na fonte para 2014

Despacho n.º 706-A/2014. D.R. n.º 10, Suplemento, Série II, de 15 de janeiro
Tabelas de retenção na fonte 2014.

Segurança e saúde no trabalho

Lei n.º 3/2014. D.R. n.º 19, Série I, de 28 de janeiro
Procede à segunda alteração à Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, e à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 116/97, de 12 de maio, que transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 93/103/CE, do Conselho, de 23 de novembro, relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde no trabalho a bordo dos navios de pesca.

Transporte terrestre de mercadorias perigosas

Decreto-Lei n.º 19-A/2014. D.R. n.º 27, Suplemento, Série I, de 7 de fevereiro
Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 41-A/2010, de 29 de abril, relativo ao transporte terrestre de mercadorias perigosas, transpondo a Diretiva n.º 2012/45/UE, da Comissão, de 3 de dezembro

Direitos dos consumidores

Decreto-Lei n.º 24/2014. D.R. n.º 32, Série I, de 14 de fevereiro
Transpõe a Diretiva n.º 2011/83/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativa aos direitos dos consumidores.

Aprovações de modelo

Despacho n.º 675/2014. D.R. n.º 10, Série II, de 15 de janeiro
Aprovação complementar de modelo n.º 602.12.13.3.19 de Metalúrgica Progresso.

Despacho n.º 676/2014. D.R. n.º 10, Série II, de 15 de janeiro
Aprovação complementar de modelo n.º 602.12.13.3.17 de Metalurgica Progresso.

Despacho n.º 677/2014. D.R. n.º 10, Série II, de 15 de janeiro
Aprovação complementar de modelo n.º 602.12.13.3.18 de Metalúrgica Progresso.

Despacho n.º 1343/2014. D.R. n.º 19, Série II, de 28 de janeiro
Renovação da aprovação de modelo n.º 301.25.13.3.30 de SOLTRAFEGO - Soluções de Trânsito, Estacionamento e Comunicações, S. A.

Despacho n.º 1663/2014. D.R. n.º 23, Série II, de 3 de fevereiro
Aprovação do modelo n.º 301.25.13.3.31 de Fernando L. Gaspar - Sinalização e Equipamentos Rodoviários, S. A.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 837/2014. D.R. n.º 13, Série II, de 20 de janeiro
Qualificação de serviço concelhio de metrologia como organismo de verificação metrológica de Rui Miguel Casimiro Loureiro.

Despacho n.º 1340/2014. D.R. n.º 19, Série II, de 28 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de contadores de água de EPAL Empresa Portuguesa das Aguas Livres, S. A.

.Despacho n.º 1341/2014. D.R. n.º 19, Série II, de 28 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de planímetros e máquinas planimetricas de CTIC - Centro Tecnológico das Industrias do Couro

.Despacho n.º 1342/2014. D.R. n.º 19, Série II, de 28 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de sistemas de gestão de parques de estacionamento de INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores.

Despacho n.º 1344/2014. D.R. n.º 19, Série II, de 28 de janeiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de planímetros e máquinas planimétricas do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

Despacho n.º 1664/2014. D.R. n.º 23, Série II, de 3 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de sistemas de medição contínua e dinâmica de quantidades de líquidos com exclusão de água de PETROTEC.

Despacho n.º 1665/2014. D.R. n.º 23, Série II, de 3 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de instrumentos de medição de radiações ionizantes do Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do Campus Técnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico.

Despacho n.º 2192/2014. D.R. n.º 29, Série II, de 11 de fevereiro
Qualificação de reparador e instalador de contadores de água potável fria n.º 103.60.14.6.001 de FLOW SYSTEMS - Sistemas de Medição de Fluidos, Unipessoal, Lda.

Despacho n.º 2279/2014. D.R. n.º 30, Série II, de 12 de fevereiro
Qualificação de organismo de verificação metrológica de manómetros para pneumáticos de veículos automóveis de PETROASSIST.

Despacho n.º 2280/2014. D.R. n.º 30, Série II, de 12 de fevereiro
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.13.6.140 de TEMPANALISE, Lda.

Despacho n.º 2384/2014. D.R. n.º 31, Série II, de 13 de fevereiro
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.13.6.139 de Electro Reparadora do Pontão.

Legislação Europeia

Ecodesign e rotulagem energética

Comunicação 2014/C 22/17-31, JO C 22, de 24 de janeiro
Comunicação da Comissão no âmbito da aplicação do Regulamento (CE) n. ° 244/2009 da Comissão, de 18 de março de 2009 , que dá execução à Diretiva 2005/32/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para as lâmpadas domésticas não direcionais, alterado pelo Regulamento (CE) n. ° 859/2009 da Comissão, de 18 de setembro de 2009 , no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para a radiação ultravioleta das lâmpadas domésticas não direcionais, do Regulamento Delegado (UE) n. ° 874/2012 da Comissão, de 12 de julho de 2012 , que complementa a Diretiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita à rotulagem energética das lâmpadas elétricas e luminárias e do Regulamento (UE) n. ° 1194/2012 da Comissão, de 12 de dezembro de 2012 , que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para as lâmpadas direcionais, as lâmpadas de díodos emissores de luz e os equipamentos conexos [Publicação dos títulos e referências dos métodos de medição transitórios para aplicação do Regulamento (CE) n. ° 244/2009 da Comissão, com a redação dada pelo Regulamento (CE) n. ° 859/2009 da Comissão, pelo Regulamento Delegado (UE) n. ° 874/2012 da Comissão e pelo Regulamento (UE) n.° 1194/2012 da Comissão].

Recipientes sob pressão

Comunicação 2014/C 22/1-16, JO C 22, de 24 de janeiro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 97/23/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de maio de 1997, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros sobre equipamentos sob pressão..

 
     
  Sabia que...
 
 
 

AnelEm 1986, foi editada a Norma Internacional - ISO 8653, que tem como objetivo, especificar o método de medição do tamanho dos anéis, no que concerne a joalharia

Já verificou com certeza que quando quer comprar, alargar ou apertar um anel, os joalheiros utilizam uns pequenos aros de várias dimensões que lhe vão colocando no dedo até encontrar a sua real dimensão e posteriormente colocam-nos num cone em metal para confirmar a sua medida.

Cone para medir perímetro de anelAros para verificar perímetro de anelEsta norma veio beneficiar os clientes, assim como os profissionais do ramo evitando por exemplo, que as diferenças nas medidas entre equipamentos de joalharia e do fabricante gerem perdas de tempo e também custos de transporte, devolução de entrega de peças, para além do retrabalho na produção.

Se pretender saber mais sobre esta norma proceda à sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt.
  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
fevereiro
18 a 20|Formação em Ferramentas de Melhoria Contínua,
Lisboa, Portugal
 
26 e 27|Formação em Sistemas de Gestão de Energia,
Aveiro, Portugal
 
março
25 e 26|Standards Days,
Bruxelas, Bélgical
 
24 a 28|I-ESA'2014 conference - Interoperability for Entreprises Systems and Applications (CEN/CENELEC),
Albi, França
 
abril
3 |1º Encontro Nacional "Nanotecnologia: Legislar para competir"
Monte de Caparica, Portugal
 
9 |Comissão Setorial para a Água (IPQ e CS/04) - Encontro Técnico: Blueprint – Plano para preservar os recursos hídricos da Europa – Perspetivas para Portugal
Monte de Caparica, Portugal
 
14 |Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - visitas guiadas à exposição "Pesos e Medidas em Portugal"
Monte de Caparica, Portugal
 
14 a 18|Curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512
Monte de Caparica, Portugal
 
maio
16|Comissão Setorial para a Água (IPQ e CS/04) - Workshop: Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água
Albufeira (AHETA), Portugal
 
6 e 7|Formação em Gestão de Energia
Aveiro, Portugal
 
junho
3 a 5|6th ITU Kaleidoscope academic conference (ITU)
São Petesburgo, Rússia
 
setembro
14 a 16|1st International Conference on Quality Engineering and Management
Universidade do Minho – Guimarães
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

fevereiro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM FEVEREIRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
Participação na reunião do projeto ENV05 Ocean Metrology for ocean salinity and acidity  

Decorreu nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Teddington, a reunião do projeto ENV05-OCEAN, que contou com a participação do coordenador do projeto, do PTB, parceiros envolvidos: LNE, INRiM, IPQ, JRC, SYKE, MKEH, NPL, SMU, UT, REG, e dos colaboradores: CCMM e University of Plymouth, IFREMER.

 
 
Reunião EURAMET/METCHEM do subcomité de Análise Eletroquímica – SCEA meeting.
Reunião EURAMET/METCHEM dos subcomités de Análise Inorgânica e de Análise Eletroquímica – SCIA/SCEA Joint meeting
 

A reunião anual dos grupos SCIA/SCEA da EURAMET/METCHEM decorreu no dia 5 Fevereiro em Teddington, esta reunião conjunta precedeu a reunião de cada um dos grupos individualmente. Sendo que o IPQ participou na reunião do subcomité de Análise Eletroquímica – SCEA e também na reunião conjunta.

Ambas as reuniões contaram com a participação de 16 representantes de vários Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM), bem como de representantes de diversos comités na área, nomeadamente EURACHEM, CCQM-EAWG e IUPAC. Teve como objetivos principais a revisão dos projetos em curso, as propostas para a submissão de novos projetos; o ponto da situação das capacidades de medição e calibração.

 
 
15ª Reunião do EURAMET/METCHEM Gas Working Group
Reunião Plenária do Comité Técnico Metrology in Chemistry
 

A 15th Meeting of EURAMET/METCHEM Gas Working Group teve lugar em Teddington, em Inglaterra, a 5 de fevereiro. Esta reunião contou com a participação de 26 representantes de vários Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM), na área dos gases e teve como objetivos principais: revisão dos projetos ativos e proposta de novos projetos; informação sobre a reunião CCQM – GAWG em Pretoria; ponto da situação das capacidades de medição e calibração (CMC) submetidas no ciclo XV; Representação do KCWG; ponto da situação do Programa EMPIR - EMPIR Industry call.

A Reunião plenária do Comité Técnico Metrology in Chemistry realizou-se a 6 e 7 de fevereiro. Esta reunião contou com a participação de cerca de 40 representantes da Metrologia Química, dos vários LNM, e teve como objetivos principais: Visão estratégica da EURAMET; Questões relevantes do CIPM, BIPM e JCRB; Oportunidades do EMPIR para I&D e para Centros de Metrologia Europeus; divulgação do relatório EURAMET TC Chairs e do relatório EURAMET QM CMCs; apresentação do relatório de atividades EURAMET por parte do responsável de cada grupo de trabalho; ponto da situação do CCQM; Atualização da estratégia do CCQM e Programa de Metrologia Química do BIPM para 2016-2019; apresentação dos relatórios dos vários grupos CCQM WG; EMPIR Industria – Propostas PRT; apresentação das atividades da EURACHEM – 25 anos.

 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição