IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)
Notícias  
2/6/2022 - Organismos de Certificação Acreditadas e Produtores Certificados – Máscaras para uso social

​Consulte aqui



15/3/2022 - Qualificação de entidades - Declaração de retificação
Declaração de Retificação n.º 202/2022, publicada no DR n.º 52/2022, Série II de 15 de março, que retifica a Deliberação n.º 268/2022, de 11 de fevereiro, relativa à qualificação de entidades no âmbito do controlo metrológico legal de instrumentos de medição.
 


12/1/2022 - Taxas Metrológicas para 2022

Atualização dos valores das Taxas Metrológicas e das Taxas de Auditoria para a Qualificação de Entidades para 2022:


EVENTOS  

O IPQ é o instituto público que, integrado na administração indireta do Estado, tem por missão ​a coordenação do sistema português da qualidade, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades necessárias às suas funções de Instituição Nacional de Metrologia e de Organismo Nacional de Normalização. 

DESTAQUES  



 

 ​
Cutting-edge Measurement Science for the future
 

 
O Instituto Português da Qualidade (IPQ), a Associação Portuguesa dos Laboratórios Acreditados (RELACRE) e a Escola de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (ISEP), convidam-no a participar no simpósio conjunto IMEKO TC1-TC7-TC13-TC18: “Ciência de medição de ponta para o futuro”, que terá lugar no Porto, de 31 de agosto a 1 de setembro e no workshop satélite MATHMET, a realizar-se no dia 2 de setembro.
 
O evento promoverá o debate científico entre diversos segmentos dentro da ampla gama de aplicabilidade no campo da medição e instrumentação para a sociedade, como comparações chave na ciência da medição com António Possolo (NIST, EUA), Sasha Eichstädt (PTB, Alemanha) abordará a metrologia na era digital, e o seu papel na infraestrutura da qualidade e Alister Forbes (NPL, Reino Unido) a rastreabilidade e a infraestrutura da qualidade.
 
Conheça o programa final.
 
A conferência acontecerá em modo híbrido inscreva-se até 31 de julho de 2022.
 
 

  
 
Conferência | O valor da Qualidade e a sua importância para a prossecução das políticas públicas
 

O Instituto Português da Qualidade, realizou uma conferência subordinada ao tema “O valor da Qualidade e a sua importância para a prossecução das políticas públicas”, no dia 30 de junho.

Esta iniciativa visou recentrar e relançar a Qualidade em Portugal, colocando em discussão pública, o modo como as empresas poderão beneficiar da Qualidade e como poderá a infraestrutura nacional para Qualidade responder às necessidades das empresas portuguesas, apoiando e disponibilizando serviços e produtos capazes de potenciar a competitividade do tecido económico-social nacional, de forma sustentável.

A conferência contou com a presença e participação do senhor Secretário de Estado da Economia, Dr. João Neves e com a intervenção de ilustres personalidades, como oradores convidados.

Re(veja) a gravação da transmissão do no nosso canal do YouTube.
 
 

  
IPQ participa na ESG WEEK 2022
 


A Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade, Lídia Jacob, participou e interveio na Sessão Inaugural da ESG WEEK 2022 & 5th Plenary Meeting ISO/TC 322 – Sustainable Finance, que ocorreu no dia 16 de maio, e onde esteve também presente o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.
 
Esta iniciativa da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, visa promover o debate dos grandes temas da sustentabilidade, enquadrados no domínio ESG – Environmental, Social e Governance.
 
Lídia Jacob, felicitou a APEE pela organização e realização da ESG WEEK 2022 “pois ao envolver e “dar palco” a inúmeras instituições, públicas, privadas e associativas e a prestigiados oradores e oradoras, com uma programação tão variada e abrangente, a partilha de conhecimento e de experiências, será uma constante, tendo como bússola este modelo, onde a sustentabilidade tem papel fundamental!”.

 
 

 
Regime geral do controlo metrológico legal dos métodos e dos instrumentos de medição
 
 
 
 
Foi publicado o Decreto-lei n.º 29/2022, de 7 de abril, que aprova o regime geral do controlo metrológico legal dos métodos e dos instrumentos de medição.
 
O controlo metrológico legal aplica-se aos instrumentos de medição, utilizados em transações comerciais, em operações fiscais ou salariais, na segurança, na saúde, na energia, no ambiente, às quantidades dos produtos pré-embalados e às garrafas de recipentes de medida, promovendo a defesa do consumidor e proporciona à sociedade em geral, e aos cidadãos em particular, a garantia do rigor das medições.
 
Este Decreto-Lei, revoga o Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro, e entra em vigor no dia 01 de julho de 2022. 
 
 

...


​Workshop | Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água

 
A Comissão Setorial para a Água (CS/04), promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade, realizou em colaboração com o METRICS e a FCT NOVA, o Workshop "Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”, no dia 4 de maio.
 
O Workshop teve lugar na FCT NOVA e foi transmitido online, tendo contado com a participação de mais de 200 profissionais de entidades públicas e privadas ligadas ao uso da água, o que é demonstrativo da pertinência e interesse do tema.
 
O evento visou alertar as diversas entidades para a problemática da Legionella, promover o debate e a troca de conhecimentos entre especialistas por forma a contribuir para uma maior visibilidade deste tema cujo interesse e importância são vitais para toda a sociedade. Para o efeito o Workshop contou com intervenções de reputados especialistas, que presencialmente e à distância, generosamente partilharam os seus conhecimentos e experiências.
 
Re(veja) a gravação.
 

...





...
CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações | Canal de denúncia interna | Canal de denúncia externa
  @ Serviços
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2022-08-03 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN