IPQ
SPQ
Área de trabalho
(acesso reservado)

                                                                                                               

 

1º Seminário: Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias 

A 21 de novembro de 2014, nas instalações do IPQ, realizou-se o 1º Seminário subordinado ao tema: “Metrologia para Levantamento Topográfico de Longas Distâncias”, no âmbito do programa europeu de investigação científica em metrologia (EMRP-European Metrology Research Programme).

 
A medição exata de distâncias de algumas centenas de metros até quilómetros é a base da geodesia e da topografia moderna. Tarefas, como sejam, as redes de vigilância de redes de deformação em locais críticos, como centrais nucleares, o trabalho de alta exatidão nos levantamentos topográficos de sub-superfície, como a construção de túneis de aceleradores de partículas de alta energia, requerem incertezas de medição da ordem de 1 mm ou inferior, para distâncias com várias centenas de metros, em ambientes não controlados. Este objetivo tem sido inatingível com a instrumentação atual, quer com os equipamentos óticos quer com a metrologia de distância baseada em Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS).
 
Para responder a esta necessidade de melhoria na tecnologia de medição, a EURAMET e a UE financiam o projeto de pesquisa conjunta, o JRP SIB60: Metrology for long distance surveying (www.emrp-surveying.eu). O projeto, com uma duração de 3 anos, teve início em julho de 2013, reúne metrologistas, topógrafos e geodesistas de 15 instituições de metrologia (PTB, CNAM, FGI, INRIM, MIKAS, SP, IPQ, VSL) e de investigação (NSC-IM, LUH, TUBS, UBO, IM-Ucrânia, ISI, IMBiH) e tem como principais objetivos o melhoramento da rastreabilidade e a diminuição das incertezas das medições em levantamento topográfico, em geodesia e em ciências da terra.
 
O Seminário contou com a presença de diversos especialistas nacionais e europeus de renome nos domínios da geodesia e de medição de longas distâncias, com o objetivo de divulgar e estabelecer colaborações entre entidades para o desenvolvimento de atividade nos seguintes tópicos:
 
1. Rastreabilidade metrológica dos resultados de medição de medidores de distância eletrónicos
Com o objetivo de desenvolver novos padrões para a calibração das linhas de base.
 
2. Medição de longas distâncias baseadas em lasers de femtosegundo
Tecnologia fundamental para futuras aplicações.
 
3. Metrologia de longas distâncias baseada no GNSS
Compreender as contribuições para a incerteza de medição.
 
4. Desafios para a metrologia em topografia e medições de longas distâncias.
 
 
Consulte a documentação:
 
 
 
CONTACTOS | FAQ | QUESTIONAR | Sugestões | Reclamações
   Venda de Normas e Publicações
Atualização 2019-10-18 
Politica de privacidade  |  Responsabilidade (Disclaimer)  |  Contactos  |  Mapa
Conceção e Desenvolvimento: IPQ / Capgemini
   D
Compete QREN UE
Co-financiado pelo QREN