APRESENTAÇÃO | ENQUADRAMENTO TEÓRICO | MÉTODOS | FORMAÇÃO | DIVULGAÇÃO | EQUIPA LABORATÓRIO DE VOLUME
ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Os principais utilizadores de material de volumétrico são laboratórios químicos, analíticos e farmacêuticos mas para a indústria em geral a determinação do volume pode ter também outras aplicações posteriores como seja a determinação de densidade de tintas e diluentes com a utilização de um picnómetro calibrado.
A verificação metrológica de alguns instrumentos tais como contadores de água e gás também está directamente relacionada com o volume. Os contadores de água e gás são calibrados/verificados utilizando recipientes volumétricos previamente calibrados em volume.
A verificação metrológica dos sistemas de abastecimento de combustíveis, vulgarmente conhecidas como bombas de gasolina é efectuada utilizando recipientes graduados previamente calibrados.
Unidades
A Unidade Derivada do Sistema Internacional da Grandeza Volume (V) é o metro cúbico (m3) definido como sendo o volume de um cubo com as dimensões de 1 metro por aresta.
A Unidade não-SI em uso com o SI é o litro (L ou l) que também pode ser utilizado como unidade de medição e equivale a 0,001 m3 ou 1 dm3.
Cadeia de rastreabilidade
A rastreabilidade no Laboratório de Volume é feita internamente ao padrão nacional da grandeza massa e ao valor da massa volúmica do líquido utilizado, obtido através da literatura científica.