IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)
Notícias  
16/11/2021 - Desqualificação de entidades como reparador/instalador de tacógrafos e taxímetros
Despacho n.º 11222/2021, publicado no DR n.º 222/2021, Série II de 2021-11-16, relativo à revogação dos despachos de qualificação, por não existir necessidade do reconhecimento da qualificação de entidades como Reparador e/ou Instalador para a realização das operações de Primeira Verificação e de Verificação Periódica.
 
Saiba mais aqui.

 


15/11/2021 - Verificação períodica de taximetros

Foi publicado o Despacho n.º 11096/2021, no DR n.º 220/2021, Série II de 2021-11-12, relativo à Verificação Periódica dos taxímetros instalados nos táxis das respetivas praças.

Consulte aqui.



14/12/2020 - Organismos de Certificação Acreditadas e Produtores Certificados – Máscaras para uso social

​Consulte aqui


EVENTOS  

O IPQ é o instituto público que, integrado na administração indireta do Estado, tem por missão ​a coordenação do sistema português da qualidade, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades necessárias às suas funções de Instituição Nacional de Metrologia e de Organismo Nacional de Normalização. 

DESTAQUES  


​​
Conferência “O PRR e a Transição Digital na Saúde”
 


O Instituto Português da Qualidade e a Comissão Técnica de Normalização CT199 – Sistemas de Informação para a Saúde organizaram a Conferência “O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a Transição Digital na Saúde”, no dia 26 de novembro, no IAPMEI - Auditório do Edifício L e em live streaming.
 
Esta conferência teve como principais  objetivos  uma reflexão sobre a evolução  do atual modelo de Registo de Saúde Eletrónico, seus impactos na qualidade dos cuidados prestados ao cidadão, na eficiência e eficácia de todo o Serviço Nacional de Saúde e abriu uma discussão sobre um plano Estratégico para a Transformação Digital da Saúde baseado na Normalização Internacional e Normalização de Registos de Saúde, Governança dos Dados, Modelos de Interoperabilidade e do Conhecimento para a promoção da qualidade a todos os níveis, nomeadamente no âmbito da  investigação e desenvolvimento e ainda Suporte à Decisão.
 
Debateram-se os desafios e oportunidades para os sistemas de informação do SNS, com a participação de responsáveis pela gestão central dos sistemas de informação de saúde e responsáveis de serviços utilizadores.
 
Re(veja) a conferência aqui.
 



 
...


 
Formação | Sistemas de Gestão da Qualidade – Implementação da NP EN ISO 9001:2015
 
 

Realiza-se no dia 04 de fevereiro de 2022, em regime online no horário laboral, uma formação sobre Sistemas de Gestão da Qualidade – Implementação da NP EN ISO 9001:2015.
 
Esta ação pretende dotar os participantes dos conceitos gerais relativos à gestão da qualidade, de conhecer e compreender o conteúdo da norma NP EN ISO 9001:2015 e atuar no sentido de dinamizar a implementação de sistemas de gestão da qualidade.
 
Destina-se a diretores/as da qualidade, gestores/as da qualidade, diretores/as de serviço, diretores/as de departamento e colaboradores/as com participação ativa na gestão da qualidade.
 
Consulte o programa e inscreva-se.
 
Mais informações aqui.
 

...


Recomendação (UE) 2021/1433
 
No início do surto mundial da designada pandemia COVID-19 e verificando-se uma propagação rápida do vírus em várias regiões da UE, com a consequente elevada procura de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Dispositivos Médicos (DM), foi emitida, pela Comissão Europeia, a Recomendação (UE) 2020/403, de 13 de março de 2020, sobre os procedimentos de avaliação da conformidade e de fiscalização do mercado face à ameaça da COVID-19, que criou um regime de exceção na marcação CE dos EPI/DM disponíveis no mercado, de modo a assegurar a disponibilidade destes produtos e garantir uma proteção adequada.
 
Atualmente, alguns dos pressupostos desta recomendação já foram ultrapassados, nomeadamente, a escassez de EPI e DM disponíveis pelo que, após auscultação das partes interessadas, a Comissão Europeia procedeu à publicação, no Jornal Oficial da União Europeia de 1 de setembro de 2021, da Recomendação (UE) 2021/1433 sobre os procedimentos de avaliação da conformidade e de fiscalização do mercado face à ameaça da COVID-19, que revoga faseadamente a Recomendação (UE) 2020/403.
 
Assim, a partir de 1 de outubro de 2021, as autoridades de fiscalização do mercado devem deixar de autorizar EPI cuja conformidade não tenha sido estabelecida pelos procedimentos de avaliação da conformidade estabelecidos no artigo 19.º do Regulamento (UE) 2016/425, de 9 de março de 2016, relativo aos equipamentos de proteção individual.
 
Os EPI autorizados pelas autoridades de fiscalização do mercado em conformidade com os mecanismos descritos no ponto 7 ou 8 da Recomendação (UE) 2020/403 da Comissão:
- Não podem ser colocados no mercado da União a partir de 1 de Outubro de 2021;
- Só podem ser disponibilizados até 31 de Maio de 2022, excetuando EPI que façam parte de reservas à disposição dos profissionais de saúde, das equipas de primeira intervenção e outras pessoas envolvidas nos esforços para conter o vírus e evitar a sua propagação que poderão fazê-lo, no máximo, até 31 de julho de 2022.
 
Consulte aqui.
 

 

INFORMAÇÃO
 
 
A Biblioteca do Instituto Português da Qualidade encontra-se aberta diariamente entre as 9:30 e as 16:30. A consulta na Biblioteca é sujeita a marcação através do e-mail DNOR@ipq.pt ou através do telefone: 212948233.
 
 

...
CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
  @ Serviços
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2021-11-30 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN