Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui

Edição 85, fevereiro, 2013 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

30 Anos do Sistema Português da Qualidade (SPQ)

Logotipo 30 anos SPQDecorridas que são três décadas sobre a data de criação do Sistema Português da Qualidade (SPQ), pelo Decreto-Lei n.º 165/83, de 27 de abril, impõe-se agora um justo destaque, sendo também de assinalar o papel pioneiro e estruturante do IPQ, enquanto entidade responsável pela gestão e coordenação do SPQ, na implementação e operacionalização das políticas da Qualidade que, suportadas em princípios universais fundamentais, souberam proporcionar o desenvolvimento das infraestruturas nacionais necessárias à demonstração da Qualidade, de forma credível, tão essenciais à integração plena no então mercado único e que, atualmente, continuam a suportar a livre circulação de produtos e serviços no espaço da União Europeia, facilitando o comércio mundial.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 
ISO Focus+
   
Revista Medições e Ensaios, vol 1, nº 4, Janeiro 2013

ISO Focus+ março de 2013.

A normalização, que tem sido, tradicionalmente, uma área de atividade de predominância masculina, tem assistido a uma crescente afirmação das mulheres, nas mais diversas áreas.

Esta edição da ISO Focus+ dá voz a um conjunto de mulheres extraordináriuas, desde presidentes de organismos de normalização nacionais a peritas de comissões técnicas da ISO. Embora cada história seja única, há uma mensagem comum: a diversidade de género enriquece o trabalho comum e fortalece as organizações. A revista mostra muito que já foi feito, mas também realça o trabalho que há ainda a fazer no sentido de dar sequência a este esforço.

Consulte esta publicação...


Metrologia
   
Revista Medições e Ensaios, vol 1, nº 4, Janeiro 2013

Metrologia, Vol. 50, 2013, nº 2 - Abril.

Metrologia é uma publicação do BIPM, editada pelo IOP PUblishingBoletim OIML é uma publicação trimestral da Organização Internacional de Metrologia Legal.

As edições anteriores estão acessíveis para consulta a partir do sítio web da IOP PUblishing.

Consulte esta publicação ...


Measurement
   
Revista Medições e Ensaios, vol 1, nº 4, Janeiro 2013

Measurement Vol. 46, issue 4, maio 2013.

Measurement é o jornal da International Measurement Confederation (IMEKO).

Esta publicação dedicada à metrologia edita 10 números por ano.

Consulte esta publicação ...


Accreditation and Quality Assurance
   
Revista Medições e Ensaios, vol 1, nº 4, Janeiro 2013

Accreditation and Quality Assurance Vol 18, issue 2, abril 2013.

Esta publicação aborda diversos aspetos relevantes para a qualidade, transparência a fiabilidade de resultados de medição em ciências químicas e da biologia.

Os números anteriores podem ser consultados no sítio web da SPRINGER.

Consulte esta publicação ...

 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Novo Conselho Diretivo do IPQ

Novo Conselho Diretivo do IPQLogotipo do SPQ

O novo Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, I. P., é composto pelo engenheiro Jorge Manuel Diogo Marques dos Santos que continua com o cargo de Presidente e pelos engenheiros António José Ruas Mira dos Santos e Ricardo Jorge Gomes Fernandes, com o cargo de Vogais.

Os membros do Conselho Diretivo foram designados por despachos do membro do governo da tutela, Ministro da Economia e do Emprego, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, na sequência de procedimentos concursais através da CRESAP - Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública, aos quais se aplicam, as regras de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública previstos no Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública.

Despacho n.º 4126/2013. D.R. n.º 56, Série II de 2013-03-20
Ministério da Economia e do Emprego - Gabinete do Ministro. Designa, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, engenheiro Jorge Manuel Diogo Marques dos Santos para exercer o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 4125/2013. D.R. n.º 56, Série II de 2013-03-20
Ministério da Economia e do Emprego - Gabinete do Ministro. Designa, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, o Engenheiro António José Ruas Mira dos Santos para exercer o cargo de Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 4127/2013. D.R. n.º 56, Série II de 2013-03-20
Ministério da Economia e do Emprego - Gabinete do Ministro. Designa, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, o Engenheiro Ricardo Jorge Gomes Fernandes para exercer o cargo de Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, I.P


Divulgação dos resultados do ECSI Portugal 2012 - BANCA

Logotipo do ECSINo passado dia 8 de abril decorreu, no Auditório do ISEGI, no Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa, o Seminário de divulgação dos resultados do setor da Banca na edição de 2012 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente.

Entrega do prémio pelo Presidente do IPQOs resultados deste estudo foram apresentados este ano num formato diferente, orientado para cada um dos diferentes setores considerados, sendo que o vencedor do Setor Banca foi o Montepio com pontuação de 7,6.

Consulte a informação disponível no sítio web do IPQ.


O "Top 10" das dificuldades das PME

Resultado do inquérito a 1000 PME europeias efetuado pela Comissão Europeia, onde se identifica os dez maiores entraves da legislação europeia ao crescimento das empresas.

Ler mais...


Evento de lançamento do Projeto SPQ EXPO

Logotipo do expoSPQRealizou-se no passado dia 9 de abril no auditório do IPQ, a apresentação pública do Projeto SPQ EXPO – Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação.
Na sessão, que contou com a participação do IPQ, da APQ e da AEP/Exponor, foram apresentados os grandes objetivos do projeto, as componentes do evento, que integrará palestras, formação e um espaço de exposições, o perfil dos expositores bem como as formas de colaborar na iniciativa.

O SPQ EXPO será um evento anual destinado aos profissionais da área da qualidade e a todas as entidades que integram o Sistema Português da Qualidade, reunindo todos os parceiros nacionais envolvidos na Normalização, Metrologia e Qualificação, num ambiente que proporcionará às pessoas e organizações contactar com os principais profissionais do setor e encontrar um público-alvo à procura de soluções e inovação. A primeira edição do evento está prevista decorrer nos dias 26 e 27 de setembro de 2013, no Porto, EXPONOR.

Mais informações estarão em breve disponíveis no sítio web do evento.


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos, pela sua relevância, os seguintes:

NP EN 1090-1+A1:2013 Execução de estruturas de aço e de estruturas de alumínio. Parte 1: Requisitos para a avaliação de conformidade de componentes estruturais
Esta Norma especifica os requisitos para avaliação da conformidade das características de desempenho para componentes estruturais de aço e de alumínio, assim como kits disponibilizados no mercado como produtos de construção. A avaliação de conformidade cobre as características de produção e, onde aplicável, as características de projeto estrutural. Esta Norma cobre ainda os requisitos de conformidade de componentes em aço utilizados em construção metálica e mista.

NP EN ISO/IEC 17020:2013 Avaliação da conformidade. Requisitos para o funcionamento de diferentes tipos de organismos de inspeção
A presente Norma foi elaborada com o objetivo de promover confiança nos organismos de inspeção e contém requisitos para a sua competência e para a imparcialidade e consistência das suas atividades de inspeção. A presente Norma pode ser utilizada como um documento de requisitos para acreditação, ou para avaliação entre pares ou outras avaliações.

NP ISO 675:2013 Têxteis. Tecidos. Determinação das variações dimensionais na lavagem industrial a temperaturas próximas da ebulição
A presente Norma especifica um método de determinação das variações dimensionais (encolhimento ou alongamento) de todos os tipos de tecidos, após lavagem industrial a temperaturas próximas da ebulição.
O ensaio destina-se essencialmente a tecidos de algodão. O método destina-se essencialmente à determinação das variações dimensionais durante uma única lavagem.


Ministro da Indústria da Pequena e Média Empresa e da Promoção do Investimento da Argélia visita Portugal

No âmbito da visita do Ministro da Indústria da Pequena e Média Empresa e da Promoção do Investimento da Argélia, decorreu, no passado dia 9 de abril no Fórum Tecnológico de Lisboa uma reunião de trabalho visando identificar novas formas de cooperação empresarial e institucional entre Portugal e Argélia. Esta sessão foi antecedida pela assinatura de protocolos de cooperação, sublinhando as excelentes relações institucionais existentes entre ambos os países.

Ler mais...

Avaliação de Pessoas em Contextos Organizacionais

A Organização Internacional de Normalização (ISO) editou a norma ISO – 10667: “Assessment service delivery -- Procedures and methods to assess people in work and organizational settings” que é a primeira norma mundial que se centra na avaliação de pessoas nas organizações. O seu principal objetivo é promover as boas práticas em processos de avaliação por meio da aplicação de procedimentos de avaliação mensuráveis e baseados em evidências. Com este objetivo fornece orientações práticas para os clientes e fornecedores envolvidos na prestação de serviços de avaliação - descreve as suas obrigações e responsabilidades, antes, durante e depois do processo de avaliação. Preconiza ainda o tratamento legitimo das pessoas implicadas nos processos de avaliação, fornecendo orientação sobre os direitos e deveres das pessoas avaliadas, bem como das outras partes envolvidas no processo de avaliação, nomeadamente os destinatários dos resultados da avaliação.

No âmbito da sua atividade normativa o IPQ criou a Comissão Técnica Autónoma – CTA 29 - Avaliação de Pessoas em Contextos Organizacionais, com a missão de elaborar a versão nacional desta norma. A Comissão Técnica é presidida pela Drª Susana Bogalho da PSICOTEC Portugal e nela participam empresas portuguesas e multinacionais, universidades, sindicatos e associações. A CTA conta ainda com a colaboração na difusão da norma a nível mundial do Professor José Muñiz, Catedrático da Universidade de Oviedo e especialista em Psicometria e único membro ibérico na comissão internacional que elaborou a norma.

Ler mais...


Workshop sobre o Projeto EMRP MetroMetal

Realizou-se no passado dia 3 de abril no Instituto de Tecnologia Nuclear, IST/ITN uma workshop sobre o Projeto EMRP (European Metrology Research Program) MetroMetal - Metrologia das Radiações ionizantes para a Indústria Metalúrgica, organizado pelo IST/ITN, parceiro deste projeto europeu, com a participação dos stakeholders deste projeto, nomeadamente, a Siderurgia Nacional, o IPQ e outras entidades ligadas a esta temática das radiações ionizantes.

Ler mais...


Reunião dos Representantes dos Países-membros da UE sobre o Programa Europeu de Investigação e Inovação em Metrologia – EMPIR

A reunião realizada no dia 21 de março em Bruxelas foi organizada pela EURAMET (European Association of National Metrology Institutes) com objetivo de discutir linhas gerais do novo Programa Europeu para a Investigação e Inovação em Metrologia (EMPIR), a financiar ao abrigo do próximo Programa-Quadro de apoio à Investigação e Inovação - Horizonte 2020. O EMPIR sucede ao atual Programa Europeu de Investigação Metrológica (EMRP) que termina no final de 2013. É um programa ao abrigo do art. 185º do Tratado, o qual prevê a possibilidade da UE participar em programas de investigação e desenvolvimento empreendidos pelos Estados-membros (EM), normalmente financiando o equivalente à contribuição que estes concedem ao programa. A REPER, Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, assegurou a participação nesta reunião.

Ler mais...


Reavaliação do Sistema de Gestão da Qualidade no Âmbito do TC-Quality

Realizou-se a 14 de março de 2013, em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, a reavaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do IPQ UMCA-LNM, enquanto Laboratório Nacional de Metrologia, e do IST/ITN LMRI, enquanto Instituto Designado para as Radiações Ionizantes, no âmbito do Comité Técnico para a Qualidade, TC-Quality, da EURAMET.

Ler mais...


Campanhas de calibrações a nível primário no domínio elétrico - tensão DC

O laboratório de eletricidade, vai promover mais uma campanha de calibrações a nível primário no domínio elétrico que se destina exclusivamente à calibração de referências eletrónicas, calibradores de tensões DC e voltímetros digitais de elevada exatidão, entre 15 de abril e 10 de maio.

Ler mais...


A influência da pressão atmosférica na calibração e uso de micropipetas

Existem vários fatores de influência na calibração de micropipetas, nomeadamente a velocidade de aspiração, a inclinação da ponta durante a aspiração, o doseamento e a quantidade de água colocada no copo de pesagem, etc. Um outro fator bastante importante e até agora desconhecido é a o efeito da influência da pressão atmosférica na calibração de micropipetas de deslocamento positivo. Quanto menor a pressão atmosférica (maior altitude) menor será o volume aspirado devido ao menor efeito de deslocamento de ar dentro da micropipeta. Este efeito deve ser corrigido para a pressão de referência de 1013,25 hPa, através da equação 3 descrita no guia de calibração de micropipetas do DKD (German Calibration Service) de 2011. Esta equação foi aplicada no relatório da comparação chave do BIPM CCM.FF.K4.2.2011, tendo sido assim validada.


Galardão ECO XXI 2013

Estão abertas até ao dia 5 de julho de 2013 as candidaturas a Município ECOXXI.
O galardão ECOXXI, atribuído desde 2007 e promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), visa reconhecer e divulgar as boas práticas/políticas de sustentabilidade ao nível do município, valorizando aspetos fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, como a educação no sentido da sustentabilidade ou a qualidade ambiental, entre outros de caráter social.

Os municípios candidatos são avaliados por uma Comissão de Avaliação, da qual o IPQ faz parte, com base em 21 indicadores de sustentabilidade local, de onde se destacam: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Emprego; Conservação da Natureza e Floresta; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Convidam-se também os técnicos e responsáveis dos municípios interessados no Programa ECOXXI, a participar na ação de formação ECOXXI 2013, que decorrerá na Agência Portuguesa do Ambiente, no próximo dia 3 de maio. A participação é gratuita, sendo necessária a confirmação de presença através do envio da ficha de inscrição disponível no sítio web da ABAE até ao dia 26 de abril.


Formação sobre Sistemas de Gestão de Energia

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), realizou-se no Porto, nos dias 18 e 19 de março, uma edição do curso sobre “Sistemas de Gestão de Energia”.

Ler mais....


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Sessão de Esclarecimento sobre o Regulamento dos Produtos da Construção (RPC)
17 de abril

Decorrerá no próximo dia 17 abril de 2013, no auditório do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), uma Sessão de Esclarecimento sobre o Regulamento dos Produtos da Construção (EU) n.º 305/2011 (RPC), que revoga a Diretiva 89/106/CEE, e entrará em vigor a 1 de Julho de 2013.

Esta sessão de esclarecimento com o tema “O que há de novo na Marcação CE?”, organizada pelo (CTCV) em parceria com a Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas & ETICS (APFAC) é dirigida aos associados da APFAC, APICER, ANIET, ANIPB, ATIC e APCMC.

Conta com a participação do IPQ com uma intervenção sobre “Normas aplicáveis aos produtos de construção, bem como da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia e do Emprego, da CERTIF – Associação para a Certificação e ainda do CCTV, visando prestar os esclarecimentos sobre as alterações que serão necessárias introduzir na marcação e na informação que acompanha o produto.

Venha conhecer o programa e inscreva-se.


II Workshop de Qualidade em Saúde"

Vai realizar-se no dia 7 de junho, em Troia, o II Workshop de Qualidade em Saúde integrado no IV Encontro de Investigadores da Qualidade. Este Workshop é uma organização da Comissão Sectorial para a Saúde (CS/09), que no âmbito do Sistema Português da Qualidade desenvolve as suas atividades integrada no Instituto Português da Qualidade, IP (IPQ). O Departamento de Metrologia do IPQ vai estar presente neste evento através de comunicações que visam promover e sensibilizar a importância da ciência da medição para a Qualidade em saúde.


Encontro Técnico "Poluição difusa - desafios para o futuro"

A Comissão Setorial para a Água (CS/04),o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, promovem no dia 29 de maio de 2013, no Auditório do IPQ, um Encontro Técnico subordinado ao tema “Poluição difusa – desafios para o futuro”.

Tendo como destinatários profissionais de ambiente e saúde pública, autarcas, técnicos de administração pública central e regional, técnicos de entidades municipais, entidades e empresas ligadas ao uso da água, docentes, investigadores e estudantes, com este encontro pretende-se discutir os desafios da poluição difusa e dar uma panorâmica das ações e medidas que têm sido adotadas para o seu controlo em diferentes setores de atividade.

O programa encontra-se disponível no sítio web do IPQ.


V FÓRUM DA QUALIDADE organizado pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - ESCE/IPVC

Organizado pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) em Valença, vai realizar-se no próximo dia 7 de Junho de 2013 o V FÓRUM DA QUALIDADE.

Este evento, da responsabilidade da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade, “terá um total de cinco painéis em que serão abordados variados temas ligados à área da gestão da qualidade, segurança e inovação”, segundo José Carlos Sá, docente da ESCE-IPVC e responsável pela organização.

O Instituto Português da Qualidade vai participar fazendo uma intervenção sobre “A sustentabilidade e os Sistemas de Gestão” enquadrada no tema central do evento “QUALIDADE, SEGURANÇA E INOVAÇÃO".
Para além do debate sobre a importância da segurança e da inovação na qualidade, irão ser apresentadas várias experiências empresariais e serão abordados, nomeadamente, temas como, a filosofia Lean, 6 sigma e o modelo EFQM, para uma gestão da qualidade de excelência.

Para mais informações consultar o sítio web do IPVC.



  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Formação de experimentadores metrologistas

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Experimentadores Metrologistas que decorrerá na Caparica, nas instalações do IPQ, de 20 a 31 de maio.

O curso destina-se preferencialmente a candidatos provenientes de Autarquias, Organismos de Verificação Metrológica e Direções Regionais da Economia e outras entidades que integram o Sistema de Metrologia Legal.

Esta formação tem como objetivo dar a conhecer a regulamentação metrológica e contribuir para a melhoria dos serviços de controlo metrológico prestados por estas entidades.

Participe e garanta o seu lugar. As vagas são limitadas à capacidade da sala.

Consulte o programa do curso e inscreva-se aqui.


Formação em IDI Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Brevemente serão divulgadas as datas para a realização das ações de formação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), organizadas conjuntamente pelo IPQ, APQ e COTEC.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, prevê-se a realização de 2 edições do curso de Implementação de Sistemas de Gestão da IDI e 2 edições do curso de Auditorias a Sistemas de Gestão da IDI. Em ambos os casos, uma das edições decorrerá em Lisboa e a outra no Porto.

Os programas dos cursos serão divulgados oportunamente nos sítios web do IPQ, APQ e COTEC.

Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.



 
  artigos  
     
 
 

Efeito da força iónica nos coeficientes de atividade em águas salinas

As medições de pH são usadas para comparar os valores de pH de soluções aquosas ou para avaliar as concentrações de H+ e de outras espécies químicas presentes em sistemas aquosos, relacionados através de constantes de equilíbrio. As medições de pH em matrizes de força iónica elevada, isto é, em água do mar, carecem ainda atualmente de base cientifica. No entanto, as soluções tampão padrão, convencionalmente utilizadas em medições potenciométricas em matrizes de força iónica inferior a 1, são usadas igualmente para calibrar os potenciómetros que realizam medições de pH em amostras complexas ou de meio eletrolítico forte, i.e. de força iónica maior que 1, como é o caso da água do mar, de composição variável. Além do mais, a definição atual única pH=- lg a(H+) ainda é uma questão polêmica, uma vez que diferentes áreas de aplicação têm diferentes procedimentos, premissas e escalas associados..

Ler mais (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Estrutura orgânica do IPQ

Despacho n.º 4941/2013 de 11 de abril
Cria a estrutura orgânica flexível do Instituto Português da Qualidade, I.P.

Conselho Diretivo do IPQ

Despacho n.º 4125/2013 de 20 de março
Designa, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, o Engenheiro António José Ruas Mira dos Santos para exercer o cargo de Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, I.P.

Despacho n.º 4126/2013 de 20 de março
Designa, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, engenheiro Jorge Manuel Diogo Marques dos Santos para exercer o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 4127/2013 de 20 de março
Designa, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, o Engenheiro Ricardo Jorge Gomes Fernandes para exercer o cargo de Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, I.P.

Aprovação de modelo

Despacho n.º 3981/2013 de 15 de março
Aprovação complementar de modelo n.º 111.20.13.3.01 de MICOTEC.

Despacho n.º 4389/2013 de 26 de março
Aprovação de modelo n.º 301.25.13.3.03 de BIGSYSTEMS.

Despacho n.º 4635/2013 de 4 de abril
Aprovação do equipamento alcoolímetro qualitativo da marca Lion, modelo 600, para deteção da presença de álcool no sangue.

ADSE

Despacho n.º 4631/2013 de 3 de abril
Pagamento das comparticipações do Estado na compra de medicamentos dispensados a beneficiários pela ADSE.

Descentralização de políticas públicas

Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2013 de 19 de março
Cria o Aproximar - Programa de Descentralização de Políticas Públicas.

Orçamento do Estado para 2013

Decreto-Lei n.º 36/2013, de 11 de março
O presente diploma estabelece as disposições necessárias à execução do Orçamento do Estado para 2013, aprovado pela Lei Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro.

Portaria n.º 125/2013 de 28 de março
Regulamenta os termos e a tramitação do parecer prévio vinculativo previsto no n.º 4 do artigo 14.º da Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2013 para a realização de transferências para fundações por parte das entidades públicas.

Direitos humanos

Resolução da Assembleia da República n.º 39/2013 de 3 de abril
Recomendação relativa à adoção por entidades públicas e privadas da expressão universalista para referenciar os direitos humanos.

Igualdade de género

Resolução da Assembleia da República n.º 41/2013 de 3 de abril
Sobre a promoção da igualdade laboral entre homens e mulheres.

Resolução da Assembleia da República n.º 45/2013 de 4 de abril
Combate às discriminações salariais, diretas e indiretas.

Resolução da Assembleia da República n.º 46/2013 de 4 de abril
Pela não discriminação laboral de mulheres.

Resolução da Assembleia da República n.º 47/2013 de 4 de abril
Pelo combate ao empobrecimento e à agudização da pobreza entre as mulheres.

Resolução da Assembleia da República n.º 48/2013 de 4 de abril
Defesa e valorização efetiva dos direitos das mulheres no mundo do trabalho.

Entidades qualificadas para o controlo metrológico

Despacho n.º 3858/2013 de 13 de março
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.25.12.6.027 de Auto Sueco de Castelo Branco.

Despacho n.º 3934/2013, de 14 de março
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.13.6.137 de JCFerreira, Lda.R.

Legislação Europeia

Máquinas

Comunicação 2013/C 99/01, JOUE C 99, de 5 de abril
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Directiva 2006/42/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de maio de 2006 , relativa às máquinas e que altera a Directiva 95/16/CE Texto relevante para efeitos do EEE (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União).

 
     
  Sabia que...
 
 
 

Mesmo a preparação de uma simples chávena de chá (infusão) pode sair perfeita se cumprir os requisitos de uma Norma?

O Organismo Internacional de Normalização (ISO) editou a norma ISO 3103 – “Chá. Preparação de uma infusão, para uso em análises sensoriais” permitindo, deste modo, que os ensaios sensoriais das amostras de chá sejam comparáveis em qualquer parte do mundo. Não sendo um problema de vital relevância é muito importante para a indústria do chá já que, para os 30 países seus produtores, movimenta cerca de 4.000 milhões de toneladas de matéria prima e mais de 70.000 milhões de dólares. Para o simples apreciador de uma excelente infusão a norma responde a perguntas tão simples como estas: Durante quanto tempo deverei deixar ferver a água? Que quantidade de chá devo utilizar numa chávena ou num bule? O leite deverá ser colocado antes ou depois da infusão?

Se pretender adquirir a norma faça a sua encomenda aqui……

Encomende já esta norma ao IPQ.

  Ir para o topo  
     



tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
abril
17|Sessão de Esclarecimento sobre o Regulamento dos Produtos da Construção (RPC)
Coimbra, Portugal
 
maio
15|Simpósio de Metrologia 2013, Organizado pelo CATIM
Porto, Portugal
 
16 e 17|LINQ 2013 "European Conference Learning Innovations and Quality
Roma, Itália
 
20|Dia Mundial da Metrologia
Caparica, Portugal
 
21|ECSI - Setor da energia
Caparica, Portugal
 
28|European Conference “SMEs and Standardization”
Bélgica, Bruxelas
 
29|Encontro Técnico “Poluição Difusa”, IPQ/CS04
Caparica, Portugal
 
junho
7| IV Encontro dos Investigadores da Qualidade, APQ
Tróia, Portugal

7| V Fórum da Qualidade ESCE/IPVC - “Qualidade, Segurança e Inovação"
Valença, Portugal

 
17 a 20| 57º Congresso da EOQ
Tallinn, Estónia
 
setembro
26 e 27| SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação
Porto (Exponor), Portugal
 
outubro
7 a 10|Congresso Internacional de Metrologia,
Paris, França
 
14|World Standards Day  
14 a 18|Symposium on Temperature and Thermal Measurements in Industry and Science
Funchal, Madeira, Portugal
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

abril
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM ABRIL
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
8ª Reunião do TC-Quality e do Steering Committee no âmbito EURAMET
 

Realizou-se de 13 a 15 de março de 2013 em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, a 8ª Reunião do TCQuality (Comité Técnico para a Qualidade) no âmbito EURAMET, organização que reúne os Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) e os respetivos Institutos Designados (DI). Este encontro contou com a participação de representantes de 24 países membros, de 6 países associados (Albânia, Croácia, Letónia, Eslovénia, Macedónia e Montenegro), 2 países correspondentes (Israel e Egito), 1 representante do SIM, 1 representante do GULFMET e o secretário da EURAMET. Foi antecedida pela reunião do grupo de coordenação (SC – Steering Committee) para a preparação da reunião do TC-Quality, com a análise dos pareceres relativos aos relatórios anuais, de reavaliação e iniciais, a serem apresentados na reunião plenária. No SC participaram os elementos de contacto de 11 países, incluindo Portugal.

Ler mais (pdf)...

 
6ª Reunião do Comité Técnico dos TC-Chairs e da Direção da EURAMET  

Decorreu em Delft na Holanda, de 4 a 6 de Março a reunião “EURAMET Technical Committee Chairpersons Meeting and Board of Directors”. Esta reunião contou com a participação de vários elementos da direção da EURAMET e dos TC-Chairs (TCC) de cada Comité Técnico da EURAMET. Teve como objetivos principais: a apresentação da nova estratégia de comunicação da EURAMET, o EMRP e EMPIR, a revisão das CMC e as atividades e desafios de cada comité técnico.

Ler mais (pdf)...

 
Reunião EURAMET do Comité Técnico do Caudal (TC-F) de 2013  

Decorreu em Delft, na Holanda, de 12 a 14 de março, a reunião EURAMET TC Flow Contact Persons 2013. Esta reunião contou com a participação de 45 representantes de vários Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) de 25 países e teve como objetivos principais a apresentação dos projetos EURAMET dos domínios metrológicos do Volume e Caudal em curso, a revisão das capacidades de medição e calibração (CMC) e a apresentação dos projetos em curso e a desenvolver no âmbito do EMRP.

Ler mais (pdf)...

 
Reunião Plenária do Grupo de Trabalho das Boas Praticas de Laboratório, BPL, da UE, reunião técnica do mesmo grupo e reunião organizada pela European Food and Safety Agency, EFSA, sobre auditorias de estudo em BPL.  

A reunião da EFSA centrou-se essencialmente na revisão do documento do procedimento operativo “Selection for audit of studies carried out under Good Laboratory Practice”. A ordem de trabalhos da reunião técnica do Grupo de Trabalho das Boas Praticas de Laboratório de UE incluiu a análise detalhada de questões técnicas colocadas pelos diferentes estados membros, e conduziu à elaboração de um documento guia de orientação sobre questões técnicas da avaliação BPL. A reunião do grupo de trabalho de Boas Praticas de Laboratório da UE incluiu entre outros: a atualização sobre o ponto de situação dos estados membros que se encontram a implementar os seus programas nacionais de acompanhamento BPL; a informação sobre nova legislação nomeadamente na área dos biocidas. Foram realizadas apresentação por diferentes entidades regulamentares internacionais, nomeadamente ECHA, EFSA, EMA. O representante da OCDE participou na reunião e apresentou os resumo da reunião da OCDE em 2012 bem como a referência
às atividades para 2013, 2014 donde se inclui a avaliação à implementação do Programa Nacional de Acompanhamento BPL em Portugal.

Ler mais (pdf)...

 
 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@mail.ipq.pt

   

Normas portuguesa
Sistemas de gestão florestal sustentável. Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Normas portuguesa
Gestão do risco. Princípios e linhas de orientação

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas Equipamentos e Superfícies para Espaços de Jogo e Recreio

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea de normas sobre Responsabilidade Social

capa do DVD COLECTÂNEA DE         NORMAS sobre Responsabilidade Social

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Desenhos Técnicos

capa do DVD COLETÂNEA DE NORMAS
			Desenho Técnico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Segurança contra Incêndio

capa do DVD COLECTÂNEA DE              NORMAS Segurança contra incêndio em edifícios: protecção passiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Proteção Anticorrosiva de Estruturas de Aço por Esquemas de Pintura

Normas sobre pintura anti-corrosiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea – Sistemas de Tubagens de Plástico (PVC-U)

Promoção de normas             sobre sistemas de tubagem de plástico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

 
   
   
 
   
   
   
   

Clientes IPQ
 
   

NP ISO 21500: 2012 Linhas de orientação sobre a gestão de projetos

Imagem alusiva a promoção de normas sobre Gestão de Projetos

Nota de encomenda ...


 

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 82 | março de 2012
Nº 85 | fevereiro de 2013
Nº 84 | janeiro de 2013
Nº 83 | dezembro de 2012

Consulte todas ...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
Ana Andrade
António Neves
Eduarda Filipe
Jorge Marques dos Santos
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição