IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

FACILITY MANAGEMENT
 
A origem do termo "facility" vem do latim "facilitas" ou "facilitátis" e já era utilizado no século XVI para denominar o ato de auxiliar e tornar mais fácil alguma ação. A nível internacional o termo aplicável é “Facility Management”. Seguindo esse conceito, poderíamos dizer que a gestão de facilidades é a combinação otimizada de esforços que visam facilitar as atividades de todas as áreas de uma organização. Dentro da cadeia de valores, esta é a área responsável pelas atividades de suporte e de infraestrutura, sendo mais um, entre os elos da dinâmica organizacional, na busca de vantagem competitiva e sobrevivência das organizações.

A equipa de gestão de “facilidades” de uma organização tem a responsabilidade de assegurar a operação diária dos edifícios, quer através do emprego de pessoal próprio quer através de subcontratação. Devido à urgência das respostas solicitadas em muitas das atividades sob a sua gestão, o gestor de “facilidades” terá que ter um controlo apertado sobre as mesmas, frequentemente solicitando relatórios diários e estabelecendo procedimentos de escalada das questões não resolvidas.

Exemplos de atividades diárias desempenhadas pelos gestores de “facilidades” são o controlo da qualidade da limpeza do edifício, a supervisão das equipas de manutenção, o levantamento de problemas de conservação do edifício, a análise dos relatórios de segurança, etc.
O IPQ editou um DVD, intitulado “Facility management”, que contém todas as Normas Europeias desta área.
CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
  @ Serviços
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2018-11-16 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN