Edição 98, abril 2014 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

4 Décadas de BPL…

Os princípios OCDE das Boas Práticas de Laboratório (BPL) foram adotados em 1981 pela Decisão do Conselho da OCDE que afirma que:

“os dados gerados nos estudos de produtos químicos num país membro da OCDE, de acordo com as orientações da OCDE e guias e princípios da OCDE de Boas Práticas de Laboratório serão aceites em outros países membros, para fins de avaliação e outros usos relacionados com a proteção do homem e do meio ambiente”.

Os Princípios OCDE das BPL são constituídos por um conjunto de critérios normativos destinados ao estabelecimento de um sistema de qualidade aplicado ao processo organizativo e às condições sob as quais os estudos não clínicos de segurança para o homem, o animal e o ambiente – realizados sobre substâncias que possam integrar, nomeadamente, produtos farmacêuticos, medicamentos veterinários e produtos similares, cosméticos, aditivos alimentares, aditivos para rações, pesticidas e produtos químicos industriais — são planeados, realizados, controlados, registados, objeto de relatório e arquivados. A introdução no mercado destes novos produtos implica normalmente o seu registo em mais do que um país.

Ler mais...

   
  Publicações
   
 

Accreditation and Quality Assurance

Revista Accreditation and Quality Assurance Vol 19, issue 2, abril 2014Accreditation and Quality Assurance Vol 19, issue 2, abril 2014

Esta publicação aborda diversos aspetos relevantes para a qualidade, transparência a fiabilidade de resultados de medição em ciências químicas e da biologia.

Os números anteriores podem ser consultados no sítio web da SPRINGER.

Consulte esta publicação ...


Measurement

Measurement  Vol. 50, abril 2014 Measurement Vol. 50, abril 2014

Measurement é o jornal da International Measurement Confederation (IMEKO).

Esta publicação dedicada à metrologia edita diversos números por ano, dedicados a temas relacionados com pesquisa, desenvolvimento e aplicações da ciência e tecnologia de medição e instrumentação.,

Consulte esta publicação ...


CEN/CENELEC 2014 Q1

Relatório CEN/CENELEC CEN-CENELEC Presidential Committee Quarterly Statistical Packl 2014 Q1

O CEN-CENELEC publica um Relatório Trimestral sobre as suas actividades.

Está disponível o Relatório relativo ao primeiro trimestre de 2014.

Consulte esta publicação ...

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Renovação da certificação do SGQ do IPQ

Logotipo da APCERA certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do IPQ segundo a NP EN ISO 9001 foi renovada na sequência de uma auditoria da APCER - Associação Portuguesa de Certificação que teve lugar nos dias 6 e 7 de fevereiro. Confirmando as expectativas decorrentes das auditorias de acompanhamento anteriores, a equipa auditora, reiterou as conclusões favoráveis anteriormente expressas e, na ausência de qualquer não conformidade, propôs ao órgão decisor da APCER a renovação da certificação.

Em 27 de fevereiro a APCER comunicou essa decisão ao IPQ, tendo o respetivo certificado sido emitido e recebido no dia 25 de março.

Ler mais...


Avaliação da Satisfação dos clientes IPQ - 2013

O grau de satisfação dos clientes do IPQ para o ano de 2013, manteve-se num nível muito positivo. O resultado obtido foi de 7,6 (numa escala de 1 a 10).

Desde 2007 que o IPQ tem vindo a promover a realização de estudos para a “Avaliação da satisfação do cliente IPQ”, cujos resultados têm constituído importantes contributos para o desenvolvimento da sua atividade ao serviço dos agentes económicos e da sociedade em geral.

Ler mais...


Museu de Metrologia celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Dia Internacional dos Monumentos e SítiosO Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo ICOMOS em 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, celebra-se em 18 de abril e tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Em Portugal, esta celebração é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, que sugere o tema "Lugares de Memória" visando reencontrar os valores e memórias do nosso património histórico.

Atendendo a que este ano o dia 18 de Abril coincide com a dia de Sexta feira Santa, as atividades relacionadas com esta celebração prolongam-se desde o fim de semana anterior e até ao final da semana da Páscoa (12 a 20 de abril).

O Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade, no âmbito da sua missão de promoção e divulgação do património metrológico existente em Portugal, associou-se a esta iniciativa, promovendo visitas guiadas à exposição "Pesos e Medidas de Portugal" na manhã e tarde do dia 14 de abril.

O Programa completo de celebrações pode ser encontrado em: http://www.patrimoniocultural.pt/dims2014/index.php


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

NP 4514 - Transporte público de passageiros. Linha de autocarros interurbanos. Características e fornecimento do serviço
Esta Norma tem por objetivo especificar as regras, características e condições mínimas qualitativas e quantitativas do serviço, bem como os requisitos da qualidade da prestação do Serviço de Transporte Público de Passageiros – Linha de Autocarros Interurbanos.

Especifica também os princípios que regem as condições gerais de contrato de Serviço de Transporte Público de Passageiros – Linha de Autocarros Interurbanos, no quadro legal e contratual mais apropriado.

Esta Norma é aplicável às seguintes categorias de serviços:

  • Linha de Autocarros Interurbanos (âmbito geral);
  • Linha de Autocarros Interurbanos de Expresso;
  • Linha de Autocarros Interurbanos de Alta Qualidade.

NP ISO 10018 - Gestão da Qualidade. Linhas de orientação relativas ao envolvimento e à competência das pessoas
O desempenho global de um sistema de gestão da qualidade e dos seus processos depende, em última análise, do envolvimento de pessoas competentes e da sua devida inserção e integração na organização. O envolvimento das pessoas é importante para que o sistema de gestão da qualidade da organização possa atingir resultados consistentes e alinhados com as suas estratégias e valores. É fundamental identificar, desenvolver e avaliar conhecimentos, saber-fazer, comportamentos e ambiente de trabalho requeridos para um envolvimento eficaz das pessoas com as competências necessárias. Esta Norma proporciona linhas de orientação relativas ao empenho das pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e a melhoria do seu envolvimento e competência dentro do mesmo e é aplicável a qualquer organização, independentemente da dimensão, tipo ou atividade.

Série de Normas sobre Contadores de Água:

NP EN 14154-1 + A2 – Contadores de água Parte 1: Especificações gerais
Esta Norma aplica-se aos contadores de água destinados a usos do tipo residencial, comercial e industrial (ligeiro ou não), e especifica os requisitos e os procedimentos de certificação para contadores de água, independentemente das tecnologias de conceção usadas para medir o volume passado de água fria limpa, potável ou aquecida, escoando através duma conduta fechada cheia e sob pressão. Esta Norma também se aplica aos contadores baseados em princípios elétricos ou eletrónicos, e aos contadores baseados em princípios mecânicos dotados com dispositivos eletrónicos, usados para medir o volume passado de água fria, potável ou aquecida.

NP EN 14154-2 + A2 – Contadores de água Parte 2: Condições de instalação e utilização
Esta Norma especifica critérios para a seleção dos contadores de água, requisitos para instalação e para a primeira utilização dos contadores novos ou reparados, de forma a assegurar a constante exatidão da medição e a confiança na leitura do contador. Nas aplicações onde é legalmente exigido que um contador de água esteja conforme os requisitos da Diretiva dos Instrumentos de Medição, pode ser usada esta Norma para demonstrar essa conformidade.

NP EN 14154-3 + A2 – Contadores de água Parte 3: Métodos e equipamentos de ensaio
Esta Norma aplica-se aos contadores de água destinados a usos do tipo residencial, comercial e industrial e especifica os requisitos e os procedimentos de certificação para contadores de água,
independentemente das tecnologias de conceção usadas, para medir o volume passado de água fria limpa, potável ou aquecida, escoando através duma conduta fechada cheia e sob pressão. Estes contadores de água devem incorporar dispositivos, que indiquem o volume total.


Fórum «Segurança e Saúde no Trabalho: novos desafios»

Fórum «Segurança e Saúde no Trabalho: novos desafios»Cerca de 100 pessoas, entre elas muitos Técnicos de Segurança no Trabalho e Técnicos da Qualidade, participaram no Fórum «Segurança e Saúde no Trabalho: novos desafios», que decorreu no auditório do IPDJ – Viseu, no passado dia 04 de Abril. Nas mesas redondas estiveram presentes o inspetor da ACT, Dr. Manuel Pedroso, o vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, Eng. Ricardo Fernandes, entre outros oradores.

Ler mais...


Legislar sobre nanotecnologia

Foto do evento PToNANODecorreu no passado dia 3 de abril, nas instalações do IPQ, o 1º Encontro Nacional “Nanotecnologia: Legislar para competir”. Este encontro, promovido pelo consórcio PToNANO, constituído pelo Instituto Português da Qualidade, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o Instituto de Soldadura e Qualidade e a Direção-Geral da Saúde, teve como objetivo principal a sensibilização para a temática da legislação e regulamentação em nanotecnologia.

Ler mais...


Grupo de Organismos Notificados (GONP)

No âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011, relativo aos produtos de construção, decorreu no passado dia 18 de fevereiro, decorreu nas instalações do IPQ, uma reunião do Grupo de Organismos Notificados (GONP)

Ler mais...


Prémio de Excelência – Sistema Português da Qualidade

Logotipo do PEX-SPQNo passado dia 31 de março terminou o prazo para entrega de candidaturas ao Prémio de Excelência do Sistema Português da Qualidade PEX-SPQ 2014, não tendo sido apresentada qualquer candidatura.

Ler mais...



Carregadores de telemóveis universais obrigatórios em 2017

O Parlamento Europeu acabou de aprovar uma Diretiva que entrará em vigor em 2017, que torna obrigatório que os produtores de telemóveis tornem os seus equipamentos compatíveis com os carregadores universais. Esta Diretiva responde às expetativas da Comissão Europeia e das organizações de consumidores.

Ler mais...


IPQ colabora com a RELACRE na dinamização de uma ação de formação no âmbito do referencial ISO/IEC 17043

Logotipo da RELACREFoi realizada a 20 e 21 de março de 2014, por um dos técnicos do Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ, uma ação de formação, na RELACRE, no âmbito do referencial normativo ISO/IEC 17043.
A norma ISO/IEC 17043 é o referencial normativo de base para a acreditação de entidades cuja competência para a realização e a organização de ensaios de aptidão e ensaios de comparação Interlaboratorial pretenda ser reconhecida por um Organismo Nacional de Acreditação.

Esta ação teve como participantes Diretores, Responsáveis Técnicos e Técnicos com responsabilidade na gestão e organização de ensaios de aptidão e ensaios de comparação Interlaboratorial a nível nacional.
Pretendeu-se com esta ação informar e sensibilizar os formandos quanto aos requisitos Técnicos e de Gestão para a realização de ensaios de aptidão e ensaios de comparação Interlaboratorial, Tipos de Programas associados, Métodos Estatísticos de Avaliação de Desempenho e respetiva Seleção e Utilização.


IPQ colabora com Centro Hospitalar na dinamização de uma ação de formação no âmbito da metrologia em serviços de saúde

Foi realizada no dia 27 de março de 2014, por um dos técnicos do Departamento de Metrologia do IPQ, uma ação de formação, no Hospital Dona Estefânia, subordinada ao tema da importância da metrologia em serviços de saúde.

Esta ação teve como participantes administradores hospitalares, diretores e chefes de serviços, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, médicos e enfermeiros com responsabilidade na gestão e coordenação das unidades clinicas hospitalares.

Pretendeu-se com esta ação informar e sensibilizar os formandos para a importância da ciência da medição, no rigor e na garantia da qualidade dos resultados obtidos com instrumentos de medição, em contexto clínico.


Encontro Técnico “Blueprint – Proteção dos recursos hídricos da Europa, Perspetivas para Portugal”

Logotipos das entidades organizadoras

Realizou-se no dia 9 de abril de 2014, no Auditório do IPQ, um encontro técnico subordinado ao tema "Blueprint - Proteção dos recursos hídricos da Europa, Perspectivas para Portugal" promovido pela Comissão Setorial para a Água (CS/04), a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), que contou com a presença de cerca de 90 participantes provenientes das áreas do Ambiente e da Saúde Pública, Autarquias, Administração Central e Regional, Entidades Municipais, Entidades e Empresas ligadas ao uso da água, Docentes, Investigadores e Estudantes.

Foto do eventoEste encontro teve como objetivo principal apresentar os resultados do ”Blueprint to Safeguard Europe’s Water” e foram discutidas as diferentes perspetivas da sua aplicação em Portugal. O debate foi muito participado pelos vários intervenientes.

As apresentações vão estar brevemente disponíveis no sítio web do IPQ.


Centro de Arbitragem do Setor Automóvel

Realizou-se no passado dia 4 de abril a cerimónia de celebração do 20 aniversário da criação do Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA), que decorreu nas instalações do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.

Ler mais...


Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade no Âmbito do TC-Quality

Realizou-se de 9 a 11 de abril de 2014, em Cavtat, na Croácia, a Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do IPQ-LNM, enquanto Laboratório Nacional de Metrologia, e do IST/CTN LMRI, enquanto Instituto Designado para as Radiações Ionizantes, no âmbito do Comité Técnico para a Qualidade, TC-Quality, da EURAMET.

Esta Avaliação é constituída pela submissão prévia de um relatório, que deverá considerar e refletir os desenvolvimentos e as alterações de maior relevância ocorridos durante o último ano. Como resultado, foi manifestado pelo TC-Quality a aceitação e a manutenção da confiança nos SGQ dos laboratórios nacionais.

Ler mais...


Projecto Juventude

O IPQ, no âmbito do Projeto Juventude, realizou quatro ações de formação, nomeadamente na Escola Profissional de Almada, Escola Profissional de Cuba, Escola Técnica Empresarial do Oeste (Caldas da Rainha) e na Escola de Comércio de Lisboa.

Ler mais...


Boas Práticas na Avaliação de Pessoas

Realizou-se no passado dia 3 de abril um seminário intitulado “NP ISO 10667 em Recursos Humanos: Boas Práticas na Avaliação de Pessoas”. O evento, fortemente participado, realizou-se nas instalações do ISCTE em Lisboa, tendo o IPQ sido convidado como orador.

Ler mais...


IPQ presente na Reunião do Comité Consultivo de Quantidade de Matéria 2014

Nos dias 7 a 11 de abril, teve lugar, no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em Sèvres, França, a reunião do Comité Consultivo de Quantidade de Matéria (CCQM), bem como o Workshop CCQM “On the redefinition and realization of the mole” e as reuniões dos grupos de trabalho deste comité.

O IPQ - Laboratório Nacional de Metrologia participa nestas reuniões enquanto membro do CCQM.

Ler mais...


A Qualidade e a segurança alimentar

O setor agro-alimentar tem vindo a registar uma enorme evolução, sendo de registar a plena integração dos vários elos da cadeia alimentar. As organizações intervenientes nesta cadeia abrangem, desde os produtores de alimentos para animais e produtores primários, passando pelos fabricantes de géneros alimentícios e pelos operadores e organizações subcontratadas para o transporte e armazenagem, até ao retalho e postos de venda. Enquanto organizações interrelacionadas, os fabricantes de equipamentos, de material para embalagem, de agentes de limpeza, de aditivos e de ingredientes bem como os prestadores de serviços, também estão incluídas.

Por conseguinte, a segurança alimentar tornou-se uma preocupação central dos vários intervenientes na cadeia alimentar, em que todos são co-responsáveis, assumindo-se, enquanto conceito, como o reflexo da inocuidade dos alimentos e como requisito obrigatório para os padrões atuais da Qualidade.

Ler mais...


Competências para Representantes Aduaneiros vai ter Norma

O IPQ acabou de criar a Comissão Técnica Ad hoc 31 com o objetivo de elaborar uma Norma sobre “Competências para Representantes Aduaneiros”. Esta CTA vai acompanhar os trabalhos do Project Committee do Comité Europeu de Normalização – CEN/PC 432.

O Presidente da CTA 31 será o Diretor Executivo da Câmara dos Despachantes Oficiais, o secretariado assumido pelo IPQ e os vogais foram nomeados pelas seguintes entidades: Autoridade Tributária e Aduaneira, Associação dos Transitários de Portugal e Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.


Participação do IPQ no segundo Workshop Europeu para utilizadores de caudalímetros ultrassónicos e de coriolis

Decorreu em Sintra, de 25 a 27 de março, o segundo Workshop Europeu para utilizadores de caudalímetros ultrassónicos (Ultra Sonic Meter- USM) e de coriolis. Este evento organizado pelo Laboratório Nacional de Metrologia Holandês (VSL) e pela Colorado Experiment Engineering Station Inc. (CEESI), contou com a presença de cerca de 160 participantes de várias nacionalidades e de vários fabricantes dos dois tipos de contadores.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Seminário: “Equipamentos de Proteção Individual Florestal. Da conceção à utilização. Que processos?”
3 de maio - Viana do Castelo

No próximo dia 3 de maio irá realizar-se, em Viana do Castelo, um Seminário subordinado ao tema “Equipamentos de Proteção Individual Florestal. Da conceção à utilização. Que processos?”

Ler mais...


Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”
16 de maio - Albufeira

Logotipo da CS04A Comissão Setorial para a Água (CS/04) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), promovem no dia 16 de maio de 2014, no Auditório da AHETA-Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, em Albufeira, um Workshop subordinado ao tema “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”.
Dado o sucesso dos eventos realizados em Coimbra, Lisboa e no Porto, vai realizar-se um encontro similar em Albufeira, com o objetivo de alertar as entidades públicas e privadas para a problemática da Legionella, procurando dar continuidade ao debate já iniciado.

A participação é gratuita não dispensando a inscrição prévia, que deverá ser efetuada até ao próximo dia 13 de maio, inclusive, para o endereço eletrónico eventos@ipq.pt.

Consulte o Programa e ficha de inscrição.


Comemorações do Dia Mundial da Metrologia 2014
20 de maio - IPQ – Lisboa

Poster do Dia Mundial da Metrologia 2014O dia 20 de maio é consagrado pela comunidade metrológica como o Dia Mundial da Metrologia, celebrando-se a assinatura em Paris da Convenção do Metro em 1875, por dezassete países, nos quais se inclui Portugal. Este ano o Dia Mundial da Metrologia é dedicado ao tema "As Medições e o Desafio Global da Energia” tendo como objetivo alertar e consciencializar a sociedade e todos os cidadãos para o papel fundamental que a metrologia desempenha nas diferentes abordagens geradas pela problemática da energia a nível global.
No sentido de envolver os cidadãos para a importância da Metrologia nesta temática, o Instituto Português da Qualidade vai realizar no dia 20 de maio, nas suas instalações na Caparica, um Colóquio subordinado ao tema, seguido por visitas ao museu de metrologia e aos laboratórios, para o qual apelamos à participação.

Pode utilizar o Poster em tamanho A3


Submissão de Resumos - III Workshop de Qualidade em Saúde integrado no V Encontro de Investigadores da Qualidade
6 de junho - Covilhã

Vai decorrer no dia 6 de junho de 2014 o III Workshop de Qualidade em Saúde integrado no V Encontro de Investigadores da Qualidade, que este ano vai decorrer na Covilhã, nas instalações da Universidade da Beira Interior. Este Workshop distingue-se do restante evento na medida em que para além de trabalhos de investigação se apela à apresentação de trabalhos aplicados.

Este Workshop é uma organização da Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), que vem desenvolvendo as suas atividades integrada no Instituto Português da Qualidade (IPQ), no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ), tendo como objetivos gerais analisar, promover e dinamizar as várias componentes que influenciam a Qualidade na Saúde e preparar recomendações para a respetiva melhoria.

Os resumos podem ser submetidos até 30 de abril.


1st International Conference on Quality Engineering and Management
14 a 16 de setembro - Universidade do Minho – Guimarães

1st International Conference on Quality Engineering and Management

No próximo mês de Setembro, 14-16, vai ter lugar, na Universidade do Minho – Guimarães, a 1st International Conference on Quality Engineering and Management. Esta conferência pretende marcar uma posição de relevo no panorama internacional de conferências na área da Qualidade, juntando, para o efeito, no mesmo evento, a Engenharia da Qualidade e a Gestão da Qualidade, duas áreas que, ao contrário do que é expectável, estão, na maioria das vezes, afastadas.

A conferência conta com reputados e reconhecidos Keynote Speakers internacionais: A. Parasuraman, da University of Miami, Ton van der Wiele, da Erasmus University e Editor do International Journal on Quality and Reliability Management, Greg Watson, da Business Excellence Solutions, e Jens Dahlgaard, da Linköping University e Editor do Total Quality Management and Business Excellence Journal.

Como uma das entidades de referência no contexto da Qualidade em Portugal, o Instituto Português da Qualidade é Parceiro Institucional do evento.

Mais informação em http://icqem.dps.uminho.pt.


Submissão de resumos para o encontro técnico-científico subordinado ao tema Metrologia na Saúde
9 de outubro - IPQ - Lisboa

Logotipo da CS09A Comissão Setorial para a Saúde (CS/09) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), vão promover no dia 9 de outubro de 2014, no Auditório do IPQ, um Encontro subordinado ao tema “A Metrologia na saúde”.
Este encontro tem como objetivo partilhar informação e estimular a divulgação técnico-científica para o domínio das medições em saúde e destina-se a todos os profissionais de saúde, dirigentes e quadros técnicos do setor, docentes, investigadores e estudantes.

Para que possa partilhar as suas ideias, investigação e trabalho desenvolvido, convidamo-lo a submeter um resumo até ao próximo dia 16 de maio, com enquadramento nos subtemas do encontro.

Para mais informações, consulte por favor o folheto do evento.


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e académico, o setor empresarial e o público em geral.

Consulte a nossa oferta formativa:

Ação Local Data / 2014
Auditor / Auditor Coordenador NP 4512 Lisboa - IPQ 5 a 9 de maio
Sistemas de Gestão de Energia Aveiro - AIDA 21 e 22 de maio
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Porto a definir
Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Lisboa - IPQ a definir
Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ a definir
Sistemas de Gestão de Energia Évora 3 e 4 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Viseu 17 e 18 de junho
Sistemas de Gestão de Energia Covilhã outubro
Sistemas de Gestão de Energia Lisboa - IPQ novembro

Curso de Formação "Auditor / Auditor Coordenador NP 4512: 2012"

Logo Parceria IPQ CEDINTEC

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), vai ser promovido um curso de formação de Auditor/Auditor Coordenador segundo a norma portuguesa NP 4512:2012 - Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia e as técnicas necessárias à realização de auditorias de primeira, segunda e terceira parte neste referencial.

Este curso, organizado em duas fases (16 horas + 24 horas) dirige-se tanto a auditores de sistemas de gestão já qualificados (que só terão de frequentar a primeira fase), como a profissionais sem competências de auditoria, que as desejem adquirir em contexto de formação (os quais terão de frequentar as duas fases).

O curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512:2012 realizar-se-á nas instalações do IPQ, Monte de Caparica, nos dias 5 e 6 de maio (Fase 1) e 7, 8 e 9 de maio (Fase 2), das 09:30 às 18:30.

Consulte o Programa e inscreva-se.



 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Contributo da Metrologia para a Qualidade na Saúde

Como pilar de sustentabilidade do Sistema Português da Qualidade (SPQ), o subsistema da Metrologia desempenha um papel fundamental na consecução da garantia da Qualidade nos serviços de saúde, preconizado pelo desenvolvimento e implementação de processos e metodologias que garantem o rigor das medições.
Assim, em medicina, a indicação dos resultados assumem uma missão primordial, devendo ser exatos, reais e comparáveis em diferentes locais e ao longo do tempo.

Neste contexto, a metrologia assume uma função de elevada importância, com forte impacto na segurança do doente e na qualidade de vida do cidadão.

Baseada numa Nova Abordagem, a Comissão Europeia tem procedido à harmonização do quadro regulamentar nos aspetos relacionados com a conformidade dos equipamentos médicos, aplicando-se a respetiva transposição para a legislação nacional. Contudo, apesar de cientificamente estar provado que o desempenho metrológico dos instrumentos de medição influencia os seus resultados, este quadro legislativo minimiza a vertente da rastreabilidade metrológica dos equipamentos médicos com função de medição, e em particular na fase após comercialização.

Neste contexto, pretende-se com esta comunicação apresentar o estado da arte da metrologia na saúde, através de uma abordagem holística às metodologias e boas práticas metrológicas aplicadas nesse setor da sociedade realçando o impacte do rigor das medições nas estruturas organizacionais e na qualidade dos serviços prestados.

Palavras-chave: Metrologia, Qualidade, Rastreabilidade, Saúde.
Artigo publicado na revista Techniques, Methodologies and Quality-TMQ

Ler mais...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Orçamento do Estado

Decreto-Lei n.º 52/2014. D.R. n.º 68, Série I, de 7 de abril
Estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2014

Declaração de Retificação n.º 25/2014. D.R. n.º 72, Série I, de 11 de abril
Retifica o Decreto-Lei n.º 52/2014, de 7 de abril, do Ministério das Finanças, que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2014, publicado no Diário da República n.º 68, 1.ª série, de 7 de abril de 2014.

Orgânica do IPQ

Despacho n.º 4566/2014. D.R. n.º 62, Série II, de 28 de março
Alteração das unidades flexíveis do IPQ, I. P., prevista no n.º 2 do artigo 1.º da Portaria n.º 23/2013, de 24 de janeiro.

Procedimento concursal para dirigente intermédio de 1º grau no IPQ

Aviso n.º 4323/2014. D.R. n.º 62, Série II, de 28 de março
Abertura de procedimento concursal para provimento de cargo de direção intermédia de 1.º grau - Departamento de Normalização

Aprovações de modelo

Despacho n.º 4283/2014. D.R. n.º 58, Série II, de 24 de março
Aprovação de Modelo n.º 701.51.14.3.05 de Advanced Resources, Lda.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 4229/2014. D.R. n.º 57, Série II, de 21 de março
Qualificação de organismo de verificação metrológica de contadores e sistemas de medição contínua e dinâmica de grande caudal de quantidades de líquidos com exclusão de água de NORMA AÇORES, S.A.

Despacho n.º 4282/2014. D.R. n.º 58, Série II, de 24 de março
Qualificação de reparador e instalador de sistemas de medição distribuidores de combustível n.º 103.91.14.6.002 de EQUIPBAND - Equipamentos e Assistência Lda.

Legislação Europeia

Aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas

Comunicação 2014/C 76/30-40, JO C 76, de 14 de março
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/9/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de março de 1994 , relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros sobre aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas.

Embarcações de recreio

Comunicação 2014/C 76/23-29, JO C 76, de 14 de março
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/25/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de junho de 1994 , relativa à aproximação das disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes às embarcações de recreio.

Instrumentos de medição

Comunicação 2014/C 76/21-22, JO C 76, de 14 de março
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2004/22/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos instrumentos de medição (Retirada da publicação das referências a documentos normativos elaborados pela Organização Internacional da Metrologia Legal — OIML da lista das partes desses documentos correspondentes aos requisitos essenciais) Texto relevante para efeitos do EEE.

Comunicação 2014/C 76/1-20, JO C 76, de 14 de março
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2004/22/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos instrumentos de medição [Publicação de referências a documentos normativos elaborados pela Organização Internacional de Metrologia Legal — OIML — e da lista das partes desses documentos correspondentes aos requisitos essenciais (em conformidade com o artigo 16. °, n. ° 1, da diretiva)] Texto relevante para efeitos do EEE.

Ecodesigen e rotulagem energética

Comunicação 2014/C 110/01, de 11 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução do Regulamento (UE) n.o 206/2012 da Comissão, de 6 de março de 2012, que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para aparelhos de ar condicionado e ventiladores, e do Regulamento Delegado (UE) n.o 626/2011 da Comissão, de 4 de maio de 2011, que complementa a Diretiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita à rotulagem energética dos aparelhos de ar condicionado.

Comunicação 2014/C 110/05, de 11 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução do Regulamento (UE) n.o 617/2013 da Comissão, que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito a requisitos de conceção ecológica aplicáveis a computadores e servidores informáticos (Publicação das designações e referências dos métodos de medição transitórios, para aplicação do Regulamento (UE) n.o 617/2013).

Segurança de máquinas

Comunicação 2014/C 110/02, de 11 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2006/42/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio de 2006 , relativa às máquinas e que altera a Diretiva 95/16/CE (reformulação).

Equipamento de proteção individual

Comunicação 2014/C 110/03, de 11 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 89/686/CEE do Conselho, de 21 de Dezembro de 1989, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos equipamentos de proteção individual.

Ascensores

Comunicação 2014/C 110/04, de 11 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 95/16/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Junho de 1995, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos ascensores.


 
     
  Sabia que...
 
 
 

Tomada elétricaEm 1904, na Feira Mundial em St. Louis, cientistas e engenheiros de todo o mundo perceberam a necessidade urgente de existirem normas para a área eletrotécnica?

As exposições que ocuparam o Palácio de Eletricidade não só necessitaram de eletricidade de diferentes voltagens, mas igualmente de corrente contínua com diferentes frequências, fichas e tomadas.

ficha elétricaApós a Segunda Guerra Mundial, em 1947 em Luzern na Suíça, teve lugar a primeira reunião do Comité Técnico TC 23 com o objetivo de dar início aos trabalhos de normalização na área das fichas e tomadas.

Mais recentemente, a IEC a nível internacional estabilizou a existência de Normas para fichas e tomadas domésticas, para 250V e 125V, que estão à disposição de qualquer país que queira implementá-las.

Ler mais...

  Ir para o topo  
     



Subscrição

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores


tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
maio
3|Seminário: “Equipamentos de Proteção Individual Florestal. Da conceção à utilização. Que processos?”
Viana do Castelo, Portugal
 
5 a 9|Curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512
Caparica, Portugal
 
16|Comissão Setorial para a Água (IPQ e CS/04) - Workshop: Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água
Albufeira (AHETA), Portugal
 
20|Dia Mundial da Metrologia
Caparica, Portugal
 
19 a 21|EURACHEM WORKSHOP on “Quality in Analytical Measurements”
Lisboa, Portugal
 
21 e 22|Formação em Gestão de Energia
Aveiro, Portugal
 
junho
3 a 5|6th ITU Kaleidoscope academic conference (ITU)
São Petesburgo, Rússia
 
3 e 4|Formação em Gestão de Energia
Évora, Portugal
 
4|5º Seminário de Sustentabilidade
Aveiro, Portugal
 
6 |Encontros de Tróia
Qualidade, Investigação e Desenvolvimento
V Encontro de Investigadores da Qualidade
III Workshop da Saúde
Covilhã, Portugal
 
17 e 18|Formação em Gestão de Energia
Viseu, Portugal
 
setembro
3 a 5|Simpósio IMEKO TC1-TC7-TC13 - Measurement Science Behind Safety and Security
Funchal, Portugal
 
10 a 12|AMCTM - 2014 (Advanced Mathematical and Computational Tools in Metrology and Testing)
Universidade do Minho – São Petersburgo, Rússia
 
14 a 16|1st International Conference on Quality Engineering and Management
Universidade do Minho – Guimarães, Portugal
 
15 a 17|MMC 2014 - International workshop on Metrology for Meteorology and Climate
Brdo, Eslovénia
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

abril
Notificações

 
Documentos normativos

Por motivo de migração de dados para o novo sistema informático do IPQ não foi possível, à data da edição desta Newsletter, elaborar a Publicação Oficial – Lista Mensal de Documentos Normativos. Este Documento será divulgado oportunamente. Poderá no entanto ter conhecimento das normas e outros documentos normativos portugueses editados este mês.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
Notificações CEN

 
Notificações CENELEC

 
 
NORMAS EDITADAS EM ABRIL
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
9ª Reunião do TC-Quality e do Steering Committee no âmbito EURAMET  

Realizou-se de 9 a 11 de abril de 2014 em Cavtat, na Croácia, a 9ª Reunião do TC-Quality (Comité Técnico para a Qualidade) no âmbito EURAMET, organização que reúne os Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) e os respetivos Institutos Designados (ID).

 
 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Promoções IPQ
 

Norma Portuguesa
Exposição nos locais de trabalho. Terminologia

Promoção da norma NP EN 1540:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Norma para organizações familiares responsáveis

Promoção da norma NP 4522:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Norma Portuguesa
Conjuntos de aparelhagem de baixa tensão. Parte 1: Regras gerais (IEC 61439-1:2011)

Promoção da norma NP EN 61439-1:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Normas Portuguesas
Prestação de serviços de avaliação. Procedimentos e métodos para a avaliação de pessoas em contextos de trabalho e organizacionais.
Parte 1: Requisitos para o cliente.
Parte 2: Requisitos para os prestadores de serviços.

Promoção das normas NP ISO 10667-1 e 10667-2:2014

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.mpt

   

Coletâneas de normas
 

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

   
   

Clientes IPQ
 
   

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição