IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)
Notícias  
16/9/2020 - Inquérito - Domínio do Volume e Caudal no âmbito da Saúde

Participe no inquérito online, até próximo dia 15 de outubro, para identificar as necessidades metrológicas de medição, a nível nacional no domínio do volume e caudal, aplicado à área da saúde, e de forma a uma melhor tomada de decisões fundamentadas quanto à definição estratégica, de investimento e de desenvolvimento técnico-científico das atividades especificas do Laboratório Volume e Caudal.



14/7/2020 - COVID-19 – Acesso gratuito de normas de apoio - DNP TS 4575 - Certificação de máscaras para uso social

Acabou de ser editada a Especificação Técnica – DNP TS 4575:2020 – “Máscaras para uso social. Requisitos para a certificação”. Este documento será uma ferramenta importante para os fabricantes que queiram certificar o seu produto máscaras para uso social, com base nos requisitos do CWA 17553, recorrendo a entidades acreditadas. A emissão de um certificado de avaliação da conformidade por terceira parte dará a possibilidade ao fabricante de utilizar uma marca nacional, que conferirá mais credibilidade, confiança e segurança a quem compra e na colocação do produto no mercado nacional e nos mercados de exportação.
 
Até 31 de dezembro de 2020, um conjunto de Normas Europeias (ENs) para dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual usados no contexto da presente pandemia encontram-se disponíveis para consulta.

Consulte aqui...

 



25/5/2020 - Conheça a Metrologia Nacional

Venha conhecer a Metrologia nacional e o seu papel fundamental e presente no nosso dia-a-dia, contribuindo para a facilitação e o rigor das medições. Parabéns a todos que contribuem para o desenvolvimento da Metrologia no nosso país!

Veja o nosso vídeo aqui.


EVENTOS  

O IPQ é o instituto público que, integrado na administração indireta do Estado, tem por missão ​a coordenação do sistema português da qualidade, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades necessárias às suas funções de Instituição Nacional de Metrologia e de Organismo Nacional de Normalização. 

DESTAQUES  


 

 


 

 

   


 

Legislação – As novas definições das unidades de base do Sistema Internacional de Unidades


 
O Instituto Português da Qualidade informa que foi hoje publicado o Decreto-Lei n.º 76/2020, que ajusta ao progresso técnico as novas definições das unidades de base do Sistema Internacional de Unidades (SI), transpondo a Diretiva (EU) 2019/1258.
 
O SI, é o sistema de unidades universal e coerente em todos os aspetos da vida e define os nomes, os símbolos e as definições das unidades de medida.
 
Este decreto-lei emana uma nova forma de definir as unidades de base do SI com base na formulação e revisão, que refletem a evolução mais recente da ciência e das tecnologias, cada vez mais exatas e em áreas emergentes, e baseiam -se no novo princípio de valores numéricos fixados exatos de constantes fundamentais da natureza que melhoram a estabilidade e a fiabilidade a longo prazo das unidades de base do SI, bem como a exatidão das medições. 

 





​ 

Instituto Português da Qualidade distinguido ao nível do seu desempenho no ano de 2019



O Instituto Português da Qualidade, foi um dos três organismos do Ministério da Economia e Transição Digital (METD), melhor classificados, ao nível do desempenho, durante o ano de 2019, conforme o relatório de “Análise Comparada da Avaliação do Desempenho dos Serviços” do Gabinete de Estratégia e Estudos do METD.

O Conselho Diretivo do IPQ sublinha a importância vital do empenhamento e capacidade demonstrada por todos os/as trabalhadores/as que, na prossecução dos objetivos estratégicos desenhados, tornaram possível esta distinção.

 





​ 

Zero Mortos na Estrada todos os dias
 

 
O Instituto Português da Qualidade apoia a iniciativa “Zero mortos na estrada todos os dias” (Every Day Without a Road Death), que se desenvolve durante a Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22 setembro 2020.
 
Esta iniciativa visa consciencializar todos os cidadãos para a redução da sinistralidade rodoviária na Europa, promovendo atividades e eventos que aumentem a perceção dos riscos que os utentes das estradas podem encontrar, a adoção de comportamentos seguros e o respeito pelas regras de trânsito.
 
Este projeto Europeu, em Portugal é organizado pela ANCIA – Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel e pela Guarda Nacional Republicana (GNR) reunindo várias entidades em torno de um objetivo comum.

Veja o vídeo alusivo a este projeto aqui.

 


CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2020-09-30 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN