IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

O VIML em CONSULTA PÚBLICA 
 
Capa do VIML2017
A versão em português do International Vocabulary of Legal Metrology - VIML corresponde à 1.ª edição internacional do VIML, uma edição bilíngue em inglês e francês, publicada em 2013 pela Organização Internacional de Metrologia Legal - OIML. Esta versão vem no seguimento das versões em português das anteriores edições do VIML e do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), nomeadamente da 1.ª edição luso-brasileira, autorizada pelo Bureau Internacional dos Pesos e Medidas - BIPM, da 3.ª edição internacional do International Vocabulary of Metrology - Basic and general concepts and associated terms (VIM - JCGM 200:2012), adotado pela OIML, que participou na sua elaboração, com a referência OIML V2-200:2012. Essa versão luso-brasileira da 3.ª edição do VIM (VIM3) é referida neste documento por VIM 2012.

O VIML surge da necessidade de harmonizar a terminologia aplicada ao domínio da metrologia, em contexto internacional. A adoção de linguagem harmonizada possibilita a utilização de termos e conceitos internacionalmente aceites, apresentando-se este documento como uma ferramenta de apoio à livre circulação de produtos e serviços, numa sociedade globalizada.

​Considerando que a disseminação da cultura metrológica constitui uma importante missão do IPQ, pretende-se que este documento constitua uma referência para a sociedade em geral e, em particular, para os profissionais que desempanham as suas funções no domínio da Metrologia.
Este documento é uma tradução, tão fiel quanto possível, do documento original OIML V1:2013 (E/F), acessível em https://www.oiml.org/fr/files/pdf_v/v001-ef13.pdf/view, não vinculando o entendimento dos tradutores.

A presente publicação, referenciada como VIML 2017, após um período de 60 dias em versão provisória, será editada pelo IPQ, com distribuição gratuita em versão electrónica. 
 
A consulta pública estará aberta até ao próximo dia 12 de março de 2017, após o que o IPQ elaborará a versão final, considerando os comentários recebidos através do modelo indicado.
 
  
  
  
FormularioConsPublica.pdfFormulário para submissão de comentários
  
VIML 2017.pdfDocumento em Consulta
  
 
Endereço para submissão dos comentários: Consultapublica.viml@ipq.pt
CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
  @ Serviços
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2017-12-15 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN