IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)


COVID-19 – Acesso gratuito de Normas de apoio
Versão Portuguesa CWA 17553
 

Acabou de ser editada a versão portuguesa da norma CWA17553 sobre máscaras para uso social.
Em resposta ao surto de coronavírus – COVID-19, o Comité Europeu de Normalização (CEN), o Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica (CENELEC) e a Comissão Europeia, concordaram, em colaboração com todos os seus Organismos Nacionais de Normalização, em disponibilizar gratuitamente, até 30 de setembro de 2020, um conjunto de Normas Europeias (ENs) para dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual usados no contexto da presente pandemia.
 
As Normas são as seguintes:
 
Destas Normas, existem versão portuguesa das seguintes:
 
 NP EN 149+A1 - Aparelhos de proteção respiratória. Semimáscaras filtrantes para proteção contra partículas. Requisitos, ensaios, marcação.
• NP EN 455-1 – Luvas médicas de uso único. Parte 1: Deteção de orifícios – Requisitos e ensaios.
 NP EN 14126 - Vestuário de proteção. Requisitos de desempenho e métodos de ensaio para vestuário de proteção contra agentes infeciosos.
• NP EN 14605+A1 - Vestuário de proteção contra produtos químicos líquidos. Requisitos relativos ao vestuário cujos elementos de ligação são estanques a líquidos (Tipo 3) ou a pulverização (Tipo 4), incluindo os artigos de vestuário que protegem somente certas partes do corpo (Tipos PB[3] e PB [4]).
 NP EN 13795-1- Vestuário e campos cirúrgicos. Requisitos e métodos de ensaio. Parte 1: Campos cirúrgicos e batas cirúrgicas.
 NP EN 14683:2019+AC:2020 - Máscaras de uso clínico. Requisitos e métodos de ensaio.
 
Todos os fabricantes que pretendam ter acesso a estas Normas deverão enviar pedido para mjgraca@ipq.pt com a devida justificação da iniciativa que estão a empreender relativamente ao combate à atual pandemia.
 
No combate ao COVID 19 a Organização Internacional de Normalização (ISO) decidiu disponibilizar, igualmente, com acesso de consulta gratuita, um conjunto de normas consideradas relevantes ao nível dos respiradores e dispositivos médicos essenciais, mas ainda outras normas de caráter geral que podem servir de suporte e ajuda às entidade e empresas para minimizar os efeitos da crise que o surto pandémico está a causar em termos económicos e sociais.
 
Consulte as normas acedendo  a: COVID-19 RESPONSE: FREELY AVAILABLE ISO STANDARDS

CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2020-07-09 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN