IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)


Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água

A Legionella pneumophila é uma bactéria que ficou conhecida devido a um trágico acidente numa convenção da American Legion em 1976, no Bellevue Stratford Hotel, Filadélfia, onde repentinamente 34 participantes faleceram e 221 contraíram uma pneumonia grave. A busca do motivo dessas mortes levou ao conhecimento mais apurado da bactéria, apesar de já ser, na época, uma bactéria conhecida.

São conhecidas cerca de 47 espécies de Legionella sendo a Legionella pneumophila reconhecida como a mais patogénica.
 
A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário, uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo.
 
A Legionella vem constituindo, desde 2003, um tema central das atividades desenvolvidas pela Comissão Setorial para a Água (CS/04) que desenvolve a sua atividade no âmbito do Sistema Português da Qualidade, sob a coordenação do Instituto Português da Qualidade. Sobre o tema já foram realizados 4 Encontros Técnicos em locais do país como Coimbra, Lisboa, Porto e, no passado mês de maio, em Albufeira, tendo envolvido mais de 500 participantes.
 
No âmbito das atividades da CS/04 foi também elaborada a brochura “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”, que já conta com 3 edições.
 
Este é um tema que ganhou especial destaque público face às recentes ocorrências e que suscita todo o esclarecimento possível no sentido de alertar e propor comportamentos que possam evitar e minimizar os riscos e eventuais impactos na saúde das pessoas.

 

O IPQ considera assim conferir especial destaque a este tema e em especial à brochura elaborada pela CS/04, que se encontra disponível desde sempre no website do IPQ e cujo download poderá ser feito aqui.

 


CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
   Loja Online
Atualização 2017-11-17 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN