Se não conseguir ver corretamente esta newsletter, clique aqui

Edição 85, fevereiro, 2013 EspaçoQ EspaçoQ
  boletim informativo mensal      edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE
Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados
  Tema do Mês
 
 

Segurança balnear

praia marítimaEm plena época balnear, um tema sempre recorrente, que preocupa a todos os portugueses, é o da segurança nas praias, rios, lagos e piscinas, que tanto nos atraem e apetecem para nosso lazer e que representam um índice de referência para os que nos visitam como turistas.

Com o objetivo de se estabelecerem as condições necessárias para se assegurarem elevados níveis de segurança balnear, foi instituído um grupo de trabalho multidisciplinar para delineação da estratégia integrada de prevenção e segurança para as atividades realizadas nas praias, piscinas e recintos de diversão aquática.

É com muito gosto que o IPQ integra este GT, em especial no que diz respeito à segurança em piscinas públicas, podendo contribuir de forma decisiva com a referenciação em legislação a normas nacionais e europeias, em especial nos aspetos relativos ao funcionamento.

Ler mais...


   
  Publicações
   
 
EURAMET newsletter nº8
   
Euramet issue 8

EURAMET newsletter nº 8.

O Foi publicada a última edição da newsletter da EURAMET

Esta edição inclui artigos sobre investigação e inovação em metrologia, colaboração e a comunidade EURAMET.

Consulte esta publicação...


BIPM e-News
   
BIPM e-News junho de 2013

BIPM e-News junho de 2013.

A BIPM e-News é publicada duas vezes por ano, abordando temas recentes no âmbito da metrologia.

Acaba de ser publicado o 3º número, complementado por um suplemento de 4 páginas em que se apresentam dados relevantes sobre o ano de 2012.

Consulte esta publicação (pdf) ...


OIML Bulletin
   
OIML Bulletin abril de 2013

OIML Bulletin julho de 2013.

O Boletim OIML é uma publicação trimestral da Organização Internacional de Metrologia Legal.

As edições desde 1999 estão acessíveis para consulta no sítio web da OIML. Os números anteriores a essa data foram digitalizados e podem ser solicitados ao Editor.

Consulte esta publicação (pdf) ...


Metrologia
   
Revista Medições e Ensaios, vol 1, nº 4, Janeiro 2013

Metrologia, Vol. 50, 2013, nº 4 - Agosto.

Metrologia é uma publicação do BIPM, editada pelo IOP PUblishing.

As edições anteriores estão acessíveis para consulta a partir do sítio web da IOP PUblishing.

Consulte esta publicação ...


 
     
     
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Logotipo de comemoração do 27º aniversário do IPQNo passado dia 12 de Julho o IPQ celebrou mais um aniversário. Ao longo deste 27 anos tem vindo a desenvolver e a disponibilizar a infraestrutura indispensável para potenciar a prática de melhores processos e métodos de gestão pela qualidade; gerindo e coordenando o Sistema Português da Qualidade (SPQ), sendo o Organismo Nacional de Normalização e a Instituição Nacional de Metrologia.
O IPQ continua a assumir-se como um organismo chave na dinamização da economia interna e da competitividade internacional, interagindo com as empresas e suas organizações representativas, promovendo a qualidade de produtos e serviços, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o aumento da competitividade das atividades económicas.

Na frente externa tem desenvolvido atividades de cooperação e de apoio técnico a entidades nacionais e estrangeiras interessadas em assuntos da qualidade, estabelecendo protocolos nos domínios da normalização, metrologia e qualificação. Tem sido privilegiada a cooperação com os países da CPLP, do Magreb e Europa de Leste.


ISO TC 176 pela primeira vez em Portugal

ISO TC 176 pela primeira vez em Portugal Portugal recebe pela primeira vez a reunião plenária da maior Comissão Técnica da ISO (Organismo Internacional de Normalização).

A ISO/TC176 "Quality Management & Quality Assurance", a maior comissão técnica da ISO, com cerca de 300 membros, responsável pelo desenvolvimento e revisão das normas da série 9000 – Sistemas de Gestão da Qualidade - e demais documentos normativos relacionados com a área da qualidade, irá realizar a sua 30.ª plenária de 2 a 9 de Novembro de 2013, na cidade do Porto, nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), a convite do IPQ.

Ler mais...

Logotipo do Projeto Juventude

Como temos vindo a noticiar, a data para envio das candidaturas ao Concurso “Saber com Normas” terminou no passado dia 31 de maio. No dia 2 de julho, o Júri constituído pelo IPQ, pelo IEP – Instituto Eletrotécnico Português (patrocinador), pela Direção Geral de Educação e pela Agência para a Qualificação e o Ensino Profissional, reuniu e admitiu a concurso 14 trabalhos. Estes trabalhos foram realizados em seis escolas diferentes e neles participaram 87 alunos e 11 professores.

A sessão de entrega dos prémios realizar-se-á no próximo dia 18 de julho, nas instalações do IPQ e só nessa altura serão conhecidos os premiados. Também a partir dessa altura o IPQ disponibilizará no Facebook a visualização dos trabalhos seleccionados.


Visita de estudo de Delegação Cipriota ao IPQ “Mobilidade para Profissionais em Contexto de Formação Profissional”

Logotipo do organismo cipriota e do programa Leonardo da Vincy - Mobility

De 11 a 17 de Junho, decorreu no IPQ uma ação de formação dirigida a uma Delegação do Organismo Nacional de Normalização Cipriota (CYS) que integrou elementos da Cyprus Certification Company, organismo de certificação Cipriota e subsidiário da primeira, num total de sete elementos.

Delegação cipriota com a Administração do IPQEsta visita teve como objetivo proporcionar um maior conhecimento sobre a organização portuguesa em matéria da Normalização, os seus procedimentos e as metodologias que suportam o desenvolvimento destas atividades a nível nacional, europeu e internacional e, em particular, sobre a experiência portuguesa, na qual a descentralização de competências em organismos de Normalização Setorial, constitui uma característica peculiar fundamental.

Ler mais...


Entrada em plena aplicação do Regulamento (EU) 305/2011

Marca CENo passado dia 1 de Julho, entrou em plena aplicação o Regulamento (UE) n.º 305/2011, que estabelece condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção e que revogou a Diretiva 89/106/CEE.

Este regulamento estabelece condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção e visa garantir que a respetiva colocação no mercado de obedece a regras harmonizadas para a expressão do desempenho dos produtos correspondente às suas caraterísticas essenciais, de acordo com especificações técnicas harmonizadas elaboradas em função dos requisitos básicos das obras de construção, estabelecidas no mesmo.

O referido Regulamento define, para além disso, as condições necessárias para a aposição da marcação CE nos produtos de construção, em conformidade com os princípios gerais definidos na legislação da UE, nomeadamente o Regulamento (CE) n.º 765/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de julho de 2008, cuja execução na ordem jurídica nacional é assegurada pelo Decreto-Lei n.º 23/2011, de 11 de fevereiro, e a Decisão n.º 768/2008/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de julho de 2008.

Ainda que o regulamento seja obrigatório e diretamente aplicável, para garantir a sua efetiva execução, na ordem jurídica nacional, aguarda-se para muito breve a publicação do diploma que adotará as disposições necessárias para a concretização das exigências específicas cometidas ao nosso país enquanto Estado-Membro.

Ler mais...


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos, pela sua relevância, os seguintes:

NP EN 671-1:2013 Instalações fixas de combate a incêndio. Sistemas armados com mangueiras. Parte 1: Bocas de incêndio armadas com mangueiras semirrígidas
As bocas de incêndio armadas, quando em bom estado de funcionamento, constituem um meio de primeira intervenção muito eficaz no combate a incêndio, utilizando uma fonte de alimentação contínua e imediata de água. Os requisitos da presente Norma foram especificados de modo a garantir que as bocas de incêndio possam ser utilizadas eficazmente por uma única pessoa e tenham uma vida útil longa. Esta Norma especifica igualmente os requisitos aplicáveis à avaliação da conformidade e à marcação destes equipamentos.

NP EN 15194+A1:2013 Bicicletas. Bicicletas assistidas electricamente. Bicicletas EPAC
A presente Norma aplica-se a bicicletas assistidas eletricamente com uma potência nominal contínua máxima de 0,25 kW, em que a alimentação é reduzida progressivamente e finalmente interrompida quando o veículo atinge uma velocidade de 25 km/h, ou antes, se o ciclista parar de pedalar. Especifica ainda os requisitos de segurança e os métodos de ensaio relativos à avaliação da conceção e montagem das bicicletas assistidas eletricamente e subconjuntos de sistemas que utilizem bateria, com uma voltagem até 48 V DC ou um carregador de bateria integrada com uma entrada de 230 V.

NP ISO 14731:2013 Coordenação da soldadura. Tarefas e responsabilidades
A soldadura é um processo especial que requer a coordenação das operações de soldadura de modo a estabelecer confiança na fabricação soldada e no desempenho fiável em serviço. As tarefas e responsabilidades do pessoal envolvido nas atividades relacionadas com a soldadura (p. ex. o planeamento, a execução, a supervisão e a inspeção) deverão ser claramente definidas. A presente Norma identifica as tarefas e as responsabilidades relacionadas com a qualidade, incluídas na coordenação das atividades relativas à soldadura.


IPQ integra Conselho Regional do Centro

Logotipo do CCDRC

O IPQ integra, com o estatuto de observador, o Conselho Regional do Centro, órgão consultivo da CCDR Centro representativo dos vários interesses e entidades relevantes para a prossecução dos seus fins, no âmbito do Decreto-Lei 228/2012, de 25/10.

Representado pelo seu Presidente, Eng. Jorge Marques dos Santos, esteve presente na reunião efetuada no dia 10 de julho, em Coimbra, em que foi apresentado o Plano de Ação Regional 2014-2020, no qual, entre diversos aspetos, é de registar a referência às questões ligadas com a qualidade dos produtos e dos processos, competitividade, produtividade, fomento da qualificação de processos, organizações e produtos, nomeadamente através de mecanismos de certificação, acreditação e autoavaliação baseados em referenciais reconhecidos nacionalmente e/ou internacionalmente. Estas referências não são alheias ao facto do Presidente da CCDR Centro ser o Prof. Pedro Saraiva, de reconhecida notoriedade no mundo da Qualidade em Portugal, cujo exemplo se espera que venha a ser seguido ao nível das restantes regiões do país, esperando o IPQ poder contribuir para o desenvolvimento regional em todos os aspetos ligados à sua missão no âmbito da Normalização, Metrologia e Promoção da Qualidade.


Conferência "As 24 horas do Tempo"

Realizou-se a 21 e 22 de junho, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa, a Conferência “As 24 horas do Tempo”, conferência non stop com debates, experiências, cinema, música, dança, desporto, exposições, cozinha, ciência e jogos matemáticos. O IPQ participou na mesa redonda “Tempo é dinheiro - O tempo é muito importante nas transações comerciais, mas para isso precisamos de medi-lo, e todos da mesma forma”, com Eng.ª Eduarda Filipe do Departamento de Metrologia, departamento que é responsável pelos padrões nacionais das unidades de medida, nomeadamente pelo padrão nacional da grandeza tempo – o segundo. A mesa foi moderada pela jornalista Maria Flor Pedroso e contou com a participação do Prof. Rui Agostinho do Observatório Astronómico de Lisboa, que tem entre outras a responsabilidade pela hora legal e a certificação da hora.


APQ apresenta cumprimentos ao recém-nomeado Conselho Diretivo do IPQ

Reunião IPQ-APQNo passado dia 26 de Junho a Direção da APQ liderada pelo seu presidente, Eng. António Ramos Pires, acompanhado por um dos Vice- Presidentes, Eng. Francisco Caetano, deslocou-se ao IPQ para apresentar cumprimentos e felicitações para este mandato ao recentemente nomeado Conselho Diretivo do IPQ, nas pessoas do seu Presidente, Eng. Marques dos Santos e respetivos Vogais, Eng. Mira dos Santos e Eng. Ricardo Fernandes.

Face à oportunidade do encontro e num ambiente de grande cordialidade, realizou-se uma breve e informal sessão de trabalho, na qual foram debatidos temas de interesse comum no âmbito das missões e competências de ambas as instituições.

Ler mais...


Pirataria em produtos elétricos e eletrónicos

O Comité Eletrotécnico Internacional – IEC – lançou um desafio a todos os Comités Técnicos Nacionais, no sentido de traduzir uma brochura intitulada - Pirataria em produtos elétricos e eletrónicos: as melhores práticas e estratégias anticontrafação.

Por iniciativa da Eng.ª Ana Sousa, Presidente da Comissão Técnica Eletrotécnica - CTE 15 – “, Materiais isolantes” e da Eng.ª Lígia Alves, Presidente da CTE 34 – “ Lâmpadas e equipamentos associados”, procedeu-se à elaboração da versão portuguesa da brochura através de um meritório trabalho desenvolvido no seio da CTE 1 – “Terminologia”, que é coordenada pelo Organismo de Normalização Setorial – Instituto Eletrotécnico Português. Após publicação das versões inglesa, francesa e coreana, a IEC acabou de publicar as versões portuguesa, alemã e finlandesa. Esta brochura pretende alertar e sensibilizar os consumidores para os diversos perigos em que incorrem ao adquirir produtos contrafeitos realçando em simultâneo o impacto direto nas economias em que esses produtos contrafeitos são fabricados assim como naquelas em que são vendidos, que se traduz na perda de investimento externo, no aumento dos custos sociais e na destruição de empregos. Descreve igualmente medidas concretas a implementar na luta contra os produtos contrafeitos.

Consulte a brochura


ECSI Portugal 2012 - Setor das Comunicações. Divulgação de resultados

Vencedores do ECSI - ComunicaçõesNo passado dia 17 de junho decorreu, no Auditório do IPQ, em Caparica, o Seminário de divulgação dos resultados do setor das Comunicações na edição de 2012 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente.
No setor das Comunicações os vencedores foram o Grupo Zon, na rede fixa, na televisão por subscrição e na internet fixa. Outra empresa vencedora neste setor foi a Vodafone, na rede móvel com e na internet móvel.

Ler mais...


XXIII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química

Nos passados dias 12 a 14 de junho, decorreu na Universidade de Aveiro, o XXIII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química (EN-SPQ). Este Encontro contou com a participação de cerca de 300 participantes, o patrocínio de 10 entidades e dezenas de comunicações orais e centenas de comunicações por painel, nos quais se incluíram trabalhos de alguns colaboradores do Departamento de Metrologia do IPQ.

Ler mais...


Sessão de esclarecimento sobre o Regulamento dos Produtos da Construção (RPC)

Oradores da Sessão de esclarecimento sobre o Regulamento dos Produtos da Construção (RPC)Decorreu no passado dia 17 de junho de 2013, no auditório Eng.º Eduardo Gomes do ISEP, no Porto, uma Sessão de esclarecimento sobre o Regulamento dos Produtos da Construção (EU) n.º 305/2011.
O evento organizado pela Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET), visou o esclarecimento dos seus associados e contou com a presença de mais de 30 participantes.

Ler mais...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

Divulgação dos resultados do ECSI Portugal 2012 - água e seguros
16 de julho

Logotipo do ECSIRealiza-se a dia 16 de julho, no Auditório do IPQ, Caparica, o Seminário de divulgação dos resultados do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente na edição de 2012 e entrega dos troféus às empresas vencedoras nos setores dos Seguros e da Distribuição de Água.

Os resultados deste estudo este ano estão a ser apresentados num formato diferente, orientado para cada um dos diferentes setores considerados.

A 14ª edição do Índice Nacional de Satisfação do Cliente - ECSI Portugal referente a 2012, foram estudados os setores das Águas, Banca, Combustíveis, Comunicações, Eletricidade, Gás em Garrafa, Gás Natural, Seguros e Transportes Públicos de Passageiros.

Consulte o programa

Seminário Marcação CE e Regulamento 305/2011 Produtos da Construção (RPC)
17 de julho

Logotipo do Seminário Marcação CENo próximo dia 17 de julho de 2013, vai realizar-se no auditório da ABIMOTA, em Águeda, um Seminário de sobre Marcação CE.

A realização deste evento tem como objetivo abordar as principais disposições do novo regulamento (EU) n.º 305/2011 que estabelece condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção que entrou em plena aplicação desde 1 de Julho de 2013.

Tem como destinatários fabricantes, importadores, distribuidores, instaladores, fornecedores de sistemas, donos de obras públicas e privadas, construtores, gestores de obra, empresas de consultoria, organismos notificados, avaliadores, quadros técnicos e profissionais de engenharia, arquitetura e design.

Este seminário contará com a intervenção de diversas entidades designadamente, o IPQ, a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia e do Emprego e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), seguir-se-á um espaço de debate e troca de informação sobre questões relacionadas com a nova regulamentação, proporcionando uma troca de experiências sobre a Marcação CE de produtos de construção.

Consulte aqui o programa e as condições de participação no evento


World Standards Day
17 e 18 de setembro

O CEN - Comité Europeu de Normalização e o CENELEC - Comité Europeu de Normalização Electrotécnica continuam a desenvolver esforços no sentido de proporcionar ao público em geral as informações necessárias a um bom entendimento sobre a importância e as vantagens da Normalização. Nesse sentido vão realizar mais uma edição do World StandarDays, constituído por dois dias de sessões informativas, destinadas aos recém-chegados às atividades de normalização, bem como para aqueles que querem aprofundar o seu conhecimento e ter uma visão mais clara e estruturada de como funciona o Sistema Europeu de Normalização, seus produtos e processos, e os seus benefícios.

Estas sessões decorrerão nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Reuniões da CEN-CENELEC, Avenue Marnix 17, B-1000 Bruxelas.

Consulte o Programa e inscreva-se


World Smart Grid Forum
24 e 25 de setembro

Logotipo do World Smart Grid

Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, realizar-se-á em Berlim uma Conferência subordinada ao tema "World Smart Grid". Sabemos que hoje em dia inúmeros projetos de rede inteligente de implementação a larga escala falham não por incapacidade tecnológica mas pela complexidade da tomada de decisão. Esta Conferência pretende tornar-se num fórum de discussão alargada, com apresentação de fatores de sucesso e desenvolver uma matriz de decisão para facilitar a aprovação e implementação deste tipo de projetos.

Consulte o Programa e inscreva-se


1ª Edição do SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação

Logotipo do expoSPQVai-se realizar nos dias 26 e 27 de setembro de 2013, na EXPONOR, Matosinhos, a 1ª Edição do SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação.

Este evento, que se realiza pela primeira vez no ano em que se assinalam os 30 anos da criação do Sistema Português da Qualidade (SPQ), resulta de uma parceria entre o Instituto Português da Qualidade, a Associação Portuguesa para a Qualidade e Associação Empresarial de Portugal/EXPONOR – Feira Internacional do Porto e terá como objetivo principal discutir temas sobre a qualidade em geral e a inovação, nas áreas da metrologia científica, aplicada e legal, da normalização e da avaliação da conformidade, aproximando e integrando pessoas e organizações nacionais e internacionais num ambiente técnico-científico.

O SPQ Expo integrará um conjunto de palestras específicas de cada subsistema e um espaço de exposições composto por stands de organizações, cujos produtos e serviços se enquadram no âmbito do Sistema Português da Qualidade.
Estará também patente uma exposição de algumas peças do Museu de Metrologia do IPQ que contará a trajetória e momentos históricos da Metrologia em Portugal.

Consulte o sítio web do SPQ Expo


Efeitos da Normalização na Economia Global
25 e 26 de novembro

Está aberta a primeira "Call for Papers" tendo em vista a participação no importante Simpósium sobre o tema "Effects of Standardization on Global Economy", que se realizará nos dias 25 e 26 de novembro, em Istambul - Turquia, sob o auspício do Presidente da República Turco. Esperam-se contributos da esfera académica, política, administração pública, ONGs, setores industriais, provenientes da Europa, Médio Oriente e Países Africanos. O objetivo deste Simpósium é aumentar a consciência da importância da Normalização a nível de todos os setores, contribuindo para o reforço competitivo e qualitativo dos países e ainda como fator de eliminação das barreiras técnicas entre países e regiões.

Consulte o Programa


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

Formação em IDI "Implementação de Sistemas de Gestão da IDI"
10 e 11 de outubro - Porto
11 e 12 de novembro - Lisboa

Logotipos de APQ, COTEC, Ministério da Economia e IPQ

Integrado no plano de formação calendarizado para o ano de 2013, está agendada a realização de 2 edições do curso de “Implementação de Sistemas de Gestão da IDI”, organizado pelo IPQ em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal).

A implementação de um Sistema de Gestão da IDI, segundo a Norma NP 4457:2007, contribui para a otimização dos processos de investigação, desenvolvimento e inovação das organizações, facilitando o reconhecimento de tecnologias emergentes ou novas tecnologias aplicadas ao sector, proporcionando a base para potenciar as atividades de IDI, independentemente da dimensão da empresa ou do setor onde desenvolva as suas atividades.

A primeira edição irá realizar-se nas instalações da Cotec no Porto a 10 e 11 de outubro , a segunda edição irá ter lugar em Lisboa, nas instalações do IPQ a 11 e 12 de novembro.

O programa pode ser consultado aqui.

Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.


Formação sobre Sistemas de Gestão de Energia

Logo do IPQ e do CEDINTEC

Face ao sucesso das duas anteriores edições do curso sobre Sistemas de Gestão de Energia, realizadas em Lisboa e no Porto, respetivamente, em fevereiro e março deste ano, IPQ e o CEDINTEC irão organizar, conjuntamente, mais 3 edições deste curso durante o corrente ano.

As duas primeiras realizações estão previstas para os meses de outubro e novembro, respetivamente, nas instalações do IPQ, em Caparica e nas instalações da AIMMAP, no Porto. A terceira decorrerá no Algarve em local e data a definir.

Este curso tem uma duração prevista de 14 horas e é dirigido a gestores de energia, gestores de empresas e técnicos superiores que pretendam consolidar e potenciar as suas competências e conhecimentos nesta área. O Eng. Orlando Paraíba, Diretor da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida será, novamente, o Formador convidado para ministrar este curso.

Através dos métodos pedagógicos expositivo e ativo, pretende-se que, no final da ação, os formandos fiquem aptos a identificar os princípios de um sistema de gestão de energia, os requisitos da NP EN ISO 50001:2012 e que adquiram as competências necessárias para implementar os princípios daquela norma em contexto real.

Se pretender fazer uma pré-inscrição envie um e-mail para formacao@ipq.pt.


 
  Ir para o topo
  artigos  
     
 
 

Validação de um Sistema de Pesagem Hidrostática para a medição da Massa Volúmica de Líquidos

A massa volúmica de um material constitui a grandeza que caracteriza a massa contida por unidade de volume, expressa em unidades do SI em kg/m3. Um dos métodos mais complexos, tanto na sua execução experimental como na obtenção do resultado final com o respetivo cálculo de incerteza, e que garante a rastreabilidade da grandeza massa volúmica às grandezas de base, massa e volume, é o método de pesagem hidrostática. Este método baseia-se no princípio de Arquimedes, que enuncia que a força de impulsão que atua num sólido quando mergulhado num líquido é igual ao peso do volume do líquido deslocado pelo sólido. Esta comunicação apresenta o “estado da arte” das medições de massa volúmica de líquidos realizados no Laboratório Nacional de Metrologia do Instituto Português da Qualidade através do método de pesagem hidrostática. Serão apresentados os resultados da validação do sistema de medição devido à introdução de novos componentes. São ainda evidenciados conceitos importantes na determinação desta grandeza.

Ler mais (pdf)...

  Ir para o topo  
  Legislação
 

Legislação Nacional

Código de Processo Civil

Lei n.º 41/2013 de 26 de junho
Aprova o Código de Processo Civil

Redução de efetivos na administração central

Portaria n.º 221-A/2013 de 8 de julho
Regulamenta o programa de redução de efetivos a realizar no âmbito dos órgãos e serviços da administração central em 2013

Delegação de competências no IPQ

Despacho n.º 8957/2013 de 9 de julho
Delegação de competências no Presidente do Conselho Diretivo, Vogais e Diretores
de Departamento do IPQ

Certificação de entidades formadoras

Portaria n.º 208/2013 de 26 de junho
Primeira alteração à Portaria n.º 851/2010, de 6 de setembro, que regula o sistema de certificação de entidades formadoras previsto no n.º 2 do artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro

Subsídio de férias

Lei n.º 39/2013 de 21 de junho
Regula a reposição, em 2013, do subsídio de férias para os trabalhadores públicos, aposentados, reformados e demais pensionistas

Proteção Social

Portaria nº 220/2013 de 4 de julho
Primeira alteração à Portaria n.º 337/2004, de 31 de março, que estabelece o novo regime jurídico de proteção social na eventualidade doença, no âmbito do subsistema previdencial de segurança social

Entidades qualificadas para o controlo metrológico

Despacho n.º 7824/2013 de 17 de junho
Qualificação de instalador de tacógrafos n.º 101.24.13.6.138 de Auto J. N. I. Reparações

Despachon.º 8317/2013 de 26 de junho
Qualificação de organismo de verificação metrológica de contadores de energia elétrica ativa de LABELEC

Incentivo ao investimento

Decreto-Lei n.º 82/2013 de 17 de junho
No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, introduz um conjunto de medidas de incentivo ao investimento

Legislação Europeia

Ecodesign e rotulagem energética

Comunicação 2013/C 169/1-2, JOUE C 169, de 14 de junho
Comunicação da Comissão no âmbito da Diretiva 2007/23/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à colocação no mercado de artigos de pirotecnia (Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União)

Equipamento de proteção individual - EPI

Comunicação 2013/C 186/1-23, JOUE C 186, de 28 de junho
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 89/686/CEE do Conselho, de 21 de dezembro de 1989, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos equipamentos de proteção individual.

Produtos de Construção

Comunicação 2013/C 186/24-61, JOUE C 186, de 28 de junho
Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 89/106/CEE do Conselho, de 21 de dezembro de 1988, relativa à aproximação das disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros no que respeita aos produtos de construção.

 
     
  Sabia que...
 
 
 

maior gaspacho do mundoO IPQ ajudou recentemente a bater um record do Guiness?

recipiente calibrado pelo IPQ

 

 

 

No dia 29 de junho (durante o mega pic-nic organizado pelo Continente) foi obtido um novo record do Guiness para o maior gaspacho do mundo, com 5000 L de gaspacho. O volume de gaspacho confecionado foi determinado através da utilização de um recipiente de volume rasante de aço inox, calibrado pelo Laboratório de Volume do Instituto Português da Qualidade, utilizando o método volumétrico.

 

  Ir para o topo  
     



tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  

 
Logotipo de entidade certificada  

Agenda
 
   

 
julho
15 a 19| Curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512
Caparica, Portugal
 
16|ECSI Portugal - águas e seguros, Divulgação de resultados,
Caparica, Portugal
 
17|Seminário -Marcação CE e Regulamento 305/2011 Produtos da Construção (RPC),
Águeda, Portugal
 
setembro
17 e 18|World Standards Day - sessões informativas,
Brixelas, Bélgica
 
26 e 27| World Smart Grid Forum
Berlin, Alemanha
 
26 e 27| SPQ EXPO - Fórum e Exposição de Normalização, Metrologia e Qualificação,
Porto (Exponor), Portugal
 
outubro
7 a 10|Congresso Internacional de Metrologia,
Paris, França
 
14|World Standards Day  
14 a 18|Symposium on Temperature and Thermal Measurements in Industry and Science
Funchal, Madeira, Portugal
 
novembro
25 e 26|Effects of Standardization on Global Economy,
Istambul, Turquia
 

 
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

junho
Notificações

 
Documentos normativos

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM JUNHO
Catálogo IPQ

Consulte a lista (pdf)...


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
119.ª Reunião do Comité de Normas e Regras Técnicas (Comité 98/34)
 

A 119.ª Reunião do Comité de Normas e Regras Técnicas (Comité 98/34), foi convocada e presidida pelo serviço de política regulamentar da “DG Enterprise and Industry - Unit C3 – Prevention of Technical Barriers”, no âmbito da Diretiva 98/34/CE.

Esta reunião realizou-se em Bruxelas, no passado dia 28 de maio, e teve como objetivo a troca de informação e discussão dos assuntos seguintes: segurança dos produtos e fiscalização do mercado, revisão do REACH, notificações da Metrologia, aplicação da Diretiva 98/34/CE em 2012, demonstração do novo vídeo sobre a Diretiva 98/34/CE e apresentação do documento definitivo sobre as Diretrizes das medidas fiscais nas notificações.

Ler mais (pdf)...

 
 

Agenda
 

Cadernos "Pesos & Medidas"

Caderno Pesos e Medidas

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

 
 
 

Edições IPQ
 

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012
1ª edição luso-brasileira

Vocabulário Internacional de Metrologia               2012

Faça o download desta publicação...

 

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

capa do Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

   

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

Faça o download desta publicação...

 

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Colectânea de normas sobre documentação

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

   

Pesos e Medidas em Portugal

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

   

Coletânea de Normas
Gestão ambiental.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Gestão Ambiental

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de Normas
Qualidade do ar. Emissões de fontes fixas.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de Normas
Qualidade do ar ambiente.

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Normas portuguesa
Sistemas de gestão florestal sustentável. Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Normas portuguesa
Gestão do risco. Princípios e linhas de orientação

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas Equipamentos e Superfícies para Espaços de Jogo e Recreio

capa do DVD COLECTÂNEA DE NORMAS Equipamentos e superfícies para Espaços de jogo e recreio

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea de normas sobre Responsabilidade Social

capa do DVD COLECTÂNEA DE         NORMAS sobre Responsabilidade Social

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Desenhos Técnicos

capa do DVD COLETÂNEA DE NORMAS
			Desenho Técnico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Segurança contra Incêndio

capa do DVD COLECTÂNEA DE              NORMAS Segurança contra incêndio em edifícios: protecção passiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

Coletânea de normas sobre Proteção Anticorrosiva de Estruturas de Aço por Esquemas de Pintura

Normas sobre pintura anti-corrosiva

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 


Coletânea – Sistemas de Tubagens de Plástico (PVC-U)

Promoção de normas             sobre sistemas de tubagem de plástico

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

 

 
   
   
 
   
   
   
   

Clientes IPQ
 
   

NP ISO 21500: 2012 Linhas de orientação sobre a gestão de projetos

Imagem alusiva a promoção de normas sobre Gestão de Projetos

Nota de encomenda ...


 

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

Catálogo IPQ

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 89 | junho de 2013
Nº 88 | maio de 2013
Nº 87 | abril de 2013
Nº 86 | março de 2013

Consulte todas ...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@.ipq.pt

Comité Editorial
António Neves
Eduarda Filipe
José Luís Graça
Maria João Graça
Ricardo Fernandes

Conceção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição