Edição 105, dezembro 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do ME
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Primeiros padrões portugueses do Sistema Métrico Decimal têm 200 anos

Mestra de volumes cilíndricos O Instituto Português da Qualidade (IPQ) vai realizar, no dia 18 de dezembro, o Encontro “200 anos do sistema métrico em Portugal: a Reforma Metrológica de D. João VI”.

Este evento tem como objetivo principal celebrar o 2º centenário da criação dos primeiros padrões portugueses do Sistema Métrico Decimal por ordem do Príncipe Regente que veio a reinar sob o nome de D. João VI.

Efetivamente, foi há 200 anos, em 20 de dezembro de 1814, que se soube que a reforma dos pesos e medidas baseada no Sistema Métrico Decimal tinha sido aprovada pelo Príncipe Regente e que este ordenara que passassem imediatamente a fazer fabricar os padrões dos novos pesos e medidas.

Não podendo deixar de assinalar esta efeméride, o IPQ organiza este Encontro no próximo dia 18, no qual poderemos ficar a conhecer melhor a criação do Sistema Métrico Decimal, o contexto da sua introdução no nosso país e os nomes então atribuídos a essas medidas, tão diferentes dos que hoje conhecemos e utilizamos.

Convidamos todos a associarem-se a esta celebração. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

Consulte o programa e inscreva-se para o endereço: eventos@ipq.pt.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 

FCT Newsletter

FCT Newsletter

 

FCT Newsletter, outubro 2014, nº11.

A FCT newsletter é uma publicação eletrónica, produzida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As edições anteriores estão acessíveis para consulta a partir do sítio web da FCT Newsletter

Consulte esta publicação.


CalLab Magazine - The International Journal of Metrology

CalLab Magazine vol 21 n.4 CalLab Magazine vol 21 n.4

Foi publicada no último trimestre a mais recente edição da revista CalLab Magazine The International Journal of Metrology.

Esta publicação trimestral trata assuntos relacionados com a metrologia e calibração, dando informação sobre inúmeros eventos relacionados com estas atividades. Está associada a um blog que disponibiliza um fórum para discussão de assuntos relacionados com estes tópicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma comunidade online de calibração.

Os números anteriores da revista podem ser consultados no sítio web da revista.

Leia todo o conteúdo, clicando aqui.

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Alteração aos Estatutos do IPQ
Portaria n.º 258/2014, de 12 de dezembro

Portaria nº 258/2014A Lei Orgânica do Ministério da Economia, aprovada pelo Decreto -Lei n.º 11/2014, de 22 de janeiro, determinou a extinção das direções regionais da economia (DRE), sendo as suas atribuições, nos domínios da qualidade e metrologia, integradas no Instituto Português da Qualidade, I. P. (IPQ, I. P.).

Tornou-se, assim, necessário, com a publicação Decreto-Lei n.º 80/2014, de 15 de maio, proceder à alteração do Decreto -Lei n.º 71/2012, de 21 de março, que aprovou a orgânica do IPQ, I. P., de forma a contemplar as atribuições anteriormente exercidas pelas DRE, nos domínios da qualidade e metrologia, previstas no Decreto Regulamentar n.º 58/2007, de 27 de abril, que aprovou a orgânica daquelas entidades.

Com a publicação da Portaria n.º258/2014, de 12 de dezembro, procedeu-se agora às necessárias adaptações dos estatutos do IPQ, I. P., aprovados pela Portaria n.º 23/2013, de 24 de janeiro, de forma a reflectir as novas atribuições do IPQ, I.P., na sua organização interna e contemplando as competências da respetiva unidade orgânica das DRE, determinadas pela Portaria n.º 537/2007, de 30 de abril.

Ler mais...


25ª Reunião da Conferência Geral dos Pesos e Medidas

25ª CGPMA 25ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) ocorreu no Palácio dos Congressos em Versailles, de 18 a 20 Novembro de 2014. Reuniu os delegados dos governos dos Estados Membros e uma presença numerosa dos países Associados/observadores da CGPM.

A CGPM reúne de 4 em 4 anos e é o órgão máximo da Convenção do Metro de que Portugal é signatário fundador (1875).

O IPQ participa na qualidade de Membro e Membro Observador nos trabalhos dos Comités Consultivo, os fóruns metrológicos mais relevantes em cada um dos diferentes domínios metrológicos, nos domínios da termometria, quantidade de matéria, massa e grandezas derivadas, eletricidade e magnetismo e acústica. Portugal participa também com o IST-LMRI no domínio das radiações ionizantes.

Ler mais...


Gestão de Projetos - Um desafio para as Organizações

As Organizações dispõem dum vasto acervo normativo, focado essencialmente nas operações de negócio. A normalização tem contribuído decisivamente para a melhoria da qualidade dessas operações através da certificação dos diferentes sistemas de gestão da qualidade, repetimos, todos eles virados para as operações correntes. Podemos dizer que tem sido tratada exaustivamente a forma como as empresas e instituições trabalham no dia-a-dia.

E quanto à forma como as Organizações se preparam para o amanhã? Como estamos a garantir que é assegurada a qualidade da gestão dos projetos destinados a criar novos produtos e serviços, novas formas de trabalharmos e de nos organizarmos? Como estão as Organizações, públicas e privadas, a garantir que os milhões de euros canalizados para o investimento e para a inovação, de que o País tanto necessita, são geridos com base em critérios de eficácia? Em suma, porque estão as Organizações mais preocupadas com a qualidade da gestão do hoje em detrimento da qualidade da gestão do amanhã?


Ler mais...


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

NP 4525:2014 – Postos de enchimento de gás natural. Estações de GNC para abastecimento de veículos
A referida norma compreende o projeto, construção, operação, manutenção e inspeção dos postos de enchimento de Gás Natural Comprimido (GNC), incluindo o equipamento e dispositivos de segurança e controlo.

NP EN 71-4:2014 – Segurança de brinquedos. Parte 4: Conjuntos de experiências químicas e atividades relacionadas
A presente norma visa a redução dos riscos e perigos para a saúde de uma criança quando os conjuntos de experiências que envolvem experiências com produtos químicos são utilizados do modo para que foram concebidos ou de um modo previsível, tendo em conta o comportamento das crianças.

NP EN 752:2014 – Sistemas públicos de drenagem de águas residuais
A presente Norma estabelece objetivos para os sistemas públicos de drenagem de águas residuais. Especifica os requisitos funcionais para atingir esses objetivos e os princípios para as atividades estratégicas e políticas relativas ao planeamento, à conceção e dimensionamento, à instalação, à operação, à manutenção e à reabilitação.

NP EN 13237:2014 – Atmosferas potencialmente explosivas. Termos e definições para equipamentos e sistemas de proteção destinados a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas
Esta Norma específica, os termos e definições (vocabulário) a ser usados em normas que tratem do equipamento e sistemas de proteção concebidos para serem usados em atmosferas potencialmente explosivas.

NP EN ISO 15189:2014 – Laboratórios clínicos. Requisitos para a qualidade e competência
Esta Norma especifica os requisitos para a qualidade e competência dos laboratórios clínicos. Pode ser utilizada pelos laboratórios clínicos no desenvolvimento dos seus sistemas de gestão da qualidade e na avaliação da sua própria competência. Pode igualmente ser utilizada para confirmação e reconhecimento da competência dos laboratórios clínicos pelos utilizadores dos laboratórios, autoridades reguladoras e pelos organismos de acreditação.


IPQ: Peer Review ao LNM

Logotipos dos Organismos Envolvidos

 


No âmbito do projeto EURAMET 1123 - On Site Peer Review, coordenado pelo IPQ, em parceria com o Centro Español de Metrologia - CEM (Espanha) e com o Istituto Nazionale di Ricerca Metrologica - INRIM (Itália), realizou-se nos dias 25 e 26 de novembro mais uma Peer Visit ao Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ, de acordo com os referenciais normativos EN ISO/IEC 17025 e ISO Guide 34, e considerando as áreas técnicas Dimensional, Temperatura e Vibrações.

Este projeto de auditorias conjuntas aos Sistemas de Gestão da Qualidade dos LNM, com uma periodicidade anual, teve início em outubro de 2009 e tem por objetivo apoiar os processos de desenvolvimento e melhoria dos Laboratórios Nacionais de Metrologia e proporcionar um melhor reconhecimento internacional, estabelecendo e reforçando a confiança no cumprimento dos requisitos do Acordo de Reconhecimento Mútuo (CIPM-MRA) assinado em 1999 pelos Signatários da Convenção do Metro.

Como conclusão destaca-se o facto de a equipa ter considerado que as constatações identificadas, não põem em causa a conformidade do Laboratório Nacional de Metrologia com o CIPM-MRA.


Visita ao Laboratório de Volume da Artel

Visita ao Laboratório de Volume da Artel Realizou-se de 1 a 5 de dezembro uma visita ao Laboratório de Volume da Artel, localizado em Portland-Maine, EUA, na sequência de um convite de George Rodrigues - Presidente do Grupo de Trabalho 4 do Comité Técnico 48 da ISO – Equipamento de Laboratório, à responsável do Laboratório do Volume do IPQ, Elsa Batista.

Na sequência desta visita, foi demostrado grande interesse por parte da Artel em colaborar com o IPQ no âmbito do desenvolvimento de novas metodologias de calibração de microvolume e microcaudal, nomeadamente na utilização do método fotométrico descrito na norma ISO 8655-7 – “Piston-operated volumetric apparatus —Part 7: Non-gravimetric methods for the assessment of equipment performance”.

Mais informações sobre a Artel poderão ser consultadas em www.artel-usa.com.


Organizações europeias e japonesas de normalização reforçam cooperação

Foto dos Presidentes das organizações europeias e japonesas de normalizaçãoOs Presidentes das organizações europeias e japonesas de normalização assinaram um acordo de cooperação no passado dia 13 de novembro em Tóquio.

O Acordo de Cooperação entre o CEN, CENELEC e JISC fornece um novo quadro de colaboração que facilitará as trocas comerciais entre a Europa e o Japão.

Ler mais...


"Workshop on EU Construction Products Regulation", em Israel

Nos dias 24 e 25 de novembro, decorreu em Israel – Tel Aviv, o “Workshop on EU Construction Products Regulation”, realizado no âmbito do programa TAIEX.

Ler mais...


CEN TC de Chaminés reúne no IPQ

Nos passados dias 18 e 19 de novembro, realizou-se nas instalações do IPQ a reunião plenária do CEN TC 166 “Chimneys”, reunião organizada pelo Organismo Norueguês de Normalização (SN). Este Comité Técnico do CEN desenvolve atividade normativa no âmbito dos produtos, acessórios e ensaios de chaminés quer domésticas quer industriais, em cerâmica, betão ou metálicas. Este TC é coordenado pelo Dr. Peter Ortner e secretariado pelo Instituto Austríaco de Normalização e a sua estrutura de funcionamento é constituído por uma Subcomissão e cinco grupos de trabalho.

Ler mais...


1.º Seminário: Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias

Logotipo do JRP SIB60 SurveyingRealizou-se no passado dia 21 de novembro, o 1º seminário subordinado ao tema: “Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias”.
Fotografia do Evento

 

A sessão de abertura contou com a presença do Vogal do Conselho Diretivo do IPQ, Eng.º. Ricardo Fernandes e com o Coordenador do Projeto EMRP- SIB60: Metrology for Long Distance Surveying, Dr. Florian Pollinger do PTB (Alemanha).

Assistiram ao seminário mais de 50 cientistas nacionais e internacionais, pelo que consideramos que este foi um passo marcante de divulgação dos trabalhos do projeto e de intercâmbio sobre este domínio metrológico, abrindo portas a nível europeu para a continuação de novos desenvolvimentos científicos e tecnológicos, no que respeita ao levantamento topográfico e medição de longas distâncias.

Ler mais...


Rastreabilidade de Explosivos

A Rastreabilidade dos produtos explosivos para os utilizadores será uma obrigatoriedade legal a partir de 5 de abril do próximo ano. Estas exigências estão definidas pelos DL 265/2009 e DL 33/2013 e resultam de transposições de diretivas europeias. A mais recente alteração decorre da diretiva 2014/28/EU, de 26 de fevereiro, que procede à harmonização da legislação dos Estados-Membros respeitante à colocação no mercado e ao controlo dos explosivos para utilização civil (reformulação).

Ler mais...


Qualidade e Segurança nos Cuidados de Enfermagem

Logotipos das entidades promotoras

 

 

 

Realizou-se no passado dia 27 de novembro o Seminário “Qualidade e Segurança nos Cuidados de Enfermagem”.
Este evento, promovido pelo Instituto Português da Qualidade, CS/09 - Comissão Setorial para a Saúde, Ordem dos Enfermeiros e Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, teve lugar no Auditório Comum da Escola Superior de Enfermagem e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Parque das Nações, e contou com a presença de mais de 300 participantes.

Ler mais...


Fórum Metrologia - "Estratégia e Desafios no Contexto Nacional da Metrologia Científica e Aplicada"

Logotipo do Fórum MetrologiaNo dia 28 de novembro, teve lugar, no IPQ, o Fórum da Metrologia dedicado ao tema "Estratégia e Desafios no Contexto Nacional da Metrologia Científica e Aplicada”.

Este Fórum constitui um espaço de partilha, reflexão e debate sobre a componente Metrológica do Sistema Português da Qualidade (SPQ).

Foram abordados a estratégia e os desafios no contexto nacional da metrologia científica e aplicada, de forma a envolver e a sensibilizar a comunidade científica para os aspetos metrológicos inerentes às atividades de investigação e de desenvolvimento científico, perspetivando o intercâmbio de recursos científicos relevantes para a permanente evolução da metrologia no contexto nacional.

Ler mais...


“Estruturas Metálicas” reúne no IPQ

Nos passados dias 1 e 2 de dezembro, realizou-se nas instalações do IPQ a 27ª Reunião Anual do Comité Técnico 135 do Comité Europeu de Normalização (CEN/TC 135 - Execução de Estruturas em Aço e Alumínio). Esta reunião contou com a presença de 26 membros de diversos países europeus nomeadamente: Alemanha, França, Republica Checa, Itália, Áustria, Noruega, Holanda, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Grécia, Eslovénia, Dinamarca, Hungria e Portugal e ainda com a presença de dois membros da Comissão Europeia.

Ler mais...


Norma de requisitos para um Sistema de Gestão da Conciliação entre Vida Profissional, Familiar e Pessoal

No âmbito da atividade da CT 179 – Organizações Familiarmente Responsáveis – tiveram recentemente início os trabalhos para elaboração de uma futura norma de requisitos para um Sistema de Gestão da Conciliação entre Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

Ler mais...


Formação em "Implementação de Sistemas de Gestão da IDI"

Logotipos do IPQ COTEC e APQ

Integrado no plano de formação calendarizado para o ano de 2014, realizou-se nos dias 25 e 26 de novembro a primeira edição do curso de “Implementação de Sistemas de Gestão da IDI”, organizado pelo IPQ em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal).

Ler mais...


Reunião sobre o Balanço nacional da aplicação do Regulamento (CE) 764/2008

Decorreu, no passado dia 21 de novembro, nas instalações do IPQ uma reunião, com o objetivo de proceder ao balanço da aplicação do Regulamento (CE) n.º 764/98 em Portugal, relativamente ao ano 2014 e a sua relação com as Diretivas 98/34/CE e 98/48/CE.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

International Congress of Metrology
21 a 24 de setembro de 2015 - Paris
15 de dezembro de 2014 - prazo limite para o Call for papers

Logotipo do International Congress of Metrology

Acaba hoje, 15 de dezembro, o prazo do Call for papers para o próximo Congresso Internacional de Metrologia, CIM 2015, que se realiza em Paris, de 21 a 24 de setembro de 2015.

A submissão de comunicações deverá ser efetuada considerando, entre outros, os seguintes tópicos:

  • Metrology for the future
  • ISO 9001:2015 requirements
  • Safety and metrology in food industry
  • Nanotechnologies
  • Metrology in pharmaceutical and biological environment

Consulte a press release e o call for papers.

Pode obter mais informação em:
info@cfmetrologie.com
www.metrologie2015.com/index-en.html



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Interferometria laser aplicada à investigação em Medicina Dentária

Um dos passos fundamentais na Medicina Dentária é a reprodução das estruturas duras e moles da cavidade oral. O sucesso dos materiais de reprodução em Medicina Dentária depende de vários fatores, destacando-se entre eles a sua estabilidade dimensional e o seu detalhe. Os materiais com maior precisão e mais utilizados são os silicones de adição e os poliéteres[1]. Torna-se assim importante encontrar um método rigoroso de avaliação dimensional, que valide os materiais utilizados pelos clínicos.

O laser interferométrico como sistema de medições lineares por interferometria permite-nos realizar medições de distâncias com incertezas de medição na ordem da décima de micrometro. O valor medido é apresentado no mostrador digital do sistema interferométrico e corresponde à distância em medição.

O objetivo principal deste trabalho, consiste em validar a utilização do sistema laser interferométrico, baseado no Interferómetro de Michelson, como um método de medição em investigação na área da Medicina Dentária.

Ler artigo (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Estatutos do Instituto Português da Qualidade

Portaria n.º 258/2014 - Diário da República n.º 240/2014, Série I de 12 de dezembro
Primeira alteração à Portaria n.º 23/2013, de 24 de janeiro, que aprova os estatutos do Instituto Português da Qualidade, I.P.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 14259/2014 - Diário da República n.º 229/2014, Série II de 26 de novembro
Qualificação de organismo de verificação metrologica de contadores de gás e dispositivos de conversão de volume para uso doméstico, comercial e das industrias ligeiras do ISQ.

Aprovação de modelo

Despacho n.º 14544/2014 - Diário da República n.º 233/2014, Série II de 2 de dezembro
Aprovação de modelo n.º 601.42.14.3.25 de MGES - Equipamentos e Serviços Auto, Lda.

Despacho n.º 15038/2014 - Diário da República n.º 239/2014, Série II de 11 de dezembro
Renovação da aprovação de modelo n.º 301.25.14.3.21 de OCTAL, S. A.

Verificação periódica de taxímetros

Despacho n.º 15039/2014 - Diário da República n.º 239/2014, Série II de 11 de dezembro
Verificação periódica de taxímetros.

Legislação Europeia

Instrumentos de Medição

Comunicação 2014/C 443/01, de 11 de dezembro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2004/22/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos instrumentos de medição [Publicação das referências a documentos normativos elaborados pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) e da lista das partes desses documentos correspondentes aos requisitos essenciais (em conformidade com o artigo 16.o, n.o 1, da diretiva)].

Comunicação 2014/C 443/02, de 11 de dezembro
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2004/22/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos instrumentos de medição (Retirada da publicação das referências a documentos normativos elaborados pela Organização Internacional da Metrologia Legal — OIML e da lista das partes desses documentos correspondentes aos requisitos essenciais).

Produtos de Construção
Regulamentos delegados:

Regulamento Delegado (UE) n.o 1291/2014 da Comissão, de 16 de julho de 2014, relativo às condições de classificação, sem ensaio prévio, dos painéis à base de madeira em conformidade com a norma EN 13986 e dos painéis e revestimentos de madeira maciça em conformidade com a norma EN 14915 no que diz respeito à sua capacidade de proteção contra o fogo quando utilizados para revestimentos de paredes e tetos.

Regulamento Delegado (UE) n.o 1292/2014 da Comissão, de 17 de julho de 2014 , relativo às condições para a classificação, sem a realização de ensaios, de certos pavimentos em madeira não revestidos, em conformidade com a norma EN 14342, no que diz respeito à sua reação ao fogo.

Regulamento Delegado (UE) n.o 1293/2014 da Comissão, de 17 de julho de 2014 , relativo às condições de classificação, sem necessidade de ensaios, perfis e redes metálicas para revestimentos interiores abrangidos pela norma harmonizada EN 13658-1, perfis e redes metálicas para revestimentos exteriores abrangidos pela norma harmonizada EN 13658-2 e cantoneiras e perfis metálicos abrangidos pela norma harmonizada EN 14353, no que diz respeito à sua reação ao fogo.


 
     
  Sabia que...
 
 
 

ISO 1A primeira norma da Organização Internacional de Normalização – ISO – foi editada em 1951 e trata de “Geometrical Product Specifications”?

Nessa altura a ISO/R 1 foi editada como recomendação “R”. Desde então, a norma foi revista por diversas vezes e agora é denominada por: ISO 1:2002 - Geometrical Product Specifications (GPS) - Standard reference temperature for geometrical product specification.

Desde então foram editadas mais de 19 500 normas que cobrem todos os aspetos da tecnologia, dos negócios e da sociedade.

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
dezembro
18|Encontro "200 anos do Sistema Métrico em Portugal"
Lisboa (IPQ), Portugal
 
março
4|Seminário "Políticas Económicas da Águal"
Lisboa (IPQ), Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

dezembro
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Comités do CEN sem acompanhamento

 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM DEZEMBRO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
Reunião do Grupo de Trabalho da Força do CCM (CCM-WGF)  

Decorreu em Kajaani, na Finlândia, de 10 a 12 de novembro a reunião do grupo de trabalho da Força (WGF) do CCM (Comité Consultivo para a Massa e Grandezas Derivadas). Esta reunião contou com a participação de 20 representantes de Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) de 15 países. Teve como objetivo principal, para as áreas da Força e Binário, a apresentação do ponto de situação das várias comparações-chave do CIPM e dos vários RMO (Organizações Metrológicas Regionais) assim como de comparações bilaterais. Foram também analisadas e discutidas futuras comparações-chave do CIPM.

 
Reunião do grupo de trabalho da Diretiva Baixa Tensão  

Realizou-se em 28 de outubro, no centro Albert Bourchette em Bruxelas, a 19ª reunião do grupo de trabalho Diretiva de baixa tensão (Diretiva nº 2006/95/CE).

 
Workshop sobre a transposição da Diretiva 2014/35/UE relativa à harmonização da legislação dos Estados-Membros respeitante à disponibilização no mercado de material elétrico destinado a ser utilizado dentro de certos limites de tensão.  

A directiva 2014/35/UE foi publicada no JOUE de 26 de Fevereiro de 2014 e os Estados-Membros devem transpor esta directiva para a legislação nacional até 19 de abril de 2016.

A fim de facilitar a transposição coerente da directiva em toda a UE e outras partes interessadas para compreender melhor as novas obrigações impostas pela directiva, a Comissão organizou no final de outubro em Bruxelas um workshop, que foi aberta aos Estados-Membros, Grupo de Trabalho da diretiva, e observadores.

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Norma Portuguesa
Segurança e saúde do trabalho. Valores-limite e índices biológicos de exposição profissional a agentes químicos.

Promoção da norma NP 1796:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição