Edição 109, abril 2015 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do ME
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Cooperação de Portugal com Cabo Verde

Com o apoio da União Europeia, abre-se uma nova janela na área da Qualidade

Cooperação de Portugal com Cabo Verde
















No desenvolvimento de uma parceria entre o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o seu congénere de Cabo Verde, o Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGQPI), com o apoio da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, decorreu na Cidade da Praia uma primeira missão entre os dias 23 e 27 de março. Esta missão teve lugar no quadro do Orçamento-Programa em curso para a convergência técnica e normativa, um dos pilares da Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde. Trata-se de facilitar a convergência de Cabo Verde relativamente às normas técnicas, diretivas, regulamentos e práticas da União Europeia. A Qualidade foi considerada uma das áreas prioritárias por Cabo Verde, juntamente com a Segurança Alimentar e os Produtos Farmacêuticos.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 

Publicação Oficial de Documentos Normativos do IPQ

Documentos normativos relevantes editados recentemente

A Publicação Oficial de Documentos Normativos do IPQ decorre da sua competência enquanto Organismo Nacional de Normalização.

É uma publicação mensal e nela poderá consultar as listas das normas e dos projetos nacionais, europeus e internacionais editados e anulados naquele período.

 
 

  Ir para o topo  
     
     
 

 

Destaques


Avaliação do SGQ do IPQ-LNM no TC-Quality

Avaliação do SGQ do IPQ-LNM no TC-Quality

 

Em 1999, Portugal através do IPQ assinou o “Acordo de Reconhecimento Mútuo dos Padrões Metrológicos Nacionais e dos Certificados de Calibração e de Medição emitidos pelos Laboratórios Nacionais de Metrologia” (MRA). Este acordo vincula os Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) dos países signatários a participarem em comparações internacionais de padrões e a implementarem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de demonstração de competência. Nestes termos, o Laboratório Nacional de Metrologia (IPQ-LNM) tem implementado um SGQ em conformidade com a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 e o Guia ISO 34:2009.
O TC-Quality é um dos comités da EURAMET sendo o responsável pelo desenvolvimento do conhecimento sobre a implementação do SGQ dos LNM e Institutos Designados (DI) Europeus, bem como pelo seu acompanhamento e monitorização através da revisão por pares.
Decorreu de 18 a 19 de março, em Praga na República Checa, a 10ª reunião plenária do Comité Técnico da EURAMET para a área da Qualidade, tendo sido precedida pela 10ª reunião do Steering Comité (SC), grupo de trabalho responsável pela análise prévia do relatório do SGQ dos LNM e DI e preparação de propostas a colocar na sessão plenária. De acordo com os procedimentos deste grupo de trabalho o acompanhamento do SGQ dos LNM e DI é demonstrado através de apresentações de relatórios iniciais, de reavaliação ou anuais, em função do histórico de cada SGQ.
Nesta reunião, o IPQ-LNM submeteu o seu relatório anual tendo sido plenamente aceite pelo SC, dando-se assim cumprimento ao requisito necessário de demonstração da adequação e manutenção do SGQ segundo o referencial da Qualidade NP EN ISO/IEC 17025:2005, em conformidade com o MRA do Comité Internacional de Pesos e Medidas (CIPM).
Para este resultado de avaliação, contribuiu fortemente a realização da peer review em 2014, ao IPQ-LNM, inserida no projeto EURAMET # 1123 – On site peer review. Este projeto, iniciado em 2009, com uma periodicidade anual, inclui também o CEM (Espanha) e o INRIM (Itália) tendo-se realizado, até à data, 18 peers a cada LNM, envolvendo o SGQ e domínios laboratoriais com Capacidades de Medição e de Calibração (CMC), publicadas ou a publicar na base de dados KCDB-CMC do BIPM. No âmbito deste projeto, foi realizada uma apresentação pelo IPQ-LNM de divulgação das avaliações por pares realizadas ao longo do tempo de vida deste projeto.

 

Normalização para DRONES

Normalização para DRONES





 

Quando vemos o aumento da procura dos drones civis e o interesse que estes equipamentos suscitam para o controle de fronteiras, incêndios florestas, pescas, deteção e cartografia de catástrofes naturais, ações de salvamento, inspeção de oleodutos e gasodutos, regulação de tráfego, aviação, sem esquecer as perspetivas que se abrem, com a livre circulação de mercadorias, e a enorme possibilidade da sua utilização para fins menos benéficos, é altura de parar e perceber que a intervenção da normalização internacional é imprescindível, para definir os requisitos de fabrico e utilização.
A Organização Internacional de Normalização – ISO – criou uma Subcomissão específica para aeronaves não tripuladas (drones), no âmbito do seu Comité Técnico TC 20 – Aeronáutica e Espaço.
O secretariado da Subcomissão é assegurado pela ANSI (Organismo Americano de Normalização), na pessoa de Cortney Robinson, diretor da Infraestrutura de Aviação Civil dos Estados Unidos.
O IPQ, encontra-se a efetuar o acompanhamento deste tema, através da CT 190 - Aviação, Espaço e Defesa, com o grupo de trabalho Sistemas de Aeronaves Remotamente Tripuladas (RPAS).

Leia mais aqui ISO

 

 

Prémio Normalização

Prémio NormalizaçãoO IPQ acabou de lançar, pela segunda vez consecutiva o “Prémio Normalização”.
Este prémio tem o intuito de reconhecer o trabalho dos peritos que desenvolvem trabalho normativo, num compromisso e numa partilha de conhecimento, centrado na inovação e na construção de um mundo mais seguro e mais responsável.
Este prémio, destina-se a ser atribuído anualmente às Comissões Técnicas (CT) cujo desempenho se destaque pelo seu especial contributo para o desenvolvimento e promoção da Normalização Portuguesa associado a um exemplo de Boas Práticas e evidenciando o cumprimento das Regras e Procedimentos da Normalização Portuguesa.
O Prémio Normalização será atribuído pelo IPQ, com base numa auto proposta das Comissões Técnicas (CT) ou sob proposta do seu Organismo de Normalização Setorial (ONS) ou dos Organismos Gestores de Comissão Técnica (OGCT), que deverá entrar no Departamento de Normalização do IPQ até dia 31 de julho de 2015.
Em 2014 o vencedor do Prémio Normalização foi a CT 144 - Serviços Turísticos - cuja coordenação é do Turismo de Portugal, IP.

 

 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito dos documentos normativos portugueses recentemente editados, destacamos pela sua relevância, um conjunto de três normas no âmbito da sustentabilidade das obras de construção:

NP 4459:2015  - Fotografia. Vocabulário. Câmera e Equipamento Fotográfico – Imagem Analógica, Emulsões Sensíveis e Processamento Químico – Imagem Digital –
Armazenamento de Fotografias
Mais do que um simples vocabulário, este texto pretende providenciar ao utilizador o descritivo genérico do conteúdo de cada termo, de forma a dotá-lo com a informação necessária para a sua compreensão. Do que resulta um tratamento mais extensivo de alguns termos, visando o equilíbrio entre o significado literal estritamente técnico e a sua descrição em linguagem comum.

NP 4520:2015 - Turismo de Ar Livre. Atividades de Turismo de Natureza

A presente Norma tem por objetivo promover práticas ambientais de excelência, melhorar a qualidade da oferta e a segurança das atividades de turismo de ar livre. Esta Norma destina-se a ser aplicada pelos agentes de animação turística que exerçam atividades de turismo de ar livre reconhecidas como turismo de natureza, nos termos da legislação em vigor.

Reunião da TC 48 da ISO e do TC 332 do CEN

Reunião da TC 48 da ISO e do TC 332 do CEN

Realizaram-se de 9 a 12 de março de 2015, no IPQ, as reuniões do TC 48 da ISO e do TC 332 do CEN, ambos sobre Vidraria de laboratório, que contaram com a presença de cerca de 20 participantes de várias nacionalidades. Estes dois comités técnicos têm como objetivo a elaboração e revisão de normas relacionadas com a medição de volume, estando neste momento a ser realizada a revisão da Norma ISO 8655 (partes 1-7) para a calibração de micropipetas, sendo o IPQ o coordenador da revisão da parte 1 e participante na revisão das restantes 5 partes.

Desde 2010, o IPQ participa regularmente nestas reuniões, sendo Portugal membro participante em ambos os TC. A APORMED é o Organismo de Normalização Setorial, qualificado pelo IPQ neste domínio, e coordenador da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 87 - “Tecnologias para a Saúde”.

Durante as reuniões, foi proposta como Norma Internacional (ISO), a Norma Portuguesa - NP 4506 sobre a calibração de seringas de laboratório, tendo sido já elaborado o abstract e a tradução para inglês, e enviada ao secretariado do TC 48.


6.º Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Metrologia

6.º Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Metrologia








A 31 de março de 2015, teve lugar o 6.º Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Metrologia, organizado em colaboração com a RELACFRE, no Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), em Coimbra. O tema do Encontro deste ano era “Luz, Visão e Imagem – Medição e Inovação”, que se associa às comemorações do ano internacional da Luz e das Tecnologias baseadas na Luz 2015, escolhido pela UNESCO.
Neste Encontro, foram apresentadas sete comunicações orais e uma comunicação convidada, proferida pelo Professor Doutor Fernando Manuel Bernardo Pereira do Instituto Superior Técnico de Lisboa, intitulada “Measuring Light, Measuring Life: driven by sensors and displays”.
O Departamento de Metrologia do IPQ divulgou as respetivas atividades ligadas à luz através de três comunicações orais.

Ler mais...

IPQ participou na EXPO-FCT 2015 “uma mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação”

IPQ participou na EXPO-FCT 2015 “uma mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação”No passado dia 8 de abril, o IPQ participou na 9ª edição do EXPO-FCT, realizado no Campus de Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). Este evento tem como objetivo principal aproximar os alunos e docentes do Ensino Secundário do mundo universitário e, este ano, contou com a presença de aproximadamente 4300 alunos e perto de 500 professores do ensino secundário.

A participação do IPQ incluiu o Departamento de Metrologia, nomeadamente a Metrologia Científica e Aplicada, Metrologia Legal e o Museu de Metrologia e, pela primeira vez, também o Departamento de Normalização.

Além das diversas apresentações, da documentação distribuída e do material exposto, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a um filme sobre as atividades de Metrologia e Normalização que despertou muita curiosidade nas várias dezenas de alunos que passaram pela sala, situada no edifício do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) da FCT/UNL.

O sucesso deste evento e, em particular, da participação do IPQ, é um incentivo para a continuidade da colaboração do IPQ com o mundo universitário em ações de divulgação da nossa atividade e de aproximação com a sociedade em geral.

Ler mais...

 

Guia para principiantes financiamento UE

Guia para principiantes financiamento UE






 

Se estiver a pensar em candidatar-se a um financiamento da EU, então deve ler com atenção este Guia elaborado pela Comissão Europeia.

Este Guia destina-se às pequenas e médias empresas (PME), às organizações não governamentais (ONG), aos jovens, aos investigadores, aos agricultores, aos organismos públicos e a outros interessados.

Disponível em 23 línguas, nomeadamente o português, remete-nos para sítios na Internet sobre oportunidades de financiamento da EU para o período de 2014-2020 e disponibiliza informações de base sobre:
- como e onde apresentar os pedidos de financiamento;
- outras disposições gerais, nomeadamente  elegibilidade.

Consulte aqui o Guia 

 


Pestes e Pragas já têm Norma

Pestes e Pragas já têm NormaA presença de pragas (como roedores, insetos ou microrganismos) pode representar um risco significativo para a saúde pública, uma vez que pode atuar como um veículo para a introdução e propagação de doenças e possíveis alérgenos em populações humanas e animais.
Por conseguinte, a indústria de gestão de pragas desempenha um papel importante na proteção da saúde pública, e também na proteção das empresas e famílias de danos diretos e indiretos causados por pragas em edifícios e equipamentos, o que pode resultar em perdas significativas - tanto financeiras como em termos de qualidade de vida.
A nova norma europeia, editada pelo Comité Europeu de Normalização (CEN) EN 16636 - especifica os requisitos e as competências que as empresas precisam de cumprir a fim de prestar serviços, profissionais, de gestão de pragas. Os aspetos ambientais e de bem-estar animal foram tidas em conta durante o desenvolvimento da norma, que procura minimizar os impactos negativos.
A nova norma também define as competências necessárias para diferentes funções (administrativo, vendas, utilizador profissional, responsável técnico) que contribuem para a prestação de serviços de gestão de pragas. No entanto, não se aplica à proteção das culturas ou limpezas de rotina e desinfeção realizadas por serviços de limpeza com contrato regulares.

Esta Norma já está disponível para aquisição através do endereço vendas@ipq.pt.


 

Projeto Juventude 2015



No âmbito do projeto Juventude o IPQ foi dar formação sobre normalização às seguintes Escolas Profissionais:

- Escola profissional Emídio Navarro – Viseu
- Escola Profissional CIOR, em Vila Nova de Famalicão
- Escola Profissional FOREVA – com a realização de 3 sessões
- Escola Profissional de Gondomar

Estiveram envolvidos nestas ações cerca de 200 alunos.

Se pretende que o IPQ dê formação sobre normalização na sua escola, universidade ou empresa, envie-nos um e-mail para nor@ipq.pt

 


IPQ auditado no âmbito da Atividade de Normalização 

IPQ auditado no âmbito da Atividade de Normalização

Todos os Organismos Nacionais de Normalização (ONN) que façam parte do Comité Europeu de Normalização (CEN) e do Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica (CENELEC), como é o caso do IPQ, têm de cumprir um vasto conjunto de requisitos tendo por objetivo a uniformização do desenvolvimento da atividade normativa em todos os países europeus.
Em setembro de 2008, o Conselho Europeu, através das suas Conclusões sobre normalização e inovação convidaram os “organismos nacionais de normalização, em coordenação com os organismos europeus de normalização a analisarem a viabilidade de criação de um processo voluntário de avaliação pelos seus pares, ou terceiros, por forma a encorajar a melhoria contínua e a troca de boas práticas”. Em 2009 os Conselhos de Administração do CEN e do CENELEC decidem criar um grupo de trabalho com o objetivo de elaborarem os critérios de avaliação, que serão mais tarde consubstanciados no Guia 20 do CEN/CENELEC.Os critérios definidos são 6 (mais 3 completares para os novos membros do CEN/CENELEC) a saber: Transparência; Abertura e dimensão de desenvolvimento; Imparcialidade e consenso; Eficácia e pertinência; Coerência; Viabilidade e estabilidade.
Estes critérios são constituídos por um total de 155 requisitos, 120 dos quais de cumprimento obrigatório.
O IPQ na sua qualidade de ONN, teve em 2014 uma primeira auditoria no âmbito do Guia 20, exclusivamente aos requisitos de cumprimentos obrigatório. Esta auditoria foi efetuada por terceira parte e incluída na auditoria de renovação ao sistema de gestão da qualidade. Em março deste ano, incluída na auditoria de acompanhamento do SGQ o IPQ foi auditado a todos os 155 requisitos incluindo os recomendados e os opcionais. Não foram detetadas não conformidades e o relatório da auditoria evidenciou a existência de boas práticas. Este relatório vai ser agora enviado ao CEN/CENELEC, para conhecimento, e posteriormente partilhado por todos os Organismos Nacionais de Normalização europeus e pela Comissão Europeia.


2.ª Comissão Mista Portugal-Arábia Saudita

2.ª Comissão Mista Portugal-Arábia Saudita










 


No âmbito das relações de amizade e de interesses comuns que ligam a Arábia Saudita e Portugal, e decorrente do Acordo Geral de Cooperação assinado entre os dois países em Riyadh, em 25 de Abril de 2006, decorreu nos passados dias 7 e 8 de abril, em Lisboa, 2.ª Comissão Mista Portugal-Arábia. A delegação da Arábia Saudita foi presidida por S. Exª Dr. Tawfiq bin Fawzan Al Rabiah, o Ministro de Comércio e Indústria do Reino da Arábia Saudita, enquanto, pela parte nacional, a presidência incumbiu o Vice-Primeiro-Ministro da República Portuguesa, Dr. Paulo Portas.

Ler mais...

 

Symposium Certificação dos Sistemas de Informação na Saúde

Symposium Certificação dos Sistemas de Informação na Saúde












As Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel fundamental na Sociedade em geral e constituem uma ferramenta indispensável ao setor da saúde e seu profissionais, na medida em que sejam capazes de responder à necessidade de partilhar dados de saúde estruturados, completos e de forma segura. Nessa medida, desempenham um relevante papel na implementação das políticas e das práticas em contexto da Saúde.
A maior complexidade e diversidade dos sistemas e as exigências cada vez mais sofisticadas, aportam novos desafios e implicam soluções mais ágeis, fiáveis e seguras, capazes de responder às necessidades dos profissionais da saúde pelo que os sistemas e as tecnologias da informação e da comunicação – uma área multidisciplinar em permanente e rápida evolução – exigem, uma cada vez mais, uma maior e mais eficiente cooperação entre os diferentes profissionais.

Ler mais...

 

Aposentação no IPQ

Aposentação no IPQMaria Eduarda Filipe, Diretora do Departamento de Metrologia aposentou-se no passado dia 31 de março de 2015.
O IPQ presta publicamente o seu reconhecimento e louvor pela forma extremamente dedicada, responsável e competente como exerceu as suas funções, na área da Metrologia, tendo representado o IPQ, com grande relevância nas mais diversas organizações, nacionais e internacionais.
As qualidades pessoais e profissionais, reveladas ao longo da sua carreira, demonstraram o valioso contributo para o desenvolvimento, prestígio e reconhecimento do nosso Instituto, no Sistema Nacional de Metrologia.


 
 
 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Encontro “A qualidade da água em piscinas e equipamentos afins – Efeitos na Saúde”

Logotipo IV Fórum da Normalização da Segurança em Portugal



 

 

Vai-se realizar no dia 6 de maio de 2015, no Auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ), o Encontro “A qualidade da água em piscinas e equipamentos afins – Efeitos na Saúde”, organizado pelo IPQ e pela CS/04 – Comissão Setorial para a Água. A utilização de piscinas tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos em atividades desportivas, recreativas e terapêuticas, sendo considerado benéfico para a saúde. Todavia, para que sejam reduzidos os riscos para a saúde dos utilizadores é necessário garantir a qualidade da água, as características estruturais e as suas condições de funcionamento. Para este efeito os estabelecimentos públicos e privados, nos quais se incluem unidades hoteleiras, termais, comerciais e de saúde, devem ter um programa de manutenção das instalações e controlo da qualidade da água para que o risco da doença seja minimizado. Nestas preocupações incluem-se ainda as associadas à conceção, construção e manutenção de piscinas de uso particular. Para além do debate e troca de conhecimentos entre especialistas, sobre os aspetos construtivos e de exploração de piscinas, processos de tratamento de água e controlo de qualidade da água, será apresentado e distribuído o Guia “Recomendações para manter a qualidade da água de piscinas domésticas”, elaborado pela CS/04.


Ler mais...


 

Comemoração do Dia Mundial da Metrologia 2015

Comemoração do Dia Mundial da Metrologia 2015

O dia 20 de maio é consagrado pela comunidade metrológica como o Dia Mundial da Metrologia, celebrando-se a assinatura em Paris da Convenção do Metro em 1875, por dezassete países, nos quais se inclui Portugal. Este ano o Dia Mundial da Metrologia é dedicado ao tema "As Medições e a Luz” tendo como objetivo envolver os agentes económicos e os cidadãos para a importância da Metrologia nas tecnologias baseadas em luz. Este evento associa-se ao decretado pela UNESCO “2015, Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz”, no seguimento do BIPM e da OIML, impulsionadores do Dia Mundial da Metrologia. No sentido de envolver os cidadãos para a importância da Metrologia nesta temática, o Instituto Português da Qualidade vai realizar no próximo dia 20 de maio, nas suas instalações na Caparica, um “Dia Aberto” subordinado ao tema, seguido por visitas ao museu de metrologia e aos laboratórios, para o qual apelamos à participação.

Consulte o programa e inscreva-se até ao dia 17 de maio de 2015 através do endereço eventos@ipq.pt


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2015
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Coimbra 5 e 6 de maio
Auditorias Energéticas ISO 50002:2014 Coimbra 7 de maio
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Lisboa - IPQ 19 e 20 de maio
Auditorias Energéticas ISO 50002:2014 Lisboa - IPQ 21 de maio
Produção LEAN Lisboa - IPQ 2º Semestre (1 dia)
Análise a Sistemas de Medição (MAS) Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Melhoria dos Processos Industriais Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Controle Estatístico do Processo (SPC) Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dia)
Planeamento de Experiências Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Métodos Taguchi Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
GD & T (Toleranciamento Geométrico) Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
Seis Sigma Lisboa - IPQ 2º semestre (2 dias)
FEMA Lisboa - IPQ 2º semestre (1 dias)
Ferramentas de Melhoria Contínua Lisboa - IPQ a definir
Ferramentas de Melhoria Contínua Porto a definir
Curso de Auditor Coordenador NP 4512:2012 Lisboa - IPQ a definir
Auditorias Energéticas ISO 50002:2014 Porto a definir
Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012 Porto a definir
Exprimentadores Metrologistas Lisboa IPQ a definir


 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

FOTOMETRIA – RADIOMETRIA NO IPQ

Nos últimos 10 anos, o Laboratório de Fotometria-Radiometria do Instituto Português da Qualidade tem desenvolvido atividades que tendem, através de participações em comparações internacionais, ao reconhecimento do mesmo. Assim, tem participado numa comparação de medição de intensidades luminosas entre Laboratórios de Fotometria de Laboratórios Nacionais de Metrologia da EURAMET (LNM-EURAMET) [1], tem se preparado para participar na comparação de medição de fatores de transmissão regular por espectrofotometria entre os Laboratórios de espectrofotometria dos LNM-EURAMET, semelhante a uma precedente comparação-chave [2]. Esta comunicação apresenta uma descrição dos serviços e capacidades dos Laboratórios afetados à Fotometria-Radiometria do LNM de Portugal.

Ler artigo (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Qualificação de entidades

Despacho n.º 2706/2015 - Diário da República n.º 52/2015, Série II de 16 de março
Qualificação de organismo de verificação metrológica de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático (IPFnA) de SERVIMETRO - Serviços de Metrologia, S. A. - LVT

Despacho n.º 2707/2015 - Diário da República n.º 52/2015, Série II de 16 de março
Qualificação de organismo de verificação metrológica de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático (IPFnA). de ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade - Norte

Despacho n.º 2708/2015 - Diário da República n.º 52/2015, Série II de 16 de março
Qualificação de organismo de verificação metrológica de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático (IPFnA) de A3L - Laboratório de Metrologia Industrial, Lda. - Algarve

Despacho n.º 2709/2015 - Diário da República n.º 52/2015, Série II de 16 de março
Qualificação de organismo de verificação metrológica de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático (IPFnA) de A3L -Laboratório de Metrologia Industrial, L.da - Alentejo

Despacho n.º 2710/2015 - Diário da República n.º 52/2015, Série II de 16 de março
Qualificação de organismo de verificação metrológica de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático (IPFnA) de Metroqualibeiras, Lda. - Centro

 

 
     
  Sabia que...
 
 
 

Cyber Segurança- 65,9% das empresas com mais de 10 empregados, não dispõem de uma política de segurança informática?
- 44% das empresas não dispõem de pessoal especializado em segurança das TIC?
- 60,6% das PME desconhecem o conceito de Plano de Continuidade de Negócio?

Atualmente nenhuma empresa ou organização pode permitir-se não gerir de forma adequada a “cibersegurança” da sua informação e das suas infraestruturas tecnológicas.

A Normalização, como em todas as áreas, pode ajudar:
NP ISO/IEC 27001 “Tecnologia de Informação. Técnicas de segurança. Sistemas de gestão de segurança da informação. Requisitos”;
EN ISO 22301 “Societal security Business continuity management systems Requirements.

Adquira já estas Normas e até 30 de abril usufrua de 30% de desconto!!

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
maio
5 e 6|Formação: Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012
Coimbra, Portugal
 
6|Encontro “A qualidade da água em piscinas e equipamentos afins – Efeitos na Saúde”  
7|Formação: Auditorias Energéticas ISO 50002:2014
Coimbra, Portugal
 
19 e 20|Formação: Sistemas de Gestão de Energia NP EN ISO 50001:2012
Lisboa (IPQ), Portugal
 
21|Formação: Auditorias Energéticas ISO 50002:2014
Lisboa (IPQ), Portugal
 
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

abril
Notificações

 
 
Comités do CEN sem acompanhamento

 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM ABRIL
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   

10.ª Reunião do Comité Técnico da EURAMET para a área da Qualidade, TC-Q. 

 

Decorreu de 18 a 19 de março, em Praga na República Checa, a 10ª reunião plenária do Comité Técnico da EURAMET para a área da Qualidade, tendo sido precedida pela 10ª reunião do steering comité realizada a 17 de março, ambas organizadas pelo Laboratório de Metrologia da República Checa (CMI).
A reunião plenária contou com a participação de 65 representantes de Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) e Laboratórios Designados (DI) Europeus.

 
 
123.ª Reunião do Comité de Regras Técnicas (Comité 98/34), que decorreu em Bruxelas no dia 11 de março de 2015.  

A 123.ª Reunião do Comité de Regras Técnicas (Comité 98/34), foi convocada e presidida pelo serviço
de política regulamentar da Comissão, designado por “DG GROW - Unit C3 – Prevention of technical
barriers “ no âmbito da Diretiva 98/34/CE.
A realização desta reunião, no passado dia 11 de março, teve como objetivo a troca de informação e discussão dos assuntos seguintes: pareceres circunstanciados que incidiram sobre nas regras técnicas na área da higiene dos géneros alimentícios; Apresentações dos Estados-Membros (França, Alemanha, Reino Unido, República Checa, Suécia, Turquia) sobre as boas práticas nacionais para as notificações ao abrigo da Diretiva 98/34/CE; As questões relacionadas com notificações relativas a jogo ao abrigo da Diretiva 98/34/CE; A Comissão fez uma apresentação sobre os dados estatísticos da aplicação da Diretiva 98/34/CE, em 2014.

 
 

 

Reunião do Comité Técnico do Tempo e Frequência da EURAMET TC-TF.

 

Decorreu entre os dias 17 e 18 de março, em Viena, Áustria, a reunião TC-TF 2015, onde foi apresentado o ponto de situação dos vários projetos europeus na área do tempo e da frequência, projetos e parcerias para futuros projetos e pontos relevantes na área.

 
 

Reunião do grupo de peritos de equipamentos sob pressão em 11 de março de 2015.

 

Reunião do grupo WGP, de cooperação entre os membros do Espaço Económico Europeu para acompanhamento das Diretivas na área dos equipamentos de pressão e recipientes sob pressão simples (ESP e RSPS).

 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"


Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Produtos de madeira: 1 - Aplicação estrutural

Produtos de madeira: Aplicação estrutural

Pode consultar todas as promoções de normas no sítio web do IPQ

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@ipq.pt

Comité Editorial
Ricardo Fernandes
(coordenação)

José Luís Graça

Isabel Godinho
Maria João Graça
Emanuel Vidal
António Neves

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   
Caderno Pesos e Medidas

 


Se desejar poderá anular a inscrição