IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

COLETÂNEA DE NORMAS PORTUGUESAS DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO
 
Desde 1990 que a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) assume as funções de Organismo de Normalização Setorial (ONS), reconhecido pelo IPQ, coordenando as atividades da CT7 - Comissão Técnica de Normalização em Informação e Documentação. Trata-se de um campo de atuação que, apesar das amplas transformações do ambiente informacional desde o surgimento da Internet – e, hoje em dia, até reforçado por elas - mantém toda a relevância para as comunidades profissionais que a BNP pretende apoiar e com as quais interage em diversos domínios e tipos de serviços.
 
Reconhecendo a importância de atualizar e consolidar o acervo normativo português da área da documentação e informação e procurando estimular um interesse renovado pela sua utilização e manutenção, a BNP definiu a normalização como um dos eixos de atuação prioritária no seu Plano Estratégico 2007-2010, coincidindo com um dos objetivos estratégicos do IPQ que igualmente pretende ver dinamizada e valorizada a componente normativa do Subsistema da Normalização, no âmbito do Sistema Português da Qualidade que coordena.
 
Nesta convergência de interesses de renovação e dinamização, a BNP e o IPQ decidiram realizar uma edição conjunta, de uma coletânea de Normas nos formatos alternativos livro e DVD.
 
Por um lado, pretende-se a atualização e alinhamento das normas portuguesas com as correspondentes da International Organization for Standardization (ISO), testemunhando um novo fôlego da atividade normativa. Por outro, releva-se a adoção de soluções que viabilizem uma melhor e mais integrada acessibilidade às normas portuguesas, especialmente em setores como o da informação e documentação, em que o corpus normativo é ao mesmo tempo fonte de referência essencial para profissionais no ativo e incontornável matéria de ensino e aprendizagem nas universidades e escolas profissionais.
 
Constituindo o primeiro resultado significativo de uma nova fase de desenvolvimento, esta edição representa, também, o início de um compromisso que ambas as instituições procurarão manter ao serviço da qualidade.
CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
  @ Serviços
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2019-10-11 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN