IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)
Notícias  
13/6/2019 - Novo procedimento

​Foi homologado o novo Procedimento de Controlo Metrológico Legal de verificação de tacógrafos.

Ver lista de procedimentos...



20/5/2019 - Revisão do SI
novo logótipo do SI



27/2/2019 - Memorando de Entendimento entre o IPQ e o CEM

​O Instituto Português de Qualidade, I.P. (IPQ) e o Centro Espanhol de Metrologia (CEM) assinam Memorando de Entendimento (MdE) com o objetivo de promover o desenvolvimento e a cooperação técnica no domínio da Metrologia Científica, Aplicada e Legal, baseado no benefício mútuo e na reciprocidade.

Ler mais...


EVENTOS  

O IPQ é o instituto público que, integrado na administração indireta do Estado, tem por missão ​a coordenação do sistema português da qualidade, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades necessárias às suas funções de Instituição Nacional de Metrologia e de Organismo Nacional de Normalização. 

DESTAQUES  


Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água
 
A Legionella pneumophila é uma bactéria que ficou conhecida devido a um trágico acidente numa convenção da American Legion em 1976, no Bellevue Stratford Hotel, Filadélfia, onde repentinamente 34 participantes faleceram e 221 contraíram uma pneumonia grave. A busca do motivo dessas mortes levou ao conhecimento mais apurado da bactéria, apesar de já ser, na época, uma bactéria conhecida. São conhecidas cerca de 47 espécies de Legionella sendo a Legionella pneumophila reconhecida como a mais patogénica.
 
A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário, uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo.
 
A Legionella vem constituindo, desde 2003, um tema central das atividades desenvolvidas pela Comissão Setorial para a Água (CS/04) que desenvolve a sua atividade no âmbito do Sistema Português da Qualidade, sob a coordenação do Instituto Português da Qualidade. Sobre o tema já foram realizados diversos Encontros Técnicos por todo o país.
 
No âmbito das atividades da CS/04 foi também elaborada a brochura “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”, que conta já com 3 edições, estando a mesma disponível para consulta e download aqui.

...


IPQ implementa sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal
 
 
No âmbito do Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019, que o Governo lançou no final do ano passado, e que tem como objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) foi uma das 52 entidades que aderiu formalmente ao Pacto para a Conciliação.
 
A adesão ao Pacto, para além da adoção de práticas laborais que possibilitem e facilitem a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal de todos/as os/as que trabalham no IPQ, pressupõe o comprometimento com a implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Conciliação, de acordo com a norma NP 4552:2016 “Sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. Requisitos”.
 
Visando concretizar este objetivo estratégico, o IPQ tem em curso um plano de implementação da norma NP 4552:2016, tendo recentemente atualizado a sua Política da Qualidade e da Conciliação, que pode ser consultada aqui 




Submissão Eletrónica dos Pedidos de Licenciamento

No âmbito das medidas do programa SIMPLEX, a submissão dos pedidos e a tramitação dos processos de Licenciamento de Equipamentos Sob Pressão (ESP), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 90/2010 de 22 de julho, e de Licenciamento de Cisternas, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 111-A/2017 de 31 de agosto, deve ser efetuada através do portal ePortugal.
 
 
Licenciamento de ESP (aceder aqui).

Licenciamento de Cisternas (aceder aqui).

Manual (Guia) de a​cesso a serviços ESP e Cisternas (aceder aqui).

 Saber mais ...


 

...
CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2019-07-23 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN